“NOITE DE ANO NOVO” LIDERA SEMANA RUIM DE BILHETERIA.
A primeira quinzena de dezembro costuma ser um desastre para as bilheterias norte-americanas, já que o público esquece o cinema e vai às compras de Natal. Mas ninguém esperava que as bilheterias de Noite de Ano Novo e The Sitter, as duas estreais wide da semana, fossem tão fracas. A Warner Bros. e a New Line esperavam que a bilheteria de Noite de Ano Novo, de Garry Marshall, ficasse em torno de US$ 20 milhões. Afinal com um elenco que inclui Michelle Pfeiffer, Zac Efron, Ashton Kutcher, Katherine Heigl, Lea Michele, Robert De Niro, Josh Duhamel, Halle Berry, Abigail Breslin, Chris “Ludacris” Bridges, Hilary Swank e Seth Meyers podia-se esperar que seus fãs corressem para vê-los.
O filme anterior de Garry Marshall, Idas e Vindas do Amor, abriu com US$ 72 milhões em 2010, no fim de semana de quatro dias que incluía o Dia dos Namorados e o Dia do Presidente. Comparando, Noite de Ano Novo recebeu a nota B+ da pesquisadora CinemaScore, enquanto Idas e Vindas do Amor recebe a nota “B”. Custou US$ 56 milhões.
O outro lançamento da semana, The Sitter ficou na segunda posição faturando US$ 10 milhões. É o primeiro filme com Jonah Hill liderando o elenco. Ele está sendo considerado um concorrente ao Oscar por se papel em Moneyball. Custou menos de US$ 25 milhões, e é o segundo filme malogrado do diretor David Gordon Green. O anterior, Sua Alteza? saiu direto em DVD no Brasil.
Entre as continuações, A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 perdeu a primeira posição que deteve por três fins de semana consecutivos, e foi parar na terceira. Faturou US$ 7,9 milhões, totalizando US$ 259,6 milhões.
Operação Presente perdeu somente 11% da bilheteria e foi a melhor sustentação dentre os lançamentos wide. Arrecadou US$ 6,6 milhões, totalizando US$ 33,5 milhões.
A Invenção de Hugo Cabret caiu 19%, faturou US$ 6,1 milhões embora tenha aberto de cerca de 1.800 salas para 2.608, totalizando US$ 33,5 milhões em três fins de semana. Embora tenha recebido uma nota “B+“
da CInemaScore devendo continuar em cartaz na temporada de Natal, poucos acreditam que vai recuperar o investimento (custou US$ 100 milhões, ou US$ 170 milhões). A Invenção de Hugo Cabret , foi eleito o melhor filme do ano pela Associação de Críticos de Cinema (National Board of Review).
Os Descendentes continuou sua sólida carreira nas bilheterias. Abriu para mais 302 salas, totalizando 876. Fez a maior média por sala da semana – US$ 23,6 milhões, totalizando US$ 23,6 milhões. Continuará no mesmo número de salas nas próximas semanas, mas abre para um circuito wide em 27 de janeiro.
BALANÇO
Somadas, as bilheterias norte-americanas do fim de semana (US$ 79.000.000) ficaram quase 15% abaixo do mesmo período do ano passado (US$ 92.018.000). Uma diferença de US$ 13.018.000, ou seja, -14,1%. Em relação ao fim de semana anterior a queda foi de 7%.
Foi o pior fim de semana desde o período entre 19 e 21 de setembro de 2008, quando o faturamento total dos cinemas chegou a somente US$ 67,8 milhões.
Em relação a 2010 à mesma altura (8/12), a bilheteria total norte-americana está 3,8% menor e o público encolheu 4,71% segundo o pesquisador Paul Dergarabedian do site Hollywood.com.
Até o dia 8 de dezembro, as bilheterias norte-americanas somavam
US$ 9.494.457.000. Comparando, em 2010 na mesma data, as bilheterias norte-americanas somavam US$ 9.822.391.000 ou seja, uma diferença de
US$ 327.934,000 ( -3.3%).
No mês de dezembro, as bilheterias norte-americanos somavam US$ 191.132.000, contra US$ 198,771,000. Uma queda US$ 7.639.000 ( -3.8%)
INDEPENDENTES
Enquanto as bilheterias dos filmes dos estúdios major amargavam o pior fim de semana desde 2008, os filmes independentes – especialmente Tinker Tailor Soldier Spy – não tiveram do que se queixar.
Tinker Tailor Soldier Spy , adaptação da Focus Features do livro de John Le Carré, estreou com US$ 300.737 em quatro cinemas, com uma média por sala de US$ 75.184. O filme de espionagem dirigido por Tomas Alfredson e estrelado por Gary Oldman, Colin Firth, Tom Hardy e John Hurt foi a terceira melhor abertura independente do ano, atrás somente de Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, e A Árvore da Vida, de Terrence Malick.
Jovens Adultos, lançamento Paramount prometido para 3/02/12 no Brasil, também teve uma ótima abertura. Lançado em cinco cidades, a comédia de Jason Reitman faturou US$ 320.000 com uma ótima média de US$ 40.000. Em 16 de dezembro abre para mais de 1.000 salas.
Precisamos Falar Sobre Kevin, que a Paris Filmes lança no Brasil em 27 de janeiro, tem Tilda Swinton liderando o elenco e direção de Lynne Ramsay faturou US$ 24.000.
Entre as continuações, Shame, lançamento Paris Filmes em 17/02, faturou US$ 276.068, com uma média de US$ 13.146. Dirigido por Steve McQueen , o filme é estrelado por Michael Fassbender e Carey Mulligan, tendo aberto de 10 salas para 21 na semana passada e acumula uma receita de total de US$ 774.154. O que representa quase seis vezes o filme anterior da dupla McQueen/Fassbender Hunger, que teminou sua careira com US$ 154.084 gross.
A The Weinstein Company tem dois filmes entrando na terceira semana: My Week With Marilyn e The Artist.
Marilyn, dirigida por Simon Curtis e estrelando Michelle Williams como Marilyn Monroe, faturou US$ 784.000 em 244 cinemas, com uma média de US$ 3.213 por sala. Acumula uma receita de US$ 784.000. Estréia no Brasil em 24 de fevereiro pela Imagem.
O filme silencioso The Artist, dirigido por Michel Hazanavicus, abriu de seis para 16 cinemas, faturando US$ 292.130, com uma média de US$ 18,258. Totaliza US$ 885.510.
Em sua quarta semana, Os Descendentes, da Fox Searchlight , abriu para 876 cinemas. O filme, estrelado por George Clooney e dirigido por Alexander Payne, faturou US$ 4,4 milhões no fim de semana, com uma média de US$ 5.006. Totaliza US$ 23,6 milhões, e entra em circuito wide em 27 de janeiro.
Like Crazy, da Paramount Vantage, dirigido por Drake Doremus e estrelado por Anton Yelchin e Felicity Jones, faturou US$ 170.000 em sua sétima semana.
Um Método Perigoso, de David Cronenberg, distribuído nos EUA pela Sony Classics, também teve boa sustentação. O filme que tem Michael Fassbender como Carl Jung e Viggo Mortensen como Freud, faturou US$ 80.125 em quatro salas, com uma média de US$ 20.031 por sala. Junta-se a Tinker, Jovens Adultos e Kevin como um dos quatro filmes com média por sala superior a US$ 20,000, o que não é tão fácil. Um Método Perigoso, que estréia no Brasil em 10 de fevereiro pela Imagem, já totaliza US$ 539.134 em três semanas e poucas salas.
INTERNACIONAL
Gato de Botas liderou pela primeira vez o circuito internacional desde a abertura em 27 de outubro.
Graças a uma boa abertura em 16 países, dos quais nove em primeiro lugar, a animação 3D faturou US$ 45,6 milhões em 5.911 cinemas de 42 países, totalizando US$ 142,3 milhões.
Noite de Ano Novo teve uma abertura fraca em 36 países. Faturou somente US$ 12,9 milhões em cerca de 2.765 cinemas.
Depois de liderar o circuito internacional por três semanas consecutivas, A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 desceu para a segunda colocação com uma bilheteria de US$ 19,8 milhões em 7.800 cinemas de 73 países. Totaliza US$ 374 milhões no exterior.
A terceira posição internacional ficou com Operação Presente, que faturou US$ 14,3 milhões em 7.460 cinemas em 63 países, levantando sua bilheteria internacional para US$ 57,5 milhões. Uma segunda posição na Rússia contribuiu com US$ 3,3 milhões vindos de 732 cinemas.
Na quarta colocação, Happy Feet 2: O Pingüim fez US$ 10,1 milhões em 6.830 cinemas de 47 países. A receita internacional acumulada está em US$ 49,2 milhões.
Intocáveis e As Aventuras de TinTim ficaram empatados na quinta posição.
O filme russo adquirido pela Sony, Vysotsky: Thank God I’m Alive, sobre o cantor e compositor Vladimir Vysotsky, fez US$ 6,6 milhões em cerca de 1.400 salas na Rússia, elevando sua receita total para US$ 21,3 milhões. Gigantes de Aço, da Disney, levantou sua receita para US$ 186,2 milhões graças a US$ 6,6 milhões em 52 territórios.
O Preço do Amanhã, da 20th Century Fox, estrelando Justin Timberlake e Amanda Seyfried, caminha para os US$ 100 milhões no exterior graças à arrecadação de US$ 5,9 milhões, obtida em 2.046 cinemas de 34 países. Acumula US$ 91,5 milhões no exterior.
Renda Renda
Semana Total
1.Noite de Ano Novo 13.705.000 13.705.000
2.The Sitter 10.000.000 10.000.000
3.Amanhecer – Parte 1 7.900.000 259.483.267
4.Os Muppets 7.073.000 65.836.258
5.Operação Presente 6.600.000 33.490.112
6.A Invenção de Hugo Cabret 6.125.000 33.489.000
7.Os Descendentes 4.385.000 23.635.423
8.Happy Feet 2: O Pingüim 3.750.000 56.850.101
9.A Gêmea que Merece 3.200.000 68.642.287
10.Imortais 2.442.000 79.849.505