O SUCESSO INESPERADO DE “PODRES DE RICOS”.

por Wanda de Andrade. 

Correspondendo às expectativas, Podres de Ricos, a badalada comédia romântica só com atores asiáticos é o primeiro filme com elenco semelhante desde Clube da Felicidade e da Sorte, de 1993. Faturou US$ 25,2 milhões no fim de semana e US$ 34 milhões desde que estreou na 4ª feira. Outras estreias da semana que chegaram ao topo das bilheterias foram: 22 Milhas com US$ 13,7 milhões e Alfa, que faturou US$ 10.500.000.

A audiência de Podres de Ricos era 57,6% composta por mulheres. Embora comédias românticas atraiam mais mulheres do que homens, aqui ela se dividiu quase em partes iguais entre os dois gêneros. Comparando, em Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo 69,1% do público eram mulheres.

55,2% da audiência feminina de Podres de Ricos tinham mais de 50 anos. Talvez porque a trama principal do filme seja o conflito de gerações, sendo a sogra o terceiro papel mais importante depois do jovem casal.

Depois de semanas de publicidade, o filme da Warner Bros. cumpriu o que prometia na divulgação antecipada, e as redes sociais fizeram o resto. Na saída da estreia, o público deu nota A na pesquisa Cinemascore concordando com a crítica que deu 92% de tomates fresco no Rotten Tomatoes.

As outras estreias do gênero comédia, estreladas por artistas famosos como Melissa McCarthy, Amy Schumer e Jason Bateman estrearam com bilheterias inferiores a Podres de Ricos, que custou cerca de US$ 30 milhões.

Na semana que vem, apesar da estreia de Assassinatos em Happytime, com Melissa McCarthy, Podres de Ricos deverá continuar na liderança com cerca de US$ 21 milhões.

 

Caindo para a segunda posição, Megatubarão, líder da semana passada, faturou US$ 21,1 milhões na segunda semana, totalizando US$ 83,7 milhões em 10 dias, com uma queda de 53%. Comparando com a queda de 36% de Medo Profundo e 47% de Águas Rasas, o resultado surpreendeu os analistas, pois estreou acima das expectativas com US$ 45,4 milhões. O filme de US$ 150 milhões, co-financiados pela companhia chinesa Gravity Pictures, deverá chegar pelo menos aos US$ 100 milhões em casa, devendo, graças à bilheteria internacional, fechar com lucro.

 

Estreando na 3ª posição, 22 Milhas, o último filme de Mark Wahlberg e do diretor Peter Berg, que já fizeram juntos O Grande HeróiHorizonte Profundo: O Desastre no Golfo e Dia do Atentado, embora ficasse abaixo das expectativas (US$ 13,6 milhões), estreou melhor do que Dia do Atentado (US$ 11,6 milhões), mas muito abaixo de Horizonte Profundo: O Desastre no Golfo (US$ 20,2 milhões) e O Grande Herói (US$ 37,8 milhões). O público deu nota B-  na pesquisa Cinemascore ao novo filme da dupla, que fez menos sucesso com os críticos (Rotten Tomatoes: 20%) e seu público era composto 60% por homens, com 73% deles com mais de 25 anos.

Comparado com outros filmes dirigidos ao público masculino, 22 Milhas faturou menos do que o filme de Tom Cruise, Feito na América (US$ 16,8 milhões) e do filme de ação com Gerard Butler, Covil de Ladrões (US$ 15,2 milhões), embora tenha superado por pequena margem Desejo de Matar, com Bruce Willis, que estreou com US$ 13 milhões em março.  A seu favor um orçamento modesto de US$ 35 milhões.

Criado para ser uma franquia, o fraco resultado faz com que as esperanças se depositem no mercado internacional. Estreia no Brasil em 20 de setembro e ainda não saiu na China.

 

Os próximos filmes da lista dos Top 10, Missão: Impossível – Efeito Fallout e Alfa, ficaram empatados, com US$ 10,5 milhões de bilheteria no fim de semana.

Missão: Impossível – Efeito Fallout perdeu cerca de 45% da bilheteria em seu quarto fim de semana, mas totaliza US$ 180,7 milhões, tendo chances de ultrapassar Missão: Impossível 2, que chegou a US$ 215,4 milhões.

 

Alfa, de Albert Hughes, que estreou um pouco melhor do que se esperava, recebeu nota B+ na pesquisa Cinemascore e 84% de críticas positivas no Rotten Tomatoes, que infelizmente não repercutiram nas bilheterias.

Diante de um filme passado na pré-história, que precisa de legendas por ser falado numa língua não identificada e com um elenco que não chama a atenção, pode-se considerar a bilheteria de Alfa um sucesso.  Aqui vale lembrar de A Guerra do Fogo, de Jean Jacques Annaud, que conseguiu, utilizando-se do mesmo cenário e com as mesmas dificuldades pré-históricas, fazer um filme magnífico, acabou faturando US$ 20.959.585 em casa e 40.602.910 euros globais.

 

Alfa é um dos três filmes classificados entre os Top 10, dirigido por um diretor afro-descendente. Spike Lee, de Infiltrado na Klan, e a diretora francesa Sylvain White, de Slender Man: Pesadelo Sem Rosto, completam o trio. Se juntarmos Jon M. Chu, de Podres de Ricos, teremos quatro representantes de minorias raciais na direção de filmes num mesmo fim de semana.

 

Na sexta posição ficou Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível, da Disney, que caiu somente 32%, faturando US$ 8.862 3.9 milhões no terceiro fim de semana. O orçamento é desconhecido, mas acredita-se que tenha custado US$ 70 milhões.

 

Infiltrado na Klan (Focus) teve uma boa sustentação depois de acrescentar 276 cinemas (total 1.788), ficando na sétima posição. Perdeu somente 35%, faturou US$ 7 milhões, totalizando US$ 23 milhões. Deve fechar em torno de US$ 40 milhões, respeitável para um filme que custou US$ 15 milhões.

 

A bilheteria total do fim de semana foi de US$ 129,1 milhões, 12% menos do que o fim de semana anterior, mas 33,9% à frente do mesmo fim de semana do ano passado.

Até agora a bilheteria anual acumulada está em US$ 7,98 bilhões, 9,2% mais do que ano passado à mesma altura.

 

No próximo dia 25 estreiam Crimes em Happytime, da STX, em 3 mil salas e a Global Road lança A X L em 1.590 salas. A Sony lança Buscando em nove salas, abrindo para circuito nacional na semana que vem. E a Bleecker Street lança a refilmagem de Papillon num pequeno número de salas.

 

As Top 10

  1. Podres de Ricos(Warner Bros.) ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 74; Orçamento: US$ 30 milhões. Faturou US$ 25.235.000 em 3.384 salas; MPS (média por sala): US$ 7.457; Totaliza: US$ 25.235.000

 

  1. 2. Megatubarão(Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ US$ 21.150.000 (-53%) em 4.118 salas (igual); MPS: US$ 5.136; Totaliza: US$ 83.759.000

 

  1. 22 Milhas(STX) ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 40; Orçamento: US$ 35 milhões. Faturou US$ 13.620.000 em 3.520 salas; MPS: US$ 3.869; Totaliza: US$ 13.620.000

 

  1. Missão: Impossível – OperaçãoFallout (Paramount) – Está na 43ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 10.500.000 (-46%) em 3.482 salas (-406); MPS: US$ 3.016; Totaliza: US$ 180.739.000

 

  1. Alfa (Sony) ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 62; Orçamento: US$ 57 milhões. Faturou US$ 10.500.000 em 2.719 salas; MPS: US$ 3.862; Totaliza: US$ 10.500.000

 

  1. Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível(Disney) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 8.862.000 (-32%) em 3.602 salas (igual); MPS: US$ 2.460; Totaliza: US$ 66.879.000

 

  1. Infiltrado na Klan(Focus) -Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 7.000.000 (-35%) em 1.788 salas  (+286); MPS: US$ 3.915; Totaliza : US$ 23.009.000

 

  1. Slender Man: Pesadelo Sem Rosto(Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.965.000 (-56%) em 2.358 salas (igual); MPS: US$ 2.106; Totaliza: US$ 20.742.000

 

  1. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas(Sony) – Está na 6ª semana e manteve a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.675.000 (-29%) em 2.187 salas (- 402); MPS: US$ 1.680; Totaliza: US$ 153.869.000

 

  1. Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo(Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 3.385.000 (-42%) em 2.270 salas (-542); MPS: US$ 1.491; Totaliza: US$ 111.204.000

 

Bilheterias Internacionais

Podres de Ricos estreou em apenas seis países no fim de semana, totalizando US$ 730.000, liderados por US$ 137 mil em Cingapura, onde o filme é passado.

 

Com mais US$ 67 milhões internacionais, Megatubarão cruzou a marca dos US$ 300 milhões globais no fim de semana, sendo US$ 230,4 no exterior e US$ 83,8 milhões em casa. O total de US$ 314,2 milhões inclui US$ 30,5 milhões no segundo fim de semana na China, totalizando US$ 117,2 milhões no país.

 

Missão: Impossível – Efeito Fallout, ultrapassou os US$ 500 milhões globais depois de faturar US$ 20,5 milhões no exterior. Sua arrecadação no mercado internacional está em US$ 320,7 milhões e global em US$ 501,4 milhões.

 

Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas ultrapassou os US$ 400 milhões no mundo todo depois de sua estreia na China, onde abriu com US$ 16,9 milhões. Totaliza US$ 272,1 milhões internacionais e US$ 426 milhões globais.

 

Bilheterias Independentes

The Wife, da Sony Classics, faturou US$ 111.137 em quatro salas ( MPS 27.784 ). Estrelando Glenn Close e Jonathan Pryce, fez a maior MPS da semana com US$ 27.784. Com um papel que poderá lhe render uma indicação para o Oscar, esta história feminista está destinada ao público adulto dos cinemas de arte, e deverá chamar atenção quando a temporada de premiações começar. Abre para mais cinco cidades neste fim de semana.

 

We the Animals, documentário da Orchard sobre uma família inter-racial do estado de Nova York, foi a segunda maior MPS da semana com US$ 22.087 em três salas, totalizando US$ 66.261

 

A Roadside lançou Juliet, Naked também em quatro salas, totalizando US$ 60,922 (MPS US$ 15,231). A comédia romântica, pouco comum no circuito independente, é baseada num romance de Nick Hornsby, e tem o elenco liderado por Ethan Hawke no papel do esquecido músico Tucker Crowe. Recebeu críticas variadas, mas a escolha adequada dos cinemas deu um bom resultado, e gerou ótimo boca a boca. Abre para mais cinco cidades neste fim de semana.

 

Blaze, da IFC, musical dirigido por Ethan Hawke estreou em três salas com US$ 45,342 (MPS US$ 15,114 PTA).

 

Finalmente, o documentário Three Identical Strangers (Neon) ultrapassou a marca dos US$ 10 milhões É o quinto filme independente desde abril a consegui-lo. Faturou US$ 498.400 em 273 salas (-53), totalizando US$ 10.564.000.

 

Me Too

O último filme de Kevin Spacey, Billionaire Boys Club, fez a menor bilheteria de estreia do ano, faturando US$ 287 em 10 salas nos dois primeiros dias. O que significou US$ 126 no dia da estreia e US$ 162 no sábado. Com o ingresso médio custando US$ 9,27, vemos que apenas 31 pessoas foram ver o astro de House of Cards na estreia. Totaliza US$ 618 mil em 11 salas.

Filmado em 2015 e lançado sem publicidade logo após o DVD, Billionaire Boys Club é um dos últimos projetos de Spacey, antes dele ser acusado em mais de duas dúzias de processos por abuso sexual. O ator Anthony Rapp foi o primeiro a revelar o assédio, e logo outros se seguiram, incluindo membros da equipe de House of Cards, da Netflix, além de denunciantes anônimos que ligaram para um número disponibilizado pelo teatro Old Vic, de Londres, onde Spacey foi diretor artístico por 11 anos. Agora Spacey está sob investigação da Scotland Yard por seis destas acusações.

O filme foi arrasado pela crítica, e o site Rotten Tomatoes contabilização com apenas de 13% de críticas positivas. Além do mais o filme não foi exibido nos dois principais mercados: Los Angeles e Nova York.

Esta foi a pior bilheteria de Spacey, que já chegou a abrir com US$ 52,5 milhões com Superman: O Retorno.

 

 

 

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