MOSTRA GRATUITA NO RIO DE JANEIRO RELACIONA CINEMA E MACHADO DE ASSIS.

Até o dia 22 de junho, a Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, apresenta a mostra Memórias Cinematográficas de Machado de Assis.
O objetivo do evento é estimular a reflexão sobre a adaptação literária das obras do autor e consiste na exibição de 13 longas e oito curtas, além de mesa de debate, pré-estréia, e palestra.

Cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, Machado de Assis, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, e rompeu barreiras para além de sua época.
Machado de Assis faleceu em 1908, quando o cinema já completava dez anos de existência no Brasil. O cinema demorou a se interessar por Machado. Foram necessárias três décadas para que, pela primeira vez, sua obra fosse projetada em uma tela branca.

Em 1937, o INCE (Instituto Nacional de Cinema Educativo), dirigido por Roquette Pinto, filmou a peça “A Agulha e a Linha”, adaptada do conto “Um apólogo”. O filme, no entanto, se perdeu. O INCE realizou então, o segundo filme, baseado no mesmo conto.

Filme de ficção – dirigido por Humberto Mauro, considerado o pai do cinema brasileiro – antecedido por uma pequena apresentação em tom documental-educativo. Mais trinta anos se passaram até que, definitivamente, Machado de Assis passasse a ser interesse permanente de cineastas das mais diversas orientações estéticas.

Em 1968, Paulo Cesar Saraceni, um já consagrado diretor do ‘Cinema Novo’, com filmes como “Porto das Caixas” e “O Desafio”, lança “Capitu”, adaptação do romance “Dom Casmurro”.

No mesmo ano, o ‘Cinema Marginal‘ também apresenta sua primeira obra que bebe na fonte de Machado de Assis: “Viagem ao Fim do Mundo”, de Fernando Coni Campos. A partir daí, o ‘Cinema Novo’, o ‘Cinema Marginal’, e um cinema mais popular se debruçaram outras vezes sobre a obra de Machado.

Em alguns filmes, foram feitas adaptações mais diretas, conservando a época do livro e sua estrutura: “Memórias Póstumas”- foto – de André Klotzel (2001); outros partem de uma trama que será livremente recriada e atualizada: “A Causa Secreta” (1994) e, “Quanto Vale ou é Por Quilo?” (2005), ambos de Sergio Bianchi; outros mantém os valores originais e atualizam a época: “Quincas Borba” (1987), de Roberto Santos; “A Cartomante” (1974), de Marcos Farias, entre outros.
’Memórias Cinematográficas de Machado de Assis’

Longas: “Vendaval Maravilhoso” (1948), de Leitão de Barros; “Capitu” (1968), de Paulo César Saraceni; “Viagem ao Fim do Mundo” (1968), de Fernando Campos; “A Cartomante” (1974), de Marcos Farias; “Confissões de uma Viúva Moça” (1975), de Adnor Pitanga; “Brás Cubas” (1985), de Julio Bressane; “Quincas Borba” (1987), de Roberto Santos; “A Causa Secreta” (1994), de Sergio Bianchi; “Memórias Póstumas” (2001), de André Klotzel; “Dom” (2003), de Moacyr Góes; “A Cartomante” (2004), de Wagner Assis e Pablo Uranga; “Quanto Vale ou é Por Quilo?” (2005), de Sergio Bianchi; “O Demoninho dos Olhos Pretos” (2008), de Haroldo Marinho Barbosa.
Curtas – “Um apólogo: Machado de Assis” (1939), de Humberto Mauro; “Missa do Galo” (1973), de Roman Stulbach; “A Cartomante” (1984), de Alexander Vancellote; “O enfermeiro” (1998), de Mauro Farias; “Machado de Assis – Alma Curiosa de Perfeição” (1999), de Maria Maia; “A Cartomante” (2000), de Cláudio Costa Val; “Uma Cartada de Morte” (2001), de Afonso Bernarde; “Hoje tem Felicidade” (2005), de Lisiane Cohen.
”O enfermeiro” (Brasil – 1998 – 53 min. – DVD) Direção: Mauro Farias Com: Paulo Autran e Matheus Nachtergaele

‘Programa de Curtas 1’: “Missa do Galo” (Brasil – 1973 – 16mm -10 min.), de Roman Stulbach; “Idéias de Canário” (Brasil – 1996 – 16mm – 9 min.), de Marcelo Vicentin; ”Hoje tem Felicidade” (2005 – 35mm – 14 min.), de Lisiane Cohen e ”Coda” (2000 – 35mm – 13 min.), de Flavio Barone.

A Mostra terá espaço nos Cinemas 1 e 2 – Caixa Cultural-RJ – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro Tel.: (21) 2544-4080.
De 3ª a domingo, com sessões: às 18 e 20h.
Tudo grátis!

Confirma a programação completa no site http://imagemtempo.com.br/ma/