MOSTRA MULHERES PIONEIRAS NO CINEMA, GRÁTIS, NA CINEMATCA.

Além dos filmes, a mostra oferece um curso com a pesquisadora Marcella Grecco sobre o trabalho das cineastas pioneiras de diferentes países.

Entre 6 e 17 de dezembro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Mulheres pioneiras no cinema, trazendo obras de cineastas que ajudaram a construir a linguagem audiovisual nas primeiras décadas do século passado, mas foram historicamente invisibilizadas e esquecidas.

 

A mostra faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho, que reúne os grandes projetos da Cinemateca Brasileira voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica.

 

Algumas das diretoras que compõe a programação – como as estadunidenses e europeias Alice Guy, Lois Weber, Lotte Reiniger e Germaine Dulac – passaram a ser mais difundidas nas últimas décadas após a digitalização e restauro de parte de suas obras. Tornaram-se ícones do processo de recuperação das pioneiras do cinema e são, portanto, incontornáveis para começar a se adentrar no tema.

 

O cenário latino, por sua vez, é menos difundido. Muitos são filmes dados como perdidos, como O mistério do Dominó Preto (Cléo de Verberena, 1931), considerado o primeiro longa dirigido por uma mulher no Brasil. São poucas as cópias existentes nos arquivos espalhados pelo continente e ainda menor a quantidade de exemplares projetáveis. El pañuelo de Clarita (1919), da argentina Emilia Saleny é revelador da escassez vigente: sua digitalização e restauro foram feitos em cima de uma VHS, tida como a única cópia sobrevivente. A mostra tem a sorte de poder contar também com obras de Adela Sequeyro (México) e Renée Oro (Argentina).

 

“O Instituto Cultural Vale está ao lado da Cinemateca por entender a importância da casa da produção audiovisual brasileira, uma das maiores instituições do gênero no mundo, que preserva, também, um retrato da nossa própria identidade. Por isso, atuamos, juntos, em iniciativas pela sustentabilidade e modernização do espaço e pela salvaguarda de seu acervo, em especial, a coleção de filmes em nitrato de celulose, de valor inestimável”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, que é patrocinador estratégico da Cinemateca Brasileira.

 

Além das sessões, a Cinemateca Brasileira irá oferecer um curso, ministrado pela pesquisadora Marcella Grecco. Dividido em três aulas, o programa irá abordar os trabalhos de pioneiras de diferentes países, incluindo um destaque para a brasileira Cléo de Verberena, sobre a qual Marcella lançou um livro em 2022.

 

Haverá ainda um bate-papo em formato de vídeo-conferência com Kate Saccone, gerente de projetos do Women Film Pioneers Project, parceiro fundamental desta mostra. Trata-se de um banco de dados virtual de acesso livre e colaborativo, produzido com o apoio da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O projeto é uma das principais iniciativas de recuperação e difusão das pioneiras ao redor do mundo e celebra seus 10 anos em 2023.

 

“Com o compromisso constante de transformar vidas, entendemos ser fundamental o fomento à cultura como ponte para o desenvolvimento e a cidadania. O papel que a Cinemateca tem para a construção, fortalecimento e memória do audiovisual é inestimável e poder contribuir para um projeto como esse é o nosso legado de parceria junto à sociedade brasileira”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

 

Esta mostra contou ainda com parcerias de instituições e pessoas que gentilmente cederam as cópias de exibição: Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Goethe-Institut São Paulo, Eye Filmmuseum, Library of Congress, Filmoteca de la UNAM, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales – INCAA, Cinémathèque Française, Cineteca Nazionale, KinoLorber, Enrique Bouchard, Diego Mellone e as diretoras Julia Kuperberg, Clara Kuperberg da Wichita Films.

 

A programação é inteiramente gratuita. Para as sessões e o bate-papo com Kate Saccone, do Women Film Pioneers Project, os ingressos são distribuídos na bilheteria uma hora antes do início de cada sessão. Para a participação no curso de Marcella Grecco, será necessária inscrição prévia, a ser realizada pelo site da Cinemateca a partir do dia 27 de novembro.

 

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

 

Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados

 

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

 

 

06 de dezembro, quarta-feira

 

19h30 às 21h30 – CURSO Mulheres Pioneiras no Cinema _ aula 1
Ministrado pela pesquisadora Marcella Grecco. Dividido em três aulas, o programa irá abordar os trabalhos de pioneiras de diferentes países, incluindo um destaque para a brasileira Cléo de Verberena, sobre a qual Marcella lançou um livro em 2022.
Para a participação no curso será necessária inscrição prévia a ser realizada pelo site da Cinemateca a partir do dia 27 de novembro.

 

 

07 de dezembro, quinta-feira

 

19h30 às 21h30 – CURSO Mulheres Pioneiras no Cinema _ aula 2
Ministrado pela pesquisadora Marcella Grecco. Dividido em três aulas, o programa irá abordar os trabalhos de pioneiras de diferentes países, incluindo um destaque para a brasileira Cléo de Verberena, sobre a qual Marcella lançou um livro em 2022.
Para a participação no curso será necessária inscrição prévia a ser realizada pelo site da Cinemateca a partir do dia 27 de novembro.

 

 

08 de dezembro, sexta-feira

 

19h30 – SAPATOS  (Shoes)
Cópia restaurada pelo Eye Filmmuseum e gentilmente cedida pela instituição. 
EUA , 1916, 48 min, p&b
Direção: Lois Weber
Elenco: Mary MacLaren, Mattie Witting, Harry Griffith, Jessie Arnold, William V. Mong
Sinopse: Uma jovem trabalhadora precisa sustentar sua família com apenas cinco dólares por semana. A tensão de tentar alimentar, abrigar e vestir sua mãe, seu pai e seus três irmãos finalmente se torna excessiva, e ela acaba vendendo seu corpo por um par de sapatos.
O filme é considerado talvez a maior obra-prima de Lois Weber e um dos grandes filmes feministas da história do cinema.
ONDE ESTÃO MEUS FILHOS? (Where are my children?)
Cópia gentilmente cedida pela KinoLorber. 
EUA , 1916 , 62 min, p&b
Direção: Lois Weber
Elenco: Tyrone Power Sr., Mrs. Tyrone Power, Marie Walcamp, Cora Drew, Rena Rogers, Alva D. Blake
Sinopse: A história de um promotor público que, ao processar um médico por abortos ilegais, descobre que pessoas da sociedade, incluindo sua esposa, usaram os serviços do médico.

 

 

09 de dezembro, sábado

 

16h10 – AS AVENTURAS DO PRÍNCIPE ACHMED (Die abenteuer des prinzen Achmed )
Cópia gentilmente cedida pelo Goethe-Institut São Paulo. 
Alemanha, 1926, 67 min, p&b
Direção: Lotte Reiniger
Sinopse: Baseados nos contos de As mil e uma noite, a animação de silhuetas narra as aventuras mágicas de Príncipe Achmed em terras distantes onde ele faz amizade com uma bruxa, conhece Aladin, luta contra demônios e se apaixona por uma princesa.

 

17h30 – A SORRIDENTE MADAME BEUDET (La souriante madame Beudet)
Cópia gentilmente cedida pela Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil e Institut Français. 
França , 1923, 42 min, p&b
Direção: Germaine Dulac
Elenco: Germaine Dermoz, Alexandre Arquillière, Jean d’Yd
Sinopse: Madeleine Beudet é muito infeliz em seu casamento burguês com o Senhor Beudet. Ela foge da realidade tocando piano. Um dia, o Sr. Beudet recebe ingressos para ir ver Fausto, mas a Senhora Beudet se recusa a acompanhá-lo. Sozinha na casa familiar, com o piano trancado pelo marido, ela tenta escapar da realidade com a ajuda da imaginação, mas reminiscências do esposo a impedem e é então que seu desejo de fuga se torna um desejo de assassinato.
A CONCHA E O CLÉRIGO (La coquille et le clergyman)
Cópia restaurada em 2004 pelo Eye Filmmuseum e gentilmente cedida pela instituição. 
França, 1923, 40 min, p&b
Direção: Germaine Dulac
Elenco: Alex Allin, Genica Athanasiou, Lucien Bataille
Sinopse: Obcecado pela mulher de um general, um clérigo tem alucinações eróticas.

 

 

10 de dezembro, domingo

 

15h15 – E A MULHER CRIOU HOLLYWOOD (Et la femme créa Hollywood) 
Cópia gentilmente cedida pelas diretoras Julia Kuperberg e Clara Kuperberg. 
França, 2016, 52 min, p&b
Direção: Julia Kuperberg, Clara Kuperberg
Elenco: Paula Wagner, Ally Acker, Cari Beauchamp, Roben Swicord, Lynda Obst
Sinopse: O primeiro filme falado foi dirigido por Alice Guy. O primeiro filme colorido foi produzido por Lois Weber. Frances Marion escreveu roteiros para a estrela de Hollywood Mary Pickford e ganhou dois Oscar na categoria. Dorothy Arzner, por sua vez, foi a diretora mais poderosa da indústria cinematográfica americana. Mas o que elas têm em comum? Todas são mulheres e todas foram esquecidas. Mesmo sub-representadas, as mulheres foram muitas vezes protagonistas nos bastidores de Hollywood. Este documentário se propõe a descobrir a história ainda não contada dessas heroínas.

 

16h30 – POUR DON CARLOS
O filme foi restaurado em 4K em 2019 pela Cinémathèque de Toulouse, a Cinémathèque française e o San Francisco Silent Film Festival, com o apoio da Filmoteca Vasca, o Museo del Carlismo, os Amis de Pierre Benoit e os Amis de Musidora nos laboratórios Hiventy e l’Immagine ritrovata. 
Cópia gentilmente cedida pelo IF Cinema 
França, 1921, 90 min, p&b
Direção: Musidora, Jacques Lasseyne
Elenco: Musidora, Stephen Weber, Abel Tarride, Ramiro Arrué, Genevieve Chrysias
Sinopse: A maior produção da produtora Société des Films Musidora baseada no livro de Pierre Benoît retrata a guerra civil entre o governo republicano local e os Carlistas, apoiadores do pretendente ao trono da Espanha, no final do século XIX.  Um jovem subprefeito cai em uma armadilha elaborada pela musa da insurreição Carlista antes de se juntar à causa com ela.

 

 

13 de dezembro, quarta-feira

 

19h30 às 21h30 – CURSO Mulheres Pioneiras no Cinema _ aula 3
Ministrado pela pesquisadora Marcella Grecco. Dividido em três aulas, o programa irá abordar os trabalhos de pioneiras de diferentes países, incluindo um destaque para a brasileira Cléo de Verberena, sobre a qual Marcella lançou um livro em 2022.
Para a participação no curso será necessária inscrição prévia a ser realizada pelo site da Cinemateca a partir do dia 27 de novembro.

 

 

14 de dezembro, quinta-feira

 

19h30 – BE NATURAL: A HISTÓRIA NÃO CONTADA DA PRIMEIRA CINEASTA DO MUNDO
(Be natural: the untold story of Alice Guy-Blaché)
Cópia gentilmente cedida por Adhemar Oliveira. 
EUA, 2018, 105 min, p&b
Direção: Pamela B. Green
Elenco: Alice Guy, Jodie Foster, Pamela B. Green, Catherine Hardwicke, Agnès Varda, Howard Cohen, Peter Bogdanovich.
Sinopse: Narrado por Jodie Foster, Be Natural é um documentário de duas horas que investiga o escopo completo da vida e da obra da primeira diretora, roteirista, produtora e proprietária de estúdio do cinema, Alice Guy-Blaché.

 

 

15 de dezembro, sexta-feira

 

19h30 – BYL PRVNÍ MÁJ, BYL LÁSKY ČAS
Cópia advinda do Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca (Národní filmový archiv). 
República Tcheca, 1919, 10 min, p&b
Direção: Thea Červenková
Elenco: Svatopluk Innemann, Eva Levínská, Ludmila Innemannová, Josef Šváb-Malostranský.
Sinopse: Um jovem apaixonado está esperando em um banco de praça a chegada de sua amada. Ela encontra um velho sedutor na vitrine de uma ourivesaria que lhe dá a joia que ela admirou na vitrine. O jovem vê a relação da amada com o homem velho se intensificar e entra em uma crise quase irreparável.
E’PICCERELLA
Cópia restaurada em 2018 pela Cineteca Nazionale e gentilmente cedida pela instituição. 
Itália, 1922, 63 min, P&B
Direção: Elvira Notari
Elenco: Rosè Angione, Eduardo Notari, Elisa Cava, Signora Duval, Antonio Palmieri, Alberto Danza, Gennariello Notari, Giuseppe De Blasio
Sinopse: Para conquistar Margaretella com presentes caros, um jovem chamado Tore rouba as joias de sua mãe, mas Margaretella parece preferir outro homem.

 

20h45 – WON IN A CUPBOARD
Cópia gentilmente cedida pela Library of Congress. 
EUA, 1914, 13 min, p&b
Direção: Mabel Normand
Elenco: Mabel Normand, Charles Inslee, Charles Avery, Alice Davenport
Sinopse: O filme mais antigo de Mabel Normand de que existem materiais é uma comédia de absurdos sobre um policial que fica encantado pela mãe da paixão de sua filha, Mabel. O romance entre os jovens é interrompido primeiro por dois rivais engraçados e depois por um mal-entendido de que um andarilho está se escondendo em um armário. Na realidade, a mãe da paixão de Mabel se refugiou no armário para fugir do policial.
SOLEIL ET OMBRE
Cópia restaurada em 2019 pelo San Francisco Silent Film Festival e pela Cinémathèque française e gentilmente cedida pela instituição. 
França , 1921 , 52 min, p&b
Direção: Musidora, Jacques Lasseyne
Elenco: Musidora, Antonio Cañero, Simone Cynthia, Miguel Sánchez, Paul Vermoyal
Sinopse:  Juana, uma empregada de uma estalagem, é cortejada por Jarana, um toureiro que depois é seduzido por um estranho. Juana confia em um antiquário corcunda que a ama desesperadamente.

 

 

16 de dezembro, sábado

 

15h – VIDEO-CONFERÊNCIA com Kate Saccone
Bate-papo em formato de vídeo-conferência com Kate Saccone, gerente de projetos do Women Film Pioneers Project. Trata-se de um banco de dados virtual de acesso livre e colaborativo, produzido com o apoio da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O projeto é uma das principais iniciativas de recuperação e difusão das pioneiras ao redor do mundo e celebra seus 10 anos em 2023.

 

16h30 – SESSÃO ESPECIAL PANORAMA ALICE GUY
Esta sessão contou com o apoio da Library of Congress, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil e Institut Français, que gentilmente cederam as cópias de exibição. 
A house divided (A house divided, 1913, 13 min)
Alice Guy tourne une phonoscène sur la théâtre de pose des Buttes-Chaumont (1907, 2 min)
As consequências do feminismo (Les résultats du féminisme, 1906, 7 min)
Avenue de l’opéra (1900, 1 min)
Chapellierie et charchuterie mécaniques (1900, 1 min)
Chez le magnétiseur (1897, 1 min)
Chez le photografe (1900, 1 min)
Chirurgie fin de siècle (1900, 2 min)
La course à la saucisse (1907, 4 min)
Le billet de banque (1906, 11 min) 
Le lit à roulette (1907, 4 min)
Madame a des envies (1906, 4 min)
O cair das folhas (Falling leaves, 1912, 12 min)
Questions indiscrètes (1906, 2 min)
Sage femme de premiere classe (1902, 5 min) 
Sur la barricade (1907, 6 min)

 

18h15 – LA MUJER DE NADIE
Cópia gentilmente cedida pela Filmoteca de la UNAM. 
México, 1937, 82 min, p&b
Direção: Adela Sequeyro
Elenco: Adela Sequeyro, Mario Tenorio, José Eduardo Pérez
Sinopse: Fugindo dos abusos de seu padrasto, Ana María é ajudada por um trio de boêmios. Agradecida, passa a viver com eles de forma casta. Com o passar do tempo, o amor se desenvolve entre ela e Marcelo, independentemente da dor de seus outros dois amigos.

 

 

17 de dezembro, domingo

 

15h – DOROTHY ARZNER: PIONEER, QUEER, FEMINIST
Cópia gentilmente cedida pelas diretoras Julia Kuperberg e Clara Kuperberg. 
França,  2023, 53 min, p&b
Direção: Julia Kuperberg, Clara Kuperberg
Elenco: Dorothy Arzner, Shelley Stamp, Tony Maietta, Francis Ford Coppola, Emily Carman
Sinopse: Documentário sobre a história de Dorothy Arzner, uma das diretoras mais poderosas de Hollywood, com uma carreira cinematográfica que se estendeu de 1919 a 1943. É até hoje a diretora de estúdio mais prolífica da história do cinema americano. Uma verdadeira pioneira do cinema, fez obras vanguardistas na representação das mulheres. Abertamente lésbica, era casada com Marion Morgan, quem coreografou vários de seus filmes.

 

16h – SUSPENSE
Cópia gentilmente cedida pela KinoLorber. 
EUA, 1913, 10 min, p&b
Direção: Lois Weber, Phillips Smalley
Elenco: Lois Weber, Valentine Paul, Douglas Gerard, Sam Kaufman
Sinopse: Abandonada em uma casa isolada, uma jovem mãe tenta proteger o seu bebê enquanto sua casa é invadida. Desesperada, ela pede ajuda a seu marido que corre para a casa em um carro roubado para salvá-los.
HYPOCRITES
Cópia gentilmente cedida pela KinoLorber. 
EUA,  1915, 54 min, p&b
Direção: Lois Weber
Elenco: Margaret Edwards, Adele Farrington, Myrtle Stedman, Courteney Foote
Sinopse: As histórias paralelas de um pregador moderno e de um monge medieval, Gabriel, o Asceta, que é morto por uma multidão ignorante por ter feito uma estátua nua representando a Verdade, que também é representada por uma garota nua fantasmagórica ao longo do filme.

 

17h15 – LA FÊTE ESPAGNOLE
Cópia restaurada em 2020 pela Cinémathèque française e gentilmente cedida pela instituição. 
França, 1919, 26 min, p&b
Direção: Germaine Dulac
Elenco: Ève Francis, Gaston Modot, Jean Toulout, Robert Delsol, Anna Gay
Sinopse: Uma ex-dançarina é amada por dois homens. Apesar de melhores amigos, eles decidem lugar por seu amor. Enquanto isso, ela é levada pelo turbilhão da dança e seduzida por um pretendente mais jovem.
L’INVITATION AU VOYAGE
Cópia gentilmente cedida pelo Eye Filmmuseum. 
França, 1927, 36 min, p&b
Direção: Germaine Dulac
Elenco: Raymond Dubreuil, Emma Gynt, Tania Daleyme, Robert Mirfeuil, Djemil Anik, Lucien Bataille, Paul Lorbert
Sinopse: Cansada de ser ignorada pelo marido e insatisfeita com sua vida burguesa, uma mulher vai a uma casa noturna, onde flerta com um oficial da Marinha.

 

18h30 – CONTEXTO RENÉE ORO
Vídeo produzido pela La Cinemateca Nacional del Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA)
LAS NACIONES DE AMERICA
O processo de recuperação de Las naciones de America foi quase arqueológico, segundo os membros da equipe da Cinemateca Nacional del Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA), no qual cada quadro do filme foi digitalizado e a datação dos fragmentos pôde ser determinada graças à análise meticulosa de mais de 140 emendas de filmes. A cópia restaurada foi exibida pela primeira vez no 37º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, em 2022. 
Cópia gentilmente cedida pela La Cinemateca Nacional del Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA). 
Argentina, 1927, 30 min, p&b
Direção: Renée Oro
Sinopse: O documentário originalmente incluía diversos segmentos dedicados à Argentina, Chile, Brasil, Bolívia e Peru, gravados ao longo de muitos anos a partir de 1922, tinha o objetivo de “difundir universalmente o conhecimento da vida e dos costumes dos países sul-americanos”. O filme está incompleto, faltam trechos em toda sua extensão, os restantes se referem ao Brasil, Chile e Argentina.
EL STATI DE SANTIAGO DEL ESTERO
O processo de restauro foi realizado conjuntamente com o do filme Las naciones de America e exibidos pela primeira vez no 37º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, em 2022. 
Cópia gentilmente cedida pela La Cinemateca Nacional del Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA). 
Argentina, 1927, p&b, 10 min
Direção: Renée Oro
Sinopse: Depois de fazer alguns trabalhos para aluguel nas províncias de Entre Ríos, Santa Fé e Corrientes, Oro documentou sua estadia em Santiago del Estero nesse documentário de divulgação sobre a província durante o mandato de Domingo Medina, com o objetivo de enviá-lo para a Exposição de Milão daquele ano.
EL PAÑUELO DE CLARITA
Cópia gentilmente cedida por Enrique Bouchard e Diego Mellone. 
Argentina, 1919, 46 min, p&b
Direção: Emilia Saleny
Elenco: Aurora Rovirón, Argentino Carminati, Olivio Giaccaglia
Sinopse: Clarita, uma garota de uma família rica, encontra um homem pobre e faminto em um banco de uma praça. Na ocasião, ela lhe dá seu lenço e uma moeda. Mais tarde, Clarita é sequestrada por uma gangue que visa o dinheiro do resgate, cujos membros incluem o mesmo homem. Ele, então, tenta se redimir com a menina.