MOSTRA MINEIRA HOMENAGEIA CHINA E PERNAMBUCO

A 3a. Mostra Internacional Audiovisual de Ouro Preto exibirá mais de 60 produções entre 28 de setembro e 4 de outubro, período em que a cidade será cenário da difusão do cinema chinês e pernambucano.
Também denominada “A Imagem dos Povos”, a Mostra apresentará o que há de melhor das produções audiovisuais dos dois locais. “Escolhemos a China já que suas obras revelam a diversidade cultural e também influenciam a produção cinematográfica mundial. Já o audiovisual pernambucano tem conquistado platéias locais, nacionais e internacionais por combinar o uso livre e criativo das novas tecnologias de captação e edição com releituras de conteúdo da cultura popular”, explica Adyr Assumpção, idealizador e coordenador geral do projeto Imagem dos Povos.
A abertura do evento será marcada pela exibição do longa-metragem chinês O Casamento de Tuya, vencedor do Urso de Ouro do Melhor Filme do Festival de Berlim de 2007 e ainda inédito no Brasil. Neste dia a programação também conta com a abertura de duas exposições chinesas: “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários” e “China Shaanxi – arte popular da província dos guerreiros e cavalos de Terracotta”, ambas organizadas pela embaixada da China no Brasil.
No segundo dia acontece a abertura da instalação de imagem e som realizada por Lula Queiroga e Chico de Paula, chamada de “Vertentes” e o lançamento do livro China – O despertar de um dragão, de Luís Giffoni (Ed. Leitura). No final do dia acontece um show com os artistas mineiros Flávio Henrique, Chico Amaral, Vitor Santana, Mariana Nunes e Banda Calix marcando o lançamento dos seus DVD’s. Toda a programação do evento é gratuita.
A expectativa da organização do evento é de receber 10 mil pessoas entre cineastas, produtores, diretores, artistas, estudantes e admiradores do cinema.
Entre os curadores responsáveis pela mostra Chinesa estão Li Shao Hong (uma das mais importantes cineastas chinesas da 5ª geração) e a atriz e cineasta brasileira Lucélia Santos.
Na mostra de Pernambuco, serão exibidos os longas-metragens Deserto Feliz (eleito melhor filme pelo júri popular e pela crítica no 35º Festival de Gramado), de Paulo Caldas, Árido Movie, de Lírio Ferreira, o documentário O coco, a roda, o pneu e o farol, de Mariana Fortes e A Máquina – O amor é o combustível, de João Falcão. Entre os curtas-metragens estarão os premiados em festivais de 2007 como Uma vida e outra, de Daniel Aragão e No Rastro do Camaleão, de Eric Laurence. No programa Cineasta em Foco, será exibida uma seleção de curtas de Kátia Mesel, que também é curadora da mostra de Pernambuco.
Mais informações pelo fone (31)3228-1013.