“ÓPERA NA TELA” TAMBÉM TRAZ CICLO DE PALESTRAS.

por Teo Sabadin.

Acontece, pela primeira vez em São Paulo, a quinta edição do Festival Ópera na Tela, que, neste ano, reúne 10 óperas inéditas e recentes em uma grande tela na área externa do Museu da Casa Brasileira, no Itaim Bibi.

As sessões têm capacidade para 500 lugares, com ingressos a R$30 (inteira) e R$15 (meia), havendo, dentre as obras em exibição, composições de Giuseppe Verdi, Franz Lehár, Mozart e Giacomo Puccini. Além dos filmes no telão, ciclo de palestras e recital também adentram o festival, que acontece até 27/10.

No Rio de Janeiro, o Opera na Tela terá início em 31/10 e as sessões ocorreram no Parque Lage, com projeção ao ar livre.
OS CICLOS DE PALESTRAS

Com o intuito de democratizar a arte lírica, facilitar sua compreensão, acesso e formar novas plateias, o evento oferece um ciclo de três palestras com entrada franca. Depois do bate-papo, basta adquirir o ingresso na bilheteria para a exibição da ópera da noite. As aulas serão ministradas pelo pesquisador e estudioso da música lírica, Sérgio Casoy.

“A ópera: do barroco ao verismo” é o tema dos encontros dos dias 23, 25 e 26 de outubro, sempre de 16h às 18h30m, no Museu da Casa Brasileira. Dia 23, a conversa gira em torno ‘das origens ao barroco; dia 25, ‘do classicismo ao romantismo’ e dia 26, ‘do romantismo ao romantismo tardio’. Autor de vários livros, entre eles “A Invenção da Ópera – A história de um engano florentino” (Editora Algol, 2007); “Ópera à Brasileira”, livro coletivo (Editora Algol, 2009) e “Contos de Óperas e Cantos” (Editora Algol, 2009), Casoy recebeu, em 2008, o The Puccini International Award, por sua destacada atuação na difusão da ópera, concedido pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália em associação com a Fondazione Puccini, por ocasião das comemorações dos 150 anos do nascimento do compositor. Foi o único prêmio concedido em toda a América do Sul.

Os ingressos podem ser comprados em:
https://site.bileto.sympla.com.br/operanatelasp/.

A programação completa está no site www.operanatela.com.br