MOSTRA SESC DE CINEMA VALORIZA FILMES NÃO LANÇADOS.

O lançamento da Mostra Sesc de Cinema reunirá cineastas e profissionais da área de cultura em um local significativo da história do cinema: o Odeon, na Cinelândia, Rio de Janeiro. No dia 13 de julho, às 19h30, serão anunciados os 34 filmes selecionados, que nos próximos dois anos serão exibidos nas unidades do Sesc em todo o país, e os  destaques nas categorias roteiro, direção, direção de fotografia, direção de arte, direção de elenco, montagem e desenho de som.

Esta é a primeira edição do projeto, que tem como objetivo promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição.  A Mostra Sesc de Cinema é um espaço de lançamento e promoção de artistas, que têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e ainda concorrer a um contrato de licenciamento para exibição pública de seus filmes.
“Grande parte da produção nacional não aparece nas estatísticas do cinema, não chega às salas, porque não tem o perfil de interesse do circuito comercial. Mas são filmes de importância cultural e artística, com potencial para mobilizar o interesse do público. A Mostra Sesc de Cinema foi concebida com a perspectiva de possibilitar que essas obras atinjam um público significativo e que seus realizadores, nas diversas funções de criação audiovisual, tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho, de refletir e intercambiar ideias e, quem sabe, abrir novas portas de carreira, assim como contribuir para a formação de plateia e o fortalecimento do campo audiovisual brasileiro”,  disse a técnica de Cultura do Sesc, Nadia Moreno.

Ao todo, foram 1.250 inscrições na Mostra, sendo 957 validadas: 107 longas e 850 curta-metragens. A escolha dos trabalhos foi dividida em duas fases. A primeira foi formada por mostras estaduais, com premiação dos melhores filmes, que foram indicados para seguir no concurso e ganharam um contrato de licenciamento para exibição pública nas unidades do Sesc no seu estado. Na segunda etapa, os filmes classificados foram avaliados regionalmente, com seleção de até dois longas e quatro curtas de cada região, além de quatro produções infanto juvenis, selecionadas pelo critério de prioridade para a produção direcionada a este público.

Cinco dos 34 cineastas premiados participarão do evento, que contará com exibição de seis filmes que compõem a Mostra Nacional e o lançamento do catálogo. Também será lançado o edital para a segunda edição do projeto, que tem inscrições previstas para o período de 1 de agosto a 30 de setembro de 2017. A circulação dos curtas e longas-metragens acontecerá no segundo semestre, em todo o país.

Serviço:
Lançamento da Mostra Sesc Nacional de Cinema

Local: Cine Odeon – Praça Floriano nº 7, Cinelândia.
Data: 13 de julho de 2017, quinta-feira
19h30 – Início da cerimônia
20h15 – Exibição dos filmes