MOSTRA DE TIRADENTES COMEÇA NESTA SEXTA (22).

Começa no próximo dia 22 e vai até dia 30 a 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que se consolida a cada ano como um dos eventos cinematográficos mais importantes do país.

Tradicional na Mostra, a programação deste ano contará com uma agenda intensa de debates, seminários e encontros da classe cinematográfica. Aprofundando ainda mais o diálogo com a França, inaugurado em 2009 a partir das comemorações do Ano da França no Brasil, a Mostra de Tiradentes trará, em parceria com o Programa Cinema do Brasil, um dos membros do comitê de seleção da Semana da Crítica do Festival de Cannes, Fabien GAFFEZ.

Fabien GAFFEZ é crítico de cinema da revista Positif e também curador do Festival de Amiens. Ele virá ao Brasil para conhecer e particpar da programação da 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em especial, da Mostra Aurora, uma vez que a Semana da Crítica do Festival de Cannes também trabalha apenas com diretores em início de carreira no longa-metragem. Dessa forma, a Mostra Tiradentes consolida-se como uma das principais vitrines para que a nova geração de cineastas brasileiros seja descoberta pelos grandes festivais internacionais.

O crítico e curador francês participará ainda da mesa “O Olhar Sobre o Cinema Brasileiro”, que no dia 27 discutirá, juntamente com Sylvie DEBS, curadora do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse e Rachel MONTEIRO, consultora internacional do Programa Cinema do Brasil, a imagem do cinema brasileiro na Europa e as expectativas criadas em torno de nossa produção.

Marca presença também no evento, o Ministério da Cultura, através da Secretária do Audiovisual – SAV, com a participação do Secretário Silvio Da-Rin, que pelo segundo ano consecutivo elege o evento mineiro para lançar os novos editais da Sav/Ministério da Cultura para o segmento audiovisual. Silvio Da-Rin irá apresentar também as diretrizes e políticas para 2010 da Secretaria do Audiovisual.

Além dos longas, os realizadores de curtas da Mostra Foco também terão destaque na programação do Seminário, cujos filmes serão debatidos com o público, no dia seguinte a sua exibição. Nesta edição serão, ao todo, 19 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público.

A programação de seminários contará também com três debates mais amplos, que buscarão abordar a temática da mostra deste ano e seu homenageado. Em “O percurso de Karim Aïnouz”, os cineastas Marcelo Gomes e Felipe Bragança e os atores Lázaro Ramos e Hermila Guedes discutirão com o próprio homenageado Karim Aïnouz a obra deste cineasta que já pode ser considerado um dos mais importantes de sua geração, com filmes que tem sido reconhecidos como grandes obras no Brasil e no exterior.

Em “A estética do processo: os filmes por trás dos filmes”, os críticos Carlos Alberto Mattos, César Migliorin e Pedro Butcher analisarão os filmes cuja abordagem recai sobre seus próprios processos de realização, uma dinâmica que retoma os processos de reflexividade do cinema moderno dos anos 60-70, mas com novas intenções e efeitos nessa exposição de parte dos bastidores da realização.

Por fim, a mesa “Paradoxos do contemporâneo” terá como tema as características mais marcantes da produção atual, de modo a não reduzi-la ao senso comum. Em pauta, uma pergunta: como os filmes brasileiros recentes lidam com seu momento histórico? Para responder à essa questão, estarão presentes os críticos José Carlos Avellar e Inácio Araújo, além do cineasta e professor Daniel Caetano e o curador desta edição da Mostra Tiradentes, Cleber Eduardo.

Completam ainda a programação diversos encontros de classe, como a ABPA – Associação Brasileira de Preservação, que utilizará a Mostra Tiradentes para o planejamento das articulações e estratégias institucionais do grupo para o ano de 2010, e o Fórum dos Festivais, que tradicionalmente se encontra em Tiradentes para traçar suas diretrizes para o ano que se inicia e ABD Nacional que vai discutir alternativas e estudos para a comercialização do curta-metragem no Brasil.

A 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 22 a 30 de janeiro, na histórica Tiradentes, que recebe toda infra-estrutura necessária para sediar uma programação cultural intensa e gratuita. São instalados três espaços de exibição – o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 2.000 espectadores), o Complexo de Tendas – que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 700 lugares), e o Cine-Teatro (com platéia de 150 lugares) funciona no Centro Cultural Yves Alves – sede do evento.

Acompanhe a 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2010.

No Twitter: www.twitter.com/universoprod

No Facebook: universoproducao

Na Web: www.mostratiradentes.com.br