O ÚLTIMO FIM DE SEMANA DO VERÃO AMERICANO.

O fim de semana prolongado do Dia do Trabalho não costuma ter o cinema como principal atração. Esse ano não foi diferente. Ainda assim, o thriller sobrenatural “The Possession” liderou as bilheterias com uma das melhores estreias do feriado. “Os Infratores” (Lawless) ficou numa distante segunda colocação e “Oogieloves In The BIG Balloon Adventure” foi uma das piores estreia do ano, ficando na 26ª colocação.
“O Espetacular Homem Aranha” teve ótima sustentação, perdendo somente 19% e faturando US$ 5.9 milhões. O último filme da trilogia de Christopher Nolan totaliza US$ 431.2 milhões, e está a caminho de tomar a oitava posição na lista das maiores bilheterias norte-americana de todos os tempos já no próximo fim de semana.
“2016 Obama’s America”, documentário criticando o presidente Obama tanto ou mais quanto Clint Eastwood, passou de 1.091 salas para 1.747, mas ainda assim caiu 22% faturando US$ 5.1 milhões. O que é normal para um documentário político.
Ninguém esperava muito de “Oogieloves in the BIG Balloon Adventure”, mas ninguém imaginava que abrisse tão mal. O filme faturou estimados US$ 448,000 em 2.160 cinemas, e conseguiu tirar “Delgo” (US$ 511,920) do topo da lista das piores estreias de um lançamento acima de 2.000 salas.
Conseguiu ainda ser a segunda pior média por sala de um lançamento wide com somente US$ 207. Detalhando: se cada cinema exibiu “Oogieloves” em cinco sessões por dia, com um preço médio de US$ 7, o público por sessão foi de menos de duas pessoas.
No cenário internacional “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”
retornou à primeira posição depois de estrear na China. “O Espetacular Homem Aranha” ficou na segunda posição também graças à China e “Os Mercenários 2” também teve ótimas estreias, inclusive no Brasil.
“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” atingiu US$ 1 bilhão no mundo todo no fim de semana, ligeiramente à frente de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, que faturou US$ 1.003 bilhão mundialmente em 2008.
O filme de Christopher Nolan foi o 13º da história a chegar a marca do bilhão de dólares.
E não foi o único. “Os Vingadores” também chegou ao US$ 1.5 bilhão no mundo todo, e ficou com a terceira posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos, atrás apenas de “Titanic” (US$ 2.2 bilhões) e “Avatar” (US$ 2.8 bilhão), ambos de James Cameron.
Deixemos que as tabelas falem por si só, e vamos dar uma olhada no que foi o verão cinematográfico, já que na terça-feira depois do feriado inicia-se a temporada do outono com outras propostas de lançamentos.

O verão 2012
O número de espectadores na temporada do verão de 2012, caiu muito em relação ao ano passado. Segundo estimativas preliminares, foram vendidos 533.5 milhões de ingressos, 4% menos do que ano passado. É o menor número desde 1993. Consequentemente as bilheterias também cairam em relação ao ano recorde de 2011.
Numa temporada que contou com “Os Vingadores” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” houveram uns tantos tiros na água, e teve muita gente que despontou para o sucesso e outros nem tanto.
Filmes de super-heróis e de animação triunfaram, enquanto que filmes originais, não continuações, e filmes que não eram derivados de histórias em quadrinhos foram os grandes perdedores. Além de outros que poderiam ter sido sucesso, se seus orçamentos não fossem tão inchados.
De certa forma, quando termina o verão, os executivos da indústria respiram aliviados. Os custos de produzir e promover um blockbuster sobem ano a ano, e para um filme desses dar lucro é preciso que fature US$ 500 milhões ou mais no mundo todo. Em 2012, 12 filmes fizeram mais de US$ 100 milhões em casa até 26 de agosto, mas em 2011 foram 17. Como os estúdios ficam com somente 50% da bilheteria norte-americana, sendo um pouco mais se o filme fica muito tempo em cartaz, é preciso agradar, e muito, ao mercado externo.
Com forte dependência do mercado internacional, Hollywood agora já faz filmes para o mundo, com a bilheteria norte-americana tendo uma participação cada vez menor no faturamento global.
O site Boxoffice.com calcula que o verão 2012 vai ficar 2,9% abaixo de 2011. Compare:
De 6/5 a 5/9 de 2011: US$ 4,405,854,535
De 4/5 a 3/9 de 2012: US$ 4,277,100,000 (projeção)
(Nota: A tempora oficial do verão cinematográfico vai do primeiro fim de semana de maio até o fim de semana que inclui o Dia do Trabalho, que é sempre na primeira segunda feira de setembro).
Felizmente o primeiro trimestre de 2012 foi bastante forte, elevando a bilheteria anual de 2012 para 3,6% acima da de 2011.

Fechando as contas
Se realmente os filmes são produzidos com um olho no mercado externo, pode-se dizer que a estratégia deu certo neste verão.
A Fox liderou o as bilheterias internacionais. Faturou US$ 1.060 bilhão no período, 171% acima do verão de 2012 (US$ 623 milhões). No ano, a Fox já faturou US$ 2.062 bilhão.
A Warner arrecadou US$ 862 milhões nas bilheterias do verão no exterior, dos quais US$ 574 milhões foram arrecadados por “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.
A Disney fechou em US$ 1.645 bilhão até o momento. O estúdio calcula chegar à marca dos dois milhões entre outubro e novembro. 2012 será o terceiro ano consecutivo que a Disney fatura mais de US$ 2 bilhões no exterior.
A Paramount está trabalhando com a expectativa de US$ 465 milhões nas bilheterias deste verão internacional, o que será uma boa queda em relação ao verão de 2011 quando faturou US$ 1.55 bilhão.
Eis os vencedores e os perdedores do verão de 2012:

1 – Os vencedores
Joss Whedon — O diretor de ” Os Vingadores” que conseguiu transformar seu filme de super-herois num fenômeno cultural graças a seus diálogos afiados. Sua recompensa: “Os Vingadores 2” chegam em 2015.

Matthew McConaughey – impulsionou sua carreira como o proprietário de um clube de strippers em “Magic Mike”. Os críticos amaram e já se fala até em Oscar. Brilhou também em “Killer Joe”.

Seth MacFarlane – vindo de sucessos na TV ( “Family Guy,” “American Dad” e “The Cleveland Show”) estreou no cinema espetacularmente com “Ted”, que ele dirigiu e deu voz ao ursinho Ted. Outro sério indicado ao Oscar. De quebra impulsionou a carreira de Mark Wahlberg, dono do ursinho e da bilheteria de US$ 215 milhões, que ficou entre as 10 mais do verão

John Madden – dirigiu “O Exótico Hotel Marigold”, o maior sucesso independente do verão.

Chris Wedge – fez a voz de Scrat, o esquilo de dentes de sabre de “A Era do Gelo 4”, que faturou quase US$ 800 milhões no exterior.

Anne Hathaway – a mulher gato de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Até o presidente Obama declarou que ela é a melhor coisa do filme.

Channing Tatum — “Magic Mike”, produzido e dirigido por ele, foi baseado em seu passado de stripper masculino e realizado pela modesta quantia de US$ 7 milhões. Faturou US$ 39 milhões nos três primeiros dias, totalizando 20 vezes seu orçamento.

Andrew Garfield – o novo Peter Parker em “O Espetacular Homem Aranha” arrecadou quase US$ 700 milhões no mundo todo e garatiu longa vida ao Homem-Aranha.

Benh Zeitlin – diretor estreante do filme independente “Beasts of the Southern Wild” foi premiado em Cannes e Sundance.

Woody Allen – seu “Para Roma com Amor” não faturou tanto como “Meia-Noite em Paris”, ainda assim, fez respeitáveis US$ 15 milhões com um filme de orçamento modesto.

Wes Anderson – seu “Moonrise Kingdom” foi sucesso de crítica e de público. Faturou mais de US$ 43 milhões e deverá ser indicado ao Oscar.

Charlize Theron – Provou que pode ser boa em papeis tão diferentes quanto os que interpretou em “Prometheus” e “Branca de Neve e o Caçador” filmes que não chegaram a se pagar por causa de seus orçamentos inchados. Mas seu “Kinky Sex Tape” em “Funny or Die” tornou-se um sucesso viral na Internet.

2 – Os perdedores
Colin Farrell – todo mundo que viu a nova versão de “O Vingador do Futuro” se lembrou totalmente de Arnold Schwarzenegger. US$ 26 milhões de abertura não era o esperado para um filme que custou US$ 150 milhões de dólares.

Tom Cruise – No mesmo ano fez 50 anos, viveu um divórcio na mídia, e ninguém viu sua ótima participação como o deus do rock dos anos 80, Stacee Jaxx, em “Rock of Ages”. O filme faturou somente US$ 14 milhões, ameaça mais uma continuação de “Missão Impossível” e atrai as atenções dos executivos para o próximo filme de Cruise, “Jack Reacher”, que estreia em dezembro.

Adam Sandler – “Esse é Meu Garoto” dirigido ao público adulto, e não aos adolescentes que são mais a sua praia, foi um tiro na água. Mas ele volta na voz de Dracula, na animação da Sony “Hotel Transylvania (in 3D)”.

Seth Grahame-Smith – dois dos filmes escritos por ele, “Sombras da Noite” que custou US$ 150 milhões e faturou US$ 80 milhões e “Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros”, que custou US$ 70 milhões e arrecadou US$ 37 milhões, abalaram seu prestígio. “Sombras da Noite” ainda levou a dupla Johnny Depp e Tim Burton a reboque.

Taylor Kitsch – depois do fracasso de “John Carter” no início do ano, não se saiu melhor com “Battleship – A Batalha do Mares” e “Selvagens” no último verão.

Johnny Depp – Se alguém achava que Barnabas Collins seria um duplo de Jack Sparrow nas bilheterias, perdeu as esperanças quando “Sombras da Noite” abriu com US$ 29 milhões.

Katy Perry – não ficou bem claro se o fracasso do filme foi ela, ou o gênero filme concerto que já não faz sucesso. O último sucesso do gênero foi Miley Cirus há quatro anos.

Maiores bilheterias do verão

Bilheteria Bilheteria
Filme Doméstica Mundial Orçamento
Os Vingadores 618 milhões 1,5 bilhão 220 milhões
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge 423 milhões 942 milhões 250 milhões
O Incrível Homem-Aranha 258 milhões 705 milhões 230 milhões
Valente 230 milhões 443 milhões 185 milhões
Ted 215 milhões 371 milhões 50 milhões
Madagascar 3: Os Procurados 214 milhões 583 milhões 145 milhões
MIB 3 179 milhões 622 milhões 225 milhões
Branca de Neve e o Caçador 155 milhões 394 milhões 170 milhões
A Era do Gelo 4 154 milhões 816 milhões 95 milhões
Prometheus 126 milhões 341 milhões 130 milhões
Magic Mike 113 milhões 154 milhões 7 milhões
O Legado de Bourne 86 milhões 131 milhões 125 milhões

Bilheterias Americanas de 31/8 a 2/9
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 “The Possession” 17,725,000 17,725,000
2 “Os Infratores” 9,674,000 11,816,000
3 “Os Mercenários 2″ 8,800,000 66,159,000
4 “O Legado Bourne” 7,248,000 96,247,000
5 “ParaNorman” 6,551,000 38,025,000
6 “A Estranha Vida de Timothy Green” 6,055,000 35,900,000
7 “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” 5,880,000 431,196,000
8 “Os Candidatos” 5,445,000 73,022,000
9 “2016: Obama’s America” 5,103,000 18,203,000
10 “Um Divã para Dois” 4,700,000 52,057,000
Fonte:Rentrak

Bilheterias Internacionais de 31/8 a 2/9
Renda Global Renda Inter. Renda Global Países
Semana Semana Total
FILME (US$ ) (US$ ) (US$)
1 “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” 52,280,000 46,400,000 1,005,195,743 65
2 “O Espetacular Homem Aranha” 33,700,000 33,700,000 733,900,057 59
3 “Os Mercenários 2″ 28,800,000 20,000,000 151,358,905 21
4 “The Possession” 21,225,000 3,500,000 21,225,000 8
5 “O Legado Bourne” 19,848,265 12,600,000 157,546,705 38
6 “Valente” 14,192,000 12,900,000 469,266,000 52
7 “O Vingador do Futuro” 13,885,000 13,000,000 155,454,625 75
8 “Os Infratores” 9,674,000 11,816,447 1
9 “ParaNorman” 9,650,735 3,100,000 55,524,979 21
10 “Madagascar 3: Os Procurados” 9,500,000 8,900,000 602,508,920 35
Fonte:Rentrak