OLHAR DE CINEMA 2014: ARGENTINO DIZ QUE CINEASTAS SE PREOCUPAM MAIS COM FESTIVAIS QUE COM O PÚBLICO.

Nem só de filmes vive um festival de cinema. Prossegue em Curitiba, até o próximo dia 5, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, com palestras, debates, seminários e lançamentos de livros. Ontem (02/06) foi a vez da Mesa “Curadoria em Festivais”, trazendo várias presenças brasileiras e mundiais nas áreas de curadoria e programação.

A francesa Agnés Wildenstein, que trabalhou por 10 anos na Cinemateca Francesa e por 12 na curadoria do Festival de Locarno, afirma que a atividade do Curador é muito mais ampla do que as pessoas geralmente imaginam, pois “além de ver milhares de filmes, é muito importante viajar para conhecer pessoas, conhecer os públicos, e principalmente sentir os países onde os filmes foram feitos e onde os festivais serão realizados”.

Andrea Stavenhagen, delegada para a América Latina no Festival de San Sebastián, na Espanha, lembra que um curador não pode apenas “ficar esperando que os filmes cheguem. É necessário buscá-los, pesquisar muito, e inclusive conhecer os vários laboratórios de iniciativas regionais que se espalham cada vez mais pela América Latina”.

Bem humorado, o argentino Diego Lerer, que além de curador também é crítico de cinema, comparou a atividade de curadoria à de “um daqueles detetives de film noir americano: é necessário investigar os filmes, ir atrás de informações, manter uma boa rede de informações, e sempre ficar atento, pois tem um monte de gente querendo te enganar”. Lerer ainda reclama que, na Argentina, “há muitos cineastas dependentes dos festivais internacionais. Vários deles já fazem seus filmes pensando em agradar sessões específicas de festivais específicos. Para alguns deles, participar de um festival internacional é mais importante que o próprio filme”, afirmou.

A mesa também contou com as participações de Gustavo Beck e Aly Muritiba, respectivamente curador e diretor do Olhar de Cinema 2014. Todos sob a coordenação do jornalista e crítico de cinema Eduardo Valente.

A mesa desta terça-feira, (03/06) será “O Ator e Seus Processos”, com a participação dos atores Fernando Alves Pintos, Letícia Sabatella, Mayana Neiva e Nash Laila, além do cineasta Paulo Sacramento. Ela acontece das 13:30 às 16:00 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Cystal, no bairro do Batel.

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba prossegue até o próximo dia 5, exibindo 95 filmes de 17 países.