NEM NEVASCA DETÉM “O REGRESSO”.

por Wanda de Andrade.

Depois de ficar na segunda posição por dois fins de semana, O Regresso subiu para a primeira colocação com US$ 16 milhões. O western de Alejandro González Iñárritu estrelado por Leonardo DiCaprio perdeu 50% da bilheteria, mas todas as bilheterias do fim de semana foram derrotadas pela tempestade Jonas – também chamada de Snowzilla nos meios cinematográficos – que atingiu a costa leste dos Estados Unidos. Um jogo da NFL, a liga do futebol americano no domingo também contribuiu para a queda da receita dos cinemas, que não abriram no sábado por causa da nevasca.

No total, 400 cinemas de Nova York, Washington, Baltimore e Philadelphia permaneceram fechados no sábado, causando uma queda de público da ordem de 12%. Muitos cinemas de Nova York reabriram no domingo, mas as baixas temperaturas e a neve acumulada mantiveram o público em casa, onde o consumo de filmes em VOD subiu signitivamente.

O Regresso continua impressionando, tendo chegado aos US$ 119,19 milhões em 17 dias de exibição. Sua bilheteria está 24,5 % à frente dos US$ 95,75 milhões faturados em 2010 por Ilha do Medo. O Regresso deve se estabilizar na próxima semana graças ao bom boca a boca e à atenção que suas 12 indicações ao Oscar desperta.

Star Wars: O Despertar da Força também subiu uma posição e ficou na segunda colocação com US$ 14,26 milhões. O sétimo capítulo da saga Star Wars perdeu somente 46% da bilheteria entre um fim de semana e outro, e foi a maior bilheteria de um oitavo fim de semana. Totaliza US$ 879,29 milhões em 38 dias e já é a maior bilheteria dos EUA de todos os tempos. Está a apenas US$ 20,71 milhões de chegar ao recorde US$ 900 milhões nas bilheterias domésticas.

Policial em Apuros 2 caiu duas posições depois de perder 63% da bilheteria e faturar US$ 12,96 milhões. Comparando, o primeiro filme perdeu somente 49% da receita no segundo fim de semana. Com uma propaganda boca a boca menor, a continuação estrelada por Ice Cube e Kevin Hart também foi afetada pela Snowzilla.

Como era esperado, as três estreias da semana se saíram mal, ficando com as 3ª, 4ª e 5ª posições com uma diferença de apenas US$ 825.000 entre elas.

Tirando o Atraso estreou na 4ª posição com US$ 11,53 milhões. A comédia com Robert De Niro e Zac Efron abriu 29% abaixo dos US$ 16,33 milhões faturados por Última Viagem a Vegas, de 2013, também com De Niro.

Boneco do Mal ficou na 5ª posição com US$ 11,26 milhões. O filme de terror de baixo orçamento (US$ 10 milhões) abriu dentro das expectativas, mas ficou 12% atrás dos US$ 12,74 milhões faturados recentemente por outro filme do gênero, A Floresta, em sua estreia.

A 5ª Onda também decepcionou, e faturou somente US$ 10,70 milhões na abertura, não passando da 6ª colocação, mas ainda ficou dentro das expectativas. Não deve ter agradado muito, pois perdeu 42% da bilheteria de sábado para domingo depois de ter recebido nota B- na pesquisa CinemaScore. Felizmente está tendo uma carreira internacional melhor do que a doméstica.

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi ficou na sétima posição bem próximo das estreias, com US$ 9,75 milhões. O filme dirigido por Michael Bay perdeu somente 40% da bilheteria, uma das melhores sustentações em grande circuito da semana. Abriu para mais 528 salas e totaliza US$ 33,48 milhões em 10 dias.

A melhor sustentação foi de A Grande Aposta que perdeu somente 34%, apesar de ter saído de cartaz em 414 salas.

No total, as bilheterias do fim de semana caíram 32% em relação ao fim de semana anterior, e 29% em relação ao mesmo fim de semana de 2015.

Na semana que vem, estreiam Kung Fu Panda 3 em 3.900 salas, Horas Decisivas (The Finest Hours) em cerca de 3.000 cinemas e Cinqënta Tons de Preto em mais de 2.150 salas.

No circuito independente, a Weinstein Co. lança Jane Got a Gun, com Natalie Portman, em aproximadamente 550 salas.

 

As Top 10

  1. 1. O Regresso (20th Century Fox) – Está na 5ª semana e subiu da 2ª para a 1ª colocação. Faturou US$ 16.000.000 (-50%) em 3.711 salas (+152); MPS (média por sala): US$ 4.312; Totaliza: US$ 119.193.000

O Regresso, passado no rigoroso inverno de 1823, liderou as bilheterias pela primeira vez desde que estreou em 8/1.

Desde Titanic, nenhum filme indicado ao Oscar de melhor filme havia subido para a primeira colocação depois de indicado.

O épico de Alejandro Gonzalez Inarritu, que concorre ao Oscar de melhor filme, perdeu o prêmio máximo da

Associação dos produtores (Producers Guild Award) para o concorrente A Grande Aposta.

O Regresso é a oitava maior bilheteria de Leonardo DiCaprio, ultrapassando O Lobo de Wall Street, e é a terceira maior bilheteria entre os indicados ao Oscar. O mau tempo do fim de semana teve um grande impacto na bilheteria de O Regresso, mas no próximo fim de semana poderá igualar os US$ 153,6 milhões de Mad Max: Estrada da Fúria.

 

  1. Star Wars: O Despertar da Força (Buena Vista) – Está na 6ª semana e subiu da 3ª para a 2ª colocação. Faturou

US$ 14.257.000 (-46%) em 3.822 salas (-312); MPS: US$ 4.237; Totaliza: US$ 879.289.000

Star Wars se segurou bem no sexto fim de semana faturando US$ 14,2 milhões. Sua próxima meta é ultrapassar pela primeira vez os US$ 900 milhões em casa, o que poderá acontecer ainda nesta semana.

 

  1. Policial em Apuros 2 (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou

US$ 12.960.000 (-63%) em 3.912 salas (+17); MPS: US$ 4.660; Totaliza: US$ 59.110.000

O líder da semana passada, Policial em Apuros 2, caiu 63% e acabou na 3ª posição. Na próxima semana, o lançamento de Cinquenta Tons de Preto, também uma comédia, poderá roubar o público de Ice Cube.

 

  1. Tirando o Atraso (Dirty Grandpa/Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 17; Faturou US$ 11.525.000 em 2.192 salas; MPS: US$ 3.958; Totaliza: US$ 11.525.000

O filme estrelado por Zac Efron e Robert De Niro foi arrazado pela crítica, mas o público parece estar gostando já que deu nota B na pesquisa CinemaScore.

 

  1. Boneco do Mal (The Boy /STX) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic:463; Faturou US$ 11.260.000 em 2.671 salas; MPS: US$ 4.216; Totaliza: US$ 11.260.000

Mulheres constituiram 75% da bilheteria de Boneco do Mal, que acabou faturando US$ 11,2 milhões. Ainda bem que custou somente US$ 10 mlhões.

Previamente chamado de The Inhabitant, o filme gira em torno de uma jovem americana (Lauren Cohan) que se emprega como babá numa cidade remota da Inglaterra. O que ela não esperava é que tenha sido contratada para cuidar de um boneco tamanho real que os pais tratam como se fosse um menino de verdade. Comparando, A Entidade 2 abriu com US$ 10,5 milhões no ano passado, e também recebeu uma nota B- na pesquisa CinemaScore, fechando com uma bilheteria de US$ 27,7 milhões. As previsões para Boneco do Mal são de que chegue perto disso e nada mais.

 

  1. A 5ª Onda (The Fifth Wave (Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic:34; Faturou US$ 10.700.000 em 2.908 salas; MPS: US$ 3.680; Totaliza: US$ 10.700.000

A 5ª Onda, estrelando Chloe Grace Moretz, foi criado para ser uma franquia, mas teve um mal começo (US$ 10,3 milhões em 2.908 salas) e não deverá cobrir o custo de US$ 38 milhões. Felizmente está se saindo melhor no exterior, onde faturou US$ 15,9 milhões em 55 países no fim de semana.

 

  1. 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi i (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 9.750.000 (-40%) em 2.917 salas (+528); MPS: US$ 3.342; Totaliza: US$ 33.483.000

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi faturou US$ 33,4 milhões nos primeiros 10 dias de exibição. Total que coloca o filme de Michael Bay 26% atrás dos US$ 45,11 milhões faturados em 10 dias por Ato de Valor, em 2012, que perdeu 44,5% no seu segundo fim de semana, mas faturou US$ 13,57 milhões.

 

  1. Pai em Dose Dupla (Paramount) – Está na 5ª semana e manteve a 5ª colocação. Faturou US$ 5.270.000 (-45%) em 2.789 salas (-533); MPS: US$ 1.890; Totaliza: US$ 138.780.000

 

  1. Norm of the North (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 4.100.000 (-40%) em 2.411 salas (igual); MPS: US$ 1.701; Totaliza: US$ 14.296.000

 

  1. A Grande Aposta (Paramount) – Está na 7ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 3.500.000 (-34%) em 1.351 salas (-414); MPS: US$ 2.591; Totaliza: US$ 56.714.000

Foi o vencedor do prêmio dos produtores no sábado, derrotando seus concorrentes ao Oscar de melhor filme O Regresso e Spotlight: Segredos Revelados.

O prêmio do Producers Guild of America significa um enorme avanço na corrida do Oscar para o filme de Adam McKay, pois 19 vencedores dos 26 prêmios David Zanuck, venceram também o Oscar de melhor filme. Naturalmente esta foi uma má notícia para O Regresso, que havia ganho anteriormente o Globo de Ouro de melhor filme (drama).

 

As Independentes

Ip Man 3, a melhor bilheteria da série O Grande Mestre, teve uma boa estreia apesar da tempestade Jonas. Faturou US$ 762.400 em 103 salas, o que deu ao terceiro capítulo da série de artes marciais de Donnie Yen uma média por sala de US$ 7.402, tendo ultrapassado na estreia a bilheteria final (US$ 205.675) de O Grande Mestre 2 que estreou com US$ 61.057 em 20 cinemas. Ip Man 3 recebeu boas críticas e 83% de críticas positivas no Tomatometer do site Rotten Tomatoes. Abre para mais salas na semana que vem.

 

Brooklyn faturou US$ 1,68 milhão em 962 salas, com uma MPS de US$ 1.741. O filme dirigido por John Crowley indicado ao Oscar de melhor filme, estrelado por Saoirse Ronan perdeu somente 7% da bilheteria depois de abrir para mais 275 salas. Totaliza US$ 27,54 milhões em 80 dias.

 

O também indicado ao Oscar de melhor filme, O Quarto de Jack, teve desempenho semelhante, faturando US$ 1,43 milhão em 884 salas (+591), com uma MPS de US$ 1.612. Com circuito ampliado, o filme dirigido por Lenny Abrahamson teve um aumento de bilheteria de 88%. Estrelado por Brie Larson, vencedora do Globo de Ouro e pelo ator de nove anos  Jacob Tremblay, que emocionou  todos com seu discurso de agradecimento ao prêmio dos críticos, O Quarto de Jack faturou US$ 7,95 milhões em 101 dias, e deve continuar a ter uma boa performance graças a suas quatro indicações para o Oscar.

 

Spotlight faturou US$ 1,38 milhão em 1.030 cinemas. Uma queda de 17% depois de ter saído de cartaz em 45 salas. O filme dirigido por Tom McCarthy, e indicado ao Oscar de melhor filme, é estrelado por Michael Keaton e Mark Ruffalo e arrecadou US$ 33,01 milhões em 101 dias.

 

Depois de abrir para mais 26 salas, 45 Anos faturou US$ 220.000 em 40 cinemas. O drama, bastante elogiado pela crítica e estrelado por Charlotte Rampling e Tom Courtenay, teve uma alta de 129% em relação ao fim de semana anterior. Faturou US$ 740.409 em 33 dias e abre para mais salas na semana que vem.

 

A Senhora da Van faturou US$ 187.026 em 30 salas, com a ótima MPS de US$ 6.234. O elogiado filme de Nicholas Hytner estrelado por Maggie Smith teve uma alta de 204%. Totaliza US$ 329.455 em 10 dias.

 

Anomalisa faturou US$ 375.000 em 143 cinemas, com uma MPS de US$ 2.622. Uma alta de somente 23% apesar de ter expandido para mais 106 salas. Totaliza US$ 1,41 milhão em 28 dias.

 

Carol e A Garota Dinamarquesa faturaram respectivamente US$ 639.000 and US$ 531.000. Carol caiu 56% depois de perder 98 salas, enquanto A Garota Dinamarquesa caiu 26% apesar de ter aberto para mais 315 cinemas. Carol totaliza US$ 10,57 milhões em 66 dias e A Garota Dinamarquesa US$ 9,72 milhões em 59 dias.

 

As Internacionais

O Regresso Já ultrapassou a marca dos US$ 100 milhões no exterior depois de faturar US$ 33,8 milhões em 48 países.

 

Star Wars: O Despertar da Força ultrapassou Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros como a quarta maior bilheteria internacional de todos os tempos. Faturou mais US$ 23,3 milhões no fim de semana, totalizando US$ 1,06 bilhão no exterior, já sendo a terceira maior bilheteria global com US$ 1,94 bilhão.

 

A Grande Aposta abriu no Reino Unido com US$ 2 milhões em 409 cinemas. Fechou o fim de semna com US$ 10,1 milhões em 51 países, totalizando US$ 30,7 milhões no exterior e US$ 87,4 milhões globais.

 

Creed: Nascido Para Lutar está fazendo uma boa carreira internacional, tendo faturado US$ 9 milhões em 37 países.  Totaliza US$ 41,9 milhões no exterior e US$ 150 milhões globais.

 

Policial em Apuros 2 fechou o fim de semana com US$ 6,5 milhões em 19 países totalizando US$ 10,4 milhões no exterior e US$ 69,5 milhões globais, com os principais mercados estreando só em março.

 

Pai em Dose Dupla faturou US$ 5,9 milhões em 46 países, totalizando US$ 59,3 milhões no exterior e US$ 198 milhões globais.

 

Alvin e os Esquilos: Na Estrada faturou US$ 5,8 milhões no fim de semana, totalizando US$ 54,4 milhões no exterior e US$ 136,8 milhões no mundo todo.

 

A Garota Dinamarquesa abriu em mais oito países no fim de semana, terminando com US$ 4,4 milhões em 22 países. Totaliza US$ 19,4 milhões no exterior e US$ 29,1 milhões globais.

 

Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme faturou US$ 4,3 milhões em 32 países. Teve um ótimo segundo fim de semana no Brasil, ficando na 2ª posição com US$ 1,4 milhão em 764 salas. Totaliza US$ 108,6 milhões no exterior e US$ 238,3 milhões globais.

 

Joy chegou a US$ 36,1 milhões no exterior depois de faturar US$ 3,1 milhões em 50 mercados. O Brasil liderou as estreias com US$ 493.000 em 227 cinemas, seguido da Rússia com US$ 286.000 em 522 salas, totalizando US$ 90,3 milhões globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 O Regresso $16.000.000 $119.192.522
2 Star Wars: O Despertar da Força $14.257.000 $879.290.000
3 Policial em Apuros 2 $12.959.520 $59.109.560
4 Tirando o Atraso $11.525.000 $11.525.000
5 Boneco do Mal $11.260.000 $11.260.000
6 A 5ª Onda $10.700.000 $10.700.000
7 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi $9.750.000 $33.483.429
8 Pai em Dose Dupla $5.270.000 $138.780.265
9 Norm Of The North $4.100.000 $14.296.203
10 A Grande Aposta $3.500.000 $56.713.841
Fonte: Rentrak