“O MISTÉRIO DO SAMBA” ABRE FESTIVAL DE PAULÍNIA.

Começa na noite deste sábado (05) a mostra competitiva do I Festival Paulínia de Cinema, mas a festa começou na sexta-feira com a inauguração do Theatro Municipal da cidade, que fica na região metropolitana de Campinas (SP).

Construído com recursos dos mais modernos, o teatro foi inaugurado em solenidade apresentada pela atriz Fernanda Montenegro. Outros nomes do cinema foram homenageados na noite: o ator Lima Duarte, as atrizes Alice Braga e Denise Fraga, o escritor Silvio de Abreu e o diretor Lula Buarque de Holanda receberam o troféu Menina de Ouro, enquanto o diretor Fernando Meireles recebeu o título honorário de Cidadão Paulinense.

Após as homenagens, foi exibido pela primeira vez o documentário O Mistério do Samba (foto), de Lula Buarque e Carol Jabor. O filme consiste em uma pesquisa da cantora Marisa Monte, cunhada do diretor, sobre a Velha Guarda da Portela, com presença de outros nomes da MPB como Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. A noite de festa foi encerrada com um show da cantora Maria Rita.

A abertura da mostra competitiva será hoje, a partir das 19h. Os mestres de cerimônia serão os atores Maria Fernanda Cândido e Dan Stulbach, que convidarão o público a assistir à apresentação de dança Paulínia Arte em Movimento, da coreógrafa Fernanda Chamma. O primeiro longa da exibição será Nossa Vida Não cabe num Opala, de Reinaldo Pinheiro, com Leonardo Medeiros, Milhem Cortaz, Jonas Bloch e Maria Luísa Mendonça.
Acompanhe aqui os boletins diários sobre o festival.