“O Ano em que Meus Pais…” ganha o “Globo de Ouro Brasileiro”

A 4ª edição do Prêmio ACIE, da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil, elegeu ontem (28) à noite, no Centro Cultural Banco do Brasil, os melhores do cinema nacional do ano passado em oito categorias: Filme (Ficção), Documentário, Diretor, Roteiro, Ator, Atriz, Fotografia e Filme Júri Popular, novidade desta edição. O Prêmio ACIE seria o correspondente brasileiro do famoso “Globo de Ouro”, também escolhido por jornalistas internacionais.
“O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburguer, confirmou seu favoritismo e recebeu três dos seis troféus aos quais concorreu: melhor Filme (Ficção), Roteiro, e Filme Júri Popular.
O segundo mais premiado da noite foi “Estamira”, eleito melhor documentário e fotografia. A noite reservou ainda uma homenagem ao cineasta e jornalista Eduardo Coutinho pelo conjunto de sua obra.
A novidade nesta edição, o Troféu Júri Popular, permitiu ao público eleger o melhor filme entre os 13 que receberam indicações. Cerca de 1.500 pessoas que assistiram às obras concorrentes na mostra gratuita do CCBB, em abril, tiveram oportunidade de votar em seu filme preferido. Nas demais categorias o voto foi somente dos correspondentes estrangeiros – são cerca de 250 afiliados às associações do Rio de Janeiro, São Paulo, e Brasília.
Veja todos os vencedores:
MELHOR FILME:O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS.
ATOR: Antonio Calloni por ANJOS DO SOL.
ATRIZ: Hermila Guedes por CÉU DE SUELY.
DIRETOR: Beto Brant por CRIME DELICADO.
ROTEIRO: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger por O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FERIAS.
FOTOGRAFIA: ESTAMIRA.
DOCUMENTÁRIO: ESTAMIRA.