“PLANETA DOS MACACOS” CONTINUA LIDERANDO AS BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

Com o mau desempenho das três estreias da semana — Uma Noite de Crime: Anarquia, Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate e Sex Tape: Perdido na Nuvem, as bilheterias do verão continuaram em queda, ficando 24% abaixo do mesmo fim de semana do ano passado.

As Top 10 somaram US$ 130 milhões comparados a US$ 174 milhões faturados no ano passado, e a bilheteria anual já está 6,1% atrás da de 2013 à mesma altura.

Uma das razões seria a ausência de filmes médios como Invocação do Mal e Família do Bagulho que, ao lado de sucessos como Homem de Ferro 3, ajudaram a puxar as bilheterias do verão 2013 para cima. Ao mesmo tempo em que nenhum dos blockbusters 2014 deve cruzar os US$ 300 milhões (categoria conhecida como tentpole), nenhum dos lançamentos médios chegará a uma soma entre US$ 90 milhões e US$ 120 milhões em casa.
Enquanto isso, quem está segurando as bilheterias são alguns blockbusters longevos, e a porcentagem de quedas abaixo da media das continuações vem sendo um dos pontos positivos do verão.
Um bom boca a boca vem garantindo o sucesso de filmes como Anjos da Lei 2, que totaliza US$ 180 milhões depois de perder somente 28% da bilheteria no fim de semana, permanecendo por oito semanas entre as Top 10. Ou de Malévola, também há oito semanas entre as 10 Mais, e que perdeu somente 22%, totalizando US$ 228 milhões.
A boa notícia é que, embora os filmes mais caros tenham tido resultados aquém dos esperados, não houve grandes fracassos, pois os orçamentos têm sido bastante controlados pelos estúdios.
Seis das 10 maiores bilheterias da semana têm orçamentos de produção de US$ 50 milhões ou menos. Uma Noite de Crime: Anarquia custou mais do que o original, mas não mais do que US$ 13 milhões. Assim, se o número de sucessos foi pequeno, o de fracassos também. Nada que chegue perto do desastre de O Cavaleiro Solitário no ano passado. E maioria dos lançamentos do verão 2014 tem chances de recuperar o investimento ainda nos cinemas. Com algumas exceções.
Juntos e Misturados que faturou US$ 93.7 milhões com um custo de US$ 40 milhões e Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola, que custou US$ 40 milhões e faturou US$ 82.2 milhões, deverão ficar no vermelho. E a estreia de Sex Tape: Perdido na Nuvem (US$ 40 milhões) com somente US$ 15 milhões não faz prever uma continuação.
Outros filmes considerados fracassos acabaram não sendo. Tammy, por exemplo, já faturou US$ 71.2 milhões, um ótimo retorno para os US$ 20 milhões investidos. No Limite do Amanhã faturou US$ 352.6 milhões com um orçamento de US$ 178 milhões não se pagará em casa, mas o mercado internacional trará o resto. Naturalmente, quando as luzes vermelhas se acendem, como para Jupiter Ascending, joga-se o lançamento para o ano seguinte. E, entre mortos e feridos, salvam-se quase todos.
Vejamos os números da semana.

1.Planeta dos Macacos: O Confronto (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª posição. Faturou: US$ 36,000,000 (-50%) em 3.969 salas (+2); MPS (media por sala): US$ 9,070; Totaliza: US$ 138,953,000
Como era esperado, Planeta dos Macacos: O Confronto continuou na liderança das bilheterias em seu segundo fim de semana. Perdeu somente 50% da bilheteria, o que é um nível muito bom para um blockbuster no meio do verão. Queda equivalente aos 49% perdidos no segundo fim de semana por Planeta dos Macacos: A Origem que faturou US$ 27.83 milhões no segundo fim de semana. Comparando, outras continuações do verão como O Incrível Homem Aranha 2, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido ou Transformers: A Era da Extinção perderam pelo menos 61% no seu segundo fim de semana.
Com uma bilheteria de US$ 138.95 milhões, Planeta dos Macacos: O Confronto está 32% à frente dos US$ 105.21 milhões faturados em 10 dias pelo primeiro filme. Seu bom desempenho pode ser atribuído às boas críticas e à propaganda boca a boca, além do pouco apelo das estreias da semana. Como já faturou quase US$ 139 milhões, poderá chegar aos US$ 230 milhões no fim da carreira, apesar da concorrência de Lucy, Hercules e dos Guardiões da Galaxia nas próximas semanas.

2. Uma Noite de Crime: Anarquia (The Purge: Anarchy /Universal) Estreia – Nota Cinemascore: B. Contagem Metacritic: 49 % de críticas positivas. Faturou US$ 28,369,000 em 2.805 salas; MPS: US$ 10,114; Totaliza: US$ 28,369,000
Uma Noite de Crime: Anarquia foi a melhor estreia da semana, embora tenha estreado com US$ 28.4 milhões, 17% abaixo do primeiro filme (US$ 34.1 milhões). Segundo a Universal, 52% da audiência do filme eram mulheres, e 61% delas com menos de 25 anos. Elas deram um nota B na pesquisa CinemaScore, o que significa uma evolução em relação ao primeiro filme, que recebeu uma nota C. Sua bilheteria deverá terminar nos mesmos US$ 64.5 milhões.

3. Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate (Planes: Fire and Rescue /Buena Vista) Estreia – Nota Cinemascore: A. Contagem Metacritic: 48 % de críticas positivas. Faturou US$ 18,000,000 em 3.826 salas; MPS: US$ $4,705 Totaliza: US$ 18,000,000
Ficou na 3ª posição com US$ 18 milhões: 19% abaixo do primeiro filme que estreou com US$ 22 milhões no ano passado. Inferior também aos US$ 21.3 milhões arrecadados por Turbo, que estreou no mesmo fim de semana de 2013. 42% do público tinham 12 anos ou menos. Como recebeu uma nota A na pesquisa CinemaScore e não tem concorrência no gênero à vista, deverá fechar com cerca de US$ 70 milhões.

4. Sex Tape: Perdido na Nuvem (Sony) Estreia – Nota Cinemascore: C+. Contagem Metacritic: 37 % de críticas positivas. Faturou: US$ 15,000,000 em 3.062 salas; MPS: US$ 4,899; Totaliza: US$ 15,000,000
Com uma estreia fraca em torno de US$ 15 milhões ficou bem abaixo do filme anterior de Cameron Diaz, Mulheres ao Ataque (US$ 24.8 milhões). Comparando com outras comédias do verão, ficou abaixo de Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (US$ 16.8 milhões), mas ligeiramente acima de Juntos e Misturados com Adam Sandler (US$ 14.3 milhões). Como recebeu péssimas críticas (cerca de 20% no Rotten Tomatoes) e boca a boca ruim (C+ no CinemaScore), Sex Tape: Perdido na Nuvem está fadado a uma carreira curta não devendo ultrapassar os US$ 45 milhões.

5. Transformers: A Era da Extinção (Paramount) – Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 5ª posição. Faturou: US$ 10,000,000 (-39%) em 3.224 salas (-689); MPS: US$ 3,102; Totaliza: US$ 227,157,000
Ficou entre as cinco primeiras colocações com US$ 10 milhões, perdendo somente 39% da bilheteria. Acumula uma bilheteria de US$ 227.2 milhões, e vai liderar o verão em breve. Já é uma das maiores bilheterias domésticas dos EUA no ano, e está somente 28% atrás dos US$ 317.37 milhões faturados em 24 dias por Transformers: O Lado Oculto da Lua.

6. Tammy (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 6ª posição. Faturou: US$ (-39%) em 3.402 salas (-63); MPS: US$ 2,235; Totaliza: US$ 71,253,000
A comédia estrelada por Melissa McCarthy e perdeu somente 39% da bilheteria sem ser afetada pela estreia de Sex Tape: Perdido na Nuvem.

7. Anjos da Lei 2 (Sony) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 7ª posição. Faturou: US$ 4.700,000 (-28%) em 2,229 salas (-580); MPS: US$ 2,109; Totaliza: US$ 180,509,000.
É a melhor comédia desde Ted e está há oito semanas entre as Top 10.

8. Como Treinar o Seu Dragão 2 (20th Century Fox) – Está na 6ª semana e caiu da 5ª para a 8ª posição. Faturou: US$ 3,800,000 (-37%) em 2.169 salas (-716); MPS: US$ 1,752; Totaliza: US$ 160,672,000.

9. Malévola (Buena Vista) – Está na 8ª semana e caiu da 8ª para a 9ª posição. Faturou: US$ 3,302,000 (-21%) em 1.541 salas (-536); MPS: US$ 2,143; Totaliza: US$ 228,367,000.

10. Earth to Echo (Relativity) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 10ª posição. Faturou: US$ 3,260,000 (-41%) em 2.450 salas (-780); MPS: US$ 1,331; Totaliza: US$ 31,979,000

INDEPENDENTES
O destaque da semana independente foi Boyhood, de
Richard Linklater.
Boyhood estreou na semana passada e abriu agora para 33 salas, faturando US$ 1.2 milhão no fim de semana, com uma incrível MPS de US$ 36,303. Abre para pelo menos mais 40 cinemas na próxima semana. Com Ethan Hawke, Patricia Arquette e Ellar Coltrane no elenco, acompanha em tempo real a vida de Mason (Ellar) dos 5 aos 18 anos. Filmado ao longo de 12 anos, subiu da 19ª para a 15ª posição. Estreia no Brasil em 30/10 pela Universal.
Entre as estreias estavam:
Wish I Was Here, de Zach Braff, que faturou somente US$ 495,000 em 68 salas. O filme segue Hora de Voltar (Garden State) e irá abrir para cerca de 600 cinemas na próxima semana.
I Origins, da Fox Searchlight, que faturou somente US$ 28,700 em quatro salas.
Mood Indigo, filme francês de Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) já lançado no Brasil com o nome de A Espuma dos Dias.
A Five Star Life (Viaggio Sola) filme de Maria Sole Tognazzi, filha de Ugo Tognazzi.
Entre as continuações destacam-se:
Mesmo se Nada der Certo [Begin Again, EUA, 2013], de John Carney , com Keira Knightley, Mark Ruffalo e Adam Levine no elenco, caiu da 9ª para a 11ª posição, embora tenha aberto para mais salas e perdido somente 2% da bilheteria. Estreia no Brasil na próxima 5ª feira pela Imagem.
Third Person, da Sony Pictures Classics, que faturou US$ 126,000 em 154 salas, totalizando US$ 800,000 em cinco semanas. O filme de Paul Haggis, com Olivia Wilde, Liam Neeson, Mila Kunis e James Franco estreia no Brasil em setembro pela PlayArte.

INTERNACIONAL
Transformers: A Era da Extinção chegou perto do US$ 1 bilhão no fim de semana, mas a maior bilheteria internacional da semana foi Planeta dos Macacos: O Confronto, que já acumula uma bilheteria internacional de US$ 242 milhões. Comparando,
Transformers: O Lado Oculto da Lua arrecadou US$ 1.12 bilhão no verão de 2011.
Planeta dos Macacos: O Confronto, foi a maior bilheteria de estreia da franquia no Brasil (US$ 16.5 milhões) e na Alemanha faturou US$ 11.2 milhões e foi a maior estreia do ano. A China continua sendo o maior mercado, com US$ 285.7 milhões, a maior bilheteria de todos os tempos no país.
Juntos e Misturados estreou no Brasil com US$ 2 milhões. Totaliza US$ 59 milhões no exterior e US$ 104 milhões no mundo todo.
A Culpa é das Estrelas continua sendo um sucesso internacional, tendo faturado US$ 4.6 milhões em 40 países, totalizando US$ 127.9 milhões no exterior e US$ 249.4 milhões no mundo todo.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido ainda faturou US$ 1.4 milhão em 20 países, totalizando US$ 507.9 milhões no exterior e US$ 738.3 milhões no mundo todo.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 Planeta dos Macacos: O Confronto $36,000,000 $138,952,844
2 Uma Noite de Crime: Anarquia $28,368,660 $28,368,660
3 Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate $18,000,000 $18,000,000
4 Sex Tape: Perdido na Nuvem $15,000,000 $15,000,000
5 Transformers: A Era da Extinção $10,000,000 $227,156,888
6 Tammy $7,605,000 $71,253,096
7 Anjos da Lei 2 $4,700,000 $180,509,111
8 Como Treinar o Seu Dragão 2 $3,800,000 $160,671,895
9 Malévola $3,302,000 $228,367,000
10 Earth To Echo $3,260,000 $31,979,314
America

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Planeta dos Macacos: O Confronto $97,000,000 $61,000,000 $241,952,844 51
2 Transformers: A Era da Extinção $91,200,000 $81,200,000 $886,256,888 59
3 Tiny Times 3.0 $30,000,000 $30,000,000 $48,000,000 1
4 Uma Noite de Crime: Anarquia $28,788,660 $420,000 $28,788,660 15
5 Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate $27,000,000 $9,000,000 $27,000,000 25
6 House That Never Die… $21,000,000 $21,000,000 $21,200,000 1
7 Sex Tape: Perdido na Nuvem $18,000,000 $3,000,000 $18,000,000 10
8 Como Treinar o Seu Dragão 2 $17,800,000 $14,000,000 $386,171,895 56
9 Malévola $11,302,000 $8,000,000 $697,167,000 46
10 Step Up All In $10,300,000 $10,300,000 $11,800,000 27
Fonte: Rentrak