NA DÚVIDA, PÚBLICO ESCOLHE MAIS DO MESMO.

por Wanda de Andrade.

Na batalha das sequências – e dos sexos – o filme de ação com Denzel Washington venceu o musical Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo e os dois despacharam Arranha Céu: Coragem sem Limite, com Dwayne Johnson e tudo, lançado na semana passada, para a sétima colocação. O problema não é a perda de star-power de Johnson, mas seu filme não pertence à nenhuma franquia, e está provado que o público gosta do déjà vu.

Um recorde diferente foi estabelecido no último fim de semana. Pela primeira vez no histórico das bilheterias, este foi o único em que oito das 10 maiores bilheterias eram franquias. Destes oito, duas das estreias disputaram a primeira posição: O Protetor 2 e Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo,que esperavam faturar em torno de US$ 40 milhões, mas não chegaram lá.

O Protetor 2 saiu na frente. As críticas para este segundo filme foram muito melhores do que as recebidas pelo filme original (78% a 54% no Rotten Tomatoes). Vale observar que o público do filme estrelado por Denzel Washington era massivamente feminino (83% e 17%), e 64% do total tinha mais de 25 anos.

Com este reforço inesperado, a bilheteria de estreia de O Protetor 2, foi 5% maior do que a do filme anterior em 2014, que faturou US$ 34,1milhões em setembro daquele ano. Pessoas que gostaram do primeiro filme certamente queriam ver de novo o vencedor do Oscar por Dia de Treinamento de volta no mesmo papel, e deram nota A na pesquisa Cinemascore, pouco comum para um filme não derivado de histórias em quadrinhos. Comparando, o filme anterior recebeu um A-. O Protetor 2 é o quarto filme que Washington faz com o diretor Antoine Fuqua depois de O ProtetorDia de Treinamento e Sete Homens e um Destino.

Denzel figura nas listas de os 100 homens mais bonitos e mais sexy da revista People, o que explica a presença tão grande de mulheres na plateia. Sua bilheteria de US$ 35.825.000 contrasta com a bilheteria de estreia de US$ 25 milhões de Arranha Céu: Coragem sem Limite, com Dwayne Johnson, que custou duas vezes mais (US$ 62 milhões).

Uma semana antes da estreia de Tom Cruise (56 anos) que retorna em mais um Missão Impossível na semana que vem precedido e ótimas críticas, não deixa de impressionar como Denzel Washington (63 anos) ainda tem poder de abrir um filme continuação de uma série de menos prestígio, mais barato e com um elenco de apoio praticamente desconhecido.

A estreia de Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo ficou 22 % acima da do primeiro filme, que estreou com US$ 27,7 milhões no verão de 2008 e acabou fechando com US$ 609,8 milhões globais. Note-se que o preço de um ingresso subiu 25% nestes últimos 10 anos.

Caindo da 1ª posição, a comédia de animação Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas ainda teve uma bilheteria razoável depois de cair 48%, faturando US$ 23,2 milhões. Totaliza US$ 91,1 milhões estando um pouco à frente do filme anterior que faturou US$ 90,7 milhões à mesma altura, lançado durante o ano letivo. Hotel 3 deverá se tornar 0 16º filme de Adam Sandler a faturar mais de US$ 100 milhões em casa.

Na quarta posição da semana, Homem-Formiga e a Vespa perdeu 44 % da receita faturando US$ 16,1 milhões, somando US$ 164,4 milhões em três semanas. O que o coloca apenas 24% atrás do primeiro filme da série á mesma altura e que fechou com US$ 180,2 milhões.  Homem-Formiga e a Vespa deve chegar a esse total no próximo fim de semana e superar também Capitão América: O Primeiro Vingador (US$ 176,6 milhões) e Thor (US$ 181 milhões).

A melhor sustentação da semana foi Os Incríveis 2, que perdeu somente 29 % da bilheteria, faturando US$ 11,5 milhões, totalizando US$ 557,3 milhões. É a maior bilheteria doméstica da Pixar, devendo chegar aos US$ 600 milhões

Jurassic World: Reino Ameaçado perdeu somente 32% a bilheteria e já totaliza mais de US$ 400 milhões em casa, devendo chegar a US$ 1,2 bilhão global.

Um dos poucos filmes originais entre as Top 10, o thriller de ação Arranha-Céu: Coragem Sem Limite caiu 56% na 2ª semana depois de faturar US$ 11 milhões, totalizando US$ 46,8 milhões. Foi a pior queda da semana. Tendo custado US$ 125 milhões não deverá faturar muito mais que isso em casa. Ainda bem que está se saindo melhor no exterior.

A outra estreia em grande circuito, mas que não passou da 9ª posição foi Unfriended: Dark Web,filme russo de produção independente adquirida pela Blumhouse e Universal, sobre os perigos presentes na Internet. Faturou US$ 3,4 milhões em 1.546 salas. Bem distante da bilheteria inicial do filme anterior, que arrecadou US$ 15,8 milhões na estreia em abril de 2015, embora Dark Webtenha tido um lançamento muito maior em 2.739 salas.

Fechando a lista das Top 10, Sorry To Bother You, muito elogiado pela crítica abriu para mais 245 salas e perdeu 33% da bilheteria, faturando US$ 2,8 milhões no segundo fim de semana em grande circuito. Na semana anterior subiu da 16ª para a 7ª colocação e totaliza US$ 10,2 milhões.

As Top 10 da semana faturaram juntas US$ 154,3 milhões, menos 11% do que o ano passado quando Dunkirk estreou na 1ª posição com US$ 50,5 milhões e menos 14% de que 2016 quandoStar Trek: Sem Fronteiras faturou US$ 59,3 milhões na 1ª posição. A bilheteria das continuações chegou a US$ 148 milhões, que representam 88% da bilheteria de todos os filmes somados (US$ 168 milhões).

No total, a bilheteria total de 2018 está 8,4% à frente do ano passado à mesma altura e 8,1% à frente do ano recorde de 2016, atingindo US$ 7 bilhão antes de qualquer ano.

No próximo fim de semana estreiam Missão: Impossível – Efeito Fallout, previsto para superar a maior bilheteria da série (US$ 57.8 milhões) em mais de 4.000 salas e a animação da Warner Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas em mais de 3.000 cinemas.

As Top 10

  1. O Protetor 2(Sony) ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 49; Orçamento: US$ 70 milhões. Faturou: US$ 35.825.000 em 3.388 salas; MPS (média por sala): US$ 10.574; Totaliza:US$ 35.825.000

  1. 2. Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo(Universal) ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 60; Orçamento: US$ 75 milhões. FaturouUS$ 34.380.000 em 3.317 salas; MPS: US$ 10.365.000; Totaliza: US$ 34.380.000

  1. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas(Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 23.150.000 (-47%) em 4.267 salas (igual); MPS: US$ 5.425; Totaliza: US$ 91.089.000

  1. Homem-Formiga e a Vespa(Disney) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 16.126.000 (-45%) em 3.778 salas (-428); MPS: US$ 4.268; Totaliza: US$ 164.624.000

  1. Os Incríveis 2(Disney) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 11.520.000 (-29%) em 3.164 salas (-541); MPS: US$ 3.641; Totaliza: US$ 557.335.000

  1. Jurassic World: Reino Ameaçado(Universal) -Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 11.005.000 (-32%) em 3.381 salas (-314); MPS: US$ $3.255; Totaliza: US$ 383.905.000

  1. Arranha-Céu: Coragem Sem Limite(Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 10.960.000 (-56%) em 3.822 salas (+40); MPS: US$ 2.868; Totaliza: US$ 46.749.000

  1. A Primeira Noite de Crime(Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.980.000 (-46%) em 2.331 salas (-707); MPS: US$ 2.136; Totaliza: US$ 60.191.000

  1. 9. Unfriended: Dark Web(Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C; Metacritic: 53; Orçamento: US$ 1milhão. Faturou:US$ 3.495.000 em 2.331 salas; MPS: US$ 2.261 Totaliza: US$ 3.495.000

  1. 10. Sorry to Bother You(Annapurna) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou:US$ 2.823.000 (-33%) em 1.050 salas (+245); MPS: US$ 2.689; Totaliza: US$ 10.252.000

Blheterias Independentes

Entre as estreias independentes, a maior média por sala foi do documentário sobre o costureiro inglês Alexander McQueen, McQueen, que estreou com US$ 96.928 em quatro salas com a MPS de US$ 23.854.

A Lionsgate lançou Blindspotting em 14 cinemas e faturou US$ 332.500, com uma MPS de US$ 23.750. O drama acompanha história de um homem nos seus três últimos dias de liberdade condicional na cidade de Oakland, na Califórnia. Precedido de ótimas críticas (91% no Rotten Tomatoes), deve abrir para mais salas na próxima semana.

Entre a continuações, Eighth Grade, da A24, teve um aumento de 201% na bilheteria quando expandiu de 29 para 33 cinemas, faturando US$ 794.370, com uma MPS de US$ 24.072, totalizando US$ 1,1 milhão antes de abrir para mais salas em 3 de agosto.

Outra continuação, Three Identical Strangers, também um documentário, continuou sua boa carreira depois de faturar US$ 1,4 milhão (+19%) ao passar de 166 para 332 salas, totalizando US$ 4,6 milhões.

Three Identical Strangers é o último documentário a fazer sucesso nas bilheterias do verão depois de RGB e Won’t You Be My Neighbor? que chegou a US$ 18 milhões m casa.

Bilheterias internacionais

Estas foram as cinco maiores bilheterias internacionais do fim de semana:

Apesar do mau desempenho em casa, Arranha-Céu: Coragem Sem Limite liderou as bilheterias internacionais no fim de semana, graças à estreia na China onde faturou US$ 47,7 milhões, um pouco menos dos US$ 55 milhões faturados por  Rampage: Destruição Total e dos US$ 52,5milhões arrecadados por Terremoto: A Falha de San Andreas filmes anteriores de Dwayne Johnson que estrearam no país. A bilheteria internacional de Arranha-Céu: Coragem Sem Limiteestá em US$ 129,2 milhões e a global em US$ 179,5 milhões. Como já vimos a bilheteria doméstica acumulada de Arranha Céu é US$ 46.749.120.

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo estreou com US$ 42,4 milhões em 41 países, totalizandoUS$ 76,7 milhões e em 34 deles teve um desempenho melhor do que o filme original.

Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas faturou US$ 37,7 milhões internacionais totalizando US$ 115,6 milhões no exterior e US$ 206,7 milhões.

Os Incríveis 2 está se aproximando do US$ 1 bilhão global depois de faturar US$ 36,5 milhões no exterior, totalizando US$ 940,4 milhões.

O Protetor 2 estreou em 11 países faturando US$ 3,3 milhões, 30% mais do que o filme original nos mesmos países, projetando-se uma bilheteria global em torno de US$ 200 milhões ou mais.