“O HOMEM NAS TREVAS” ILUMINA AS BILHETERIAS DO FIM DO VERÃO.

Por Wanda de Andrade.

O feriado de Labor Day na última segunda-feira encerrou a temporada do verão cinematográfico, época em que os estúdios aproveitando as férias escolares lançam seus filmes destinados ao grande público. Precedidos de grandes orçamentos, deles se esperam grandes retornos. O que nem sempre acontece.

A bilheteria do verão 2016 ficou mais ou menos empatada com os US$ 4,48 bilhões faturados no verão de 2015, que havia subido quase 10% em relação a 2014. Segundo dados da comScore, a temporada de verão de 2016 teve 122 dias contra 129 em 2015, o que faz diferença.

Neste verão foram lançados 45 filmes em mais de 1.000 salas, dois mais do que no ano passado e destes, mais de 10 tiveram orçamentos superiores a US$ 100 milhões, dois acima do ano passado. Nas bilheterias 13 filmes ultrapassaram os US$ 100 milhões, um mais do que no ano passado.

Dois gêneros dominaram e surpreenderam – terror e animação. Procurando Dory foi a maior bilheteria do período e um caso raro em que a bilheteria da continuação foi maior do que a do original, enquanto Pets: A Vida Secreta dos Animais fez tal sucesso, que deve dar origem a uma continuação coma nova heroína dos mares.

E o que é mais surpreendente é que quase todos os filmes de terror lançados fizeram sucesso. 12 Horas Para Sobreviver: O Ano da Eleição, Invocação do Mal 2, Quando as Luzes se Apagam, Águas Rasas, e O Homem das Trevas vão estar entre os filmes mais lucrativos do ano.

Analisando as bilheterias da temporada, pode-se constatar que a maioria das franquias está perdendo o gás. Jason Bourne, As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras, Star Trek: Sem Fornteiras, X-Men: Apocalipse, Independence Day: O Ressurgimento, Os Caça-Fantasmas, A Era do Gelo: O Big Bang, e Alice Através do Espelho fracassaram ou ficaram aquém de seus predecessores. No período, foram lançadas 14 continuações, quatro mais do que no ano passado, isto sem contar A Lenda de Tarzan, lançado na esperança de criar uma nova franquia. Mas somente três – 12 Horas Para Sobreviver: O Ano da Eleição, Procurando Dory e Capitão América: Guerra Civil — tiveram um desempenho melhor do que o filme anterior.

Naturalmente houveram bombas além de Alice Através do Espelho, aí incluídos Ben-Hur e Warcraft: O Encontro de Dois Mundos (que recuperou o dobro de seu custo no exterior).

Enquanto isto, no fim de semana os dois últimos lançamentos wide (em mais de mil salas) do verão — A Luz Entre Oceanos e Morgan—não tiveram grande impacto, deixando espaço para que O Homem nas Trevas continuasse na liderança. No mesmo fim de semana, Perfeita é a Mãe chegou aos US$ 100 milhões no sábado, Esquadrão Suicida chegou aos US$ 300 milhões na 2ª feira e se tornou a 8ª bilheteria de 2016 e a 15ª de todos os tempos de um filme de super-herói, ultrapassando O Homem de Aço (US$ 291milhões). Pets: A Vida Secreta dos Animais atingiu a soma de mais de US$ 358,5 milhões, se tornando a 8ª maior bilheteria de animação de todos os tempos, ultrapassando Divertida Mente, enquanto Procurando Dory já é a maior bilheteria de 2016. Com estes resultados, o fim de semana do feriado ficou entre 10 e 12 % acima do mesmo período do ano passado.

O Homem das Trevas perdeu 41% da bilheteria, mas não a liderança, e totaliza mais de US$ 51 milhões em 10 dias, tendo custado somente US$ 10 milhões. Ele dominou o fim de semana prolongado de Labor Day com US$ 19,6 milhões.

A Luz Entre Oceanos e Morgan juntos não faturaram mais do que US$ 7 milhões. Comparando, as duas estreias do ano passado no fim de semana de Labor Day (Uma Caminhada na Floresta e Carga Explosiva: O Legado) faturaram mais de US$ 15 milhões. Morgan, o filme de estreia na direção de Luke Scott, filho de Ridley, faturou menos de US$ 2 milhões e ficou na 17ª posição. Está entre as piores estreias de Hollywood. Vai fazer companhia a Hands of Stone, com Robert De Niro e Edgar Ramirez, que estreou na semana passada com US$ 1.751.388 na 16ª posição, abriu para 2.011 salas, caiu 25,4% e desceu para a 20ª posição.

Dois filmes para a família ficaram com a segunda e terceira posições. Meu Amigo, O Dragão perdeu somente 13% da bilheteria em seu quarto fim de semana e Kubo e as Cordas Mágicas caiu meros 17,6% na quinta posição, Festa da Salsicha faturou US$ 5,3 milhões e totaliza US$ 88,4 milhões. Enquanto isso, Procurando Dory triplicou a bilheteria da semana anterior (+205%) e ainda faturou US$ 1,92 milhões depois que voltou ao cartaz em mais salas, ficando na 18ª posição.

O western independente Hell or High Water subiu para as Top 10 puxado por boas críticas e pelo boca a boca. Estreou em apenas 32 salas há quatro semanas e já está em cartaz em 1.303, totalizando uma bilheteria de US$ 14,6 milhões.

Fora das 10 mais, o lançamento da Lionsgate No Manches Frida faturou US$ 3,65 milhões em 362 salas e ficou na 12ª posição, tendo recebido nota A na pesquisa CinemaScore.

O Homem das Trevas e Esquadrão Suicida puxaram a bilheteria total do Labor Day para US$ 126 milhões, US$ 9 milhões mais do que há um ano atrás, quando Quarto de Guerra liderava com US$ 13,4 milhões.

Os top 10 da semana faturaram juntos US$ 67,14 milhões, o que significa 26,3% menos do que os US$ 91,22 milhões faturados pelos Top 10 no fim de semana passado, mas 11,8% mais do que os US$ 60,03 milhões arrecadados no mesmo período do ano passado.

No ano, as bilheterias estão 4,22 % acima de 2015 à mesma altura, atingindo quase US$ 7,77 bilhões em 21 de agosto.

No próximo fim de semana teremos o filme de Clint Eastwood Sully: O Herói do Rio Hudson, estrelado por Tom Hanks que acaba de ser aplaudido de pé no Festival de Telluride, além do terror The Disappointments Room estrelado por Kate Beckinsale, When the Bough Breaks e da animação The Wild Life.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

1- O Homem nas Trevas (Sony) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 15.700.000 (-41%) em 3.051 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 5.146; Totaliza: US$ 51.124.000

O Homem nas Trevas é o primeiro filme de terror a liderar as bilheterias por dois fins de semana consecutivos desde Possessão em 2012. O outro único filme de terror a liderar as bilheterias em 2016, Invocação do Mal 2, caiu 63% em seu segundo fim de semana. A bilheteria total de O Homem nas Trevas (US$ 51,12 milhões) em dois fins de semana está 19,2% à frente dos US$ 42,87 milhões faturados em julho por Quando as Luzes se Acendem e 20,1 % à frente dos US$ 42,56 milhões faturados por A Visita no mesmo tempo. O Homem nas Trevas faturou US$ 19,6 milhões nos quatro dias do feriado prolongado.

2 – Esquadrão Suicida (Warner Bros.) – Está na 5ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou: US$ 10.005.000 (-18%) em 3.292 salas (-290); MPS: US$ 3.039; Totaliza: US$ 297.422.000

Esquadrão Suicida manteve a segunda posição, faturando US$ 10 milhões em três dias. Depois de perder somente 18,3 % da receita, o filme parece ter encontrado seu público, já que havia perdido 67 % e 52 % no segundo e terceiro fins de semana. Totaliza US$ 297,42 milhões em cinco fins de semana, que embora signifiquem 6,9 % menos do que os US$ 319,48 milhões faturados por Batman vs.Superman: A Origem da Justiça, 9,3 % menos do que os US$ 328.21 milhões de Deadpool e 23,5 % menos do que os US$ 389,17 milhões da Capitão América: Guerra Civil à mesma altura, já o colocam na 8ª posição na bilheteria de 2016.

3 – Meu Amigo. O Dragão (Disney) – Está na 4ª semana e subiu da 6ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 6.471.000 (-13%) em 3.272 salas (+28); MPS: US$ 1.978; Totaliza: US$ 64.223.000

Em sua quarta semana, Meu Amigo. O Dragão subiu da 6ª para a 3ª colocação, o que é raro. Caiu apenas 13% e totaliza mais de US$ 64 milhões, podendo chegar aos US$ 90 milhões em casa.

4 – Kubo e as Cordas Mágicas (Focus) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 6.467.000 (-18%) em 2.985 salas (-294); MPS: US$ 2.166; Totaliza: US$ 34.328.000

Deverá chegar aos US$ 8,6 milhões incluindo a segunda-feira e totalizar US$ 36,5 milhões em casa e US$ 41,9 milhões globais.

5 – Festa da Salsicha (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 5.300.000 (-30%) em 2.766 salas (-369); MPS: US$ 1.916; Totaliza: US$ 88.446.000

Deve ter faturado US$ 7 milhões em quatro dias, elevando sua bilheteria total para US$ 90,2 milhões. No mundo todo chega aos US$ 100 milhões, graças aos US$ 14 milhões faturados no exterior.

6 – A Luz Entre Oceanos (The Light Between Oceans/Disney) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 61; Faturou: US$ 4.984.000 em 1.500 salas; MPS: US$ 3.323; Totaliza: US$ 4.984.000

A Luz Entre Oceanos não conseguiu passar da sexta posição, não devendo ultrapassar os US$ 6,30 milhões. Resultado decepcionante para um filme com o elenco encabeçado por Michael Fassbender e Alicia Vikande. Aparentemente foi prejudicado pelas críticas ruins e pela nota B+ na pesquisa CinemaScore, além de 61 % no Rotten Tomatoes. Custou cerca de US$ 20 milhões e era tido como um sério concorrente ao Oscar. Foi prejudicado também por não atrair o público jovem. Somente 8% da audiência tinham menos de 25 anos e 44% tinham mais de 50 anos. 66% do público eram mulheres, embora o mesmo público não tenha atrapalhado a bilheteria de Perfeita é a Mãe.

7 – Perfeita é a Mãe (STX) – Está na 6ª semana e subiu da 8ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 4.740.000 (-15%) em 2.306 salas (-259); MPS: US$ 2.056; Totaliza: US$ 102.527.000

Perfeita é a Mãe em seu sexto fim de semana caiu somente 15%, sendo um dos destaques do ano. Deverá chegar aos US$ 125 milhões ou mais, sendo esperados cerca de US$ 40 milhões internacionais, o que é raro para uma comédia centrada em mulheres.

8 Cães de GuerraEstá na 3ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.705.000 (-33%) em 2.848 salas (-410); MPS: US$ 1.652; Totaliza: US$ 35.218.000

9 – Hell or High Water (Lionsgate) – Está na 4ª semana e subiu da 12ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.500.000 (+27%) em 1.303 salas (+394); MPS: US$ 3.454; Totaliza: US$ 14.652.000

É sempre uma boa notícia quando um filme do circuito independente chega às Top 10. Hell or High Water conseguiu o feito depois de aumentar 27% da bilheteria e se tornar a maior receita independente do verão. Deverá chegar aos US$ 5,8 milhões ao fim dos quatro dias, totalizando US$ 16 milhões e ultrapassando o sucesso indie Love & Friendship (US$ 14 milhões).

10 – Assassino à Preço Fixo 2: A Ressurreição (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 4.276.000 (-43%) em 2.258 salas (igual); MPS: US$ 1.894; Totaliza: US$ 14.419.000.

 

As Independentes

Labor Day não é um bom fim de semana para a produção independente, mas isto não quer dizer nada quando falamos de Hell or High Water. No circuito, estrearam ainda White Girl e No Manches Frida. Entretanto o último fim de semana não foi para comediantes da velha guarda. Tanto Yoga Hosers (Invincible), com Kevin Smith, quanto Max Rose (Paladin), estrelado por Jerry Lewis, receberam críticas negativas e despertaram pouco interesse do público mais jovem.

White Girl (FilmRise) – Nota Metacritic: 63; esteve no festival de Sundance 2016, e faturou US$ 36.000 em 3 salas com uma MPS de US$ 12,000

O filme de Elizabeth Wood sobre uma jovem em uma festa barra pesada na Universidade de Nova York e os problemas que se seguem a ela, recebeu críticas razoáveis que acabaram gerando uma boa média por sala nos três cinemas da cidade. Especialmente no Angelika, reduto dos filmes cult de Nova York.

No Manches Frida (Lionsgate) faturou US$ 3.650.000 em 362 salas; MPS: US$ 10.083; Totaliza: US$ 3.650.000

Típica comédia mexicana teve uma ótima MPS e um aumento incomum de bilheteria entre o primeiro e o segundo dias de exibição.

Max Rose (Paladin) – Nota Metacritic: 40; esteve no festival de Cannes 2013 e faturou US$ 3.000 em um cinema.

Talvez seja o último filme estrelado por Jerry Lewis, que interpreta um pianista de jazz refletindo sobre sua vida depois da morte da mulher. Estreou em Nova York em apenas um cinema três anos depois do lançamento em Cannes. Talvez tenha chegado aos US$ 4 mil ao fim do fim de semana prolongado.

As Internacionais

Star Trek: Sem Fronteiras liderou as bilheterias internacionais no fim de semana faturando US$ 37 milhões em 40 países, dos quais US$ 31,3 milhões vieram da China. Esta quantia é mais do que o dobro da abertura de Além da Escuridão: Star Trek. Comparando, sem a China, Star Trek: Sem Fronteiras faturou somente US$ 4,7 milhões no mercado internacional no fim de semana passado. Totaliza US$ 131,1 milhões internacionais e US$ 285,3 milhões globais.

Esquadrão Suicida faturou US$ 11,8 milhões em 65 países, totalizando US$ 375,5 milhões no exterior e US$ 672.922.209 globais

Na terceira posição ficou O Homem das Trevas que arrecadou US$ 5,3 milhões no fim de semana no exterior, totalizando US$ 8,6 milhões internacionais e US$ 59,7 milhões globais.

Ocupando a quarta posição internacional está Pets: A Vida Secreta do Bichos com US$ 17,3 milhões (menos 29,7%) em 55 países, totalizando US$ 403 milhões internacionais e US$ 761,5 milhões globais.

Jason Bourne ficou na 5ª posição com US$ 12 milhões (- 78,9%) em 64 países totalizando US$ 223 milhões internacionais e US$ 378.162.175 globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 O Homem nas Trevas $15.700.000 $51.123.952
2 Esquadrão Suicida $10.005.000 $297.422.209
3 Meu Amigo, O Dragão $6.471.000 $64.222.939
4 Kubo e as Cordas Mágicas $6.467.000 $34.328.436
5 Festa da Salsicha $5.300.000 $88.446.124
6 A Luz Entre Oceanos $4.984.000 $4.984.000
7 Perfeita é a Mãe $4.740.000 $102.527.194
8 Cães de Guerra $4.705.000 $35.217.809
9 Hell Or High Water $4.500.000 $14.651.633
10 Assassino à Preço Fixo 2: A Ressurreição $4.276.000 $14.418.786
Fonte: Rentrak/Comscore