Pioneiro do documentário brasileiro exibe sua obra no Cine Ceará

Além dos filmes exibidos na mostra competitiva do 17o. Cine Ceará, as mostras paralelas também reservam excelentes surpresas. Várias delas podem ser conferidas no ciclo especial dedicada ao fotógrafo e produtor Thomas Farkas, nome decisivo para o desenvolvimento do documentário cinematográfico brasileiro.
De 1968 a 1972, Farkas empreendeu uma das mais ousadas façanhas do audiovisual brasileiro, que ficou conhecida como Caravana Farkas. Ao todo, quase 40 filmes compõem o acervo da Caravana, que se caracterizou pela forma inovadora e independente de registrar nuances da vida do povo brasileiro não captadas pelo cinema clássico. No intuito de revelar a essência das pessoas, Farkas enviava jovens cineastas, em pequenas equipes, a todas as regiões brasileiras em busca dessas imagens. Marco na produção documental, a Caravana Farkas consagrou documentaristas como Geraldo Sarno (Viramundo), Maurice Capovilla (Subterrâneos do Futebol), Paulo Gil Soares (Memória do Cangaço), Sérgio Muniz (Rastejador), Guido Araújo (Feira da Banana) e Eduardo Escorel (Visão de Juazeiro).
Boa parte deste trabalho pode ser conferido neste 17º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O próprio cineasta está aqui no evento, e faz questão de comparecer a todas as sessões de seus filmes, sempre lotadas. Ele recebe também Troféu Eusélio Oliveira, como um dos grandes homenageados do Festival.
Thomas Farkas nasceu na Hungria em outubro de 1924 e veio para o Brasil ainda criança, aos cinco anos. Naturalizado brasileiro, iniciou seu trabalho com fotografia em meados da década de 40, e é um dos pioneiros da fotografia moderna brasileira. A partir de 1968 produziu e co-produziu mais de 30 filmes documentários de curta e média-metragem e 8 longas-metragens. Foi professor de fotojornalismo na Universidade de São Paulo (USP) por quase 20 anos, área na qual fez seu doutorado, sobre a produção de documentários no Brasil. Em 2003, foi alvo de um curta-metragem de Walter Lima Júnior, chamado “Thomaz Farkas, brasileiro”.
No momento, ele negocia com algumas empresas a distribuição de seu trabalho em DVD.

Confira seus filmes exibidos no 17º Cine Ceará:
1. Hermeto, Campeão; de Thomaz Farkas
2. Vitalino Lampião; de Geraldo Sarno
3. A Cuíca; de Sérgio Muniz
4. O Berimbau; de Sérgio Muniz
5. Todo Mundo; de Thomaz Farkas
6. Viramundo; de Geraldo Sarno
7. De Raízes e Rezas, entre outros; de Sérgio Muniz
8. A Cantoria; de Geraldo Sarno
9. Jaramataia; de Paulo Gil Soares
10. Erva Bruxa; de Paulo Gil Soares
11. Frei Damião – Trombeta dos Aflitos, Martelo dos Hereges; de Paulo Gil Soares
12. Nossa Escola de Samba; de Manoel Horacio Gimenez
13. Os Imaginários; de Geraldo Sarno
14. Visão de Juazeiro; de Eduardo Escorel
15. A Vaquejada; de Paulo Gil Soares
16. Paraíso Juarez; de Thomaz Farkas
17. Jornal do Sertão; de Geraldo Sarno
18. Rastejador; de Sérgio Muniz
19. Memória do Cangaço; de Paulo Gil Soares
20. Viva Cariri; de Geraldo Sarno