NOVA DISTRIBUIDORA JÁ TRAZ SUA PROPOSTA NO NOME: DESCOLONIZA FILMES.

Acreditar na descolonização do pensamento e propor novas reflexões, novas linguagens e novas vozes são a missão da “Descoloniza Filmes”, – que nasce em 2017, sob direção de Ibirá Machado e em parceria com a cineasta Beatriz Seigner.

“A experiência humana não se resume a conceitos formulados em uma única região do planeta, e menos ainda por um único gênero”, acreditam Ibirá Machado e Beatriz Seigner. “Nossa proposta épriorizar obras dirigidas por mulheres, produzidas em países periféricos e com temáticas que contribuam com a reconstrução de uma nova forma de pensar”, declaram os sócios.

Com a experiência de ambos (Ibirá e Beatriz) na distribuição do filme Bollywood Dream – O sonho bollywoodiano, em 2011, Ibirá Machado foi para a Vitrine Filmes, logo depois de sua fundação, contribuindo com seu crescimento e consolidação, passando por filmes como O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2013), Frances Ha (Noah Baumbach, 2013), O Abismo Prateado (Karim Aïnouz, 2013) e Las Acacias (Pablo Giorgelli, 2013), dentre vários outros.

Posteriormente, coordenou o lançamento de filmes comoYorimatã (Rafael Saar, 2016), A Morte de J.P. Cuenca(João Paulo Cuenca, 2016), A Loucura Entre Nós(Fernanda Vareille, 2016) e Crônica da Demolição(Eduardo Ades, 2017).

A Descoloniza é associada, desde o princípio, ao Lared, associação de distribuidores independentes latinoamericanos, através da qual adquiriu os direitos para distribuição dos filmes Rei (Niles Atallah, Chile);Abraça-me Como Antes – na foto – (Jurgen Ureña, Costa Rica);Minha Amiga do Parque (Ana Katz, Argentina) e Um Homem Insignificante (Khusboo Ranka e Vinay Shukla, Índia), previstos para chegarem aos cinemas em 2018.

 

Além deles, ainda em 2017 chegará Híbridos (Brasil e França), de Priscilla Telmon e Vincent Moon.