OS INCRÍVEIS ROUBAM O SEGREDO DE 8 MULHERES.

por Wanda de Andrade.

No cinema, verão que é verão lança um blockbuster por semana. E o verão 2018 está confirmando a regra.

Os Incríveis 2, da Disney/Pixar quebrou recordes em casa e no exterior, fazendo a maior bilheteria de estreia de um filme de animação nos EUA e arrecadou US$ 51,5milhões e em 25 países totalizando US$ 231,5 milhões globais. Jurassic World: Reino Ameaçado, da Universal, em seu segundo fim de semana no exterior faturou US$ 173,6 milhões em 51 países. Acumula uma bilheteria de US$ 370 milhões sem ter estreado nos EUA.

Com US$ 180 milhões faturados nos EUA, Os Incríveis 2 ultrapassou o recorde anterior das bilheterias domésticas de Procurando Dory que faturou US$ 135 milhões na estreia. Já é a oitava maior estreia de uma animação nos EUA, ultrapassando ABela e a Fera, que fez US$ 174,7 milhões e faturou mais de US$ 500 milhões em casa.Os Incríveis 2 estreou 60 % acima do primeiro filme, que faturou US$ 70.467.623 milhões em novembro de 2004 (US$ 92,7 milhões se corrigidos pela inflação).

Seu futuro está garantido por um A+ na pesquisa CinemaScore e 94% de pontuação no site Rottten Tomatoes, sugerindo uma bilheteria final em torno de US$ 500 milhões ou mais em casa, que ultrapassariam os US$ 486,2 milhões acumulados em casa porProcurando Dory.

Oito Mulheres e um Segredo caiu para a segunda posição depois de perder 53% da bilheteria, faturando US$ 19,5 milhões no segundo fim de semana, totalizando quase US$ 80 milhões em casa. No mercado internacional o filme faturou quase a mesma coisa (US$ 19,3 milhões) em 36 países, totalizando US$ 37,1 milhões internacionais e US$ 116 milhões globais.

Warner Bros. ficou também com a 3ª posição com Te Peguei! que faturou US$ 14,6milhões em 3.382 salas. O que não é um mau começo para uma comédia adulta. Estrelado apor Jeremy Renner, Jon Hamm, Ed Helms, Jake Johnson e Hannibal Buress como um grupo de amigos de escola, agora em torno dos quarenta anos, envolvido num jogo que começou na escola primária. Recebeu críticas variadas (56 % no Rotten Tomatoes), mas o público gostou e deu nota B+ na pesquisa Cinemascore. Seu público dividiu-se quase igualmente entre homens (51%) e mulheres (49%) com 76% deles com 25 anos ou mais.

Internacionalmente, Te Peguei! estreou em sete países, faturando US$ 1,4 milhões.

Han Solo: Uma História Star Wars ainda conseguiu a 4ª posição, mas continuou frustrando as expectativas, fazendo US$ 9.081 milhões, totalizando US$ 192.845.087 milhões.

Vingadores Guerra Infinita terminou na 8ª posição com US$ 5.296.000 milhões, totalizando US$ US$ 664.200.000 em casa. Internacionalmente o filme acrescentouUS$ 1,36 bilhão, totalizando US$ 1.355.000 internacionais, totalizando US$ 2.019.999.950 globais. Com esse resultado, já ultrapassou Titanic, que fez US$ US$ 659,4 milhões em casa.

Deadpool 2 faturou US$ 8,8 milhões totalizando US$ $294.680.808 milhões. Internacionalmente, arrecadou US$ 9,8 milhões em 76 países, acumulando US$ 689.547.051 milhões globais.

A surpresa da semana foi Hereditário (A24), que, apesar da nota D+ dada pela audiência na pesquisa Cinemascore, teve uma boa sustentação, perdendo apenas 48% da boa bilheteria inicial. Depois do sucesso em Sundance continuou agradando aos críticos. A nota Metacritic foi 87 e a pontuação no Rotten Tomatoes, 91%. Discordâncias entre público e crítica são comuns nos filmes de terror. O primeiro filme longa do diretor e roteirista Ari Aster faturou US$ 7.026.000 totalizando US$ 27.187.000. Com um custo de produção de US$ 10 milhões e um investimento mínimo em marketing, deve chegar, por baixo, a US$ 35 milhões em casa, mais do que A Bruxa e Ex-Machina: Instinto Artificial e perto de Ao Cair da Noite, produções anteriores no gênero distribuídas pela A4.

Toni Collette lidera o elenco de Hereditário ao lado de Alex Wolff, Milly Shapiro, Ann Dowd e Gabriel Byrne e sua atuação no papel de uma mãe assombrada pela morte da matriarca da família deve receber indicações ao Independent Spirit, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e até ao Oscar.

Superfly, um remake de um filme de 1972ficou na 7ª posição depois de faturar US$ 6,3 milhões no fim de semana. A produção de US$ 16 milhões que recebeu nota B+ na pesquisa CinemaScore atraiu um público que era 53% masculino, com 72% da audiência com mais 25 anos ou mais.

Estreando em somente 503 salas, o independente Gotti, estrelando John Travolta no papel do mafioso John Gotti, foi mal nas 25 cidades onde estreou, faturando somente US$ 1,6 milhão apesar do nome do astro abrindo o elenco e do lançamento no último festival de Cannes. Foi a pior estreia da carreira de Travolta, depois de conseguir 0% de pontuação no Rotten Tomatoes. Mas é difícil comparar números com outros filmes do astro já que Gatti foi lançado em muito menos salas. Em algumas cidades como Nova York, Los Angeles, Phoenix, Dallas e Miami alcançou uma bilheteria razoável.

Apesar das críticas desfavoráveis, Gotti, sonho acalentado por 10 anos por Travolta, não foi um desastre total, mas não marcou a volta triunfal pretendida pelo astro. Ficou na 12ª posição.

Três documentários dominam as bilheterias independentes: Eating Animals (IFC) teve uma ótima estreia em Manhattan, Won’t You Be My Neighbor? (Focus) continuou em alta na segunda semana e RBG (Magnólia) já ultrapassou os US$ 10 milhões.

Eating Animals (IFC) – lançado no festival de Telluride, recebeu nota 71 no site Metacritic., Faturou US$ 35.215 em 2 salas om uma MPS de US$ 17.607

Mais uma prova de que os documentários estão em alta. Este aborda um tema muito em voga: como a criação de animais em larga escala e seu consumo afetam o organismo humano. Prato (e salas) cheio para ativistas. Depois de Nova York poderá fazer sucesso também no interior quando abrir para mais salas no resto do país.

A Focus abriu o documentário sobre o apresentador de programas infantis Mister Rogers Won’t You be My Neighbor? para 96 salas (+67) e faturou US$ 985,000 com uma MPS de US$ 10.253, totalizando US$ 1,69 milhão em 10 dias. Deve abrir para 300 salas na próxima semana.

RGB, documentário sobre a juíza da suprema corte Ruth Bader Ginsburg, cruzou a marca dos US$ 10 milhões em sete semanas. Faturou US$ 483.000 em 290 salas (-85), totalizando US$ 10,102,000. Mais do que os sucessos Amy, I Am Not Your Negro e Waiting for Superman.

 

A bilheteria total do fim de semana somou US$ 270 milhões, 37.6% acima do mesmo fim de semana do ano passado, quando Carros 3, também Disney-Pixar, estreou com US$ 53,6 milhões. No ano, a bilheteria acumulada de 2018 está 5.9% acima da de 2017, graças ao sucesso de Os Incríveis 2Vingadores: Guerra Infinita e Pantera Negra.

No próximo fim de semana estreia Jurassic World: Reino Ameaçado em mais de 4.400 salas, ameaçando a primeira posição de Os Incríveis 2.

As Top 10

  1. 1. Os Incríveis 2(Disney) – – ESTREIA – Nota CinemaScore: A+; Metacritic: 80; Orçamento: US$ 200 milhões não confirmados. Faturou: US$ 180.000.000 em 4.410 salas; MPS (média por sala): US$ 40.816; Totaliza: US$ 180.000.000

  1. 8 Mulheres e Um Segredo (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou:US$ 19.555.000 (-53%) em 4.145 salas (igual); MPS: US$ 4.718; Totaliza: US$ 79.175.000

  1. Te Peguei(Warner Bros.) – – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 57; Orçamento: US$ 28 milhões. Faturou: US$ 14.600.000 em 3.382 salas; MPS: US$ 4.317; Totaliza: US$ 14.600.000

  1. Han Solo: Uma História Star Wars(Disney) – Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ US$ 9.081.000 (-42%) em 3.182 salas (-1.153); MPS: US$ 2.854; Totaliza: US$ 192.845.000

  1. Deadpool 2(20th Century Fox) – Está na 5ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 8.800.000 (-38%) em 3.212 salas (-458); MPS: US$ 2.740; Totaliza: US$ 294.681.000

  1. Hereditário(A24) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. FaturouUS$ 7.026.000 (-48%) em 2.998 salas (+34); MPS: US$ 2.344; Totaliza: US$ 27.187.000

  1. Superfly(Sony) – – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 54; Orçamento: US$ 20 milhões. Faturou: US$ 6.300.000 em 2.220 salas; MPS: US$ 2.838; Totaliza: US$ 8.441.000

8.Vingadores: Guerra Infinita (Disney) – Está na 8ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.296.000 (-27%) em 2.164 salas (-718); MPS: US$ 2.447; Totaliza: US$ 664.200.000

  1. Vidas à Deriva(STX) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.100.000 (-60%) em 1.929 salas (-1.086); MPS: US$ 1.089; Totaliza:US$ 26.805.000

  1. O que Elas Querem(Paramount) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.850.000 (-57%) em 1.656 salas (-1.146); MPS: US$ 1.117; Totaliza: US$ 62.000.000