MOSTRA ECOFALANTE PREMIARÁ PRODUÇÕES COM TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Competição Latino-Americana da 4° Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece de 19 a 29 de março de 2015, traz 12 filmes de seis países.

A segunda edição da Competição Latino-Americana recebeu 126 inscrições, entre curtas e longas-metragens, para concorrerem na 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Destes, 12 foram selecionados para exibição durante a Mostra, que acontece em São Paulo de 19 a 29 de março.

As produções nacionais tiveram aumento significativo na participação: cinco dos filmes escolhidos são brasileiros. Outras nacionalidades contempladas são Argentina, Colômbia, Chile, México e Uruguai. São três os prêmios concedidos: melhor filme eleito pelo júri, melhor filme escolhido pelo público e menção honrosa. O público poderá votar durante as sessões.

“Este ano, consolidamos a Competição Latino-Americana com a exibição de sete longas, o que reflete o amadurecimento desta produção no Brasil e na América Latina”, afirma Chico Guariba, diretor da Mostra. “A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental também se consolida como a maior mostra temática de meio ambiente do Brasil, ao mesmo tempo em que o sudeste do país enfrenta sua maior crise ambiental. A mostra já vem antecipando desde sua primeira edição, por meio dos filmes e de debates, esse colapso que testemunhamos”, completa.

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental apresenta também uma programação de filmes contemporêneos de 23 países, que raramente entram em circuito de cinema no Brasil. Estes filmes já foram exibidos em grandes festivais como Berlim, Tribeca, Sundance, Cannes, Locarno, Hot Docs, CinemAmbiente. Além da Mostra Contemporânea Internacional, haverá um panorama histórico sobre rios e sua influência na vida das pessoas e uma homenagem ao cineasta Jorge Bodanzsky.

As sessões são gratuitas e acontecem em salas do Reserva Cultural, Belas Artes, Cine Olido, CCSP e da Cinemateca. A Mostra promove também debates sobre filmes exibidos e sessões em universidades e escolas, visando formação de público e estimulando a reflexão sobre esse tema tão presente.

Sobre a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates. Além da mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação itinera por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre, levando a reflexão e o debate a vários espaços.

Saiba mais em www.ecofalante.org.br/mostra