MOSTRA GRATUITA COMEMORA O CENTENÁRIO DE BRANDO E MASTROIANNI. SÒ TEM FILMÃO.
Mostra 100 anos de Mastroianni e Brando exibe oito clássicos da carreira dos dois astros, de 18 a 21 de abril de 2024.
|
|
Entre os dias 18 e 21 de abril, a Cinemateca Brasileira seleciona oito títulos para comemorar o centenário de dois atores que mudaram a história da atuação no cinema de maneiras muito diferentes: Marcello Mastroianni e Marlon Brando.
Mastroianni nasceu na comuna de Fontana Liri, na Itália, e sempre rejeitou a Atuação de Método – que treina os atores para usarem seus estados mental e emocional na criação de um personagem e foca quase exclusivamente nas experiências interiores de um ator para impulsionar uma performance. Sua preferência por tratar a atuação como um jogo que exige inteligência e sangue-frio revelam um artista que não depende nem puramente da improvisação, nem exclusivamente da técnica. É impossível identificar a arquitetura de seu trabalho. Suas performances estão tão fundidas com seu interior que ele simplesmente parece vivo na tela. Por isso, a seleção de filmes em homenagem a Marcello Mastroianni privilegia a amplitude e diversidade de sua atuação em diversos gêneros, épocas e sob a ótica de diversos diretores, indo de Fellini à Bruno Barreto, passando por Antonioni e Ettore Scola: o clássico de Federico Fellini, Oito e meio; o emocionante Um dia muito especial, em que Mastroianni e Sophia Loren entregam umas mais marcantes parcerias de atuação no cinema; o renomado e intimista A noite, parte da trilogia da incomunicabilidade do cineasta Michelangelo Antonioni; e a aventura brasileira de Mastroianni em Gabriela, adaptação da obra de Jorge Amado dirigido por Bruno Barreto.
Já a seleção em homenagem a Marlon Brando privilegiou sua carreira nos anos 1950, período em que o ator natural de Nebraska, Estados Unidos, desafiou convenções de Hollywood e se tornou um dos principais expoentes de uma nova geração de atores no pós-guerra. Pupilo ávido da professora de atuação, Stella Adler, Brando mergulhou no Sistema Stanislavski para encontrar a verdade nos próprios roteiros em vez de formar conexões diretas entre sua vida e a do personagem. Ao se familiarizar com as circunstâncias que envolvem cada cena e estudar qualquer coisa que pudesse ajudá-lo a entender as motivações de seus personagens, Brando trouxe às telas atuações naturalistas e intensas que contrastavam com as atuações teatrais, às vezes exageradas, dos atores da Era de Ouro de Hollywood como Cary Grant e Lawrence Olivier. Lançado ao estrelato por dois filmes de Elia Kazan Uma rua chamada pecado e Sindicato de Ladrões, personificou o nascente arquétipo rebelde no filme O selvagem e atuou junto a Frank Sinatra no musical Eles e elas, de Joseph L. Mankiewicz.
A mostra traz a carreira de dois importantes atores da história do cinema que, por mais diferentes que fossem, mudaram a história da atuação e inseriram seus nomes no cânone do cinema mundial.
Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria uma hora antes do início da sessão.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão
PROGRAMAÇÃO
18 de abril | Sala Grande Otelo
19h30- Oito e meio (8½)
Itália, França, 1963, P&B, 139min, 14 anos
Direção: Federico Fellini
Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée, Sandra Milo
Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.
19 de abril | Sala Grande Otelo
19h - O selvagem (The Wild One)
EUA, 1953, P&B, 79min, 12 anos
Direção: László Benedek
Elenco: Marlon Brando, Mary Murphy, Robert Keith, Lee Marvin, Jay C. Flippen
Sinopse: Johnny lidera uma gangue de motociclistas que toma de assalto uma pequena cidade durante uma corrida de motos. Pressionados pela polícia, eles deixam o local e arrumam confusão com outra gangue numa cidade vizinha.
20h45- Um dia muito especial (Una giornata particolare)
Itália, Canadá, 1977, cor, 106min, 12 anos
Direção: Ettore Scola
Elenco: Marcello Mastroianni, Sophia Loren, John Vernon, Alessandra Mussolini
Sinopse: Roma, 6 de maio de 1938. Enquanto a cidade celebra a visita de Hitler a Mussolini, dois vizinhos bastante diferentes se conhecem: a dona de casa Antonietta, casada com um militante fascista e mãe de seis filhos, e o radialista homossexual Gabriele. Gradativamente, os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.
20 de abril | Sala Grande Otelo
16h- Eles e elas (Guys and Dolls)
EUA, 1955, cor, 150min, 12 anos
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Marlon Brando, Jean Simmons, Frank Sinatra, Vivian Blaine
Sinopse: No submundo dos pequenos crimes em Nova York, Sky Masterson, um viciado em apostas, aceita o desafio proposto pelo velho conhecido Nathan Detroit e terá de convencer a correta e fanática Sarah Brown, missionária de um grupo religioso, a viajar com ele até Havana, Cuba, para um jantar a dois.
18h45- Gabriela
Brasil, 1983, cor, 99min, 16 anos
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Sônia Braga, Marcello Mastroianni, Antônio Cantafora, Paulo Goulart, Ricardo Petraglia, Nicole Puzzi
Sinopse: Em 1925, uma retirante chamada Gabriela chega a Ilhéus, fugindo de uma das maiores secas da história do Nordeste. Com sua beleza e sensualidade, ela conquista a todos, especialmente Nacib, o proprietário do bar mais popular da cidade. Gabriela vai trabalhar para Nacib e os dois iniciam um relacionamento tão intenso que acabam se casando. Porém, tudo muda quando Gabriela o trai com o maior conquistador da cidade.
20h45 – A Noite (La Notte)
Itália/França, 1961, 122 min, p&b, 12 anos
Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau, Monica Vitti, Bernhard Wicki, Rosy Mazzacurati, Maria Pia Luzi, Guido A. Marsan
Sinopse: Giovanni e Lidia estão casados há 10 anos. O relacionamento entre eles está desgastado, especialmente em relação à comunicação. Durante uma festa em uma mansão, o casal precisa lidar com a deterioração romântica e social do relacionamento, enquanto confronta a alienação um do outro por meio dos círculos burgueses dolorosamente vazios da cidade.
21 de abril | Sala Grande Otelo
16h- Sindicato de ladrões (On the Waterfront)
EUA, 1954, P&B, 108min, 14 anos
Elenco: Marlon Brando, Karl Malden, Lee J. Cobb, Rod Steiger, Pat Henning
Sinopse: Terry Malloy sonha com as glórias do boxe, mas foi convencido pelo corrupto mafioso Johnny Friendly, para quem trabalha, a perder uma luta. Quando Terry presencia um assassinato cometido pelos capangas do chefe, ele se sente responsável pelo crime.
18h30- Uma rua chamada pecado (A Streetcar Named Desire)
EUA, 1951, P&B, 125min, 12anos
Direção: Elia Kazan
Elenco: Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter, Karl Malden
Sinopse: Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica, vai morar com sua irmã grávida em Nova Orleans, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.