OSCAR: “LA LA LAND” É BARBADA!

por Wanda de Andrade.

Saiu mais um indicador de que La La Land: Cantando Estações: Cantando Estações poderá ser o grande vencedor da noite do Oscar.

O filme de Damien Chazelle ficou com o prêmio mais importante no 69º Directors Guild of America Awards,  premiação do sindicato dos diretores (DGA), depois de já ter vencido o Globo de Ouro e o prêmio máximo da associação dos produtores.

O prêmio do DGA é considerado especialmente importante na corrida do Oscar, uma vez que desde sua criação, somente sete vezes seu prêmio de melhor diretor não levou o Oscar da categoria. Ou seja, o prêmio coincidiu em 90% das vezes. E somente em 14 vezes não levou o Oscar de melhor direção, prêmios que normalmente coincidem. A última vez que isto ocorreu foi ano passado quando Alejandro G. Inarritu foi eleito melhor diretor tanto pelo DGA quanto pelo Oscar, por O Regresso, mas o vencedor do Oscar de melhor filme foi Spotlight: Segredos Revelados, de Tom McCarthy.

Nem todos os membros do DGA são membros da Academia de Hollywood, que escolhe os indicados a melhor diretor, mas todos os diretores que fazem parte da Academia são membros do DGA, o que explica acoincidência dos prêmios.

Embora as indicações sejam atribuição dos diretetores que fazem parte da Academia, na escolha final todos os membros da Academia votam. Naturalmente os diretores acham que o prêmio de melhor filme deve acompanhar o de melhor diretor, mas os outros membros ás vezes dividem a premiação para poder contemplar mais de um filme.

Mas vamos à semana.

 

As duas primeiras colocações ficaram com filmes de terror: Fragmentado e O Chamado 3. A última vez que isto ocorreu, tem mais de uma década. Nos últimos cinco anos diversos filmes do gênero como Invocação do Mal 1 e 2, Uma Noite de Crime, A Morte do Demônio, Atividade Paranormal 4, Possessão e O Massacre da Serra Elétrica 3D ficaram na 1ª posição, mas nenhum outro filme do gênero ocupou a 2ª colocação.

 

Na 2ª colocação ficou uma das três estreia da semana, O Chamado 3, da Paramount, a pior estreia da trilogia, que faturou US$ 13 milhões em 2.931 salas. Foi salvo pelo mercado internacional, onde faturou US$ 15,2 milhões em 35 países. No Brasil estreou em 614 salas e ficou na 1ª posição.

 

Quatro Vidas de Um Cachorro ficou na 3ª posição depois que ficou provado que não houve maltratos com os cachorros. Mas o mal já estava feito.

 

Dois indicados ao Oscar de melhor filme são as maiores bilheterias de 2017: Estrelas Além do Tempo e La La Land: Cantando Estações. O único filme entre as 10 mais que perdeu menos de 30% de bilheteria foi Estrelas Além do Tempo O prêmio de melhor elenco, oferecido pelo sindicato dos atores ajudou a chamar a atenção para o filme que já faturou US$ 119,4 milhões em casa. O musical La La Land: Cantando Estações perdeu 38% da bilheteria e faturou US$ 7,5 milhões tolizando US$ 118,3 milhões. Acumula US$ 150 milhões no mercado internacional e US$ 268,3 milhões globais sem estrear na China.

 

Resident Evil: O Capítulo Final caiu 67 % em seu segundo fim de semana, faturando US$ 4,5 milhões, totalizando apenas US$ 21,9 milhões em casa. Ficou na 6ª posição.

 

Subindo para a 8ª posição, Lion: Uma Jornada Para Casa, indicado ao Oscar de melhor filme, abriu para 830 salas, faturando US$ 4 milhões e totalizando US$ 24,7 milhões. Seu diretor Garth Davis ganhou o prêmio de direção pelo melhor diretor estreante.

 

Na 9ª posição ficou a estreia O Espaço Entre Nós, faturando US$ 3,8 milhões, bem abaixo das expectativas entre US$ 8 e 10 milhões.

 

Num circuito médio, a Sony Classics lançou O Comediante em 848 salas, onde faturou US$ 1,12 milhões.

 

Interessante notar que filmes com pequenos orçamentos atraíram grandes públicos em 2017. Somados os custos de produção de Estrelas Além do Tempo, La La Land: Cantando Estações e Fragmentado, teremos um custo total de US$ 65 milhões, mas suas bilheteras somadas deverão ultrapassar os US$ 800 milhões globais.

 

Foi um fim de semana modesto para os padrões de Hollywood quando todas as atenções estavam voltadas para o Super Bowl onde os Patriots e os Falcons disputavam a final do campeonato de baseball, vencida pelos Patriots de Tom Brady que brilhou mais uma vez.

 

A bilheteria total do fim de semana chegou a quase US$ 100 milhões, uma alta de 4,7% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado, quando Kung Fu Panda 3 liderou as bilheterias. A bilheteria norte-americana de 2017 está seguindo no mesmo ritmo de 2016, mas especialistas acreditam que ela irá disparar nas próximas semanas com a estreia de Cinqüenta Tons Mais Escuros, A Bela e a Fera e Logan.

 

Na próxima semana estreiam três continuações: LEGO Batman: O Filme, que já está recebendo boas críticas, Cinqüenta Tons Mais Escuros e John Wick: Um Novo Dia Para Matar, com Keanu Reeves.

 

 

As Top 10

 

  1. Fragmentado (Universal) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 14.584.000 (-43%) em 3.373 salas (+174); MPS (média por sala): US$ 4.323; Totaliza: US$ 98.701.000

Esta é a primeira vez que M.Night Shyamalan tem um filme liderando as bilheterias por três fins de semana desde 1999, quando O Sexto Sentido também ficou no topo da lista por três fins de semana consecutivos. E será também seu quinto filme a atingir os US$ 100 milhões nas bilheterias domésticas. Junto com os US$ 44 milhões faturados no mercado internacional, totalizando US$ 142,.7 milhões globais. Fragmentado é também um favorito da crítica com 74% de tomates frescos no Rotten Tomatoes. Comparando, O Chamado 3 recebeu somente 6% de críticas positivas na classificação do Rotten Tomatoes.

Fragmentado é dirigido ao público jovem e está se beneficiando da versão juvenil do boca a boca: as mídias sociais. O rashtag #SplitMovie é muito ativo e a maioria dos comentários é positiva.

 

  1. O Chamado 3 (Rings/Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C-; Metacritic: 24; Faturou: US$ 13.000.000 em 2.931 salas; MPS: US$ 4.435; Totaliza: US$ 13.000.000

Execrado também pelo público, O Chamado 3 recebeu nota C- na pesquisa CinemaScore. Este público era composto 46% por homens e 54% de mulheres, das quais 67% tinham menos de 25 anos. Não deverá ultrapassar os US$ 27 milhões.

Mesmo assim, O Chamado 3 está se saindo melhor do que as estimativas, que previam uma bilheteria de estreia entre US$ 10 milhões e US$ 12 milhões. O filme retoma a franquia iniciada há 15 anos quando o filme inicial, estrelado Naomi Watts, foi uma refilmagem do filme japonês de terror de 1998. O Chamado 3, que custou US$ 25 milhões, estreou e mais 36 países.

 

  1. Quatro Vidas de Um Cachorro (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 10.825.000 (-41%) em 3.178 salas (+120); MPS: US$ 3.406; Totaliza: US$ 32.926.000

Quatro Vida de Um Cachorro perdeu somente 41% da bilheteria, faturando US$ 10,8 milhões, devendo fechar entre US$ 55-60 milhões. O filme já foi liberado das acusações de mal tratos aos cachorros feita pela PETA sociedade de proteção aos animais.

Quatro Vidas de Um Cachorro foi considerda isenta de culpa pela ASPCA – American Society for Prevention of Cruelty to Animals, mas mesmo assim o mal estava feito. Como o filme custou pouco não deverá dar prejuízo.

 

  1. Estrelas Além do Tempo (20th Century Fox) – Está na 7ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação: US$ 10.100.000 (-28%) em 3.401 salas (+50); MPS: US$ 2.970; Totaliza: US$ 119.402.000

Estrelas Além do Tempo que recebeu o prêmio do sindicato dos atores pelo conjunto do elenco, faturou US$ 10,3 milhões em 3.401 cinemas, totalizando US$ 120 milhões até o domingo. Custou US$ 25 milhões e deverá chegar aos US$ 150 milhões.

 

  1. La La Land: Cantando Estações (Lionsgate) – Está na 9ª semana e manteve a 5ª colocação. Faturou: US$ 7.450.000 (-39%) em 3.236 salas (+100); MPS: US$ 2.302; Totaliza: US$ 118.307.000

La La Land: Cantando Estações que recebeu o prêmio do sindicato dos atores – SAG – de melhor atriz para Emma Stone e o de melhor filme do sindicato dos produtores – PGA – faturou US$ 6,3 milhões em 3.236 cinemas, depois de perder 48% da bilheteria. La La Land: Cantando Estações, que recebeu o recorde de 14 indicações para o Oscar, faturou ainda

US$ 20,1 milhões em 72 países totalizando US$ 150 milhões, totalizando US$ 268 milhões globais. No sábado, o diretor Damien Chazelle ganhou o prêmio de melhor diretor do DGA, sindicato dos diretores.

 

  1. Resident Evil: O Capítulo Final (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 4.500.000 (-67%) em 3.104 salas (igual); MPS: US$ 1.450; Totaliza: US$ 21.852.000

Depois de perder 67% no segundo fim de semana, Resident Evil: O Capítulo Final faturou US$ 4,5 milhões, totalizando US$ 21,9 milhões, totalizando US$ 115 milhões globais.

 

  1. Sing: Quem Canta Seus Males Espanta (Universal) – Está na 7ª semana e caiu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou:

US$ 4.081.000 (-36%) em 2.293 salas (-409); MPS: US$ 1.780; Totaliza: US$ 262.907.000

Perdeu somente 36% da receita na 7ª semana, faturando US$ 4.1 milhões, totalizando US$ 262,9 milhões. Acumula  US$ 487 milhões globais, vindos principalmente da Europa, já que ainda não estreou na China, Rússia e Japão.

 

  1. Lion: Uma Jornada Para Casa (Weinstein) – Está na 11ª semana e subiu da 14ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.006.000 (+71%) em 1.405 salas (+830); MPS: US$ 2.851; Totaliza: US$ 24.712.000

Lion: Uma Jornada Para Casa aumentou mais que dobro seu circuito de exibição para 1.405 salas e com isso subiu para as Top 10, totalizando US$ 24,7 milhões.

 

  1. O Espaço Entre Nós (The Space Between Us/STX) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 33; Faturou: US$ 3.820.000 em 2.812 salas; MPS: US$ 1.358; Totaliza: US$ 3.820.000

O Espaço Entre Nós abriu com US$ 3,8 milhões em 2.812 salas, ficando muito aquém das expectativas em torno de US$ 8 milhões ou US$ 9 milhões.

O filme foi mal avaliado pela crítica, tendo recebido nota 33 no Metacritic e somente 18% no RottenTomatoes. O público na estreia não concordou e deu nota A- na pesquisa CinemaScore. 69% do público total eram compostos de mulheres, 31% por homens. 33% do público tinham menos de 18 anos.

 

  1. 10. xXx: Reativado (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 3.700.000 (-57%) em 2.478 salas (-1.178); MPS: US$ 1.493; Totaliza: US$ 40.025.000

 

As Independentes

Estreias

 Eu não Sou Seu Negro, o aclamado documentário de Raoul Peck, que estreia o dia 9 de fevereiro no Brasil, sobre o escritor James Baldwin estreou com ótimos resultados e foi indicado ao Oscar de melhor documentário de longa metragem, embora tenha sido lançado num circuito maior do que o usual.

Eu Não Sou o Seu Negro (I Am Not Your Negro/Magnolia) recebeu nota 96 no Metacritic; Esteve nos fetivais de Toronto, Nova York e no American Film Market em 2016. Faturou US$ 709.500 em 43 salas; MPS: US$ 16.500

Em três dias, Eu Não Sou Seu Negro faturou mais do que o dobro que seus concorrentes ao Oscar em todo seu tempo de exibição.

 

O Comediante (The Comedian) (Sony PictureS Classics) – Recebeu nota 40 Metacritic e esteve no American Fil Market 2016. Faturou US$ 1.108.000 em 848 salas; MPS: US$ 1.306; Totaliza: US$ 1.122.000

O filme com Robert De Niro no papel de um cômico que volta à cena depois de uma temporada na prisão, não atraiu o grande público numa época que a concorrência é grande. Além do mais não foi bem de crítica. Estreou em 805 mais salas do que Eu Não Sou Seu Negro e faturou somente US$ 400.000 mais.

 

Continuações

Outro concorrente ao Oscar (melhor filme estrangeiro) O Apartamento, do premiado Asghar Faradi, em seu segundo fim de semana abriu para quase o mesmo número de salas que Eu Não Sou Seu Negro, e teve uma bilheteria ainda maior, apesar de estar enfrentando os três concorrenteS ao Oscar de melhor filme ainda em cartaz (Estrelas Além do Tempo, La La Land e Lion: Uma Jornada para Casa).
O Apartamento (The SaleSman/Cohen) faturou US$ 236.871 em 48 salas (+45); MPS: US$ 5.149; Totaliza: US$ 346.924

 

 

Internacionais

Kung Fu Yoga dominou as bilheterias internacionais faturando US$ 51,4 milhões. A comédia de ação com Jack Chan representa a união de duas produtoras dos dois maiores mercados cinematográficos: China e Índia. Faturou: US$ 177,9 milhões globais.

Outro filme chinês Viagem ao Ocidente: Capítulo Demoníaco (Journey to the West: Demons Strike Back) continuou tendo bom desempenho, faturando US$ 35,3 milhões o que lhe garantiu a segunda posição nas bilheterias intenacionais. O filme é uma continuação de Journey to the West: Conquering the Demon, que foi uma das maiores bilheterias chinesas da história, faturando US$ 215 milhões. A continuação deve render mais, tendo faturado US$ 202 milhões em somente duas semanas.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$) (US$)
1 Fragmentado 14,584,485 98,700,950
2 O Chamado 3 13,000,000 13,000,000
3 Quatro Vidas de um Cachorro 10,824,830 32,926,095
4 Estrelas Além do Tempo 10,100,000 119,402,095
5 La La Land:Cantando Estações 7,450,000 118,306,924
6 Resident Evil 6: O Capítulo Final 4,500,000 21,851,775
7 Sing: Quem Canta Seus Males Espanta 4,080,715 262,907,195
8 Lion: Uma Jornada Para Casa 4,006,000 24,711,674
9 O Espaço Entre Nós 3,820,000 3,820,000
10 xXx: Reativado 3,700,000 40,024,887
Fonte: Boxofficemojo.com

 

Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$) (US$)
1 Kung Fu Yoga 51.400.000 178.070.007
2 Viagem ao Ocidete: Capítulo Demoníaco(China) 35.300.000 202.000.000
3 Duckweed (China) 29.500.000 90.000.000
4 Fragmentado 29.184.485 142.700.950
5 O Chamado 3 28.200.000 28.200.000
6 La La Land:Cantando Estações 27.550.000 268.306.924
7 Resident Evil 6: O Capítulo Final 21.000.000 117.451.775
8 xXx: Reativado 16.100.000 152.424.887
9 Sing: Quem Canta Seus Males Espanta 16.080.715 487.007.195
10 Estrelas Além do Tempo 14.700.000 127.602.095
Fonte: Rentrak.Comscore