“MULHER MARAVILHA” SUPERA US$ 200 MILHÕES.

por Wanda de Andrade 

Usando seus superpoderes para dominar as bilheterias do mundo todo, Mulher Maravilha, da Warner Bros, faturou US$ 223 milhões globais, bem acima das expectativas, e coloca a marca DC Comics em pé de igualdade com os estúdios Marvel.

Enquanto isso, no mesmo fim de semana, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar cruzava os US$ 500 milhões globais e Velozes e Furiosos 8 está chegando à bilheteria total de US$ 1,004 bilhão.

 

Mulher Maravilha traz a atriz israelense Gal Gadot, que estreou no papel de Diana Prince em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça e que já conhecida por papeis na franquia Velozes e Furiosos, vai estar em mais dois filmes da série com Vim Diesel, e, ao que tudo indica, num novo episódio da Mulher Maravilha. Com Gadot e a diretora Pat Jenkins, recupera-se o brilho da bilheteria do início do verão, depois de amagar na semana passada o pior fim de semana de Memorial Day dos últimos 18 anos.

 

Mas não foi só a Mulher Maravilha que se saiu bem no fim de semana. As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme também superou as expectativas.

Já duas estreias da semana passada, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar e Baywatch devem ter uma carreira fugaz. A eles se juntam Alien: Covenant, que teve uma queda de 62% e Rei Arthur: A Lenda da Espada, que perdeu 65% da bilheteria.

 

A soma das Top 10 fechou em US$ 175 milhões, que significaram 42% de aumento em relação ao mesmo fim de semana do ano assado, tendo sido o melhor desempenho do período desde 2009.

 

A bilheteria do verão 2017 estava atrás da do verão 2016 com um diferença de quase 9%. Agora, a Mulher Maravilha baixou a diferença para 3,4%.

 

No próximo fim de semana, a Universal lança A Múmia, estrelando Tom Cruise em 4 mil salas, a Bleecker Street estreia Megan Leavey estrelando Rooney Mara, a A24 lança o terror Ao Cair da Noite, e a Fox Searchlight a versão cinematográfica do romance de Daphne du Maurier, Minha Prima Raquel, em 500 salas. Com esta concorrência, Mulher Maravilha deve continuar liderando.

Vejamos a semana.

 

 

As Top Ten

 

  1. Mulher Maravilha (Wonder Woman/Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 76; Faturou: US$ 100.505.000 em 4.165 salas; MPS (média por sala): US$ 24.131; Totaliza: US$ 100.505.000

 

Mulher Maravilha estreou pouco acima dos US$ 100 milhões, a melhor bilheteria de estreia de um filme dirigido por uma mulher. Mais que qualquer filme de Kathryn Bigelow.

Comparando, Mulher Maravilha superou muitos filmes de estreia de super-heróis da DC/Marvel como

Batman, de Tim Burton (US$ 90 milhões), X-Men (US$ 89 milhões), Doutor Estranho (US$ 85 milhões), e Capitão América: O Primeiro Vingador e Thor, que estrearam com US$ 72 milhões. Mulher Maravilha faturou pouco menos que Guardiões da Galáxia (US$ 103 milhões).

A Warner divulgou que 47% da audiência que tinham 35 anos ou mais, o que é raro para o gênero, e 52% delas eram mulheres.

 

  1. As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme (Capitain Underpants: The First Epic Movie /20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 70; Faturou: US$ 23.500.000 em 3.434 salas; MPS: US$ 6.843; Totaliza: US$ 23.500.000

Embora a bilheteria de estreia de Capitão Cueca represente apenas uma fração das bilheterias de filmes de animação produzidos pela Disney, Pixar, Universal, Dreamworks, ou a própria Fox, foi um resultado satisfatório.

Isto porque o filme custou US$ 38 milhões, apenas uma fração do que custam normalmente a maioria dos desenhos destes estúdios. Na verdade, Capitão Cueca é a animação por computador mais barata já produzida pela DreamWorks.

Se continuar no mesmo ritmo, o resultado poderá não ser desastroso. O problema é a concorrência. Nas próximas semanas estreiam Carros 3 e Meu Malvado Favorito 3.

Capitão Cueca recebeu nota B na pesquisa CinemaScore com 54% da audiência sendo do sexo masculino, dos quais 65% tinham menos de 25 anos, com 91% destes com idade entre 7 a 12 anos.

 

  1. Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales /Disney) Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 21.613.000 (-66%) em 4.276 salas (igual); MPS: US$ 5.054; Totaliza: US$ 114.622.000

Entre as continuações, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar está caindo rapidamente e perdeu 65,7%  – a maior perda da franquia no 2º fim de semana – faturando US$ 21,6 milhões, totalizando US$ 114,6 milhões. Felizmente o mercado internacional Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar achou a arca do tesouro e arrecadou US$ 73,8 milhões totalizando US$ 500 milhões globais. Além da Rússia, o filme superou Mulher Maravilha na Espanha e diversos mercados menores. Na China já arrecadou US$ 143 milhões.

 

  1. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2/(Disney) – Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 9.733.000 (-54%) em 3.507 salas (-364); MPS: US$ 2.775; Totaliza: US$ 355.474.000

Com Guardiões da Galáxia Vol. 2 a Disney ocupou também a 4ª posição na semana, depois de faturar US$ 9,7 milhões, totalizando mais de US$ 355 milhões. No mercado internacional faturou US$ 4,4 milhões totalizando US$ 816,6 milhões globais, a quinta maior bilheteria global de um filme do Universo Cinemático Marvel.

 

  1. Baywatch (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.500.000 (-54%) em 3.647 salas (igual); MPS: US$ 2.331; Totaliza: US$ 41.724.000

Baywatch perdeu 54,1% em seu segundo fim de semana, totalizando US$ 41,7 milhões. Está em cartaz em mais 31 países onde faturou US$ 23,8 milhões

 

  1. Alien: Covenant (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 4.000.000 (-62%) em 2.660 salas (-1.112); MPS: US$ 1.504; Totaliza: US$ 67.219.000

 

  1. Tudo e Todas as Coisas (Everything, Everything/Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 3.320.000 (-45%) em 2.375 salas (-476); MPS: US$ 1.398; Totaliza: US$ 28.302.000.

Tudo e Todas as Coisas conseguiu perder menos de 50% da bilheteria numa semana em que Mulher Maravilha e Capitão Cueca não deixaram espaço para os outros filmes. Se mantiver o ritmo, poderá ficar em cartaz por mais algum tempo.

 

  1. Snatched (20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 1.340.000 (-66%) em 1.625 salas (-1.023); MPS: US$ 825; Totaliza: US$ 43.868.000

 

  1. Diary of a Wimpy Kid: The Long Haul (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.220.000 (-73%) em 2.088 salas (-1.086); MPS: US$ 584; Totaliza: US$ 17.825.000

 

  1. Rei Arthur: A Lenda da Espada (King Arthur: Legend of the Sword/Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.170.000 (-65%) em 1.222 salas (-1.281); MPS: US$ 957; Totaliza: US$ 37.173.000

 

As Independentes

 

Churchill parecia que iria ultrapassar a bilheteria normal de filmes independentes, mas isto não aconteceu.

Já quatro outras produções independentes conseguiram despertar algum interesse em Nova York e Los Angeles —The Exception(A24), Letters from Baghdad e (Vitagraph), 3 Idiotas e Band Aid (IFC), mas não deverão ir muito além disso.

A notícia mais decepcionante do circuito independente foi a estreia de Eu, Daniel Blake. Assim como no Brasil, o longa de Ken Loach vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2016 e do BAFTA recebeu ótimas críticas, mas não emplacou.

 

Churchill (Cohen) recebeu nota 46 no Metacritic e esteve no festival de Barcelona 2017. Faturou US$ 426.616 em 216 salas; MPS: US$ 1.984

A crise pessoal do ex-primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill às vésperas da invasão da Normandia no Dia D é o tema deste filme que estreou em cadeia nacional. Mas foi difícil concorrer com a série The Crown da Netflix, principalmente depois da fraca avaliação recebida.

 

3 Idiotas (Lionsgate) faturou US$ 600.000 em 349 salas; MPS: US$ 1.719

A comédia mexicana ficou na 13ª posição quase chegando às Top 10. O filme do diretor Carlos Bolado

(Baixo Califórnia – O Limite do Tempo, de 1998) foi bastante aplaudido nos festivais de Sundance e Toronto, mas não deve passar de duas semanas em cartaz na maioria da salas.

 

Band Aid (IFC) recebeu nota 69 no Metacritic e fez parte da seleção dos festivais de Sundance e Seattle 2017. Faturou US$ 31.500 em 3 salas; MPS: US$ 10.500

A história de um casal em crise que resolve exorcizar seus problemas transformando-os em músicas que eles mesmo interpretam, fez parta da mostra competitiva de Sundance em janeiro último. Teve um desempenho melhor do que os lançamentos independentes destinados ao público jovem. Sai em VOD na próxima sexta-feira.

 

Dean (CBS) recebeu nota 58 no Metacritic. Esteve nos festivais de Tribeca e Seattle 2016. Faturou US$ 60.366 em 15 salas com uma MPS de US$ 4.024.

Demetri Martin dirigiu e interpretou o filho nesta comédia sobre dois homens de encaram de modo diferente a morte de sua mãe e esposa. Recebeu críticas variadas, e teve pouca repercussão, não passando da 26ª posição.

 

Letters from Baghdad (Vitagraph) recebeu nota 63 no Metacritic e fez parte da seleção dos festivais de Londres e DocNYC 2016. Faturou US$ 18.250 em 2 salas; MPS: US$ 9.125

Uma recriação quase documental sobre Gertrude Lowthian Bell, às vezes considerada a versão feminina de Lawrence da Arábia, foi uma arqueologista e política  que ajudou a dar forma ao Oriente Médio depois da Primeira Guerra Mundial. Programada em duas salas premium em Nova York, obteve bons resultados. Tilda Swinton interpreta, em off, a inglesa que, através da leitura dramática de suas cartas, narra a história dos países do Golfo Pérsico.

 

The Exception (A24) recebeu nota 62 no Metacritic e esteve no festival de Toronto 2016 e Tribeca 2017; Já disponível em Video on Demand, faturou US$ 23.337 em 2 salas; MPS: US$ 11.669

Considerando que já está disponível em VOD, o filme estrelando Christopher Plummer como o kaiser Guilherme II já exilado, que recebe o nazista Heinrich Himmler em sua propriedade na Holanda, estreou com bons resultados em uma sala em Nova York e Los Angeles.

 

As Internacionais

Mulher Maravilha estreou com ótimos US$ 122, 5 milhões em 55 países liderados por US$ 38 milhões na China, totalizando US$ 223 milhões globais. Faturou US$ 8,3 milhões no Brasil, e perdeu para Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar na Rússia e na Itália. Ainda não estreou na França e na Alemanha.

 

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar depois de uma ótima estreia no exterior na semana passada caiu 64,6 %, faturando US$ 73,8 milhões no exterior, totalizando US$ 386,6 milhões internacionais e US$ 501,2 milhões globais.

 

Velozes e Furiosos 8 arrecadou US$ 1,5 milhão no exterior no fim de semana, totalizando US$ 1.004 bilhão internacionais (6ª maior de todos os tempos) e US$ 1.227 bilhão globais (11ª maior de todos os tempos)

 

Baywatch abriu com US$ 23,8 milhões em 31 países, totalizando US$ 67 milhões globais, sem estrear no Brasil, México, Espanha e França.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Mulher Maravilha 100.505.000 100.505.000
2 Capitão Cueca 23.500.000 23.500.000
3 Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar 21.613.000 114.621.771
4 Guardiões da Galáxia Vol. 2 9.733.000 355.474.332
5 Baywatch 8.500.000 41.724.438
6 Alien: Covenant 4.000.000 67.219.484
7 Tudo e Todas as Coisas 3.320.000 28.301.587
8 Snatched 1.340.000 43.868.414
9 Diary Of A Wimpy Kid: The Long Haul 1.220.000 17.824.604
10 Rei Arthur: A Lenda da Espada 1.170.000 37.172.957
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 Wonder Woman 122.500.000 223.005.000
2 Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar 73.800.000 501.221.771
3 Baywatch 23.800.000 67.224.438
4 Capitão Cueca 24.240.000 24.240.000
5 Guardiões da Galáxia Vol. 2 4.400.000 816.574.332
6 Dangal 8.800.000 253.691.761
7 Alien: Covenant 3.700.000 173.819.484
8 Rei Arthur: A Lenda da Espada 3.700.000 129.472.957
9 Warriors Of The Dawn 4.100.000 4.100.000
10 Doraemon: Great Adventure In The Antarct 3.910.000 54.270.000
 
Fonte: Rentrak.Comscore