“OZ” LIDERA AS BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

“Oz: Mágico e Poderoso” continuou na liderança das bilheterias do fim de semana, apesar das estreias de “Chamada de Emergência” e “The Incredible Burt Wonderstone”, com nomes de peso no elenco. Faturando US$ 42,2 milhões “Oz: Mágico e Poderoso” já é a maior bilheteria de 2013. Sua bilheteria total até domingo estava em US$ 281,8 milhões.
No total, os Top 12 faturaram estimados US$ 97,3 milhões no fim de semana, mais ou menos a mesma coisa que em 2012. No frigir dos ovos as coisas se ajeitam. Com possibilidade de alguns filmes cheguem ao bilhão de dólares em 2013.
Até o início de 2008, somente três filmes – “Titanic”, “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” e “Piratas do Caribe – O Baú da Morte” chegaram ao bilhão na bilheteria total. Cinco anos depois, no início de 2013, “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” é o 15º filme a atingir a marca do bilhão. Com o acréscimo de receita oferecido pelos ingressos 3D e a expansão de mercados como China e Rússia, alcançar o US$ 1 bilhão já não parece tão difícil. Mas ainda é um marco a ser atingido, e um sinal de que o filme é um sucesso global. Em 2012 quatro filmes chegaram ao bilhão (“Os Vingadores”, “007 – Operação Skyfall”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”) e tendo somente “Skyfall” sido uma surpresa. Em 2013, além de “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros”, que deverá chegar ao bilhão graças ao relançamento em 3D, alguns filmes têm possibilidade de chegar ao US$ 1 bilhão.

São eles:
1. As Continuações
Iron Man 3 (maio) / Star Trek Into Darkness (maio) / Fast & Furious 6 (maio) / Monsters University (junho) / Despicable Me 2 (julho) / Thor: The Dark World (novembro) / The Hunger Games: Catching Fire (novembro) / The Hobbit: The Desolation of Smaug (dezembro)
2 – Os Filmes Originais
Até hoje, somente três filmes “originais” – que não fazem parte de nenhuma franquia – faturaram US$ 1 bilhão. Dois deles de James Cameron – “Avatar” e “Titanic” -,além de “Alice no País das Maravilhas”. Para 2013, poucas são as possibilidades de filmes “originais” chegarem lá.
“Homem de Aço” (Man of Steel) programado para junho é um deles. Mas para chegar lá terá que faturar quase três vezes mais do que “Superman – O Retorno” (US$ 391,100 milhões), de 2006. “O Cavaleiro Solitário” (Lone Ranger), que mesmo estrelado por Johnny Depp que já liderou três filmes que chegaram ao bilhão – “Piratas do Caribe” – não foi muito bem recebido nas previews. Além do mais, westerns não fazem muito sucesso no exterior. E finalmente “Circulo de Fogo” (Pacific Rim), com seus robôs gigantes enfrentando monstros gigantes deverá ter sucesso garantido pelo menos no mercado asiático.
Eis os Top 10 da semana:
1. “Oz: Mágico e Poderoso”, na segunda semana manteve a primeira colocação, depois de faturar US$ 42,222,000 (-47%) em 3912 cinemas, com uma MPS (média por sala) de US$ 10,793. Totaliza US$ 145,026,000. Uma ótima sustentação para a produção Disney, semelhante à de “Alice no País das Maravilhas” no ano passado, que abriu com muito mais. Tendo um bom desempenho no exterior, deverá chegar aos US$ 500 milhões e se tornar rentável.
2. “Chamada de Emergência” (The Call, Sony) Estreia – Recebeu uma nota “B+” na pesquisa Cinemascore e o site Metacritic apurou 52% de críticas positivas. Faturou US$ 17,100,000 em 2507 cinemas, com uma MPS de US$ 6,821. O filme estrelado por Halle Berry ultrapassou todas as expectativas, o que não tem sido muito comum em 2013. Coestrelando Abigail Breslin, mostrou sua força subindo a arrecadação de sexta para sábado, o que nem sempre acontece com um filme para maiores de 18 anos. Berry interpreta uma operadora do telefone 911 que recebe uma chamada de uma menina (Abigail Breslin) dizendo que foi sequestrada. O diretor Brad Anderson, mais conhecido por produções independentes como “Next Stop Wonderland”, “O Operário” e “Expresso Transiberiano”, totalizando US$ 9 milhões de bilheterias em nove filmes, parecia não ter sido a melhor escolha. Mas produções mais recentes para a TV a cabo – “Treme”, “Walking Dead” e “Boardwalk Empire” o tornaram mais conhecido. O sucesso desta estreia deve fazer diferença em seu futuro. Com o fracasso recente de vários filmes do gênero liderados por homens, Halle Berry dá a volta por cima, devendo chegar pelo menos aos US$ 50 milhões ou mais.
3. “The Incredible Burt Wonderstone” (Warner Bros.) Estreia – Obteve uma nota “C+” na pesquisa Cinemascore e 44% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 10,305,000 em 3160 cinemas, com uma MPS de US$ 3,261. É o quinto lançamento da Warner Bros em 2013 e o quinto desapontamento depois do sucesso de “Argo” e “O Hobbit”. “Burt Wonderstone” é também o segundo fiasco da New Line no ano, seguindo Jack – O Matador de Gigantes”. Como custou somente US$ 32 milhões, deverá se pagar. Dirigido por Don Scardino (3D Rock), a comédia tem no elenco Steve Carell, Steve Buscemi e Jim Carrey. As estimativas eram de que faturasse pelo menos US$ 15 milhões.
4. “Jack – O Matador de Gigantes” – na 3ª semana caiu da 2ª posição para a 4ª. Faturou US$ 6,220,000 (-37%) em 3357 cinemas(-168), com uma MPS de US$ 1,853, totalizando US$ 53,913,000. Agora é esperar pelas férias de primavera, embora não pareça que vá cobrir os custos de produção de US$ 200 milhões.
5. “Uma Ladra Sem Limites” – na sexta semana caiu da 3ª para a 5ª posição. Faturou US$ 4,500,000 (-29%) em 2842 cinemas (-60), com uma MPS de US$ 1,590. Totaliza US$ 123,700,000. Embora tenha perdido receita e o título de maior bilheteria de 2013 para “Oz: Mágico e Poderoso”, está par a par com “Madrinhas de Casamento”, sucesso anterior de Melissa McCarthy. Deverá ultrapassar os US$ 140 milhões e se tornar o melhor retorno do investimento recente, já que custou somente US$ 35 milhões.
6. “O Acordo” está na quarta semana e caiu da 5ª para a 6ª posição. Faturou US$ 3,500,000 (-31%) em 2353 cinemas (+13); MPS de US$ 1,487. Totaliza US$ 37,260,000. O filme estrelado por The Rock continuou se segurando bem, podendo chegar aos US$ 50 milhões.
7. “Finalmente 18” está na 3ª semana, e desceu da 6ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 2,619,000 (-49%) em 2424 cinemas (-347), com uma MPS de US$ 1,080, totalizando US$ 21,868,000. Caindo rapidamente depois de uma estreia ruim, não deverá ir muito além dos US$ 21 milhões, devendo sair do ranking na próxima semana.
8. “O Lado Bom da Vida” manteve a 8ª posição na 18ª de exibição, faturando US$ 2,587,000 (-28%) em 1602 cinemas (-125), com uma MPS de US$ 1,615. Totaliza US$ 124,613,000. O último filme que se manteve entre os Top 10 na 18ª semana foi outro vencedor do Oscar, “Como Agarrar um Milionário”, que se sustentou entre os Top 10 até a 19ª posição.
9. “Um Porto Seguro” está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 9ª posição. Faturou US$ 2,495,000 (-34%) em 2206 cinemas (-335), com uma MPS de US$ 1,131. Totaliza US$ 66,953,000, devendo chegar aos US$ 75 milhões.
10. “Escape from Planet Earth” em sua 5ª semana faturou US$ 2,327,000 (-28%) em 2211 cinemas (-338), com uma MPS de US$ 1,052, totalizando US$ 52,166,000. Continua surpreendendo e tendo um desempenho acima das expectativas, devendo ser prejudicado pelas estreias da próxima semana.

Independentes
Depois de semanas de poucos lançamentos no período pós Oscar, o mercado independente voltou a mostrar sua força. A principal estreia da semana foi “Spring Breakers”, ainda sem previsão de lançamento no Brasil, que recebeu 64% de críticas positivas apuradas pelo Metacritic. Faturou US$ 270,000 em três cinemas, com uma MPS de US$ 90,000. Foi uma das melhores MPS recentes – à frente de “A Hora Mais Escura” e “O Espião Que Sabia Demais”. Dirigido por Harmony Korine, de “Vida Sem Destino”, “Julien Donkey-Boy” e “Mr. Lonely”, filmes que não tiveram no circuito comercial o mesmo impacto dos festivais. Nenhum deles faturou mais do que US$ 200,000, embora tenham se saído bem em DVD. Mas “Spring Brakers”, estrelado por James Franco, Vanessa Hudgens e Selena Gomez numa história de adolescentes tentando descolar um dinheirinho para as férias de primavera, parece ter uma apelo comercial maior.
“Além das Montanhas”, na segunda semana, faturou US$ 25,200 (+72%) depois de abrir de 3 para 17 salas, com uma MPS de US$1,482. Totaliza US$ 47,433. Estreou no Brasil em 11 de janeiro e já está disponível em VOD no mercado americano.
“Segredos de Sangue” (Fox Searchlight), está em cartaz há três semanas. Faturou US$ 266,000 em 94 cinemas (+77), com uma MPS de US$ 2,830. Totaliza US$ 647,000. Dirigido pelo coreano Park Chan-wook e estrelado por Nicole Kidman, abre para mais 250 salas na próxima sexta feira. Estreia no Brasil em 3 de maio.
“No”, “O Quarteto” e “Amor” continuam suas sólidas carreiras no mercado norte-americano. ”The Met: Live in HD” que transmite ao vivo a programação do The Metropolitan Opera de Nova York exibiu no sábado em 800 cinemas, a ópera Francesca da Rimini. Faturou US$ 1,3 milhões. No exterior atraiu um público de 60.000 pessoas para 900 salas na Europa, Rússia, Bahamas, Egito, Jamaica, Qatar, num total de 31 países e mais 11 na América Latina.
Internacional

Na semana passada, “Oz: Mágico e Poderoso” dominou o mercado brasileiro, enfrentando somente “Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer” e mais dois lançamentos que não lhe impuseram resistência, faturando US$ 3,7 milhões – quase quatro vezes mais do que seu concorrente mais sério. Mesmo assim, sua estreia faturou quase a metade de “Alice no País das Maravilhas” em 2010, o que significa que não vai atingir os US$ 28,3 milhões totalizados por “Alice” no Brasil.
No último fim de semana estrearam oito filmes, que não deverão destronar “Oz: Mágico e Poderoso”. Os maiores concorrentes são thrillers americanos de baixo orçamento como “A Fuga”, com Eric Bana e Olivia Wilde, e “Linha de Ação” com Mark Wahlberg e Russell Crowe, que não faturaram muito. O filme nacional “A Busca”, com Wagner Moura e Mariana Lima, deve ter se saído melhor.

“Oz: Mágico e Poderoso” continuou sua carreira de sucesso mundial. Faturou US$ 46,6 milhões, totalizando US$ 136,8 milhões, elevando sua bilheteria global para US$ 281,8 milhões. Estreia em 29 de março na China.
“Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer” faturou US$ 20,4 milhões no fim de semana internacional dos quais US$ 15,7 milhões vieram da estreia na China. Totaliza US$ 265,6 milhões globais e ainda não estreou na Austrália. Os outros resultados estão na tabela abaixo.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. “Oz: Mágico e Poderoso” 42,222,000 145,026,000
2. “Chamada de Emergência” 17,100,000 17,100,000
3. “The Incredible Burt Wonderstone” 10,305,000 10,305,000
4. “Jack – O Matador de Gigantes” 6,220,000 53,913,373
5. “Uma Ladra Sem Limites” 4,518,780 123,705,645
6. “O Acordo” 3,500,000 37,257,277
7. “Finalmente 18” 2,619,000 21,867,773
8. “O Lado Bom da Vida” 2,587,000 124,613,179
9. “Um Porto Seguro” 2,495,000 66,952,810
10. “Escape from Planet Earth” 2,327,000 52,165,581

Bilheterias internacionais – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Global (US$) Países
1. “Oz: Mágico e Poderoso” 88,822,000 281,826,000 56
2. “Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer” 21,550,000 266,764,147 51
3. “Chamada de Emergência” 17,100,000 17,100,000 1
4. “Jack – O Matador de Gigantes” 16,520,000 89,113,373 26
5. “The Incredible Burt Wonderstone” 10,305,000 10,305,000 1
6. “João e Maria: Caçadores de Bruxas” 6,297,000 205,877,844 43
7. “O Lado Bom da Vida” 6,287,000 203,613,179 28
8. “Uma Ladra Sem Limites” 5,263,780 126,905,645 19
9. “Meu Namorado é um Zumbi” 4,585,000 98,095,910 18
10. “Mama” 3,951,929 118,434,454 31

Wanda de Andrade é especializada em mercado cinematográfico