MÚMIA DE CASA NÃO FAZ MILAGRE.

Por Wanda de Andrade.

Embora A Múmia, estrelando Tom Cruise, tenha liderado as bilheterias mundiais, em casa não conseguiu dominar a Mulher Maravilha, que continuou na liderança das bilheterias norte-americanas pelo segundo fim de semana.

Faturando US$ 57 milhões, Mulher Maravilha, da Warner Bros. e DC Comics, totaliza mais de US$ 205 milhões em apenas 10 dias de exibição. No mundo todo já ultrapassa os US$ 400 milhões.

 

A Múmia, que estreou com somente US$ 32.246.000 em mais de 4 mil salas foi a pior estreia do personagem. Depois de ser ressuscitada por Boris Karloff em 1932, voltou à vida de novo a partir de 1999, com Brendan Frasier, com as bilheterias mais altas:  A Múmia faturou US$ 75 milhões, O Retorno da Múmia US$ 106 milhões, O Escorpião Rei US$ 55 milhões, A Múmia: A Tumba do Imperador Rei US$ 50 milhões. Três deles foram liderados por Frasier, menos O Escorpião Rei que foi estrelado por Dwayne Johnson. Esta última encarnação, com Tom Cruise não deverá chegar a tanto, depois de receber nota B- na pesquisa CinemaScore, mas abriu com US$ 141,8 no mercado internacional.

 

A terceira posição ficou com As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme, da DreamWorks Animation, que perdeu 48% da bilheteria no segundo fim de semana. Faturou US$ 12,3 milhões, totalizando US$ 44,5 milhões.

 

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, da Disney, terminou na 4ª posição faturando US$ 10,7 milhões, totalizando mais de US$ 135 milhões em casa. Internacionalmente faturou US$ 34,8 milhões em 54 países, totalizando mais de US$ 600 milhões no mundo todo.

 

Guardiões da Galáxia Vol. 2, ficou na 4ª posição com US$ 6.2 milhões, totalizando US$ 365 milhões em casa e US$ 833 milhões globais.

 

Dois filmes independentes ficaram entre as Top 10: Ao Cair da Noite, da A24, e Megan Leavey, da Bleecker Street. Ambos receberam ótimas críticas, mas não tiveram bilheterias condizentes.

 

Ao Cair da Noite ficou na 6ª posição com US$ 6 milhões e Megan Leavey faturou somente US $3,8 milhões, seu futuro depois da noite de estreia pode não estar na mãos das críticas apuradas pelo site Rotten Tomatoes ou Metacritic – cujas opiniões podem decretar a vida ou a morte de um filme independente – mas nas notas apuradas pelo CinemaScore, a empresa que a 39 anos capta a opinião dos público espectadores na noite da estreia numa escala de A a F.

Pelos critérios da CinemaScore qualquer nota abaixo de B+ indica que o filme é apenas razoável. Mas, embora os dois filmes tenham obtido ótimas notas no Rotten Tomatoes — 86% e 80%, respectivamente — a nota CinemaScores D e A podem determinar os resultados no longo prazo.

 

Ao Cair da Noite, recebeu de 86% no Rotten Tomatoes, o que levou a A24 a lançá-lo em 2.533 salas, mas depois da estreia em circuitos maiores as chances são determinadas pela nota CinemaScore que foi um péssimo D, e o filme caiu 15% de sexta para sábado.

 

Megan Leavey teve uma bilheteria mais fraca e uma média de espectadores por sala inferiores a Ao Cair da Noite, mas difícil nota A na CinemaScore, rara para um filme independente deve lhe garantir um futuro melhor. O filme teve uma alta de 19% entre sexta e sábado, acima de qualquer expectativa. Isto sugere que o público mais velho está descobrindo Megan Leavey, e embora os números iniciais não fossem bons, o longa pode ter uma boa sustentação.

 

Os Top 10 das bilheterias norte-americanas somaram US$ 136,4 milhões total, 23,7% menos do que os US$ 179 milhões arrecadados pelas 10 mais no fim de semana anterior. Mas 10,3% mais do que os US$ 123,6 milhões faturados por elas a um ano atrás, quando As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras liderou com US$ 35,3 milhões.

 

Para o próximo fim de semana, estão previstas quatro estreias, três delas e m mais de 3 mil salas.  Entre elas, Carros 3, da Disney e Pixar em 3.900 salas, com potencial para mais de US$ 100 milhões e a comédia A Noite é Delas em mais de 3 mil cinemas.

Vejamos a semana.

 

The Top 10

 

  1. Mulher Maravilha (Warner Bros.) Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 57.180.000 (-45%) em 4.165 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 13.729; Totaliza: US$ 205.203.000

Uma queda de apenas 45% em relação a uma estreia de US$ 103 milhões na semana passada, é um resultado muito bom. Outros filmes recentes da Warner/DC Films como Batman vs Superman: A Origem da Justiça (- 69% no segundo fim de semana), Esquadrão Suicida (- 67%) e Homem de Aço (- 65%) caíram muito mais.

Na realidade, foi uma das melhores sustentações de um filme de super-herói num segundo fim de semana, graças a um ótimo boca a boca e à pouca concorrência apresentada por A Múmia. Se as quedas continuarem neste ritmo, poderá ultrapassar as previsões.

Arrecadou US$ 205 milhões em 10 dias, sendo esperada uma bilheteria final de US$ 300 milhões ou mais. Se chegar aos US$ 303 milhões, será o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher a superar Olha Quem Está falando (1989), da diretora Amy Heckerling, mesmo corrigido pela inflação.

 

 

  1. A Múmia(Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 32; Faturou: US$ 32.246.000 em 4.035 salas; MPS: US$ 7.992; Totaliza: US$ 32.246.000

Se Mulher Maravilha está faturando horrores em casa, a bilheteria internacional é de A Múmia.

O filme estrelado por Tom Cruise, que custou US$ 125 milhões, teve uma das maiores estreias mundiais.

Com uma bilheteria de estreia de US$ 32 milhões, A Múmia fica atrás apenas de Oblivion (2013) entre as estreias de Tom Cruise desde Guerra dos Mundos, de 2005, (oito filmes, empatando inclusive com todos os Missão Impossível). Assim, pelo menos financeiramente, a múmia pode voltar para seu sarcófago, mas Tom Cruise ainda tem alguma chance de sobrevivência.

A Múmia faturou US$ 174.046.120 milhões globais, mas com custou US$ 125 milhões precisará faturar US$ 500 milhões totais para sair do vermelho.

O filme foi feito visando o mercado internacional. Entre 100 maiores aberturas internacionais de todos os tempos, somente dois filmes faturaram mais de 80% de sua receita global no exterior nos últimos três meses Velozes e Furiosos 8 com 81,8% e A Múmia com 81,5 %.

 

  1. As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme (Capitain Underpants: The First Epic Movie/20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 12.300.000 (-48%) em 3.529 salas (+95); MPS: US$ 3.485; Totaliza: US$ 44.563.000

As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme também teve uma queda de bilheteria abaixo de 50% em relação à bilheteria de estreia, que foi de apenas US$ 23.500.000, embora tenha aberto para mais salas. Como o filme custou US$ 38 milhões, apenas uma fração do que custam normalmente a maioria dos desenhos dos grandes estúdios de animação, está a caminho do lucro. Na verdade, As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme é a animação por computador mais barata já produzida pela DreamWorks.

 

  1. Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Disney) – Está n a 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 10.713.000 (-51%) em 3.679 salas (-597); MPS: US$ 2.912; Totaliza: US$ 35.839.000

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar já acumulou US$ 528 milhões globais, assim, a queda de 51% em casa não é muito preocupante. Mas seu ritmo de faturamento não indica que irá ultrapassar a bilheteria total de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, de 2011, que chegou a US$ 1,1 bilhão. Embora ainda não tenha estreado no Japão, o orçamento de US$ 230 milhões será coberto.

 

  1. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Disney) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.242.000 (-37%) em 2.911 salas (-596); MPS: US$ 2.144; Totaliza: US$ 366.361.000

A queda de somente 37% na terceira semana é um grande resultado para Guardiões da Galáxia Vol. 2 que já acumula US$ 366 milhões em casa.

 

  1. Ao Cair da Noite (It Came at Night (A24) – ESTREIA – Nota CinemaScore: D; Metacritic: 79; Faturou: US$ 6.001.000 em 2.533 salas; MPS: US$ 2.369; Totaliza: US$ 6.001.000

O suspense independente Ao Cair da Noite estreou elogiado pela crítica (86% no Rotten Tomatoes) mas não está indo bem com o público. As expectativas eram de que estreasse com mais de US$ 10 milhões, mas depois de receber nota D do público no dia da estreia seu futuro é duvidoso. Ainda bem que custou somente US$ 5 milhões.

 

  1. Baywatch (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: $4.600.000 (-48%) em 2.832 salas (-815); MPS: US$ 1.624; Totaliza: US$ 51.065.000

 

  1. Megan Leavey (Bleecker Street) ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 66; Faturou: US$ 3.768.000 em 1.956 salas; MPS: US$ 1.956; Totaliza: US$ 3.768.000

O terceiro lançamento da semana foi o independente Megan Leavey. Recebeu um A na pesquisa CinemaScore e 80% no Rotten Tomatoes, notas que não correspondem ao fraco resultado de bilheteria. Agora é esperar pelo boca a boca.

 

  1. Alien: Covenant (20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.800.000 (-56%) em 1.814 salas (-846); MPS: US$ 992; Totaliza: US$ 71.212.000

 

  1. Tudo e Todas as Coisas (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.620.000 (-51%) em 1.546 salas (-846); MPS: US$ 1.048; Totaliza: US$ 31.732.000

 

As Independentes

Estreias

 

My Cousin Rachel (Fox Searchlight) – ESTREIA –  recebeu nota 63 no Metacritic e esteve no festival de Barcelona 2017. Faturou US$ 954.000 em 523 salas; MPS: US$ 1.824

O remake do filme de mistério baseado no romance o de Daphne Du Maurier, que deu a Richard Burton sua primeira indicação ao Oscar, não teve bons resultados, apesar do elenco ser liderado por Rachel Weisz. O filme de Roger Michell ficou na 11ª posição entre as maiores bilheterias do fim de semana e teve um aumento de receita ente sexta e sábado da ordem de 48%. O que é normal para um filme dedicado ao público adulto, mas vai precisar de uma boa sustentação no próximo fim de semana para se manter em cartaz.

 

Beatriz at Dinner (Roadside Attractions) – ESTREIA –  recebeu nota 68 no Metacritic e esteve no festival de Sundance 2017. Faturou US$ 150.160 em 5 salas; MPS: US$ 30.036

A comédia de Miguel Arteta estrelada por Salma Hayek e John Lithgow foi uma das melhores aberturas do ano de um filme independente. Abre para 70 salas no próximo fim de semana e depois para circuito nacional.

 

The Hero (The Orchard) – ESTREIA –  recebeu nota 59 no Metacritic e esteve nos festivais de Sundance e Seattle 2017. Faturou US$ 48.414 em 4 salas; MPS: US$ 12.104

O trabalho de Sam Elliott como um astro que está envelhecendo em The Hero está sendo muito elogiado, mas para o filme deslanchar precisará de um forte boca a boca. Abre para 30 salas no próximo fim de semana, e para 450 no fim do mês. Ficou na 27ª posição.

 

Night School (Oscilloscope) – ESTREIA –  recebeu nota 75 no Metacritic e esteve no festival de Tribeca 2016. Faturou US$ 1.600 em 1 sala; MPS: US$ 1.600. Não passou da 41ª posição.

O documentário sobre um grupo de estudantes não atraiu um grande público, mas está programado para estrear em  grandes cidades até o fim do mês.

 

A continuação Paris Pode Esperar (Sony Pictures Classics) está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou:

US$ 457.207 em 176 salas (+25); Totaliza: US$ 2.293.000

O romance de Eleanor Coppola, Paris Pode Esperar continua atraindo seu público, mas fica aquém de sucessos do gênero do ano passado como Amor & Amizade e O Lagosta, à mesma altura.

 

As Internacionais

A Múmia pode não ter agradado em casa, mas se saiu muito bem no exterior, especialmente na China. Lançado em 63 países, faturou US$ 141,8 milhões, que somados à bilheteria nacional l de US$ 32,2 milhões totalizam US$ 174 milhões, liderados pela China, onde faturou US$ 52,2 milhões,

Os outros seis países que tiveram maiores bilheterias foram: Coreia do Sul US$ 17,8 milhões, Rússia (US$ 7,6 milhões), México (US$ 5,1 milhões), Taiwan (US$ 4,9 milhões) e Brasil (US$ 3,6 milhões). Estreia em mais sete países no próximo fim de semana e no Japão no dia 28.

Depois que A Múmia se tornou lucrativo pelo menos no mercado internacional, a Universal anunciou que o filme estrelado por Tom Cruise dá início à série Dark Universe de filmes de monstros. O estúdio, que já produziu clássicos como Drácula, de 1931, com Bela Lugosi, O Lubisomem, de 1941 e Frankenstein, de 1931 com Boris Karloff, anunciou Bride of Frankenstein para 2019 e muitos outros filmes do gênero ainda em pré-produção.

Internacionalmente, Mulher Maravilha faturou US$ 58,1 milhões em 57 países totalizando US$ 230,2 milhões internacionais e US$ 435 milhões globais, mas só estreia no Japão em agosto.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Mulher Maravilha 57.180.000 205.002.503
2 A Múmia 32.246.120 32.246.120
3 As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme 12.300.000 44.562.512
4 Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar 10.713.000 135.839.294
5 Guardiões da Galáxia Vol. 2 6.242.000 366.361.172
6 Ao Cair da Noite 6.000.788 6.000.788
7 Baywatch 4.600.000 51.065.135
8 Megan Leavey 3.767.722 3.767.722
9 Alien: Covenant 1.800.000 71.212.212
10 Tudo e Todas as Coisas 1.620.000 31.731.952
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 A Múmia 141.800.000 174.046.120
2 Mulher Maravilha 58.100.000 435.202.503
3 Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar 34.800.000 600.239.294
4 Baywatch 10.700.000 98.265.135
5 As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme 1.700.000 47.262.512
6 Guardiões da Galáxia Vol. 2 2.200.000 833.161.172
7 Ao Cair da Noite - 6.000.788
8 Dangal 4.860.000 263.131.761
9 How Are You 4.170.000 4.175.000
10 Megan Leavey - 3.767.722
 
Fonte: Rentrak.Comscore  

 

 

 

 

 

 

 

Livre de vírus. www.avast.com.