Nacionais estréiam contra forte concorrência

São oito estréias em circuito comercial nessa sexta-feira (2). Duas delas de filmes brasileiros: o documentário “Pro dia Nascer Feliz”, do diretor João Jardim (“Janela da Alma”) e a animação “Brichos”, do paranaense Paulo Munhoz (leia entrevista cedida ao Planeta Tela Brasil)
Sem nenhum alarde e quase nenhuma campanha de divulgação, tudo indica que os dois filmes, com suas temáticas “alternativas”, não devem sacudir as bilheterias das salas de exibição. Haja vista a concorrência.
Das oito estréias, nada mais nada menos que “A Conquista da Honra”, o badalado filme de Clint Eastwood, e “À Procura da Felicidade”, com Will Smith, ambos com indicações ao Oscar e vultuosas campanhas de marketing. Soma-se aí, o blockbuster nacional “A Grande Família”, que em sua segunda semana deverá levar ainda mais o público aos cinemas
Para cineastas, produtores e patrocinadores, 2007 é o ano em que o cinema nacional tenta se firmar com longas de médio porte, ou seja, esperam-se filmes com público entre 500 mil e 1 milhão de pessoas. A pergunta que fica é: conseguirão, diante de tanta concorrência, “Pro dia Nascer Feliz” e “Brichos”, com orçamentos modestos, levar um público significativo ao cinema? Veremos na segunda-feira!