MOSTRA CURTA CIRCUITO TRAZ FILMES BRASILEIROS RAROS E CLÁSSICOS.

O Curta Circuito é uma mostra permanente, criada em 2001, que promove ao longo de cada ano de edição aproximadamente dez meses de programação regular em exibições gratuitas e exclusivas de obras brasileiras, ao público tanto da capital mineira quanto de cidades do interior do estado de Minas Gerais, e, desde 2013, ações especiais em outras regiões do país, a exemplo de Belém do Pará. Pela primeira vez chega numa edição especial em São Paulo, onde fará exibições nas Salas Lima Barreto e Paulo Emilio, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, com entrada franca, entre os dias 13 e 16 de agosto.

Além das exibições ocorrerão encontros entre o público e convidados – diretores, críticos, artistas, equipe, entre outros – para versar sobre as obras exibidas, promovendo o encontro das pessoas com a cultura nacional. A Mostra conta também com textos de críticas e reflexões sobre a cinematografia nacional, através de um livreto bimestral.

Para essa edição especial da Mostra em São Paulo convidamos nossa parceira, a Abraccine – importante entidade de críticos do Brasil –, com cujos membros contaremos como participantes de nossos debates, o que enriquecerá ainda mais o encontro com o público para refletir sobre a cinematografia brasileira.

Nossa linha curatorial abordará duas temáticas:

“Clássicos BR – espaço para filmes e realizadores com lugar marcado na história do nosso cinema. Aqui são vistos filmes fundamentais para a composição da tradição e memória cinematográfica no Brasil.  Demonstra a amplitude do alcance histórico do projeto que vai da produção brasileira mais antiga, e consolidada, à mais recente, e pulsante.” Oportunidade de ver os filmes: Ladrões de Cinema (Direção de Fernando Coni Campos), Marcelo Zona Sul (Dir. Xavier de Oliveira) e Wilsinho Galiléia (Dir. João Batista de Andrade).

“Topografias – abriga sessões temáticas dedicadas a apresentar alguns aspectos e questões cinematográficas fundamentais a partir de um conjunto de filmes. Nessa linha fica marcado o gesto curatorial do recorte, da delimitação do espaço reduzido de uma questão ou tema; dentro, o terreno mais amplo da arte e história do cinema.” Oportunidade de ver os filmes de Aloysio Raulino: Inventário da Rapina, Porto de Santos, Lacrimosa (co-direção de Luana Akalay) e O Tigre e a Gazela.

A programação apresenta filmes das décadas de 1970 e 1980. O olhar de cineastas sobre a cultura brasileira, seu cotidiano, a adolescência e a vida adulta, a realidade marginal, entre uma visão cinematográfica e aquela pretendida a se abrigar na tv.

Vamos levar um pouco da nossa essência para São Paulo, tendo na bagagem o aconchego do olhar, o calor do sorriso e a expectativa de poder de alguma forma abraçar um pouquinho mais do Brasil.

Que todos se aproveitem dos filmes e da presença dos convidados confirmados; Jean-Claude Bernardet, Fernando Oriente, Gustavo Raulino, Otávio Savietto Raulino, Andrea Ormond, Humberto Pereira da Silva, Raul Arthuso e João Batista de Andrade!

PROGRAMAÇÃO CURTA CIRCUITO  – 13 a 16 de AGOSTO 2015 – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

13/08| Topografias [Aloysio Raulino]

19h:30 – SALA PAULO EMILIO – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Inventário da Rapina Aloysio Raulino, BR, 1986, 29’

Porto de Santos | Aloysio Raulino, BR, 1978, 19’

Lacrimosa | Aloysio Raulino, Luana Akalay , BR, 1970,| 12’.

O tigre e a gazela | Aloysio Raulino, BR, 1976, 14’

 

 

 

 

 

Bate-papo após a sessão em SP com o diretor Gustavo Raulino, Otávio Savietto Raulino e o jornalista, pesquisador, crítico cinematográfico afiliado à Abraccine Fernando Oriente.

 

Classificação indicativa: 16 anos.

Exibição em DCP. 

 

 

14/08– Clássicos BR[Ladrões de Cinema]

18h:30 – SALA LIMA BARRETO – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Ladrões de Cinema l Fernando Coni Campos, BR, 1977, 127’

Durante o carnaval, no Rio de Janeiro, uma equipe de cineastas norte-americanos tem seu material de filmagem roubado pelo bloco de índios que eles documentavam. Os ladrões, favelados do morro do Pavãozinho, resolvem eles mesmos fazer um filme, tendo por tema a Inconfidência Mineira.

 

Bate-papo após a sessão em SP com o cineasta e crítico cinematográfico Jean-Claude Bernardet e o professor de filosofia e semiótica na FAAP, crítico cinematográfico afiliado à Abraccine  Humberto Pereira da Silva.

 

Classificação indicativa: 18 anos.

Exibição em 35mm

15/08 | Clássicos BR [Marcelo Zona Sul]

18:00 – SALA LIMA BARRETO – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Marcelo Zona Sul | Xavier de Oliveira, RJ, 1970, 104’

História de quatro adolescentes que, liderados por Marcelo, resolvem partir para uma aventura, fracassada, como forma de fuga e represália contra a realidade ao redor. O filme mostra os conflitos, a pureza e a esperança das gerações mais novas em confronto com o mundo adulto.

 

Bate-papo após o filme com a crítica cinematográfica Andréa Ormond.

 

Classificação Indicativa: 12 anos

Exibição em 16mm

 

16/08 | Clássicos BR [Wilsinho Galiléia]

18:00 – SALA LIMA BARRETO – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Wilsinho Galiléia l João Batista de Andrade, SP, 1978, 62’

Reconstrução da vida trágica de Wilsinho, transformado em bandido perigoso desde os 14 anos, várias vezes preso e finalmente fuzilado pela polícia na casa de sua namorada Geni.

Bate-papo após o filme com o diretor João Batista de Andrade e o crítico cinematográfico Raul Arthuso.

 

Classificação Indicativa: 14 anos

Exibição em DCP

 

CURTA CIRCUITO – MOSTRA DE CINEMA PERMANENTE 2015

Datas: 13 a 16 de agosto (quinta a domingo)

Local: Centro Cultural São Paulo ( Sala Lima Barreto e Sala Paulo Emilio)

Horários: 13/08 – 19H30 ; 14/08 – 18H:30; 15/08 – 18H ; 16/08 – 18H

Capacidade da Sala: 99 lugares (ingressos poderão ser retirados meia hora antes da sessão)