“OS SUSPEITOS” LIDERA BILHETERIAS DA SEMANA.

Foi uma semana cheia de lançamentos, mas nem todos deslancharam.
Os Suspeitos, que estreia no Brasil em 18/10 pela Paris, estreou em grande circuito e liderou o ranking. Enough Said (Fox 6/12 no Brasil) e Rush-No Limite da Emoção, já em cartaz por aqui, foram lançados em poucos cinemas buscando gerar um bom boca a boca antes do lançamento em grande circuito semana que vem.

O outro lançamento wide foi A Batalha do Ano, que estreia no Brasil em 22/11 pela Sony e ficou na 5ª colocação. Mas quem garantiu a bilheteria do fim de semana foram as continuações. Instructions Not Included, Família do Bagulho, O Mordomo da Casa Branca e Aviões continuaram suas carreiras de sucesso.

Os Suspeitos liderou o ranking com US$ 21.43 milhões. Ajudado pela falta de concorrência, ótimas críticas e elenco famoso, o suspense estrelado por Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal superou as expectativas. Comparando com outros filmes estrelados por Jackman fora da série X-Men, Os Suspeitos estreou abaixo de Gigantes de Aço (US$ 27.32 milhões), mas bem acima (45%) de O Grande Truque (US$ 14.80 milhões). 72% do público de Os Suspeitos tinham acima de 25 anos.

A soma das bilheterias dos Top 10 – US$ 72 milhões – foi mais ou menos a mesma do mesmo fim de semana do ano passado, e uma das mais fracas do ano.
No total, os 53 filmes da semana totalizaram US$ 86,497,850, menos 16,5% do que no mesmo fim de semana do ano passado. A bilheteria acumulada entre os dias 1 de janeiro e 23 de setembro está em US$ 8,036,100, 0,9% acima da de 2012 (US$ 7,962,400) à mesma altura.
Vejamos a semana.

1. Os Suspeitos (Prisoners/Warner Bros.) Estreia – Nota Cinemascore: “B+“. Contagem Metacritic: 74% de críticas positivas. Nota Facebook: B. Nota Twitter:C+. Faturou US$ 21,430,000 em 3.260 cinemas, com uma MPS (média por sala) de US$ 6,574.
Pelas notas no Facebook e no Twitter já se vê que não é um filme para o público infanto-juvenil. Estrelado por Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal, Os Suspeitos estreou com uma bilheteria 50% acima da de Marcados Para Morrer, também com Jake Gyllenhaal, há um ano, mas cerca de US$ 3 milhões à frente de Argo, de outubro 2012. Ajudado por críticas positivas e sucesso nos festivais de Telluride e Toronto, o primeiro filme falado em inglês do diretor canadense Denis Villeneuve, de Incêndios, acabou atraindo o público em geral tendo chances de crescer, já que tem um boca a boca favorável. Faturou US$ 7 milhões na sexta-feira e teve um aumento de bilheteria de 29% no sábado. Deverá chegar, no mínimo, a US$ 70 ou US$ 80 milhões.

2. Sobrenatural: Capítulo 2 está na segunda semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 14,500,000 (-64%) em 3.155 cinemas (+106), com uma MPS de US$4,596. Totaliza US$ 60,855,000
Com um resultado mais próximo de Uma Noite de Crime, do produtor Jason Blum (-76%), do que de Invocação do Mal, do diretor James Wan (-46%), Sobrenatural: Capítulo 2 ainda conseguiu uma segunda colocação e já ultrapassou o filme original em US$10 milhões, devendo ficar próximo dos US$ 100 milhões.

3. A Família está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$2,265. Totaliza US$ 25,641,000
Um boca a boca regular e a concorrência de Os Suspeitos pelo público adulto atrapalhou a bilheteria do filme estrelado por Robert De Niro e Michelle Pfeiffer. Mas como ainda não estreou em grande parte do mercado internacional, deverá ter um resultado final bom.

4. Instructions Not Included (No se Aceptan Devoluciones) está na 4ª semana e subiu da 6ª para a 4ª colocação. Faturou US$5,700,000 (+17%) em 978 cinemas (+45), com uma MPS de US$5,828.Totaliza US$ 34,262,000.
Apesar de só abrir para mais 45 salas, aumentou sua bilheteria 17%. Sua bilheteria acumulada já está em US$ 34.3 milhões, que já é a 5ª maior para um filme legendado. No próximo fim de semana deverá ultrapassar O Labirinto do Fauno (US$ 37.6 milhões), podendo chegar a
US$ 50 milhões.

5. A Batalha do Ano – Estreia – Nota Cinemascore: A-. Contagem Metacritic: 27% de críticas positivas. Nota Facebook: D. Nota Twitter: D
Faturou US$ 5,000,000 em 2,008 cinemas, com uma MPS de US$2,490.
A Batalha do Ano teve uma das piores aberturas de um filme sobre dança. Menor do que Ela dança, Eu Danço 4 (US$11.7 milhões), e também abaixo de Dirty Dancing: Noites de Havana (US$ 5.8 milhões). Ainda bem que custou só US$ 20 milhões.

6. Família do Bagulho está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 6ª posição. Faturou US$ 4,670,000 (-14%) em 3.003 cinemas (-235), com uma MPS de US$1,555. Totaliza US$138,176,000
Mais uma boa semana para esta comédia que disputa com As Bem Armadas o título de maior comédia do ano. Deve ficar em cartaz mais um mês, pelo menos.

7. O Mordomo da Casa Branca está na 6ª semana e caiu da 4ª para 7ª posição. Faturou US$4,304,000 (-22%) em 2.931 cinemas (-308), com uma MPS de US$1,468. Totaliza US$ 106,452,000
Com uma ótima sustentação teve uma queda de bilheteria muito baixa e ainda deverá ficar em cartaz por muito tempo. Estreia no Brasil em 1/11.

8. Riddick 3 está na 3ª semana e caiu da 3ª para 8ª posição. Faturou
US$3,700,000 (-46%) em 3.022 cinemas (-95) com uma MPS de US$2,490. Totaliza US$37,200,000
O filme de Vin Diesel se sustentou um pouco melhor na 3ª semana, mas parece que não vai muito longe. Está se saindo melhor no mercado internacional.

9. O Mágico de Oz – Relançamento – Faturou US$3,022,000 em 318 cinemas Imax com uma MPS de US$9,503.
Comparando com outros relançamentos em Imax, O Mágico de Oz estreou muito melhor do que Top Gun 3D (US$ 1.97 milhões em 300 salas) e Caçadores da Arca Perdida (US$ 1.67 milhões em 267 salas), ficando atrás apenas de Jurassic Park 3D. O lançamento para comemorar os 75 anos do filme foi convertido para 3D com supervisão da Warner.
Programado para apenas uma semana de exibição, visa promover as vendas no homevideo.

10. Aviões está na 7ª semana e caiu da 7ª para 10ª posição. Faturou
US$ 2,861,000 (-8%) em 2,446 cinemas (-293) com uma MPS de US$1,170. Totaliza US$ 86,500,000.
Continua tendo um desempenho melhor do que o esperado. Como ainda não estreou em muitos países poderá chegar aos US$200 milhões no mundo todo. Na semana que vem terá concorrência com a estreia de Está Chovendo Haburguers 2

Independentes
O circuito independente também aproveitou a hora favorável aos filmes mais sérios, e o sucesso nos festivais mais recentes como Tellluride e Toronto e também está fazendo uma série de lançamentos.
Enough Said liderou o circuito restrito e faturou US$ 240,000 em 4 cinemas, com uma MPS de US$ 60,000.
Ninguém esperava que a nova comédia de Nicole Holofcener (Sentimento de Culpa, Amigas com Dinheiro), muito bem recebida pela crítica e estrelada por Julia Louis-Dreyfus e o recém-falecido James Gandolfini, ficasse entre as maiores bilheterias independentes do ano, nem que se saísse melhor do que outra estreia indie da semana Rush: No Limite da Emoção.
O filme estreou na 4ª feira para o fim de semana se beneficiar do boca a boca positivo. A morte inesperada do astro James Gandolfini também atraiu a atenção do público para o filme. Abre para mais 200 salas em 65 cidades no próximo fim de semana. Enough Said faturou US$ 301,734 em cinco dias e US$ 204,000 em três dias.

Rush: No Limite da Emoção faturou US$ 200,000 em cinco salas com uma MPS de US$ 40,000.
Este lançamento restrito do filme Ron Howard, antes de estrear em mais de 2.000 cinemas na semana que vem, foi propositado visando criar um boca a boca positivo, mas a bilheteria deste pré-lançamento ficou aquém da das estreias dos filmes anteriores do Howard, Frost/Nixon e Uma Mente Brilhante, que tiveram uma ótima bilheteria final. Mas o objetivo de chamar a atenção dos membros da Academia de Hollywood terá sido atingido. Com roteiro de Peter Morgan (Frost/Nixon, A Rainha), Rush – No Limite da Emoção, conta a história verdadeira da disputa entre os pilotos de Fórmula 1, James Hunt e Niki Lauda.
Thanks for Sharing, comédia dramática de Stuart Blumberg sobre a cura de viciados em sexo faturou US$ 608,000 em 269 cinemas, com uma MPS de US$ 2,255. Mesmo com um elenco estelar (Mark Ruffalo, Gwyneth Paltrow e Tim Robbins) não se saiu muito bem. Mal resenhado pela crítica especializada, não deverá ir além dos US$ 2 milhões.
Entre as continuações, o documentário Salinger não se saiu bem quando abriu para mais 60 cidades depois de estrear em Los Angeles e Nova York no início do mês. Faturou US$ 182,000 com uma MPS de US$ 1,319, totalizando US$ 359,000. Mas o material pesquisado deverá gerar um longa sobre o autor de Apanhador em Campo de Centeio.
Wadjda, da Arábia Saudita, também expandiu o circuito, embora ainda esteja em cartaz em somente nove cinemas (+6). Faturou US$ 72,702 (MPS de US$ 8,078). O filme tem um forte boca a boca, e seu futuro depende dele.
Mother of George, depois de uma ótima abertura em Nova York, perdeu bilheteria e faturou somente US$ 30,000 em 5 (+4) cinemas (MPS US$ 6,000).
Blue Jasmine continua sua ótima carreira. Faturou US$ 1,380,000 em 847 cinemas (-146), e foi a 13ª bilheteria da semana. Totaliza US$ 29,774,000.
The Spectacular Now, na 8ª semana, faturou US$ 426,000 em 571 salas, com uma MPS de US$ 6,445,000.
The Grandmaster , de Wong Kar Wai, faturou US$ 237,000 em 473 cinemas, totalizando US$ 6.3 milhões.

Internacional
Os filmes para a família ainda dominam o circuito internacional. Os Smurfs 2 se deu melhor e faturou US$ 14.1 milhões. Já totaliza US$ 238.4 milhões no exterior.
Turbo faturou US$ 12.4 milhões no fim de semana. Dos quais, boa parte (US$ 9.8 milhões) veio da estreia na China. Também se saiu bem na Austrália, mas mesmo assim não deslanchou a corrida do caracolzinho. Faturou até agora somente US$ 91.6 milhões no mercado internacional.
Meu Malvado Favorito 2 faturou US$ 10.3 milhões em 41 mercados. Faturou US$ 6.3 milhões na estreia no Japão e deverá se sustentar bem no país, já que animações costumam fazer boa carreira por lá. Já faturou US$ 493.3 milhões no exterior e US$ 854 milhões no mundo todo.
Elysium continuou sua boa carreira internacional. Abriu com US$ 2.6 milhões no Brasil e quase US$ 2 milhões no Japão.
Invocação do Mal também continuou sua sólida carreira no exterior. Faturou US$ 10.1 milhões, dos quais metade na Coreia do Sul. Totaliza US$ 149.2 milhões no mercado internacional e deverá ultrapassar os US$ 300 milhões no mundo todo.
Monsters University faturou US$ 4.1 milhões no fim de semana prolongado na Coreia do Sul, e já totaliza US$ 470.4 milhões no exterior e US$ 736.3 milhões no mundo todo.
R.I.P.D. – Agentes do Além fracassou no Reino Unido com US$ 840mil em 375 salas. Saiu-se mal também na Argentina, onde faturou apenas US$ 170 mil na estreia. As esperanças agora recaem sobre a estreia no Brasil e no México no próximo fim de semana.
Aviões fez US$ 7.2 milhões em seu sétimo fim de semana no mercado internacional. Totaliza US$ 69 milhões no exterior e US$ 155.5 milhões no mundo todo.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Os Suspeitos 21,430,000 21,430,000
2 Sobrenatural: Capítulo 2 14,500,000 60,855,260
3 A Família 7,000,000 25,640,522
4 No se Aceptan Devoluciones 5,700,000 34,261,725
5 A Batalha do Ano 5,000,000 5,000,000
6 Família do Bagulho 4,670,000 138,176,297
7 O Mordomo da Casa Branca 4,304,000 106,452,114
8 Riddick 3 3,671,730 37,180,020
9 O Mágico de Oz 3,022,000 3,022,000
10 Aviões 2,861,000 86,543,293
Fonte: Rentrak

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 The Face Reader (Gwansang) $22,300,000 $22,300,000 $39,400,000 1
2 Os Suspeitos $21,930,000 $500,000 $21,930,000 4
3 Sobrenatural: Capítulo 2 $18,000,000 $3,500,000 $70,355,260 9
4 Instructions not Included $15,300,000 $9,600,000 $43,861,725 2
5 Família do Bagulho $14,270,000 $9,600,000 $222,676,297 56
6 Os Smurfs 2 $14,100,000 $14,100,000 $307,349,842 71
7 Riddick 3 $13,071,730 $9,400,000 $74,080,020 49
8 Turbo $12,300,000 $12,300,000 $173,229,335 20
9 Elysium $11,800,000 $10,300,000 $248,423,709 55
10 Meu Malvado Favorito 2 $11,675,480 $10,300,000 $854,045,880 42
Fonte: Rentrak