Nélson Pereira dos Santos é homenageado no México

O cineasta e roteirista paulistano Nelson Pereira dos Santos recebeu no último domingo (25) o Mayahuel de Plata no 22º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. O prêmio é um reconhecimento à figura e à carreira artística de Pereira dos Santos.
Além da homenagem ocorrida na Universidade de Guadalajara, estão previstas projeções da filmografia do diretor, como os premiados “Vidas Secas” (1963), “Como Era Gostoso Meu Francês” (1970), “O Amuleto de Ogum” (1974), “Tenda dos Milagres” (1977) e seu mais recente longa-metragem “Brasília 18%” (2006).
Considerado o percussor do cinema novo com o filme “Rio 40 graus”, Pereira dos Santos é um dos principais cineastas em atividade do Brasil. Ao longo de sua carreira recebeu inúmeros prêmios mundo afora como nos festivais de Havana, Berlim e Cannes.
Ativo aos 79 anos, Nelson Pereira dos Santos tem atuação direta nas produções cinematográficas latino-americanas. Ele faz parte do Comitê de Cineastas da América Latina e é um dos membros fundadores da Fundação do Novo Cinema Latino-americano.
Em 2006, o diretor foi escolhido para a Academia Brasileira de Letras, tornando-se o primeiro cineasta brasileiro a ser imortalizado.