Oito mulheres roubam a liderança.

por Wanda de Andrade.

Nos último três anos, as mulheres dominaram a temporada cinematográfica do verão. E neste ano, a tendência foi confirmada.

A segunda semana de junho teve três estreias em grande circuito – uma comédia, um filme de terror e um policial – todos comandados por mulheres.

Liderando os lançamentos, Oito Mulheres e um Segredo da Warner Bros e Village Roadshow, superou as expectativas e teve a melhor estreia da franquia; Hereditário, da A24, sobreviveu à baixíssima nota D+ na pesquisa CinemaScore e faturou US$ 13 milhões; e Hotel Artemisfracassou com US$ 3,2 milhões.  Enquanto isso, a Universal e a Amblin Entertainment lançaramJurassic World: Reino Ameaçado no mercado internacional com grande sucesso, duas semanas antes dos EUA para não enfrentar a concorrência da Copa do Mundo.

Com US$ 41,5 milhões, Oito Mulheres e um Segredo liderou as bilheterias do fim de semana, superando as previsões em torno dos US$ 30 milhões. Foi um ótimo começo para uma produção de US$ 70 milhões, esperando ter uma boa sustentação para enfrentar Incríveis 2 na próxima semana e Jurassic World: Reino Ameaçado na semana seguinte.

Oito Mulheres e Um Segredo, estrelado por Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway, Mindy Kaling, Sarah Paulson, Awkwafina, Rihanna e Helena Bonham Carter, teve uma das 10 maiores estreias do ano, empatando com filmes muito mais caros como Jogador Nº 1.

O filme dirigido por Steven Soderbergh é liderado por Sandra Bullock como Debbie, a irmã de Danny, papel de  George Clooney em Oito Homens e Um Segredo. No filme, Debbie é libertada da prisão, e forma uma nova gang para roubar um valioso colar de diamantes no baile de gala do Museu Metropolitan em Nova York.

Oito Mulheres e um Segredo recebeu nota B+ na pesquisa CinemaScore, dada por uma audiência composta 69% por mulheres, com 70% delas com mais de 25 anos. Mas o filme atraiu menos aos mais jovens, com somente 11% dos espectadores com 18 anos ou menos, mas que deram ao filme nota A na CinemaScore.

Entra as continuações, Han Solo: Uma História Star Wars perdeu a primeira posição e caiu para a 2ª em seu terceiro fim de semana, faturando US$ 15,2 milhões e totalizando US$ 176,1 milhões em casa, depois de uma queda de 48%, não se prevendo uma arrecadação de mais de US$ 200 milhões nas bilheterias domésticas, e que representam a primeira derrota para o império Disney /Star Wars.

Na terceira posição ficou Deadpool 2, que faturou US$ 13,6 milhões, totalizando quase US$ 278 milhões em casa e US$ 655 milhões globais no 4º fim de semana.

Embora, o filme vá fechar muito abaixo do filme original em casa, (o Deadpool original fechou com US$ 363 milhões ), ainda assim será um bom resultado, nesta temporada cheia de super-heróis.

Em quarto lugar, ficou a excelente estreia independente Hereditário, que faturou US$ 13 milhões em 2.964 salas no fim de semana. Ótimas críticas e um bom marketing ajudaram a espalhar interesse sobre o filme de terror. Mas o público não gostou, e deu uma rara nota D+ na pesquisa CinemaScore no filme liderado por Toni Collette, (que também está em outra estreia independente da semana – Hearts Beat Loud). O que gerou discussões na imprensa especializada.

Mais uma vez crítica e público não concordaram. Enquanto no site Rotten Tomatoes atingiu uma raríssima pontuação de 94%, o público deu um baixíssimo D+ na saída do dia de estreia do filme. O que, para falar a verdade não está atrapalhando a procura. Pode, quando muito, estar atrapalhando o boca a boca.

Orçado em US$ 10 milhões, esperava-se uma bilheteria inferior a isto. Muito pelo contrário, estreou melhor do que A Bruxa, em 2016, outro filme de terror também da A24 que recebeu nota C- e fechou sua carreira com mais de US$ 25 milhões com um orçamento de US$ 4 milhões.

Hereditário (que estreia no Brasil no próximo dia 21) atraiu um público que era 58% masculino e 42% feminino com da idade geral abaixo dos  34 anos (72%).

Ainda figurando entre as cinco melhores bilheterias da semana, Vingadores: Guerra Infinita, em seu sétimo fim de semana ultrapassou os US$ 2 bilhões nas bilheterias internacionais em somente 48 dias de exibição. Teve a melhor sustentação a semana, perdendo somente 35% da bilheteria da semana anterior. Faturou US$ 6,8 milhões, elevando sua bilheteria doméstica acumulada para US$ 654,7 milhões. É somente o quarto filme de toda a história do cinema a faturar os US$ 2 bilhões no mundo todo.

A terceira estreia da semana (e a segunda independente) a figurar entre as Top 10 foi o filme da Global Road, Hotel Artemis, que faturou somente US$ 3,2 milhões em 2.407 salas, apesar do elenco liderado por Jodie Foster, ausente das telas a algum tempo.

Passado num futuro não muito distante, Hotel Artemis, acompanha a história (Foster) que chefia um grupo secreto, que atende somente foras da lei em Los Angeles.

Seu desempenho não foi tão ruim quanto o da estreia de  Action Point na semana passada, mas também não foi uma maravilha, e a nota C- na CinemaScore tampouco ajuda.

Com o lançamento de Oito Mulheres e um Segredo e a boa performance das continuações comoDo Jeito que Elas Querem e Vingadores: Guerra Infinita,  Vidas à Deriva caiu 56.5%, depois de faturar US$ 5 milhões, totalizando US$ 21,7 milhões em 10 dias.

O sucesso inesperado Do Jeito Que Elas Querem faturou US$ 4,6 milhões, totalizando US$ 56,8milhões em quatro semanas.

Na nona posição o thriller/sci de baixo custo Upgrade, faturou US$ 4.6 milhões, mais do que o esperado depois da estreia na semana passada com US$ 2,2 milhões, totalizando US$ 9.2 milhões em 10 dias.

As 10 mais, faturaram US$ 106,9 milhões que ficaram 22% abaixo do mesmo fim de semana do ano passado, quando Mulher Maravilha continuou na 1ª posição com US$ 58,5 milhões, e 23% atrás de 2016, quando Invocação do Mal 2 estreou na 1ª posição com US$ 40,4 milhões. Até o momento, a bilheteria 2018 permanece 5% à frente da de 2017 a mesma altura.

Bilheterias Indepedentes

Won’t You Be My Neighbor? Abriu com US$ 470.000 em 29 salas, com a ótima MPS de US$ 16.207, devendo  abrir para um circuito maior nas próximas semanas. Recebeu 99% de pontuação no Rotten Tomatoes.

Believer, da Well Go, estreou na 20ª posição com US$ 144.000 em 32 salas, (MPS US$ 4.500);Hearts Beat Loud foi lançado em quatro salas e faturou US$ 74.053 (MPS US$ 18.513); e Half the Picture, da Gravita, abriu com US$ 7.529 num único cinema.

Bilheterias Internacionais

Jurassic World: Reino Ameaçado abriu na primeira posição nas bilheterias internacionais com o total de US$ 151 milhão em 48 países em que estreou mais cedo para  driblar a Copa do Mundo. Fo a melhor estreia internacional da franquia Jurassic World em 15 países numa prévia para abocanhar grande fatia das bilheterias norte-americanas quando estrear nos EUA no próximo dia 22.

 

Vingadores: Guerra Infinita faturou US$ 10,9 milhões em 51 países, totalizando US$ 1.998 milhões. Na segunda feira chegou aos US$ 2 bilhões, graças principalmente à China onde faturouUS$ 6,2 milhões, totalizando US$ 368.4 milhões no país.

Han Solo: Uma História Star Wars faturou US$ 11,3 milhões em 54 países, totalizando US$ 136,1 milhões internacionais e US$ 312,2 milhões globais. Na China, arrecadou US$ 16,3 milhões.

Deadpool 2 faturou US$ 18,5 milhões no exterior, totalizando US$ 376 milhões internacionais e US$ 655,2 milhões globais.

No exterior, Oito Mulheres e um Segredo arrecadou US$ 12,2 milhões em 16 territórios, totalizando US$ 53,7 milhões globais.

Vejamos os altos e baixos do fim de semana.

As 10 Mais

  1. Oito Mulheres e Um Segredo(Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 60; Orçamento: US$ 70 milhões. Faturou: US$ 41.500.000 em 4.145 salas; MPS (média por sala): US$ 10.012; Totaliza: US$ 41.500.000

  1. Han Solo: Uma História Star Wars- Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$

US$ 15.154.000 (-48%) em 4.335 salas (-36); MPS: US$ 3.496; Totaliza: US$ 176.105.000

  1. Deadpool 2(20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou:US$ 13.650.000 (-41%) em 3.823 salas (-338); MPS: US$ 3.570; Totaliza: US$ 278.666.000

  1. Hereditário(A24) – ESTREIA – Nota CinemaScore: D+; Metacritic: 87; Orçamento: US$ 10 milhões. Faturou:

US$ 13.037.000 em 2.964 salas; MPS: US$ 4.399; Totaliza: US$ 13.037.000

  1. Vingadores: Guerra Infinita:Está na 7ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou:US$ 6.836.000 (-35%) em 2.882 salas (-688); MPS: US$ 2.372; Totaliza: US$ 654.734.000

  1. Vidas à Deriva(STX) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 5.050.000 (-56%) em 3.015 salas (igual); MPS: US$ 1.675; Totaliza: US$ 21.740.000

  1. Do Jeito Que Elas Querem(Paramount)- Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 4.200.000 (-40%) em 2.802 salas (-367); MPS: US$ 1.499; Totaliza: US$ 56.874.000

  1. Hotel Artemis(Global Road) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C-; Metacritic: 56; Orçamento: não revelado. Faturou US$ 3.158.000 em 2.407 salas; MPS: US$ 1.309.000. Totaliza: US$ 3.158.000

  1. Upgrade(BH Tilt) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.220.000 (-52%) em 1.458 salas (+1); MPS: US$ 1.523; Totaliza: US$ 9.210.000

  1. Alma da Festa(Warner Bros.) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou:US$ 2.105.000 (-40%) em 1.842 salas (-669); MPS: US$ 1.143; Totaliza: US$ 50.267.000