NOVO “VELOZES E FURIOSOS” ULTRAPASSA US$ 1 BILHÃO. “GUARDIÕES” VÃO ATRÁS

 por Wanda de Andrade.

Isto é o verão.

E como verão rima com ação e animação teremos ainda:  Rei Artur: A Lenda da Espada, Mulher Maravilha, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Carros 3, Transformers: O  último Cavaleiro, Meu Malvado Favorito 3  e muito mais. Breve num cinema perto de você

 

Velozes e Furiosos 8 continuou liderando as bilheterias norte-americanas pelo terceiro fim de semana consecutivo, além de ultrapassar US$ 1 bilhão global.

As estreias How to be a Latin Lover e o filme indiano Baahubali 2: The Conclusion roubaram a cena ao faturar mais do que O Círculo, estrelado por Tom Hanks e Emma Watson.

No cenário internacional, quem roubou a cena foi Guardiões da Galáxia Vol. 2, uma semana antes da estreia nos EUA. 

 

Com uma bilheteria de US$ 19,3 milhões, Velozes e Furiosos 8 totaliza US$ 192,7 milhões em casa, e é o quinto filme da Universal que chega ao US$ 1 bilhão na bilheteria global, igualando-se a Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (US$ 1,67 bilhão), Velozes e Furiosos 7 (US$ 1,52 bilhão), Os Minions (US$ 1,16 bilhão) e Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (US$ 1,04 bilhão).

 

Na segunda posição, How to be a Latin Lover surpreendeu, faturando quase US$ 12 milhões com uma média por sala de US$ 10.750.

 

Baahubali 2: The Conclusion, filme sensação de Tollywood, estúdios indianos do sul do país, situados na região Telangana e que produzem filmes em linguagem Telugu, em oposição a Bollywood situada ao norte do país em Bombaim, também surpreendeu e ficou na 3ª posição. .

 

Numa semana de surpresas, O Círculo, estreou abaixo das expectavias e não passou da 4ª posição. Mau avaliado pela crítica, pontuou somente 17% no Rotten Tomatoes e 43 no Metacritic, referendados pelo público que deu uma rara nota D+ na pesquisa CinemaScore, feita no dia da estreia.

 

As continuações, que ocuparam da quinta à nona posição e perderam 34%, ou menos, da bilheteria. Despedida em Grande Estilo teve a melhor sustentação, (- 27 %) seguido de O Poderoso Chefinho (-29 %) e Gifted foi ajudado pela expansão para mais salas. E o público infantil também ajudou a manter as bilheterias de Os Smurfs e a Vila Perdida e A Bela e a Fera com perdas menores que as esperadas.

 

Paixão Obsessiva não teve a mesma sorte e caiu 51 % indo para a 10ª posição. Mas a maior decepção foi o documentári das Disneynature, Born in China, que caiu da 6ª para a 11ª posição. Documentários anteriores da Disney ficaram por mais tempo entre as Top 10.

 

Sleight, que recebeu as melhores críticas da semana (73% no Rotten Tomatoes e 63 no Metacritic) estreou em 565 salas e acabou na 14ª posição com uma bilheteria de US$ 1,7 milhão. Ainda bem que custou somente US$ 250.000.

 

Duas boas estreias destinadas a públicos específicos não foram suficientes para impedir que o último fim de semana tivesse a pior bilheteria do ano. As Top 10 somaram US$ 79 milhões, 13,2% menos do que os US 91,9 faturados por elas na semana passada, e 20% menos do que os US$ 117,6 milhões totalizados pelas 10 maiores bilheterias no mesmo fim de semana do ano passada. Mas na próxima semana Guardiões da Galáxia Vol. 2 já começa a recuperar as bilheterias perdidas.

 

Guardiões da Galáxia Vol. 2 teve uma boa estreia internacional no fim de semana com US$ 101,2 milhões em 37 países, 57 % acima da estreia do filme anterior nos mesmos territórios.

Estreia em 4.200 salas nos EUA na próxima sexta-feira, oficialmente dando início à temporada cinematográfica do verão.  Se Velozes e Furiosos 8 não chegou a ser o segundo filme de 2017 a ultrapassar os US$ 100 milhões na estreia, Guardiões da Galáxia Vol. 2 certamente chegará lá, com expectativas em torno de US$ 150 milhões.

Voltemos ao último fim de semana.

 

 

As Top 10

 

  1. Velozes e Furiosos 8 (Universal) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 19.340.000 (-49%) em 4.077 salas (-252); MPS (média por sala): US$ 4.756; Totaliza: US$ 293.721.000

Velozes e Furiosos 8 ultrapassou o US$ 1 bilhão global no domingo, liderando as bilheterias semanais pelo terceiro fim de semana consecutivo com US$ 19,3 milhões. É o segundo filme de 2017 a alcançar o marco do bilhão de dólares ao lado de Fragmentado. Sua queda de 49,5 % no terceiro fim de semana acompanha a queda de 51,1 e 44,2 % sofridas no terceiro fim de semana pelos dois filmes anteriores da franquia. Mas com US$ 192,7 milhões na bilheteria doméstica, Velozes e Furiosos 8 está 34,5 % atrás do filme anterior e 4,9 % atrás de Velozes e Furiosos 6 à mesma altura.

 

  1. How to Be a Latin Lover (Lionsgate) – ESTREIA – Nota Metacritic: 53; Faturou: US$ 12.019.000 em 1.118 salas; MPS: US$ 10.750; Totaliza: US$ 12.019.000

How to be a Latin Lover foi a melhor estreia da semana com US$ 12 milhões em pouco mais de mil salas, ficando acima de qualquer expectativa.

É estrelado por Eugenio Derbez, bastante conhecido o México e também nos EUA depois do lançamento de Não Aceitamos Devoluções em 2013, que ele dirigiu além de protagonizar, e que faturou US$ 7,8 milhões na estreia em 348 salas.

Derbez interpreta Máximo, picareta que fez carreira conquistando mulheres mais velhas. Quando ele completa 80 anos sua mulher dá o troco, substituindo-o por um rapaz muito mais jovem. Maximo vai viver com a filha mais velha (Salma Hayek) e tenta retomar sua carreira de sedutor.

How to Be a Latin Lover estreou no triplo de salas de Não Aceitamos Devoluções, contou com um orçamento maior (embora não revelado) e teve um apelo maior para o público norte-americano, pois é passado na California.

Baseada na pesquisa Cinemascore que deu A ao filme no dia da estreia, a produtora Pantelion apostou mais uma vez em Derbez e o escalou para a refilmagem de Um Salto Para a Felicidade (Overboard, 1987) programado para 2018.

A plateia de How to be a Latin Lover era composta 55% por mulheres, 75% do total tinham 25 anos ou mais, e 89% eram de origem hispânica.

 

  1. Baahubali 2: The Conclusion (Great India 2) – ESTREIA – Faturou: US$ 10.138.000 em 405 salas; MPS: US$ 23.855; Totaliza: US$ 10.138.000

Baahubali 2, produção de US$ 40 milhões, ficou na 3ª posição com US$ 10,1 milhões em somente 450 salas. Foi o maior lançamento IMAX de um filme indiano. Foi lançado em 45 cinemas no formato, faturando US$ 1,8 milhão, um recorde para um filme de língua estrangeira. A aventura cheia de ação é passada na ìndia antiga e conta a história de um corajoso guerreiro que se envolve num conflito de décadas entre dois reinos míticos. Sua bilheteria de estreia foi muito maior do que a do filme anterior que faturou US$ 6,7 milhões em 236 salas no verão de 2015.

Baahubali 2, que também estreou na India no fim de semana, é a continução de Baahubali: O Começo e chama a atenção para a indústria cinematográfica do sul do país, que normalmente é ofuscada pela produção de Bollywood, sediada em Bombaim no norte e é falada na língua hindi.

O trailer atraiu 53 milhões de visualizações no YouTube apesar de ter sido uploaded a somente um mês e meio atrás.

 

  1. O Círculo (The Circle/STX) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 43; Faturou: US$ 9.320.000 em 3.163 salas; MPS: US$ 2.947; Totaliza: US$ 9.320.000

Nem todas as histórias do fim de semana foram histórias de sucesso. Derrotado antes da estreia por péssimas críticas (D+ CinemaScore e 17% no Rotten Tomatoes), O Círculo acabou faturando somente US$ 9,3 milhões apesar de lançado em 3.163 salas.

Pesquisa na saída do cinema na estreia revelou que 62% do público eram mulheres e 44% delas tinham idades entre 18 e 34 anos.

Lançado logo depois de A Bela e a Fera, Emma Watson deveria ser um chamamento para o filme, além de Tom Hanks. O que não aconteceu. Talvez por ter sido o filme pior avaliado pela crítica na semana. Ou pelo atraso no lançamento e pelo tema (invasão de privacidade na Internet) que já não desperta tanto interesse. Passado num futuro próximo numa companhia high-tech, uma nova funcionária (Watson) descobre uma programação que irá afetar primeiro a vida de seus colegas e depois de suas famílias e a sociedade como um todo.  Custou US$ 18 milhões.

 

  1. O Poderoso Chefinho (20th Century Fox) – Está na 5ª semana e caiu da 2ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 9.050.000 (-29%) em 3.792 salas (+42); MPS: US$ 2.420 Totaliza: US$ 148,465,584

O Poderoso Chefinho se segurou bem, perdendo somente 29% de sua bilheteria em seu quinto fim de semana, faturando US$ 9,05 milhões e se aproximando dos US$ 150 milhões totais em casa.

 

  1. A Bela e a Fera (Disney) – Está na 7ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 9.050.000 (-34%) em 3.155 salas (-160); MPS: US$ 2.029; Totaliza: US$ 480.100.000

 

  1. Despedida em Grande Estilo – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.400.000 (-27%) em 2.761 salas (-277); MPS: US$ 2.029; Totaliza: US$ 37.320.000

 

  1. Os Smurfs e a Vila Perdida (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 3.315.000 (-32%) em 2.554 salas (-183); MPS: US$ 1.298; Totaliza: US$ 37.735.000

 

  1. Gifted (Fox Searchlight) – Está na 4ª semana e caiu 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.300.000 (-28%) em 2.215 salas (+229); MPS: US$ 1.490; Totaliza: US$ 15.830.000

 

  1. Paixão Obessiva (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.345.000 (-51%) em 2.417 salas (igual); MPS: US$ 970; Totaliza: US$ 8.840.000

 

As Independentes

Como vimos, dois filmes de língua estrangeira foram a grande surpresa no circuito independente da semana: How to Be a Latin Lover e o indiano Baahubali 2: The Conclusion e entraram para as Top 10 ficando com a 2ª e 3ª posições.

Entre os lançamentos independentes de produção norte-americana nenhum conseguiu ultrapassar os US$ 10.000 de média por sala.

Obit (Kino Lorber) foi a melhor bilheteria indie da semana tendo faturando US$ 17.407 em duas salas, com um MPS de US$ 8.704; O segundo documentário focando o jornal The New York Times, mostra os bastidores da seção de obituários, a mais completa do jornalismo americano.

Nenhum dos outros lançamentos independentes tiveram desempenho animador.

Battle for Memories, da China Lion, faturou US$ 210.000 em 42 salas com uma MPS de US$ 5.000;

One Week and a Day estreou com US$ 9.500 em três salas com uma MPS de US$ 3.167;

Buster’s Mal Heart faturou US$ 7.800 em uma sala;

Bang! The Bert Berns Story também estreou em uma única sala faturando US$ 4.227; e

Natasha, que faturou US$ 8.500 em uma sala.

Entre as continuações, The Lost City of Z continuou abrindo para mais salas na 3ª semana. Faturou $1,733,000 em 866 salas (+252), com uma MPS de US$ 2.001, totalizando US$4.833.000, e The Zookeeper’s Wife continua liderando as bilheterias independentes de 2017, totalizando US $ 14.813.420

 

As Internacionais

Com US$ 68,4 milhões faturados em 69 países, Velozes e Furiosos 8 teve uma queda de 56,7 % em relação à semana anterior, mas chegou ao US$ 1 bilhão global no domingo.

Totaliza US$ 867,6 milhões no exterior e US$ 1,06 bilhão globais. Com 81,8 % de sua receita mundial advindos do exterior é a maior percentagem de participação estrangeira nas bilheterias globais de um filme de um bilhão de dólares. Naturalmente a China foi a maior contribuição com US$ 361 milhões, podendo ultrapassar Velozes e Furiosos 7, que era até então a maior bilheteria de um filme estrangeiro no país, com US$ 390,9 milhões.

No domingo ultrapassou também o último filme do club do bilhão de dólares, Rogue One: Uma História Star Wars que faturou US$ 1,05 bilhão em dezembro de 2016.

No início de abril Velozes e Furiosos 8 já havia sido a maior bilheteria de estreia mundial de todos os tempos: US$ 542 milhões, ofuscando Star Wars:  O Despertar da Força (US$ 529 milhões).

 

Guardiões da Galáxia Vol. 2 foi a maior bilheteria em quase todos os países onde foi lançado no último fim de semana, com exceção de Portugal, Turquia e Vietnan, ultrapassando Os Guardiões da Galáxia original. Faturou US$ 15,5milhões no Reino Unido, US$ 11,6 milhões na Austrália, US$ 8,3 milhões na Alemanha, US$ 7,9 milhões na França, US$ 7,6 milhões no México e US$ 6,9 milhões no Brasil.

Até o momento, falando de filmes do estúdio Marvel, a Disney estima que o novo filme esteja 57% acima dos Os Guardiões da Galáxia original, que fechou com US$ 440,2 milhões internacionais, 50% à frente de Capitão América: O Soldado Universal, que faturou US$ 454,5 milhões internacionais e ficou 19% á frente de Thor: O Mundo Sombrio que faturou US$ 438,2milhões nos mesmos países onde Guardiões da Galáxia Vol. 2 já foi lançado.

Ainda não estreou na Rússia, Coreia do Sul, China e Japão.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Velozes e Furiosos 8 $19,389,780 $192,721,355
2 How To Be A Latin Lover $12,018,500 $12,018,500
3 Baahubali: The Conclusion $10,138,189 $10,138,189
4 O Círculo $9,320,000 $9,320,000
5 O Poderoso Chefinho $9,050,000 $148,465,584
6 A Bela e a Fera $6,400,000 $480,100,233
7 Despedida em Grande Estilo $3,580,000 $37,319,770
8 Os Smurfs e a Vila Perdida $3,315,000 $37,734,501
9 Gifted $3,300,000 $15,830,025
10 Unforgettable $2,345,000 $8,883,819
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 Guardiões da Galáxia Vol. 2 101.200.000 101.200.000
2 Velozes e Furiosos 8 68.400.000 1.060.321.355
3 O Poderoso Chefinho 15.500.000 396.465.584
4 Shock Wave 24.400.000 26.365.000
5 A Bela e a Fera 17.200.000 1.142.500.233
6 Battle Of Memories 21.800.000 22.170.400
7 Os Smurfs e a Vila Perdida 11.700.000 155.534.501
8 Baahubali: The Conclusion 3.690.400 13.828.589
9 Love Off The Cuff 13.715.000 14.535.000
10 This Is Not What I Expected 12.325.000 16.593.000
Fonte: Comscore.com