“O CONTADOR” DOMINA BILHETERIAS DOS EUA E “INFERNO” AS INTERNACIONAIS.

por Wanda de Andrade. 

Confirmando o star power de Ben Affleck, O Contador liderou o fim de semana, faturando US$ 24,7 milhões em 3.222 salas.

A outra estreiada semana, Kevin Hart: What Now?, faturou metade, arrecadando US$ 12 milhões em 2.568 cinemas, e a aventura sci-fi Max Steel foi ignorada pelos espectadores, não passando da 11ª posição depois de faturar somente US$ 2,2 milhões em 2.034 salas, com a baixíssima média por sala de US$ 1.064. Foi a oitava pior estreia de um filme em mais de 2 mil salas da história do cinema. Aqui vale uma observação interessante: quatro dos sete filmes da lista foram lançados do ano passado para cá: We Are Your Friends, Rock the Kasbah e Jem and the Holograms em 2015 e Morgan no mês passado.

 

O Contador estreou com uma bilheteria muito próxima da da estreia de A Garota do Trem na semana passada (US$ 24,5 milhões), quando as previsões eram de uma bilheteria entre US$ 15-20 milhões. Com uma diferença significativa na percepção do público: O Contador recebeu um A- na pesquisa CinemaScore no dia da estreia, comparado com um “B- dado a A Garota no Trem. Mas nenhum dos dois foi bem de crítica. O Contador teve somente 51% de críticas positivas apuradas pelo site RottenTomatoes e A Garota no Trem 43%. Mas o A- no Cinemascore sugere que O Contador poderá se sustentar melhor.

 

A Garota no Trem perdeu 51% em seu segundo fim de semana, faturando US$ 11,97 milhões, ficando na 3ª posição logo atrás de Kevin Hart: What Now? que faturou US$ 11,98 milhões.

 

Na quarta e quinta posições, dois filmes de US$ 110 milhões de orçamento. No quarto lugar ficou O Lar das Crianças Peculiares com US$ 8,9 milhões, que totaliza US$ 65 milhões e no quinto Horizonte Profundo: Desastre no Golfo com US$ 6,35 milhões, totalizando quase US$ 50 milhões.  A grande diferença entre eles é que O Lar das Crianças Peculiares está chegando aos US$ 200 milhões no mundo todo e Horizonte Profundo: Desastre no Golfo não passa dos US$ 77 milhões globais.

 

Finalmente, A Vida Secreta dos Bichos faturou US$ 5,7 milhões internacionais, totalizando US$ 857,7 milhões, passando Divertida Mente, da Pixar, entre os 50 maiores filmes de todos os tempos.

 

O grande vencedor da semana internacional foi Inferno, uma continuação de O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, também dirigido por Ron Howard, com Tom hanks mais uma vez no papel de Robert Langdon, um professor transformado em detetive baseado nos best sellers de Dan Brown. Estreou com US$ 50 milhões em 53 países duas semanas antes dos EUA.

 

As 10 mais da semana somaram US$ 84,65, 9% menos dos que os US$ 93,11 milhões totalizados pelas 10 mais na semana passada, e 22,2 % abaixo dos US$ 108,80 milhões faturados no mesmo fim de semana de 2015, quando Os Caça-Fantasmas estrearam na 1ª posição com US$ 23,61 milhões.

 

Analisando a bilheteria anual, em maio e junho as bilheterias caíram em relação a 2015, na realidade 12,8% e 11,9% respectivamente. Em julho e agosto as bilheterias subiram em relação ao ano passado, e agosto chegou a US$ 1 bilhão nas bilheterias domésticas apenas pela segunda vez na hstória, graças aos quase US$ 290 milhões arrecadados por Esquadrão Suicida, da Warner.  Depois do quase recorde, setembro foi um mês de queda, com uma bilheteria total de US$ 586 milhões arrecadados pelos 248 filmes em cartaz. Mesmo assim, foi a terceira maior bilheteria de um mês de setembro, apenas 6,4% abaixo dos US$ 626,4 milhões faturados no mesmo mês do ano passado. Juntos com setembro 2011, foram as únicas bilheterias do período a chegar aos US$ 600 milhões.

Até o momento, 2016 está 3,4% acima de 2015 à mesma altura, com US$ 8.917 bilhões comparados com os US$ 8.620 bilhões arrecadados em 2015. Os dados são do site Boxoffice Mojo.

A esta altura em 2015, seis filmes haviam ultrapassado os US$ 300 milhões, incluindo os US$ 650 milhões de Jurassic World: O Mundo dos Dinosssauros e os US$ 458 milhões de Vingadores: A Era de Ultron. Até o fim de setembro, as bilheterias 2015 totalizavam US$ 3,25 bilhões, ou seja 39,6% da bilheteria total do ano.

Comparando, as 10 maiores bilheterias de 2016 faturaram US$ 3,44 bilhões, ou seja, 40,2% da bilheria 2016 até o momento. Dentre elas, oito filmes faturaram mais de US$ 300 milhões, incluindo Procurando Dory e Capitão América: Guera Civill, que faturaram mais de US$ 400 milhões em casa.

 

No próximo fim de semana, estream quatro filmes em grande circuito: Jack Reacher: Sem Retorno trazendo Tom Cruise de volta no papel título, em 3.500 salas, Boo! A Madea Halloween, de Tyler Perry, Vizinhos Nada Secretos e Ouija: A Origem do Mal.

Vejamos a semana que passou.

 

As Top 10

  1. O Contador (The Accountant/Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 51; Faturou: US$ 24.715.000 em 3.332 salas; MPS (média por sala): US$ 7.417; Totaliza: US$ 24.715.000

O Contador, thriller estrelando Ben Affleck ao lado de Anna Kendrick e J.K. Simmons não teve dificuldades em chegar à 1ª posição, basicamente por falta de concorrência, e não por causa das críticas, que foram variadas. Na semana que vem enfrentará Jack Reacher e ainda A Garota do Trem que ainda não esgotou seu potencial na preferência do público adulto. Sua bilheteria de estreia foi melhor do que do que a de outros títulos estrelados por Affleck, como Argo e Atração Perigosa, que abriram com US$ 19,5 milhões e US$ 23,8 milhões respectivamente.

Se as críticas não foram unânimes, o público parece ter gostado, já que deu nota A na pesquisa Cinemascore e o filme teve uma alta de público da ordem de 5% entre sexta e sábado, o que não é grande coisa. Comparando, Sully: O Herói do Rio Hudson, com Tom Hanks teve uma alta de 21%, e Horizonte Profundo: Desastre no Golfo, com Mark Wahlberg, subiu 17% entre sexta e sábado na semana de estreia. A audiência de O Contador  era composta 58 % por homens, e 86 % tinham idade superior a 25 anos. Ponto a favor: seu custo foi de apenas US$ 40 milhões.

 O Contador já estreou em 10 países com uma receita internacional de US$ 2,8 milhões. Estreia no Brasil na próxima sexta-feira.

 

  1. Kevin Hart: What Now? (Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 61; Faturou: US$ 11.894.000 em 2.568 salas; MPS: US$ 4.669; Totaliza: US$ 11.894.000

What Now? foi não somente um sucesso de bilheteria como o filme melhor avaliado dos três filmes concerto do comediante Kevin Hart (78% no Rotten Tomatoes).

O público presente era 49% masculino e 51% feminino, o qual deu nota A- na pesquisa CinemaScore. 45% da audiência tinha menos de 25 anos.

What Now?, que custou menos de US$ 10 milhões e recebeu nota A- na pesquisa Cinemascore, acompanha o show de comédia stand up de Kevin Hart na Filadelfia em agosto de 2015. O último filme stand up de Hart foi Let Me Explain, de 2013, que abriu com US$ 10 milhões e totalizou US$ 32,3 milhões em casa. A terceira melhor bilheteria de um filme do gênero. Nos últimos tempos, Kevin Hart parece ter sucesso em tudo que faz. Além de seus shows stand up, entre seus seus últimos filmes, Um Espião e Meio, Policial em Apuros 2 e O Durão, todos faturaram acima de US$ 90 milhões.

 

  1. A Garota no Trem (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação, Faturou: US$ 11.974.000 (-51%) em 3.241 (+97) salas; MPS: US$ 3.241; Totaliza: US$ 46.559.000

A Garota no Trem, como outras estreias médias da temporada, caiu mais que outros filmes de suspense, despencando 51% na segunda semana.

 

  1. O Lar das Crianças Peculiares (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação, Faturou: US$ 8.900.000 (-41%) em 3.835 (+130) salas; MPS: US$ 2.321; Totaliza: US$ 65.833.000

A fantasia de Tim Burton O Lar das Crianças Peculiares totaliza US$ 65,8 milhões em 17 dias, depois de perder 41% no terceiro fim de semana, mas o mercado internacional tem sido bem mais favorável, tendo contribuído com US$ 196, 7 milhões até o momento.

 

  1. Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação, Faturou: US$ 6.350.000 (-45%) em 3.403 (+144) salas; MPS: US$ 1.866; Totaliza: US$ 49.335.000

O filme catástrofe de Mark Wahlberg totaliza US$ 49,3 milhões, com um custo de mais de US$ 100 milhões.

 

  1. Cegonhas (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação, Faturou: US$ 5.600.000 (-32%) em 3.066 (-542) salas; MPS: US$ 1.826; Totaliza: US$ 59.144.000

A animação continua se sustentando bem tendo perdido somente 33% da bilheteria, totalizando US$ 59,1 milhões domésticos e US$ 130,7 milhões globais.

 

  1. Sete Homens e um Destino (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação, Faturou: US$ 5.200.000 (-42%) em 3.210 (-486) salas; MPS: US$ 1.620; Totaliza: US$ 84.828.000

 

  1. Middle School: The Worst Years of My Life (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação, Faturou: US$ 4.250.000 (-38%) em 2.822 (igual) salas; MPS: US$ 1.506; Totaliza: US$ 13.761.000

 

  1. Sully: O Herói do Rio Hudson (Warner Bros.) – Está na 6ª semana e caiu da 8ª para a 9ª colocação, Faturou: US$ 2.960.000 (- 40,9%) em 2.211 (-847) salas; MPS: US$ 1.339; Totaliza: US$ 118.372.000

 

  1. The Birth of a Nation (Fox Searchlight) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação, Faturou: US$ 2.715.000 (-61%) em 2.105 (igual) salas; MPS: US$ 1.290; Totaliza: US$ 12.243.000

Perdendo 61% da bilheteria de estreia já fraca na semana anterior, o sucesso em Sundance totaliza somente US$ 12,2 milhões em 10 dias.

 

As Independentes

A temporada independente do outono está custando a decolar, pois filmes bem avaliados, vindos de sucessos em festivais, estão custandoa encontrar seu público mesmo em poucas salas.

 

Desierto o filme mexicano escolhido para representar o país na disputa do Oscar de filme estrangeiro fez parte da seleção oficial dos últimos festivais de Toronto e Los Angeles. Recebeu 51% de crítica positivas no site Metacritic e faturou US$ 450.000 em 73 salas, com uma MPS de US$ 6.164.

Estrelado por Gael Garcia Bernal e Jeffrey Dean Morgan, Desierto é o filme de estreia do diretor Jonas Cuarón, que escreveu o roteiro de Gravidade com seu pai Alfonso. O filme se passa na fronteira entre México e Estados Unidos e conta a história de imigrantes mexicanos sendo assassinados no deserto do sul da Califórnia.

A STX adquiriu o filme no festival de Toronto e pretende expandir o circuito até 300 ou 400 salas e o aumento de bilheteria da ordem de 21% entre sexta e sábado mostrou um bom boca a boca que justifica a expansão.

 

Certain Women (IFC) – Recebeu 83% de críticas positivas no Metacritic e fez parte da seleção oficial dos festivais de Sundance, Toronto e Nova York em 2016. Faturou US$ 65.230 em cinco salas com uma MPS de US$ 13.046

O novo filme da diretora Kelly Reichardt (Movimentos Noturnos) recebeu ótimas críticas. Estrelado por Kristen Stewart, Michelle Williams, Laura Dern e Roseanne Arquette, foi uma das melhores estreias dos cinemas onde foi lançado.

Teve uma alta de 49% entre o primeiro e segundo dias, mas mesmo assim sua bilheteria ficou aquém das ótimas críticas recebidas, do elenco e dos cinemas de prestígio onde estreou.

 

Aquarius (Vitagraph) – Recebeu 89% de críticas positivas no site Metacritic. Fez parte da seleção oficial dos festivais de Cannes, Toronto e Nova York em 2016. Faturou US$ 28.500 em três salas com uma MPS de US$ 9.500

O filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Sonia Braga, que fez sucesso nos festivais, teve uma boa bilheteria nos EUA, principalmente se levarmos em conta que o público americano não gosta de filmes legendados e sua duração de 142 minutos.

 

As Internacionais

Inferno liderou as bilheterias internacionais com US$ 50 milhões em 53 países. Ficou na 1ª posição em 45 deles. A continuação da trilogia de Dan Brown estrelada por Tom Hanks estreou com US$ 5 milhões na Itália, US$ 4,4 milhões na Alemanha, US$ 4,2 milhões na Rússia, US$ 4 milhões no Brasil e US$ 3,8 milhões no Reino Unido.

 

O Lar das Crianças Peculiares ficou na 2ª posição com US$ 23,5 milhões em 73 países, totalizando US$ 130,9 milhões globais.

 

Operation Mekong, supense chinês, manteve a 3ª posição com US$ 21 milhões em sete países, totalizando US$ 138 milhões globais.

 

O Bom Gigante Amigo, de Steven Spielberg, ficou na 4ª posição com US$ 23 milhões em 17 mercados, totalizando US$ 89 milhões internacionais.

 

A comédia coreana Luck-Key, no qual um ator e um assassino trocam de identidade acidentalmente, estreou com US$ 12,5 milhões em seu país.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US $)
1 O Contador 24.715.000 24.715.000
2 Kevin Hart: What Now? 11.984.245 11.984.245
3 A Garota no Trem 11.974.915 46.558.510
4 O Lar das Crianças Peculiares 8.900.000 65.832.789
5 Horizonte Profundo: Desastre no Golfo 6.350.000 49.335.332
6 Cegonhas 5.600.000 59.144.046
7 Sete Homens e um Destino 5.200.000 84.827.562
8 Middle School:The Worst Years Of My Life 4.250.000 13.760.795
9 Sully: O Herói do Rio Hudson 2.960.000 118.371.637
10 Birth Of A Nation, The 2.715.000 12.243.134
Fonte: Rentrak/Comscore