NOVO “DRAGON BALL” SURPREENDE NAS BILHETERIAS.

por Wanda de Andrade.

Depois de um período de festas de ótimas bilheterias, 2019 começou devagar, quando somente Aquamandeu algum sinal de vida. Mas no último fim de semana, a estreia de Vidro, de M. Night Shyamalan, deu novo ânimo às bilheterias. Embora se esperasse uma bilheteria entre os US$ 115 milhões-US$ 120 milhões globais, a alegria não foi tanta assim. Vidro acabou faturando somente US$ 89 milhões no mundo todo, com 74% da receita vindos do mercado internacional: US$ 48 milhões.

Se as coisas não foram tão bem quanto se esperava para um filme de precedido de grandes expectativas, uma animação japonesa sem grandes promessas surpreendeu a todos: Dragon Ball Super: Broly que estreou com US$ 22,7 milhões.

Vejamos como tudo isso aconteceu.

 As 10 Mais

  1. Vidro(Universal) – ESTREIA – Cinemascore: B; Metacritic: 42; Orçamento: US$ 20 milhões. Faturou   US$ 40.586.000 em 3.841 salas; MPS (média por sala): US$ 10.567; Totaliza: US$ 40.856.000

Enquanto as previsões da indústria eram de que Vidro estreasse com uma bilheteria em torno de US$ 80 milhões, as críticas foram muito fracas para este terceiro filme da trilogia de M. Night Shyamalan, seguindoCorpo Fechado e Fragmentado. Como as expectativas eram muito altas, a bilheteria foi considerada um fracasso. Mas se olharmos para o custo de US$ 20 milhões bancados pelo próprio Shyamalan, pelo menos financeirmente o filme pode ser considerado um sucesso.

As críticas foram as piores da trilogia (35% no Rotten Tomatoes), e isto pode ter repercutido mal junto ao público de mais de 25 anos, que representa uma parte significativa da audiência do diretor. Se o filme vai explodir ou fracassar vai depender do boca à boca, o que só saberemos nas duas próximas semanas. A favor do filme temos a baixa concorrência até meados de fevereiro, e a nota 78% no Flixster Audience Score, rede social de cinema. Fragmentado, caiu somente 35% no segundo fim de semana, tendo recebido 79% de likes no Flixter.

Mesmo que a bilheteria de estreia não tenha sido só curiosidade, é pouco provável que Vidro continue liderando por muito tempo, pois dois filmes do gênero estreiam em fevereiro e março: Alita: Anjo de Combate e Capitã Marvel.

  1. Amigos Para Sempre (STX) -Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 15.670.000 (-23%) em 3.320 salas (+240); MPS: US$ 4.720; Totaliza: US$ 43.983.000

Amigos para Sempre caiu para a segunda posição depois de faturar US$ 15,6 milhões, com uma queda de somente 23% em relação à estreia na semana passada, embora a STX esperasse mais.  Depois da estreia de US$ 20,3 milhões, o estúdio esperava em torno de US$ 19,5 milhões.

A comédia dramática interpretada por Kevin Hart e Bryan Cranston teve um ótimo boca a boca, recebeu um A na pesquisa Cinemascore e 88% de likes no Audience Score on Flixster, o que faz crer que o público não se prendeu muito à critica (40% no Rotten Tomatoes). Naturalmente grande parte da audiência era de Kevin Heart, que nunca foi muito queridinho da crítica, mas que o público ama.

  1. Dragon Ball Super: Broly(Funimation) – ESTREIA – Metacritic: 64; Orçamento: US$ 8 milhões. Faturou US$ 10.657.000 em 467 salas; MPS: US$ 22.821; Totaliza: US$ 21.077.000

Surpreendendo a toda a comunidade cinematográfica, Dragon Ball Super: Broly estreou na 3ª posição.

Broly é o primeiro filme do roteirista original da série Dragon Ball, Akira Toriyama, em mais de 18 anos.  Naturalmente a série não foi esquecida pelos fãs, alimentados pela TV nos últimos três anos, quando foi exibido pela Cartoon Network.

No mundo todo já faturou US$ 88,6 milhões, dos quais 74% vieram dos 18 países onde a Fox Internacional lançou o filme. A distribuidora japonesa já outros filmes da série anteriormente, mas nenhum deste porte. Em agosto de 2015, Dragon Ball Z: Resurrection estreou em somente 913 salas e faturou US$ 8 milhões em duas semanas. Nos EUA, o filme já faturou US$ 19,5 milhões e deve ultrapassar a bilheteria japonesa de US$ 33 milhões. Pudera, fã de verdade assiste o filme quatro, cinco, seis vezes ou mais.

Não é de admirar que os fãs de Broly, estivessem aguardando um dos heróis mangá preferidos. Um trailer do filme foi exibido em julho no San Diego Comic-Con e depois no New York Comic-Con. Goku, o herói preferido do Dragon Ball, foi também um dos balões da famosa parada do dia de Thankgiving em Nova York. Dragon Ball Super: Broly que é o 20º filme da franquia animada, conta a história de Goku e Vegeta, dois Saiyans (aliens), que terão que enfrentar Broly, um guerreiro Saiyan mais valente do qualquer lutador que tenham enfrentado antes.

A média faturada por sala foi de US$ 22.821, a maior MPS da semana. Se for contabilizada a bilheteria de quatro dias com o feriado da 2ª feira, esperava-se uma média de US$ 28.000 por sala.

  1. Aquaman(Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 10.330.000 (-40%) em 3.475 salas (-388); MPS: US$ 2.973; Totaliza: US$ 304.337.000

Apesar da concorrência de VidroAquaman já é o quarto filme da DC Comics a ultrapassar os US$ 300 milhões, atrás somente de Mulher MaravilhaBatman v. Superman: A Origem da Justiça, e Esquadrão Suicida.  É também a sexta maior bilheteria de 2018, logo atrás de Deadpool 2 que faturou US$ 318,4 milhões.

A bilheteria internacional já ultrapassa a marca dos US$ 750 milhões com US$ 759,1 milhões até o momento, totalizando US$ 1,063 bilhão. Deve fechar em torno de US$ 1,14 bilhão, a maior de um filme da DC Comics e a segunda maior da Warner, atrás apenas do último capítulo de Harry Potter.

  1. Homem-Aranha no Aranhaverso(Sony) – Está na 6ª semana e manteve a 5ª colocação. Faturou: US$ 7.255.000 (-20%) em 2.712 salas (-317); MPS: US$ 2.675; Totaliza: US$ 158.256.000

Lançado na temporada de festas de fim de ano, outro título de super-herói, Homem-Aranha no Aranhaverso perdeu somente 20% da bilheteria em relação à semana anterior. Com o feriado de 2ª feira chegou a US$ 160,1 milhões.

  1. A Caminho de Casa(Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 7.110.000 (-37%) em 3.090 salas (igual); MPS: US$ 2.301; Totaliza: US$ 21.278.000.

Boa sustentação para um filme livre, embora não tão boa quanto se esperava.

  1. Escape Room (Sony) -Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 5.275.000 (-41%) em 2.709 salas (-8); MPS: US$ 1.947; Totaliza: US$ 40.701.000
  1. O Retorno de Mary Poppins(Disney) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.244.000 (-31%) em 2.810 salas (-443); MPS: US$ 1.866; Totaliza: US$ 158.732.000
  1. Bumblebee(Paramount) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.660.000 (-35%) em 2.711 salas (-592); MPS: US$ 1.719; Totaliza: US$ 115.944.000

Dirigido por Travis Knight e com nota A- na pesquisa CinemaScore e 94% no Rotten Tomatoes, os fãs deTransformers continuam enchendo os cinemas desde a temporada de festas de fim de ano. Segundo um deles declarou à imprensa “este era o filme da série Transformers que estávamos esperando, com  um visual mais autêntico, sem tanta ação como os capítulos dirigidos por Michael Bay”.

Bumblebee já passa dos US$ 400 milhões globais, incluindo US$ 287,4 internacionais, sem estrear no Japão, que é um sólido mercado para a franquia.

  1. Suprema(Focus) – Está na 4ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 3.965.000 (-35%) em 1.957 salas (+34); MPS: US$ 2.026; Totaliza: US$ 16.877.000.

Enquanto isso, Bohemian Rhapsody, indicado ao Oscar de melhor filme e melhor ator, acumula em 78 dias de exibição US$ 201.982.484, disputando, espectador a espectador, o público com Nasce uma Estrela, também indicado a melhor filme, atriz e canção, que totaliza US$ 204.699.733 em 80 dias. Ocupam no ranking da semana a 13ª e a 19ª posições respectivamente.

No mercado internacional, Bohemian Rhapsody já faturou US$ 596 milhões, com um total global de US$ 798.008.776.

Os top 10 faturaram estimados US$ 110,7milhões no fim de semana, 14% abaixo do fim de semana anterior (US$ 96,7 milhões) e 14,4% abaixo do ano passado no mesmo fim de semana (US$ 129.325.213 milhões) quando Jumanji liderou a semana com US$ 28,1 milhões.

A bilheteria total da semana também caiu em relação ao ano passado (30%). No ano todo as bilheterias estão 13% em relação ao ano passado à mesma altura.

No próximo fim de semana estreiam no EUA e no Brasil O Menino que Queria Ser Rei (The Kid Who Would be King), da Fox em 3.400 salas e Calmaria (Serenety) em 2.500 salas. Mas os olhos da indústria e da crítica estarão voltados para o desempenho dos indicados ao Oscar depois que foram revelados na última terça-feira. Vamos conferir se alguns voltam às telas.

Duas estreias com resultados surpreendentes

Depois de um período de festas de ótimas bilheterias, 2019 começou devagar, quando somente Aquamandeu algum sinal de vida.

Mas no último fim de semana, a estreia de Vidro, de M. Night Shyamalan, deu novo ânimo às bilheterias. Embora se esperassse uma bilheteria entre os US$ 115 milhões-US$ 120 milhões globais, a alegria não foi tanta assim. Vidro acabou faturando somente US$ 89 milhões no mundo todo, com 74% da receita vindos do mercado internacional: US$ 48 milhões.

Se as coisas não foram tão bem quanto se esperava para um filme de precedido de grandes expectativas, uma animação japonesa sem grandes promessas surpreendeu a todos: Dragon Ball Super: Broly que estreou com US$ 22,7 milhões.

Vejamos como tudo isso aconteceu.

As 10 Mais

  1. Vidro(Universal) – ESTREIA – Cinemascore: B; Metacritic: 42; Orçamento: US$ 20 milhões. Faturou   US$ 40.586.000 em 3.841 salas; MPS (média por sala): US$ 10.567; Totaliza: US$ 40.856.000

Enquanto as previsões da indústria eram de que Vidro estreasse com uma bilheteria em torno de US$ 80 milhões, as críticas foram muito fracas para este terceiro filme da trilogia de M. Night Shyamalan, seguindoCorpo Fechado e Fragmentado. Como as expectativas eram muito altas, a bilheteria foi considerada um fracasso. Mas se olharmos para o custo de US$ 20 milhões bancados pelo prório Shyamalan, pelo menos finenceirmente o filme pode ser considerado um sucesso.

As críticas foram as piores da trilogia (35% no Rotten Tomatoes), e isto pode ter repercutido mal junto ao público de mais de 25 anos, que representa uma parte significativa da audiência do diretor. Se o filme vai expodir ou fracassar vai depender do boca à boca, o que só saberemos nas duas próximas semanas. A favor do filme temos a baixa concorrência até meados de fevereiro, e a nota 78% no Flixster Audience Score, rede social de cinema. Fragmentado, caiu somente 35% no segundo fim de semana, tendo recebido 79% de likes no Flixter.

Mesmo que a bilheteria de estreia não tenha sido só curiosidade, é pouco provável que Vidro continue liderando por muito tempo, pois dois filmes do gênero estreiam em fevereiro e março: Alita: Anjo de Combate e Capitã Marvel.

  1. Amigos Para Sempre (STX) -Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 15.670.000 (-23%) em 3.320 salas (+240); MPS: US$ 4.720; Totaliza: US$ 43.983.000

Amigos para Sempre caiu para a segunda posição depois de faturar US$ 15,6 milhões, com uma queda de somente 23% em relação à estreia na semana passada, embora aSTX esperasse mais.  Depois da estreia de US$ 20,3 milhões, o estúdio esperava em torno de US$ 19,5 milhões.

A comédia dramática interpretada por Kevin Hart e Bryan Cranston teve um ótimo boca a boca, recebeu um A na pesquisa Cinemascore e 88% de likes no Audience Score on Flixster, o que faz crer que o público não se prendeu muito à critica (40% no Rotten Tomatoes). Naturalmente grande parte da audiência era de Kevin Heart, que nunca foi muito queridinho da crítica, mas que o público ama.

  1. Dragon Ball Super: Broly(Funimation) – ESTREIA – Metacritic: 64; Orçamento: US$ 8 milhões. Faturou US$ 10.657.000 em 467 salas; MPS: US$ 22.821; Totaliza: US$ 21.077.000

Surpreendendo a toda a comunidade cinematográfica, Dragon Ball Super: Broly estreou na 3ª posição.

Broly é o primeiro filme do roteirista original da série Dragon Ball, Akira Toriyama, em mais de 18 anos.  Naturalmente a série não foi esquecida pelos fãs, alimentados pela TV nos últimos três anos, quando foi exibido pela Cartoon Network.

No mundo todo já faturou US$ 88,6 milhões, dos quais 74% vieram dos 18 países onde a Fox Internacional lançou o filme. A distribuidora japonesa já outros filmes da série anteriormente, mas nenhum deste porte. Em agosto de 2015, Dragon Ball Z: Resurrection estreou em somente 913 salas e faturou US$ 8 milhões em duas semanas. Nos EUA, o filme já faturou US$ 19,5 milhões e deve ultrapassar a bilheteria japonesa de US$ 33 milhões. Pudera, fã de verdade assiste o filme quatro, cinco, seis vezes ou mais.

Não é de admirar que os fãs de Broly, estivessem aguardando um dos heróis mangá preferidos. Um trailer do filme foi exibido em julho no San Diego Comic-Con e depois no New York Comic-Con. Goku, o herói preferido do Dragon Ball, foi também um dos balões da famosa parada do dia de Thankgiving em Nova York. Dragon Ball Super: Broly que é o 20º filme da franquia animada, conta a história de Goku e Vegeta, dois Saiyans (aliens), que terão que enfrentar Broly, um guerreiro Saiyan mais valente do qualquer lutador que tenham enfrentado antes.

A média faturada por sala foi de US$ 22.821, a maior MPS da semana. Se for contabilizada a bilheteria de quatro dias com o feriado da 2ª feira, esperava-se uma média de US$ 28.000 por sala.

  1. Aquaman(Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 10.330.000 (-40%) em 3.475 salas (-388); MPS: US$ 2.973; Totaliza: US$ 304.337.000

Apesar da concorrência de VidroAquaman já é o quarto filme da DC Comics a ultrapassar os US$ 300 milhões, atrás somente de Mulher MaravilhaBatman v. Superman: A Origem da Justiça, e Esquadrão Suicida.  É também a sexta maior bilheteria de 2018, logo atrás de Deadpool 2 que faturou US$ 318,4 milhões.

A bilheteria internacional já ultrapassa a marca dos US$ 750 milhões com US$ 759,1 milhões até o momento, totalizando US$ 1,063 bilhão. Deve fechar em torno de US$ 1,14 bilhão, a maior de um filme da DC Comics e a segunda maior da Warner, atrás apenas do último capítulo de Harry Potter.

  1. Homem-Aranha no Aranhaverso(Sony) – Está na 6ª semana e manteve a 5ª colocação. Faturou: US$ 7.255.000 (-20%) em 2.712 salas (-317); MPS: US$ 2.675; Totaliza: US$ 158.256.000

Lançado na temporada de festas de fim de ano, outro título de super-herói, Homem-Aranha no Aranhaverso perdeu somente 20% da bilheteria em relação à semana anterior. Com o feriado de 2ª feira chegou a US$ 160,1 milhões.

  1. A Caminho de Casa(Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 7.110.000 (-37%) em 3.090 salas (igual); MPS: US$ 2.301; Totaliza: US$ 21.278.000.

Boa sustentação para um filme livre, embora não tão boa quanto se esperava.

  1. Escape Room (Sony) -Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 5.275.000 (-41%) em 2.709 salas (-8); MPS: US$ 1.947; Totaliza: US$ 40.701.000
  1. O Retorno de Mary Poppins(Disney) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.244.000 (-31%) em 2.810 salas (-443); MPS: US$ 1.866; Totaliza: US$ 158.732.000
  1. Bumblebee(Paramount) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.660.000 (-35%) em 2.711 salas (-592); MPS: US$ 1.719; Totaliza: US$ 115.944.000

Dirigido por Travis Knight e com nota A- na pesquisa CinemaScore e 94% no Rotten Tomatoes, os fãs deTransformers continuam enchendo os cinemas desde a temporada de festas de fim de ano. Segundo um deles declarou à imprensa “este era o filme da série Transformers que estávamos esperando, com  um visual mais autêntico, sem tanta ação como os capítulos dirigidos por Michael Bay”.

Bumblebee já passa dos US$ 400 milhões globais, incluindo US$ 287,4 internacionais, sem estrear no Japão, que é um sólido mercado para a franquia.

  1. Suprema(Focus) – Está na 4ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 3.965.000 (-35%) em 1.957 salas (+34); MPS: US$ 2.026; Totaliza: US$ 16.877.000.

Enquanto isso, Bohemian Rhapsody, indicado ao Oscar de melhor filme e melhor ator, acumula em 78 dias de exibição US$ 201.982.484, disputando, espectador a espectador, o público com Nasce uma Estrela, também indicado a melhor filme, atriz e canção, que totaliza US$ 204.699.733 em 80 dias. Ocupam no ranking da semana a 13ª e a 19ª posições respectivamente.

No mercado internacional, Bohemian Rhapsody já faturou US$ 596 milhões, com um totla global de US$ 798.008.776.

Os top 10 faturaram estimados US$ 110,7milhões no fim de semana, 14% abaixo do fim de semana anterior (US$ 96,7 milhões) e 14,4% abaixo do ano passado no mesmo fim de semana (US$ 129.325.213 milhões) quando Jumanji liderou a semana com US$ 28,1 milhões.

A bilheteria total da semana também caiu em relação ao ano passado (30%). No ano todo as bilheterias estão 13% em relação ao ano passado à mesma altura.

No próximo fim de semana estreiam no EUA e no Brasil O Menino que Queria Ser Rei (The Kid Who Would be King), da Fox em 3.400 salas e Calmaria (Serenety) em 2.500 salas. Mas os olhos da indústria e da crítica estarão voltados para o desempenho dos indicados ao Oscar depois que foram revelados na última terça-feira. Vamos conferir se alguns voltam às telas.