“O MÉTODO” INVESTIGA O PROCESSO DOCUMENTAL.

Uma verdadeira aula de cinema. Principalmente de documentário. Assim pode ser definido o filme “O Método”, que estreia neste 10 de julho no Canal Curta!

Em “O Método”, expoentes do documentário, no Brasil e na Alemanha, revelam as ferramentas utilizadas na arte e no ofício de representar a realidade. Pelo período de 1 ano, o professor Carlos Roberto Franke entrevistou documentaristas – brasileiros e alemães – para o seu trabalho de pós-doutorado. Com um vasto e denso material em mãos, convidou a diretora Liliana Sulzbach para juntos desenvolverem um filme sobre o método de trabalho destes documentaristas, com experiências e visões de mundo bem distintas.

Do rigor formal da diretora alemã Kerstin Stutterheim à generosidade de Eduardo Coutinho em explicar seu método de entrevistar, ouvir e pensar um filme, do engajamento de Silvio Tendler, Luiz Eduardo Jorge e Valentin Turn ao caráter investigativo de Bertram Verhaag e Inge Altemeier, da visão política de Joachim Tschirner passando pela experiência jornalística de Washington Novaes e os questionamentos de Eduardo Thielen, o filme apresenta diferentes abordagens de temas ambientais, políticos e sociais, mostrando, para além das entrevistas, histórias diversas e seus desfechos.

A combinação de paixão, rigor intelectual e vocação investigativa presente no trabalho desses realizadores, deixa claro tudo o que está em jogo quando eles se aventuram a contar uma história real.

O Canal Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora