NOVO FESTIVAL DE CINEMA DE PIRENÓPOLIS ABRE INSCRIÇÕES

Primeira edição do Pirenópolis.Doc promove uma reunião de documentários de todo o Brasil no Centro-Oeste; inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.

Promover um verdadeiro mapeamento e impulsionar o documentário produzido nas cinco regiões do País. Estimular o pensamento crítico e gerar discussões sobre o gênero cinematográfico. Com objetivos que reiteram a necessidade de discutir a produção de cinema no Brasil, o Pirenópolis.Doc chega à sua primeira edição nos dias 06 a 09 de agosto, em uma iniciativa inédita em Goiás em promover uma mostra específica para obras documentais brasileiras. Não poderia ser em outro lugar além da encantadora cidade Pirenópolis e de seu histórico Cine Pireneus para sediar este encontro de realizadores, debatedores e documentaristas de todo o País.

Promovido pela Violeta Filmes e pela Maricota Produções, as inscrições para o festival já estão abertas desde o início de abril. Podem ser inscritos filmes e vídeos documentários produzidos no Brasil ou em co-produção entre Brasil e outro(s) país(es), finalizados a partir de janeiro de 2014. O Pirenópolis.Doc abarca duas categorias em seu processo de seleção: competição de documentários de longa ou média-metragem (a partir de 31min) e competição de documentários de curta-metragem (até 30min).

Além disso, podem ser inscritos documentários sobre qualquer tema, produzidos em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras de celulares, câmeras digitais e em película 16 mm e 35 milímetros. A inscrição é gratuita e encerra no dia 30 de abril. Basta acessar o site www.pirenopolisdoc.com.br e preencher o formulário disponível.

Além da exibição dos filmes, o festival ainda promove debates, bate-papos e cursos. De acordo com a coordenadora do Pirenópolis.Doc, Fabiana Assis, o festival é focado na produção brasileira contemporânea de curtas e longa-metragens. “A ideia é que o festival possa fazer um mapeamento dessa produção, descobrir onde estão os filmes sobre diversos temas que tratam da realidade brasileira através do recurso audiovisual e, a partir disso, explorar as relações que se estabelecem entre as pessoas, os aparatos fílmicos e o mundo”, ressalta.

PIRENÓPOLIS

Já no roteiro das cidades mais charmosas e históricas do centro do País, Pirenópolis recebe anualmente diversos eventos de cultura, a exemplo do Canto da Primavera, do Festival Internacional de Música (Figo), Festival Gastronômico e do Festival de Literatura (Flipiri). Pela primeira vez, a cidade recebe um festival de cinema com foco em produções documentais. Localizada no leste de Goiás, o município está estrategicamente estabelecido entre Goiânia e Brasília.

A escolha da cidade para a realização do Festival tem como intuito descentralizar os eventos culturais de Goiânia e da Capital Federal e aproximar o contato físico dos participantes. “Além de levar eventos para cidades menores, como a pequena e aconchegante Pirenópolis, queremos ocupar o lendário Cine Pireneus para mais um evento de cinema”, comenta Fabiana.

O Pirenópolis.Doc é realizado através da Lei Goyazes, com patrocínio da Novo Mundo e Complem. Ofestival ainda conta com o apoio da Prefeitura de Pirenópolis.

ANOTE

PIRENÓPOLIS.DOC

Data: 06 a 09 de agosto

Local: Cine Pireneus (Pirenópolis)

Inscrições gratuitas: www.pirenopolisdoc.com.br