NOVO “X-MEN” ´É O CAMPEÃO DAS BILHETERIAS ESTA SEMANA.

Depois de um ótimo fim de semana no fim de maio, quando houve três estréias “wide”, este primeiro final de semana de junho contou com somente uma estréia em nível nacional (mais de 1.000 salas) “X-Men – Primeira Classe”, lançado em 3.641 cinemas, equivalentes a 6.900 salas. Faturou menos do que “X-Men Origens: Wolverine”, lançado em 4.099 cinemas, “ X-Men 2”, (3.741 cinemas) e “X-Men: O Confronto Final” (3.690 cinemas), e mais do que o primeiro “X-Men – O Filme” (3.025 cinemas).
Se foi o menor número de salas, a pouca curiosidade do público, ou ainda a ausência de Wolverine, que prejudicou o desempenho das bilheterias de “X-Men – Primeira Classe”, ainda não se sabe, mas o fato é a estréia do novo “X-Men” ficou abaixo de seus antecessores.

“X-Men – Primeira Classe” fez US$ 56 milhões no fim de semana, bem menos do que os US$ 85 milhões arrecadados por “X-Men Origens: Wolverine”, em 2009. Mas o resultado ainda não é motivo de preocupação na Fox. Comparando, lembrou-se que “Batman Begins” estreou com US$ 48,75 milhões e acabou faturando US$ 205,3 milhões e no início deste verão, “Thor”, personagem da Marvel Comics muito menos popular, fez US$ 65,7 milhões e já está em US$ 169.072.000.

A indústria espera que “X-Men – Primeira Classe” tenha uma boa sustentação, o que é pouco provável na opinião de analistas do setor. Com base no desempenho de capítulos anteriores da franquia, chegaram à conclusão que, se seguir os padrões do primeiro “X-Men” e de “X-Men 2”, o mais novo “X-Men”deverá chegar a uma bilheteria final entre US$ 141 milhões e US$ 162 milhões, mas se acompanhar “O Confronto Final” e “Wolverine” (US$ 179,9 milhões), poderá chegar à reta final com uma bilheteria entre US$ 118 milhões e US$ 128 milhões.

Mas se “X-Men – Primeira Classe” teve um fim de semana não compatível com o título, as continuações garantiram cinemas cheios.
“Se Beber Não Case 2″ caiu 62%, fazendo estimados US$ 32,4 milhões em seu segundo fim de semana. Comparando, o primeiro “Se Beber Não Case” perdeu somente 27% da bilheteria em seu segundo fim de semana, faturando US$ 32,8 milhões. Como a estréia foi muito boa, o segundo filme já acumulou US$ 186,9 milhões em 11 dias.
“Kung Fu Panda 2″ perdeu menos bilheteria do que “Se Beber Não Case 2″: 49%. Faturou US$ 24,3 milhões, totalizando US$ 100,4 milhões em 11 dias, onde a exibição em 3D significou 44% do faturamento.

O primeiro “Kung Fu Panda” caiu 44% do primeiro para o segundo fim de semana, e faturou US$ 33,6 milhões. Mas não causa preocupação pois a China garante o faturamento.
“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” perdeu 55% da bilheteria em relação à semana passada e faturou US$ 18 milhões, totalizando US$ 190,3 milhões em 17 dias. Ficou na quarta posição.
Em compensação, “Bridesmaids”, se segurou muito bem. Perdeu somente 27%,faturando US$ 12,1 milhões e elevando seu total para US$ 107,3 milhões em 24 dias.
“Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” chegou aos US$ 200 milhões no sábado, com 37 dias de exibição.

Balanço

A bilheteria total do fim de semana ficou quase 30% acima da do fim de semana equivalente no passado (22º). Na última semana alguns filmes atingiram marcos históricos: “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” está a caminho dos US$ 800 milhões, tendo fechado o fim de semana com uma receita mundial de US$ 790,7 milhões.
“Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” foi o primeiro filme de 2011 a chegar aos US$ 200 milhões nas bilheterias domésticas (US$ 202 milhões) e dois filmes chegaram aos US$ 100 milhões: “Bridesmaids” e “Kung Fu Panda 2”.
No geral, o fim de semana fechou com uma bilheteria total de US$ 163.000.000. O mesmo fim de semana do ano passado fechou em
US$ 128.987.000. Uma diferença de US$ 34.013.000, o que significou um aumento de +26,4%.
O mês de maio faturou US$ 195.324.000 e ficou 46,2% acima do mês de maio de 2010 (US$ 61.745.960).
Contudo, o ano de 2011 (US$ 4.120.202.000) ainda está 7,1% abaixo de 2010 à mesma altura (US$ 4.437.068.000).

Independentes

“Meia Noite em Paris” continua a impressionar. Caiu da sétima para a oitava colocação, mas continua entre as 10 maiores bilheterias da semana. Embora esteja em exibição em somente 147 cinemas, fez US$ 2,9 milhões, com uma média de US$ 19.838 por sala.
Se continuar nesse ritmo, acabará ultrapassando a bilheteria de US$ 22,5 milhões de “Vicky Christina Barcelona”. Em 17 dias de carreira, já ultrapassou as bilheterias dos dois últimos filmes de Woody Allen: “Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos” e “Igual a Tudo na Vida”. Seu grande teste é na próxima semana, quando abrir para entre 750 e 1.000 cinemas, o maior circuito que um filme de Allen já teve.

“A Árvore da Vida”, de Terrence Mallic, abriu para mais 16 salas, totalizando agora 20. Fez estimados US$ 621.000, com uma média por sala de US$ 31.050, a mais alta do fim de semana, embora signifique somente dois terços da média da semana anterior. Já acumula uma bilheteria de US$ 1,3 milhão.
“Beginners”, de Mike Mills, não teve um bom começo. O drama romântico estrelado por Ewan McGregor, Christopher Plummer e Melanie Laurent, fez US$ 135.190 em cinco cinemas, com uma média por sala de US$ 27.038. Embora não se compare com a média por sala de “Minhas Mães e Meu Pai”, que no verão passado fez uma média de US$ 70.282 em sete cinemas, ainda assim, não foi das piores.
“Beautiful Boy”, filme de Shawn Ku, fez US$ 16.100 em quatro cinemas, com uma média de US$ 4.025 por sala.
O documentário “The Last Mountain”, que fez US$ 17.298 em duas salas teve uma boa média de US$ 8.649. Outro documentário, “Women, Art, Revolution”, de Lynn Hershman-Leeson, foi lançado em somente duas salas. Descrevendo como a Revolução Feminista se transformou num movimento artístico e cultural, faturou US$ 6.361 com uma média de US$ 3.181 por sala.
“Film Socialisme”, de Jean-Luc Godard, lançado somente no IFC Center, em Nova York, fez 4.500. O último filme do diretor francês, “Notre Musique”, de 2004, fez US$ 8.210 em uma única sala em seu primeiro fim de semana.
“Submarine” faturou US$ 40.754 em quatro cinemas com uma média de US$ 10. 189.

Internacional

“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” dominou as bilheterias estrangeiras pelo terceiro fim de semana consecutivo. O filme de Johnny Depp faturou US$ 69,4 milhões, perfazendo no exterior a bilheteria de US$ 600,4 milhões e US$ 790,7 milhões no mundo todo. Já é a 16ª maior bilheteria de todos os tempos e deverá ultrapassar em breve “Piratas do Caribe: O Baú da Morte” (US$ 642,9 milhões) e “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo” (US$ 654 milhões) e ficar entre as 10 maiores de todos os tempos.
“X-Men – Primeira Classe” foi lançado em 74 países, fazendo US$ 64 milhões, o que significa 5% mais do que a abertura de “X-Men: Wolverine” nos mesmos países.
Estreando em mais 13 países, num total de 53, “Se Beber Não Case 2″ faturou US$ 62 milhões no fim de semana, elevando sua bilheteria internacional para US$ 151,5 milhões, ou seja, 78 % da bilheteria final do primeiro filme.
“Kung Fu Panda 2″ fez mais US$ 40 milhões em 9.104 cinemas de 28 mercados, acumulando US$ 125 milhões nas bilheteria internacionais e US$ 225,4 milhões no mundo todo.

Embora já esteja saindo de cartaz nos EUA, “O Turista”, com Johnny Depp e Angelina Jolie, já faturou mais de US$ 210,7 milhões nas bilheterias internacionais. É quase o triplo da bilheteria norte-americana de US$ 67.6 milhões. No total já arrecadou US$ 278, 3 milhões no mundo todo.
Mantendo o ritmo, 2011 poderá deslanchar.

Renda Semana/ Renda Total (US$)

1 “X-Men – Primeira Classe” 56.000.000/56.000.000
2 “Se Beber Não Case 2″ 32.445.000/186.872.000
3 “Kung Fu Panda 2″ 24.300.000/100.440.000
4 “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” 18.010.000/190.257.000
5 “Bridesmaids” 12.128.000/107.255.000
6 “Thor” 4.200.000/169.073.000
7 “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” 3.244.000/202.058.000
8 “Meia Noite em Paris” 2.916.000/6.943.000
9 “Jumpring the Broom” 865.000/35.927.000
10 “O Noivo da Minha Melhor Amiga” 835.000/36.660.000

Fonte: Rentrak