NASCE UMA ESTRELA: LADY GAGA.

por Wanda de Andrade. 

 

Venom e Nasce Uma Estrela estrearam com mais de US$ 40 milhões, as melhores bilheterias do mês de outubro.

Se, esta versão do famoso musical, fizera por Lady Gaga o mesmo que uma versão anterior fez por Barbra Streised, a cantora se tornará uma das rainhas do cinema, além de estrela da música pop.

Dois novos astros da bilheteria despontaram no último fim de semana: Tom Hardy, de Vernon, e Bradley Cooper que estrela e dirige Nasce Uma Estrela, da Warner Bros, que também revelou como pop Lady Gaga, cuja performance deverá lhe render o Oscar de melhor atriz.

Com uma bilheteria de US$ 80 milhões, Venom estreou em 4.250 cinemas, liderando não só a semana, mas todas as bilheterias de outubro. Até agora, a maior bilheteria de outubro havia sidoGravidade, com US$ 55,7 milhões em 2013.  A estreia ficou ainda à frente também de Homem-Aranha e a Vespa com US$ 75,8 milhões.

A Sony é a casa do Homem-Aranha entre os lançamentos Marvel. Mas o que torna a bilheteria de Venom mais impressionante, ao contrário de muitos filmes do Universo Marvel, é que o filme com Tom Hardy foi muito mal avaliado. A nota Metacritic foi 35 e mesmo o espectadores deram nota B+ na pesquisa CinemaScore, enquanto Homem-Aranha e a Vespa recebeu nota A- a CinemaScore.

Um detalhe interessante é que, enquanto o público de Venom foi de esperados 59% masculinos, somente 36% do público em geral tinha mais de 25 anos. Conheço um menininho de três anos que pediu que o tema de sua festa de aniversário fosse de Homem-Aranha. Venom teve um público ainda mais jovem que Homem-Aranha: De Volta ao Lar que teve 49% do público formado por pessoas de 25 anos ou mais.

Uma pesquisa do site de venda antecipada de ingressos Fandango feita com mil espectadores no fim de semana anterior, indicou que 93% estavam querendo ver um herói anti-Marvel diferente, enquanto 90% estavam ansiosos para ver o futuro Venom/Spider-Man, enquanto 80% iriam ver o filme porque eram fãs de Tom Hardy.

Venom, a esta altura, já é a sétima abertura doméstica de todos os tempos, atrás de Homem-Aranha 3 (US$ 151.1 milhões), Homem-Aranha: De Volta para Casa (US$ 117 milhões), Homem- Aranha (US$ 114.8 milhões), O Espetacular  Homem-Aranha 2: A Ameaça de Eletro (US$ 91.6M), 007 – Operação Skyfall (US$ 88.3M) e Homem-Aranha 2 (US$ 88.1M).

A Sony irá prosseguir com  a franquia do Homem-Aranha com a animação Homem-Aranha no Aranhaverso que estreia em 14/12 (20 de dezembro no Brasil) e o longa Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) que abre no dia 4 de julho do próximo ano.

Embora com um orçamento de cerca da metade de Vernom, a refilmagem do musical Nasce Uma Estrela estreou com ótimos US$ 41,3 milhões em 3.686 cinemas com a ótima média de US$ 11.191 por sala, ficando na 2ª posição. Mais do que os US$ 35 milhões da recente continuação de Mamma Mia, que se destinava a um público feminino mais velho. 

A crítica adorou e o buchicho em torno do Oscar chamou a atenção, mas o starpower de Lady Gaga e Bradley Cooper tiveram um papel importante no forte boca-a-boca, que deverá manter as bilheterias em alta nas próximas semanas. A pesquisa CinemaScore apurou uma nota A+ dada pelos espectadores que eram 66% mulheres, com 86% do público em geral com mais de 25 anos. O score de 90% no Rotten Tomatoes e um bom marketing (o recall do trailer foi alto nas últimas semanas, maior até do que o de Vernom) despertaram a curiosidade sobre o filme, além dos fãs da cantora Lady Gaga.  Sua audiência era basicamente feminina (66%), das quais 68% tinham mais de 35 anos.

O sucesso de Nasce uma Estrela pode ser conferido no iTunes, onde as canções do filme ocupam cinco das seis primeiras posições entre as músicas mais baixadas, lideradas por Shallow.

Depois das duas estreias, as Top 10 todas foram continuações de semanas anteriores.

Na 12ª posição, Free Solo, da National Geographic, US$ 590,598 em 41 salas (+37); MPS: US$ 14,404; Totaliza: US$ 1,006,000. O documentário da National Geographic sobre a escalada solo de uma das montanhas da cordilheira Yosemite  teve uma ótima expansão faturando US$ 540 mil em 41 salas (+37), com uma média de US$ 13.171 por sala.

 

As Top 10 faturaram um recorde para o mês de estreou com US$ 32,8 milhões, e 79% acima de 2016, quando A Garota do Trem abriu com US$ 24,5 milhões.

As duas estreias elevaram a bilheteria total do fim de semana para mais de US$ 170 milhões, ultrapassando os US$ 158 milhões arrecadados no mesmo fim de semana de 2015 quando estreouPerdido em Marte e era até agora o maior fim de semana de estreia de outubro.

 

No próximo fim de semana, a Universal lança O Primeiro Homem em 3.500 salas; a Sony estreia Goosebumps 2: Halloween Assombrado em 3.400 cinemas e a Fox Bad Times at the El Royaleem aproximadamente 2.800 salas. Todos de olho no Oscar.

Vejamos a semana.

As Top 10

  1. Venom(Sony) ESTREIA – Cinemascore: B+; Metacritic: 35; Orçamento: US$ 115 milhões. Faturou US$ 80.030.000 em 4.250 salas; MPS (média por sala): US$ 18.831; Totaliza: US$ 80.030.000

  1. Nasce Uma Estrela(Warner Bros.) ESTREIA – Cinemascore: A; Metacritic: 88; Orçamento: US$ 36 milhões. Faturou US$ 41.250.000 em 3.686 salas; MPS: US$ 11.191; Totaliza: US$ 42.600.000

  1. Pé Pequeno(Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 14.900.000 (-35%) em 3.592 salas (igual); MPS : US$ 3.607; Totaliza: US$ 42.761.000

  1. Operação Supletivo – Agora Vai!(Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 12.275.000 (-55%) em 3.019 salas (+9); MPS: US$ 4.066; Totaliza: US$ 46.750.000

  1. O Mistério do Relógio na Parede(Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 7.295.000 (-42%) em 3.463 salas (-129); MPS: US$ 2.107; Totaliza: US$ 55.051.000

  1. Um Pequeno Favor(Lionsgate) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 3.435.000 (-47%) em 2.408 salas (-665); MPS: US$ 1.426; Totaliza: US$ 49.014.000

  1. A Freira(Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 2.610.000 (-52%) em 2.264 salas (-1.067); MPS: US$ 1.153; Totaliza: US$ 113.367.000

  1. Parque do Inferno(Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.075.000 (-60%) em 2.297 salas (igual); MPS: US$ 903; Totaliza: US$ 8.864.000

  1. Podres de Ricos(Warner Bros.) – Está na 8ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.060.000 (-50%) em 1.466 salas (-881); MPS: US$ 1.405; Totaliza: US$ 169.135.000

  1. O Predador(20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 900.000 (-70%) em 1.643 salas (-1.283); MPS: US$ 548; Totaliza: US$ 49.986.000

 

 

As Independentes

Estreando no circuito independente O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give/Fox) faturou US$ 500.000 em 36 salas com uma MPS de US$ 13.889. O filme estrelado por Amandla Stenberg como uma jovem tendo que lidar com a morte de seu melhor amigo por policiais, estreia em grande circuito em 19/10

Outro lançamento independente foi Shine, que faturou US$ 218.789 em 609 cinemas, com uma MPS de US$ 359.

Studio 54 faturou US$ 15.000 em uma sala. Um ótimo resultado para este documentário sobre a famosa discoteca novaiorquina da década de 70.

Chasing the Blues abriu com US$ 8.980 em nove salas (US$ 998 MPS);

The Great Buster recebeu nota 69 na pesquisa Metacritic depois de passar pelos festivais de Veneza e Telluride.  Faturou

US$ 7.234 em duas salas com uma MPS US$ 3.617

O documentário de Peter Bogdanovich sobre o comediante do cinema mudo Buster Keaton estreou somente em Nova York sem grande sucesso.

Entre as continuações, a comédia policial com Robert Redford, The Old Man & The Gun, abriu para 49 salas e faturou US$ 385.000, totalizando US$ 575.000 em duas semanas.

Colette faturou US$ 458.000 quando expandiu para 107 salas, totalizando US$ 1,23 milhões em três semanas.

 

 

As internacionais

 

Venom dominou as bilheterias internacionais, ficando na 1ª posição em 57 dos 58 países onde estreou, faturando US$ 125,2 milhões, totalizando US$ $205.230.000 globais. Arrecadou US$ 5,1milhões no Brasil e ainda não tem data de lançamento na China.

Nasce Uma Estrela faturou US$ 14 milhões em 32 países e foi a segunda maior bilheteria do fim de semana.

Na 3ª posição ficou a produção de Hong Hong Project Gutenberg, estrelando Chow Yun-fat e Aaron Kwok, com US$ 38 milhões em seis mercados e totalizando US$ 98,4 milhões.

Pé Pequeno arrecadou US$ 11,7 milhões internacionais no fim de semana, totalizando US$ 75 milhões.

O drama histórico chinês Shadow fechou seu terceiro fim de semana com US$ 17,9 milhões in China. Dirigido por Zhang Yimou, Shadow estreou no 75º festival de Veneza e foi exibido no festival de Toronto.