O EFEITO O$CAR NAS BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

por Wanda de Andrade.

Depois de liderar as bilheterias por quatro fins de semana consecutivos, Star Wars: O Despertar da Força perdeu a primeira posição para Policial em Apuros 2. A comédia estrelada por Kevin Heart e Ice Cube faturou US$ 34 milhões em 3.175 salas e totalizou US$ 39,5 milhões se considerarmos o fim de semana prolongado pelo feriado de Martin Luther King na 2ª feira.

Star Wars desceu para a 3ª posição com US$ 25,1 milhões e cerca de US$ 30 milhões se considerarmos o feriado, totalizando US$ 851 milhões em casa e US$ 1,86 bilhão globais.

O Regresso beneficiou-se das 12 indicações ao Oscar. Faturou US$ 29,5 milhões, devendo chegar a US$ 34 milhões depois do feriado, totalizando US$ 87,7 milhões.

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi, que aborda o ataque à embaixada americana na Líbia em 2012, resultando na morte de quatro pessoas incluindo o embaixador dos EUA, custou US$ 50 milhões, deve ter atingido os US$ 19 milhões em quatro dias em 2.389 cinemas. Na ocasião, o partido republicano norte-americano acusou a administração Obama (democrata), por sua atuação no caso e por não ter previsto que a embaixada estava sob ameaça.

Em época de eleições nos EUA, o partido republicano adorou o lançamento da Paramount, já que a pré-candidata democrata Hillary Clinton era Secretária de Estado na ocasião. O filme não se refere especificamente a Clinton, mas está sendo um prato cheio para os republicanos.

Estrelando John Krasinski e JameS Badge Dale, 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi, teve seu maior faturamento nos estados conservadores do Sul, que também têm o maior número de bases militares.  41% da bilheteria vieram dos estados sulistas, comparados com os 33% usuais. Em contrapartida o filme não vem se saindo tão bem nos estados do Nordeste e Oeste, que costumam liderar as bilheterias.

Apesar de seus esforços para se manter acima das controvérsias, o filme acabou irritando os círculos militares. O jornal Washington Post declarou que o porta voz da CIA, Ryan Trapani, considerou o filme uma distorção, enquanto Clinton mostrou-se superior, dizendo que estava em campanha e não tinha tempo de ir ao cinema.

A outra estreia da semana, Norm Of The North, animação sobre as aventuras um urso polar em Nova York, faturou US$ 6,7 milhões, devendo chegar a US$ 8,8 milhões no fim de semana de quatro dias.

Algumas continuações tiveram quedas. A Floresta, lançamento da semana passada, caiu 54% e só deve ficar entre as Top 10 mais uma semana. Pai em Dose Dupla e Irmãs mantiveram suas quedas abaixo dos 40%, com destaque positivo para Irmãs, que vem saindo de cartaz em muitos cinemas, mas mantendo a bilheteria. A pior queda foi a de Os Oito Odiados, que está na corrida do Oscar mas caiu para a 10ª posição depois e perder 46% da bilheteria e 553 salas, a maioria ainda na 3ª semana.

 

O efeito Oscar

O aumento das bilheterias dos indicados ao Oscar, com exceção de Os Oito Indicados, foi significativo.

Os três indicados a melhor filme Brooklyn, O Quarto de Jack e Spotlight: Segredos Revelados, embora estejam em cartaz há mais tempo, nunca estiveram em grandes circuitos, mas agora abriram para mais salas, com ótimos resultados.

O Quarto de Jack (Room) abriu para mais 205 cinemas e faturou US$ 700.000 – um aumento de 504,4% na 14ª semana em cartaz.

Ponte dos Espiões subiu 72%. Brooklyn também aumentou 57% depois de abrir para 687 salas e faturou US$ 1,66 milhões em quatro dias, com uma média por sala de US$ 2.416. Totaliza quase US$ 25 milhões.

Perdido em Marte, que ainda está em cartaz em 275 salas, aumentou 11% na bilheteria na 16ª semana.

Um sinal evidente do efeito Oscar foi A Grande Aposta, que apesar de ter perdido 764 salas (mais que qualquer outro filme entre os Top 10) perdeu somente 16% da bilheteria e teve uma alta de 20% na média por sala. Ultrapassou os US$ 50 milhões (quase US$ 20 milhões mais do que Spotlight).

Spotlight: Segredos Revelados subiu 67% depois de abrir para 985 salas (+617) na 11ª semana. Faturou US$ 1.549.967 no fim de semana com uma média por sala de US$ 1.574. Totaliza US$ 30.523.130.

Mas não foi só o Oscar que favoreceu as bilheterias deste início de ano.

 

O efeito Star Wars

Desde que Star WarS: O Despertar da Força estreou em 18 de dezembro, as bilheterias cresceram 37% em relação ao mesmo fim de semana do ano anterior, tendo cada fim de semana subido uma média de 60%.

Comparemos:

– Fim de semana de 19/12/ 2014: US$ 135 bilhões

Fim de semana de 18/12/ 2015: US$ 313,1 bilhões

Alta de 131%

 

– Fim de semana de 26/12/ 2014: US$ 209.3 bilhões

Fim de semana de 25/12/ 2015: US$ 296.4 bilhões

Alta de: 41,6 %

 

– Fim de semana de 2/01/ 2014: US$ 155 bilhões

Fim de semana de 1/01/ 2015: US$ 219,5 bilhões

Alta de: 41,6 %

 

– Fim de semana de 9/01/ 2014: US$ 126,9 bilhões

Fim de semana de 8/01/ 2015: US$ 158,9 bilhões

Alta de: 25,7 %

(Fonte: Rentrak)

 

As Top Ten

  1. Policial em Apuros 2 (Ride Along 2 /UniverSal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic:33; Faturou US$ 34.040.000 em 3.175 salas; MPS (média por sala): US$ 10.721; Totaliza: US$ 34.040.000

Policial em Apuros 2 estreou exatamente dois anos depois do primeiro filme. Entretanto enfrentou uma concorrência muito maior e recebeu nota B+ na pesquisa Cinemascore, comparada a nota A dada ao primeiro filme. Asssim, sua bilheteria ficou 15% abaixo do antecessor.  Custou US$ 40 milhões.

 

  1. O Regresso (20th Century Fox) – (Buena Vista) – Está na 4ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou

US$ 29.500.000 (-26%) em 3.559 salas (+184); MPS: US$ 8.289; Totaliza: US$ 87.675.000

Filme com mais indicações ao Oscar, O Regresso já se aproxima dos US$ 100 milhões nas bilheterias.

O filme estrelado por Leonardo Di Caprio já estava tendo uma boa bilheteria, mas as 12 indicações sem dúvida ajudaram. Incluindo as indicações a melhor filme, melhor diretor e melhor ator, O Regresso, já se saíra bem no Globo de Ouro, abriu para mais 184 sals no fim de semana, incluindo 54 salas IMAX.

 

  1. Star WarS: O Despertar da Força (Buena ViSta) – Está na 5ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou

US$ 25.120.000 (-41%) em 3.822 salas (-312); MPS: US$ 6.572; Totaliza: US$ 851.053.000

Maior bilheteria doméstica da história do cinema americano Star WarS: O Despertar da Força perdeu a primeira posição depois de quatro semanas na liderança das bilheterias norte-americanas.

O filme original levou meses na dianteira, Titanic 15 fins de semana e Avatar, sete. Mas o fato de arrecadar US$ 851.053.000 em tão pouco tempo é uma inegável conquista.

 

  1. 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi (Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic:48; Criticwire: B-. Faturou US$ 16.000.000 em 2.389 salas; MPS: US$ 6.697; Totaliza: US$

16.000.000

Desde o lançamento de Falcão Negro em Perigo em 2002, janeiro tornou-se a época favorita para lançamentos de filmes com temas militares como: A Hora Mais Escura, O Grande Herói e Sniper Americano. Todos com ótimas bilheterias que empalidecem os US$ 16 milhões de 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi. A Hora Mais Escura faturou US$ 24 milhões na estreia, O Grande Herói abriu com quase US$ 38 milhões, e Sniper Americano acima disto.

As críticas do filme de Michael Bay foram medianas, mas quem viu o filme gostou. Este é o 12º filme de Bay desde Bad Boys, de 1995, a pior bilheteria de estreia e somente o segundo (o outro foi A Ilha) a não estrear na primeira posição.

Analistas acreditam que a polêmica envolvendo o filme tenha ajudado na venda de ingressos. 38% do público entrevistado pela pesquisa post-trck da Rentrak revelaram que ter ido ver o filme por causa do fato político retratado. Foi o motivo mais mencionado pelos entrevistados.

 

  1. Pai em Dose Dupla (Paramount) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 9.300.000 (-38,1%) em 3.322 salas (+141); MPS: US$ 2.799; Totaliza: US$ 129.256.102

Pai em Dose Dupla, estrelado por Will Ferrell e Mark Wahlberg caiu 38%, mas continua impressionando com a bilheteria de US$ 129.26 milhões em 24 dias, muito acima do esperado. 30,5% à frente dos US$ 99,02 milhões faturados nos mesmos 24 dias por Os Outros Caras, de 2010, com os mesmos atores.

 

  1. Norm of the North (LionSgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic:24; Criticwire: C-. Faturou US$ 6.675.000 em 2.411 salas; MPS: US$ 2.769; Totaliza: US$ 6.675.000

A animação por computador de baixo orçamento estreou abaixo das expectativas menos otimistas. O feriado de Martin Luther King é normalmente forte para filmes para a família, mas Norm of the North não teve sucesso. Abriu 66% abaixo dos US$ 19,42 milhões de O Que Será de Nozes?, de 2014.

 

  1. A Floresta (Focus) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 5.792.000 (-54%) em 2.509 salas (+58); MPS: US$ 2.308; Totaliza: US$ 21.126.000

 

  1. A Grande Aposta (Paramount) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 5.200.000 (-16%) em 1.765 salas (-764); MPS: US$ 2.946; Totaliza: US$ 50.521.000

Graças principalmente às indicações obtidas no Oscar, A Grande Aposta caiu apenas 16%, mas acabou ficando na 8ª posição. O filme de Adam McKay ultrapassou os US$ 50 milhões depois de faturar US$ 6,25 milhões no fim de semana de quatro dias.

 

  1. Irmãs (UniverSal) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 4.420.000 (-38,5 %) em 2.313 salas (-551); MPS: US$ 2.313; Totaliza: US$ 81.852.000

 

  1. Os Oito Odiados (WeinStein) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 3.447.000 (-46,2%) em 2.385 salas (-553); MPS: US$ 1.445; Totaliza: US$ 47.595.000

Sem indicações aos principais Oscars  (Jennifer Jason Leigh foi indicada como coadjuvante e Ennio Morricone como melhor trilha sonora), o filme de Quentin Tarantino deverá fechar com menos de US$ 60 milhões. Assim, será a sétima bilheterias dentre os oito filmes de Tarantino, perdendo apenas para Cães de Aluguel.

 

As Independentes

Quase todos os filmes que devem ser vistos nesta semana estão, ou pretendiam ser, indicados a alguma premiação, com muitos deles indicados ao Oscar.

A Senhora da Van, da Sony Pictures Classics, foi a maior estreia (embora tenha sido lançado por uma semana em 2015 só para concorrer) e teve um bom desempenho apesar de não ter recebido uma indicação para o Oscar para Maggie Smith, que foi indicada para o Globo de Ouro e para o BAFTA. Faturou US$ 72.264 em 4 salas, com uma MPS de US$ 18.066, totalizando US$ 119.936

Outra estreia da semana foi À Sombra de Uma Mulher (Lombre des Fammes) do diretor Philippe Garrel, que nunca emplacou um sucesso nos EUA, mas faz sucesso em festivais. Recebeu nota B+ no Criticwire e 75 no Metacritic. Faturou

US$ 10.845 em 2 salas, totalizando US$ 10.845

Carol está na 9ª semana e faturou US$ 1.383.000 em 790 salas (+265), totalizando US$ 9.078.000.

O Quarto de Jack está na 14ª semana, faturou US$ 700.000 em 293 salas (+205), totalizando US$ 6.165.000

A Garota Dinamarquesa está na 8ª semana e faturou US$ 649.000 em 479 salas (+62), totalizando US$ 8.694.000 –

Anomalisa (Paramount) está na quarta semana e faturou US$ 290.000 em 37 salas (+20), totalizando US$ 865.000.

A animação co-Charlie Kaufman recebeu uma indicação ao Oscar (rara na categoria animação de um filme não infantil).

O Filho de Saul, da Sony PictureS Classics, está na 5ª semana e faturou US$ 113.748 em 21 salas (+17), totalizando US$ 334.676.

Depois de quatro semanas em exibição apenas em Nova York e Los Angeles, o representante da Hungria na disputa do Oscar de filme estrangeiro, abriu para mais salas nos grandes centros. O fime sobre o holocausto está tendo um desempenho melhor do que seu rival Mustang, embora não se aproxime dos resultados obtidos pelos três últimos ganhadores do prêmio, que faturaram mais de US$ 3 milhões.

45 Anos está na 4ª semana e faturou US$ 100.028 em 14 salas (+5), totalizando US$ 474.610.

A distribuidora IFC/Sundance Selects está lançando o filme nos 10 principais mercados na próxima sexta-feira numa tentativa de capitalizar a indicação de Charlotte Rampling ao Oscar de melhor atriz.

MuStang está na 9ª semana e faturou US$ 98.246 em 57 salas (+43), totalizando US$ 311.234.

A abertura para mais mercados não surtiu muito efeito, e o filme depende agora de boas críticas.

Trumbo está na 11ª semana e faturou US$ 83.278 em 66 salas (-24), totalizando US$ 7.350.000

A indicação de Bryan Cranston ao Oscar de melhor ator deve dar visibilidade ao filme que poderá chegar aos US$ 8 milhões.

 

As Internacionais

Star WarS: O Despertar da Força já é o quinto filme na história do cinema a cruzar o US$ bilhão nas bilheterias globais.

A aventura espacial faturou US$ 47,3 milhões nas bilheterias internacionais no último fim de semana, ficando na 1ª posição internacional e totalizando US$ 1,86 bilhão no mundo todo. Na China, o sétimo filme da série Star Wars depois de nove dias em cartaz acumula uma bilheteria de US$ 97,46 milhões. Mas no segundo fim de semana perdeu salas e bilheteria para a produção local Boonie Bears 3. Deverá ultrapassar a marca dos US$ 100 milhões no país durante esta semana, mas não igualará a bilheteria de US$ 400 milhões arrecadada no ano passado por Velozes e Furiosos 7.

O Regresso, ficou na 2ª posição internacional, faturando US$ 31,5 milhões em 25 países. Mas para se tornar lucrativo, terá que faturar mais de US$ 400 milhões, já que custou US$ 135 milhões sem os custos de promoção.

A animação chinesa Boonie Bears III ocupou a 3ª posição internacional, e já totaliza US$ 21 milhões.

Creed: Nascido Para Lutar (US$ 14,2 milhões) e a produção chinesa Royal Treasure com US$ 11,5 milhões, ocuparam a 4ª e a 5ª posições respectivamente. Creed: Nascido Para Lutar totaliza US$ 136 milhões no mundo todo.b

 

 

Bilheterias Americanas

Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Policial em Apuros 2 $34.036.000 $34.036.000
2 O Regresso $29.500.000 $87.674.769
3 Star Wars: O Despertar da Força $25.120.000 $851.052.841
4 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi $16.000.000 $16.000.000
5 Pai em Dose Dupla $9.300.000 $129.256.102
6 Norm Of The North $6.675.000 $6.675.000
7 A Floresta $5.792.000 $21.125.634
8 A Grande Aposta $5.200.000 $50.520.882
9 Irmãs $4.417.830 $80.851.460
10 Os Oito Odiados $3.447.000 $47.595.491
Fonte: Rentrak