O EFEITO O$CAR.

Por Wanda de Andrade.

Vencendo o prêmio máximo do sindicato dos produtores, o Darryl F. Zanuck Award, La La Land: Cantando Estações consolidou sua posição como favorito ao Oscar de melhor filme. Não que todo vencedor do prêmio dos produtores tenha vencido o grande prêmio do Oscar. No ano passado, A Grande Aposta ganhou o prêmio do PGA, mas Spotlight: Segredos Revelados ganhou o Oscar. Entretanto, 19 dos 27 vencedores anteriores do PGA foram vencedores do Oscar de melhor filme.

Os PGA Award, assim como o Oscar que acontece aproximadamente um mês depois, reflete a preferência das pessoas que fazem filmes, o que diferentemente dos prêmios da crítica por exemplo. Guerra ao Terror, O Discurso do Rei e Birdman ou (A Virtude da Ignorância), entre outros vencedores do Oscar de melhor filme, não levaram prêmios nem nos diversos Critics’ Choice nem no Golden Globe, ambos concedidos por jornalistas, que não têm representação na Academia de Hollywood. Mas venceram o prêmio do PGA.

 

O número de eleitores do PGA e o de membros da Academia é quase o mesmo: 7 mil votantes.

O que dá uma vantagem maior a La La Land é que os candidatos ao Oscar de melhor filme são os mesmos do PGA: A Chegada, Cercas, Até o Último Homem, A Qualquer Custo, Estrelas Além do Tempo, La La Land: Cantando Estações, Lion: de Volta Para Casa, Manchester à Beira-Mar e Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Vejamos como indicações e premiações a bilheteria.

 

La La Land: Cantando Estações — Superou a bilheteria de Estrelas Além do Tempo, mas não foi só a premiação a responsável. O filme de Damien Chazelle abriu para mais 1.271 salas, o que também ajudou no aumento de bilheteria que foi de 43%.

 

Lion: Uma Jornada Para Casa em cartaz em somente 575 salas, aumentou a bilheteria em 35%. Graças às indicações e alguma publicidade a mais.

 

Manchester à Beira Mar quase dobrou o número de salas chegando a 1.168 e a bilheteria subiu 113%

 

Moonlight: Sob a Luz do Luar também quase dobrou o número de salas de exibição, e a bilheteria subiu 159%, devendo chegar a US$ 25 milhões. Resultado muito bom para um filme que não tem nenhum astro de primeira grandeza no elenco. Mahershala Ali levou o prêmio de melhor ator coadjuvante do SAG, o que deve refletir na próxima semana. Antes havia sido premiado pela Associação dos Críticos de Nova York entre outros prêmios da crítica.

 

A Chegada, na 12ª semana, renasceu e teve um aumento de bilheteria de 357,4% quando passou de 180 para 1.221 salas. Embora tenha faturado menos de US$ 1,5 milhão no fim de semana, já se aproxima dos US$ 100 milhões totais em casa.

 

Cercas subiu apenas 16% faturando US$ 1,4 milhão totalizando mais de US$ 50 milhões, com um orçamento de apenas US$ 7 milhões. Como Denzel Washington já levou o prêmio de melhor ator do SAG e Viola Davis é forte concorrente ao Oscar de atriz coadjuvante, Cercas ainda pode ter um bom aumento de público e bilheteria na próxima semana.

 

Estrelas Além do Tempo continuou a atrair grande público, adicionando US$ 14 milhões, totalizando US$ 104 milhões em casa.

 

Estes são sete dos nove indicados a melhor filme. 2017 foi um dos anos que deu melhores retorno aos indicados. O que torna o Oscar deste ano ainda mais intrigante.

Voltemos à semana.

 

Depois de faturar US$ 26,26 milhões, Fragmentado caiu somente 34% ultrapassando todas as expectativas pelo segundo fim de semana consecutivo.

 

Quatro Vidas de um Cachorro superou as controvérsias e faturou dentro das expectativas.

 

A estreia de Resident Evil 6: O Capítulo Final foi a pior da franquia, e ficou na 4ª posição. Mas somada às bilheterias anteriores fez o total da franquia chegar a quase US$ 1 bilhão no mundo todo.

 

La La Land: Cantando Estações capitalizou suas 14 indicações ao Oscar e faturou US$ 12 milhões na 8ª semana.

 

Outra estreia que não se saiu bem foi Ouro e Cobiça. Faturou somente US$ 3,5 milhões e foi a pior resultado em grande circuito da carreira de Matthew McConaughey.

 

Como já foi dito, fora das Top 10, diversos filmes tiveram um aumento de bilheteria à medida que abriram para mais salas, muitos pela segunda vez. Além do já citados, Moonlight, Cercas, A Chegada, Manchester à Beira Mar e Lion: De Volta Para Casa, quem se saiu melhor foi Até o Último Homem, que estava em cartaz em 502 salas (+377) e viu um aumento 431% na bilheteria que chega a US$ 65,9 milhões na 13[ semana. Subiu da 36ª para a 28ª posição.  

 

No circuito independente O Apartamento, candidato do Iran ao Oscar de melhor filme estrangeiro estreou em Nova York e Los Angeles com sucesso.

 

As 10 maiores bilheterias somaram US$ 111,74 milhões, que significam 7% menos do que os US$ 120,21 milhões faturados pelas 10 mais no último fim de semana e 16,7% a mais do que os US$ 95,73 milhões arrecadados no mesmo fim de semana do ano passado.

 

O número de ingressos vendidos foi mais ou menos o mesmo do mesmo fim de semana do ano passado, quando Kung Fu Panda 3 faturou US$ 41,3 milhões.

 

No próximo fim de semana estrelam O Chamado 3 em 2.800 salas e O Espaço Entre Nós também em 2.800 salas.

 

As Top 10

  1. Fragmentado (Universal) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 26.269.000 (-34%) em 3.199 salas (+161); MPS (média por sala): US$ 8.212; Totaliza: US$ 77.999.000

 Fragmentado, o sucesso inesperado de M. Night Shyamalan, caiu 36% em seu segundo fim de semana faturando US$ 26,3 milhões, totalizando US$ 78 milhões. O suspense de terror caiu somente 34% depois da ótima estreia na semana anterior, e manteve facilmente a 1ª colocação, com a Universal ocupando as duas primeiras posições da semana.  Foi uma ótima sustentação para um filme do gênero. Comparando, Nunca Diga Seu Nome, que estreou no dia 13 último caiu 74,6% em seu segundo fim de semana. Não é de todo impossível que Fragmentado continue na 1ª posição na próxima semana.

E o melhor é que custou menos de US$ 10 milhões e poderá chegar aos US$ 100 milhões.

O último filme de terror original que conseguiu chegar a este total foi Invocação do Mal, no verão de 2013.

Na realidade, Fragmentado está 9,7 % à frente dos US$ 71 milhões faturados por Invocação do Mal 2 em seu segundo fim de semana, e também 19,6 % acima da bilheteria total de US$ 65.2 milhões de A Visita.

Internacionalmente, Fragmentado faturou US$ 14,8 milhões em 31 países, totalizando US$ 101,7 milhões globais.

 

  1. Quatro Vidas de um Cachorro (A Dog’s Purpose/Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 43; Faturou:

US$ 18.386.000 em 3.059 salas; MPS: US$ 6.010; Totaliza: US$ 18.386.000

Apesar do site TMZ e das ameaças de boicote, Quatro Vidas de um Cachorro atraiu o público familiar, que aparentemente não se convenceu com as imagens editadas do pastor alemão sendo obrigado a entrar numa corredeira.

O filme, dedicado ao público em geral, recebeu um A na pesquisa CinemaScore, que indica um forte boca a boca.

Custou US$ 22 milhões e faturou US$ 18,4 milhões na estreia que atraiu um público composto 56% por mulheres, com 32% da plateia tendo menos de 13 anos.

 

  1. Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures/20th Century Fox) – Está na 6ª semana e manteve a 3ª colocação. Faturou

US$ 14.000.000 (-11%) em 3.351 salas (-65); MPS: US$ 4.178; Totaliza: US$ 104.022.000

Estrelas Além do Tempo, o drama sobre três cientistas afro-americanas que trabalharam no início dos programas espaciais é indicado ao Oscar de melhor filme e recebeu o prêmio do Sindicato dos Atores (SAG) pelo conjunto do elenco.

Teve ótima sustentação caindo apenas 11% no sexto fim de semana. Já totaliza US$ 104 milhões, não sendo impossível que chegue aos US$ 150 milhões.

Internacionalmente, Estrelas Além do Tempo totaliza US$ 23,4 milhões.

 

  1. Resident Evil 6: O Capítulo Final (Resident Evil: The Final Chapter/Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 53; Faturou: US$ 13.850.000 em 3.104 salas; MPS: US$ 3.104; Totaliza: US$ 13.850.000

Resident Evil 6: O Capítulo Final recebeu nota B na pesquisa CinemaScore, o que significa que não agradou muito seu público composto 56% por homens, dos quais 45% tinham menos de 25 anos. No Rotten Tomatoes teve 41% de críticas positivas.  Ao que tudo indica não deve ultrapassar os US$ 35 milhões, devendo ser mesmo o capítulo final da franquia.

Saiu-se melhor no exterior, onde faturou US$ 64,5 milhões em 42 países, acumulando US$ 64,5 no mercado internacional (estreou no exterior antes dos EUA) e US$ 78,3 milhões globais. Custou US$ 40 milhões.

 

  1. 5. La La Land: Cantando Estações (Lionsgate) – Está na 8ª semana e manteve a 5ª colocação. Faturou US$ 12.050.000 (+43%) em 3.136 salas (+1.271); MPS: US$ 3.842; Totaliza: US$ 106.509.000

La La Land: Cantando Estações, abriu de 1.800 salas para 3.136 depois de receber o recorde de 14 indicações ao Oscar. Faturou US$ 12,1 milhões totalizando US$ 106,5 milhões em casa.

No exterior arrecadou US$ 23.4 milhões em 73 países, totalizando US$ 117,1 milhões no exterior e US$ 223,5 milhões globais.

 

  1. 6. xXx: Reativado – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 8.250.000 (-59%) em 3.651 salas (igual); MPS: US$ 2.260; Totaliza: US$ 33.488.000

xXx: Reativado caiu 59% no segundo fim de semana, faturando US$ 8,3 milhões, elevando seu total em casa para US$ 33,5 milhões.

 

  1. Sing: Quem Canta Seus Males Espanta (Universal) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 6.214.000 (-31%) em 2.702 salas (-491); MPS: US$ 2.300; Totaliza: US$ 257.405.000

Faturou US$ 6,2 milhões com uma queda de 31%, totalizando US$ 257,4 milhões, totalizando US$ 463,7 milhões globais.

 

  1. Rogue One: Uma História Star Wars (Disney) – Está na 7ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 5.124.000 (-29%) em 2.049 salas (-554); MPS: US$ 2.501; Totaliza: US$ 520.050.000

Rogue One: Uma História Star Wars, a maior bilheteria de 2016, perdeu somente 29% no 7º fim de semana, faturando  US$ 5,1milhões. Acumula US$ 520,1 milhões em casa e US$ 1,03 bilhão global, o que torna A História Star Wars a segunda bilheteria global de 2016, atrás apenas de Capitão América: Guerra Civil que totalizou US$ 1,15 bilhão.

 

  1. Monster Trucks (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 4.100.000 (-42%) em 2.496 salas (-623); MPS: US$ 1.643; Totaliza: US$ 28.135.000

Monster Trucks faturou US$ 4,1 milhões, menos 42%, totalizando US$ 28,1 milhões.

 

  1. Ouro e Cobiça (Gold/Weinstein) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 49; Faturou: US$ 3.470.000 em 2.166 salas; MPS: US$ 1.602; Totaliza: US$ 3.470.000

Ouro e Cobiça, de Stephen Gagham, naufragou com US$ 3,4 milhões em 2.166 salas – a pior bilheteria de abertura de Matthew McConaughey, se não contarmos Namorado Gelado, Coração Quente, de 1993, em que fez um pequeno papel. Tem chances de não chegar aos US$ 10 milhões.

 

 

As Independentes

Raees, filme indiano estreou na quarta-feira em 265 salas faturando US$ 1,85 milhão, totalizando US$ 2,4 milhões nos EUA em cinco dias.

 

Un Padre No Tan Padre faturou US$ 1 milhão em 312 salas;

 

O filme chinês Buddies in India estreou com US$ 190 mil em 55 salas.

 

Kung Fu Yoga, também chinês, abriu com US$ 112.300 em 14 salas;

 

A estreia do filme iraniano de Asghar Farhadi, O Apartamento, que concorre ao Oscar de filme estrangeiro, foi a melhor MPS da semana com US$ 23,690, totalizando US$ 71.071, em três salas.

Condenando a decisão do presidente Donald Trump de banir a entrada nos EUA de pessoas vindas de países de maioria muçulmana, Asghar Farhadi, diretor de O Apartamento, e vencedor do Oscar de filme estrangeiro com A Separação, declarou que não comparecerá à entrega do Oscar. Precedido de ótimas críticas, a indicação ao Oscar sozinha não resultaria em tamanho sucesso de bilheteria. É uma categoria imprevisível com forte concorrência, especialmente por parte de A Man Called Ove e Toni Erdmann, mas a controvertida medida de Trump certamente ajudou.

 

Lion: De Volta Para Casa, que concorre ao Oscar de melhor filme, teve um aumento de 35% de bilheteria e faturou US$ 2,4 milhões em somente 575 salas.  Foi o melhor desempenho entre os indicados na categoria, ultrapassando HEstrelas Além do Tempo e La La Land: Cantando Estações. Totaliza US$ 19,8 milhões.

 

Entre outros indicados ao Oscar de melhor filme, Manchester à Beira Mar dobrou a bilheteria da semana anterior (+114%) e faturou US$ 2 milhões em 1.168 salas totalizando US$ 41,5 milhões, seguido de A Chegada, com US$ 1,5 milhão (+357%) em 1.221 salas, totalizando US$ 97,3 milhões; Moonlight: Sob a Luz do Luar (A24) subiu 159%, faturando US$ 1,5 milhão em 1.104 salas, totalizando US$ 17 milhões em 15 semanas; Cercas  (Paramount), apesar da premiação de Denzel Washington como melhor ator de pelo SGA, subiu somente 16%, faturando US$ 1,4 milhão em 808 salas, totalizando US$ 50,8 milhões em casa.

 

As Internacionais

Apesar de ter estreado na 4ª posição nos EUA, Resident Evil: O Capítulo Final liderou as bilheterias internacionais de filmes norte-americanos com US$ 28,3 milhões no fim de semana. Um aumento substancial depois de ter faturado somente US$ 2,1 milhões antes de estrear em mais 44 países no último fim de sena (está em cartaz em 45 mercados). Totaliza US$ 64,5 milhões internacionais e US$ 78,4 milhões globais.

 

La La Land: Cantando Estações teve o melhor fim de semana internacional, faturando US$ 23,5 milhões, uma alta de 36,9% em 73 países.  Totaliza US$ 117,1 milhões no exterior e liderados pelo Reino Unido com US$ 25,6 milhões e US$ 22,3 milhões na Coreia do Sul.

 

Sing: Quem Canta Seus Males Espanta está começando a perder bilheteria em casa, mas ainda tem um ótimo desempenho no exterior com US$ 23,3 milhões faturados em 61 países. Mais do que o dobro dos US$ 9,3 milhões faturados o exterior na semana passada, graças principalmente à estreia com US$ 13 milhões no Reino Unido.

 

A aventura fantasia chinesa Journey To The West: The Demon Strikes Back estreou no feriado de Ano Novo chinês e mais seis países com US$ 85 milhões.

 

Outro filme chinês, o filme de ação Buddies In India faturou US$ 44,19 milhões em somente três países, incluindo os EUA.

 

A 3ª posição internacional ficou com ‘Resident Evil: The Final Chapter.

 

XXX: Reativado faturou US$ 24 milhões totalizando US$ 122,5 milhões globais. O filme, coproduzido por duas produtoras chinesas, Huahua Media e Shanghai Film Group, faturou somente US$ 33,5 milhões em casa, mas a Paramount já estava de olho no mercado exterior quando escalou os atores Kris Wu, Tony Jaa e Ruby Rose, muito populares na China, Tailândia e Austrália, ao lado de Vin Diesel.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 Fragmentado $26,268,685 $77,998,775
2 Quatro Vidas de um Cachorro $18,386,020 $18,386,020
3 Estrelas Além do Tempo $14,000,000 $104,021,694
4 Resident Evil 6: O Capítulo Final $13,850,000 $13,850,000
5 La La Land:Cantando Estações $12,050,000 $106,509,372
6 xXx: Reativado $8,250,000 $33,487,750
7 Sing: Quem Canta Seus Males Espanta $6,213,710 $257,405,085
8 Rogue One: Uma História Star Wars $5,124,000 $520,049,573
9 Monster Trucks $4,100,000 $28,135,147
10 Ouro e Cobiça $3,470,000 $3,470,000
Fonte: Boxofficemojo.com

 

Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 xXx: Reativado 70.500.000 50.500.000
2 Fragmentado 45.984.675 5.800.000
3 La La Land: Cantando Estações 24.950.000 83.700.000
4 Sing: Quem Canta Seus Males Espanta 17.336.530 178.600.000
5 Estrelas Além do tempo 16.981.000 731.000
6 Rogue One: Uma História Star Wars 16.036.000 499.100.000
7 Passageiros 15.700.000 175.100.000
8 Moana 15.410.000 272.500.000
9 The King (China) 10.500.000 10.560.000
10 A Chegada 10.115.000 74.600.000
Fonte: Rentrak.Comscore
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 Journey To The West: The Demon Strikes Back 85.000.000 85.000.000
2 Buddies In India 44.190.000 44.190.000
3 Resident Evil 6: O Capítulo Final 42.150.000 78.350.000
4 Fragmentado 41.068.685 101.698.775
5 Kung Fu Yoga 40.112.300 40.112.300
6 La La Land:Cantando Estações 35.550.000 223.609.372
7 xXx: Reativado 32.250.000 122.487.750
8 Sing: Quem Canta Seus Males Espanta 29.513.710 463.705.085
9 Quatro Vidas de um Cachorro 22.086.020 23.386.020
10 Duckweed 18.250.000 18.250.000
Fonte: Rentrak.Comscore