“PODRES DE RICOS” DESBANCAM MELISSA McCARTHY.

Por Wanda de Andrade. 

Com uma das melhores sustentações dos últimos tempos, a comédia romântica Podres de Ricos facilmente derrotou a concorrência nas bilheterias norte-americanas. O boca a boca eletrônico deu ótimos resultados e o filme da Warner faturou mais de US$ 25 milhões com uma queda de somente 6% nas bilheteria do segundo fim de semana, com uma solida média por sala de US$ 7.093 em 3.526 salas.

Podres de Ricos totaliza US$ 76,8 milhões em 12 dias, e como a concorrência será fraca nas próximas semanas, o filme de elenco asiático está a caminho de uma bilheteria doméstica entre US$ 150 e US$ 200 milhões. Já se fala numa continuação.

Como Podres de Ricos ainda não estreou na maioria dos mercados internacionais, o filme poderá alcançar uma bilheteria total que poderá ficar entre as cinco maiores bilheterias de uma comédia romântica de todos os tempos. Uma coisa é certa: Podres de Ricos deverá ser a oitava bilheteria de 2018 a ultrapassar a marca dos US$ 100 milhões.

Megatubarão mais uma vez esteve em exibição no maior circuito da semana. Estando em cartaz em 4.031 salas, faturou US$ 13 milhões no terceiro fim de semana com uma queda de 38%, elevando sua bilheteria doméstica para US$ 105,3 milhões. Totaliza US$ 408,6 milhões globais liderados pela China com US$ 143 milhões.

Nem o nome de Melissa McCarthy encabeçando o elenco de Crimes em Happytime conseguiu atrair o público. O filme estreou na terceira posição com somente US$ 10 milhões, depois de ser arrasado pela crítica e já se fala que deve ganhar o troféu de pior filme do ano. Foi a pior estreia de McCarthy.

A comédia imprópria para menores em que os Muppets contracenam com humanos, dirigida por Brian Henson, filho do criador dos Muppets, recebeu somente 22% de críticas positivas no Rotten Tomatoes e o público deu nota C- na pesquisa Cinemascore.

Ultrapassando a barreira dos US$ 600 milhões globais, Missão: Impossível – Efeito Fallout faturou US$ 193,9ilhões nos EUA, quase totalizando US$ 200 milhões em casa, devendo ultrapassar a bilheteria de US$ 195 milhões de Missão: Impossível Nação Secreta no próximo fim de semana.

Ficando na sexta posição, 22 Milhas, estreia da semana passada, caiu bastante, faturando US$ 6 milhões no 2º fim de semana. A última colaboração entre Mark Wahlberg e Peter Berg totalizou US$ 25,1 milhões em 10 dias. Embora possa ultrapassar a bilheteria de seu filme anterior, O Dia do Atentado (US$ 31,8 milhões em casa), não sinaliza a franquia que os produtores estavam pretendendo.

A outra estreia da semana passada, Alfa, arrecadou US$ 5,6 milhões, com uma queda de 46% frente aos US$ 10,3 milhões da estreia. O filme passado há 20 mil anos atrás e falado numa língua inexistente foi elogiado pala crítica, mas não emplacou junto ao público. Totaliza US$ 20,1 milhões que não cobrem o orçamento de US$ 50 milhões.

Infiltrado na Klan ficou na 8ª posição depois de ter uma ótima sustentação no terceiro fim de semana com US$ 5,3 milhões, com uma queda de somente 27%. O filme de Spike Lee totaliza US$ 32 milhões, e ja é a quinta maior bilheteria doméstica do diretor, tendo ultrapassado Faça a Coisa Certa, de 1989, logo irá superar os US$ 32,4 milhões arrecadados por Febre da Selva, de 1991.

Na 9ª posição, a aventura de ficção A X L faturou US$ 2,9 milhões em 1.710 salas em sua estreia.

Embora não seja um grande resultado, também não surpreendeu já que ninguém esperava uma abertura de dois dígitos. Naturalmente a crítica não ajudou (22% no Rotten Tomatoes), embora tenha agradado mais ao público deu nota B+ na pesquisa CinemaScore.

As Top 10 faturam juntas US$ 85,1 milhões, uma alta de 86% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado, quando Dupla Explosiva ficou na 1ª posição com US$ 10,3 milhões. No total, a bilheteria do fim de semana subiu 52% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado, chegando a US$ 100 milhões, contra US$ 69 milhões em 2017.

Bilheterias do verão

Com boa variedade de gêneros – de Vingadores: Guerra Infinita a Podres de Ricos, a bilheteria do verão 2018 ficou 14% acima do verão de 2017.

Espera-se que a temporada, que termina na próxima segunda-feira no feriado de Labor Day, fature cerca de US$ 4,39 bilhões nos EUA. A maior alta entre um verão e outro da última década. Se as previsões forem corretas, o verão 2018 será o quinto maior de todos os tempos.

Se considerarmos o preço médio de US$ 9,27 o número de espectadores na temporada do verão cinematográfico foi 473 milhões. Aqui vale lembrar que os norte-americanos calculam o número de espectadores dividindo a renda total pelo preço médio do ingresso.

Embora seja um aumento substancial sobre os 430 milhões que foram aos cinemas no verão de 2017, (o menor número em mais de 25 anos), ainda assim será menor plateia desde 1992.

As maiores bilheterias do verão foram:

  1. Vingadores: Guerra Infinita (US$ 679 milhões), da Disney/Marvel
  2. Os Incríveis 2 (US$ 597,1 milhões), da Pixar
  3. Jurassic World: Reino Ameaçado (US$ 413 milhões), da Universal
  4. Deadpool 2 (US$ 318,4 milhões), da Fox
  5. Hans Solo: Uma História Star Wars (US$ 213,6 milhões) Lucas Filmes/Disney
  6. Homem-Formiga e a Vespa (US$ 211,5 milhões), da Disney/Marvel
  7. Missão: Impossível: Efeito Fallout (US$ 194 milhões), da Paramount
  8. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (US$ 159 milhões), da Sony
  9. Oito Mulheres e um Segredo (US$ 139 milhões), da Warner
  10. Mamma Mia! Lá vamos Nós de Novo (US$ 139 milhões), Universal

 

As Top 10

  1. Podres de Ricos(Warner Bros.) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 25,010,000 (-6%) em 3,526 salas (+142); MPS (média por sala): US$ 7,093; Totaliza: US$ 76,818,000
  1. Megatubarão(Warner Bros.) – Está na 2ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou: US$ 13,030,000 (-38%) em 4.031 salas (-87); MPS: US$ 3.232; Totaliza: US$ 105.301.000
  1. Crimes em Happytime(STX) NEW – Cinemascore: C-; Metacritic: 29; Orçamento: US$ 40 milhões. Faturou US$ 10.020.000 em 3.256 salas; MPS: US$ 3.077; Totaliza: US$ 10.020.000
  1. Missão: Impossível – Efeito Fallout(Pamount) – Está na 5ª semana e manteve a 4ª colocação. Faturou: US$ 8.000.000 (-26%) em 3.052 salas (-430); MPS: US$ 2.621; Totaliza: US$ 193.901.000
  1. Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível(Disney) – Está na 4ª semana e subiu da 6ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.340.000 (-29%) em 3.394 salas (-208); MPS: US$ 1.868; Totaliza: US$ 77.629.000
  1. 22 Milhas(STX) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 6.030.000 (-56%) em 3.050 salas (igual); MPS: US$ 1.713; Totaliza: US$ 25.171.000
  1. Alfa(Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 5.600.000 (-46%) em 2.719 salas (igual); MPS: US$ 2.060; Totealiza: US$ 20.161.000
  1. 8. Infiltrado naKlan(Focus) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 5.345.000 (-28%) em 1.914 salas (+126); MPS: US$ 2.793; Totaliza: US$ 32.038.000
  1. 9. A X L (Global Road) NEW – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 34; Orçamento: US$ 35 milhões. Faturou: US$ 2.939.000 em 1.710 salas; MPS: US$ 1.719; Totaliza: US$ 2.939.000
  1. Slender Man: Pesadelo Sem Rosto (Sony)- Está na 2ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.785.000 (-42%) em 2.065 salas (-293); MPS: US$ 1.349; Totaliza: US$ 25.403.000

Bilheterias Independentes

Houveram ainda dois lançamentos médios (entre 100 e 999 salas) que não pontuaram: Papillon (Bleecker Street) estrelando Charlie Hunnan, que faturou US$ 1,1 milhão em 544 salas com uma MPS de US$ 2.115 e Beautifully Broken (ArtAffects ) que faturou  US$ 453 mil em 651 salas.

 

Papillon foi mal recebido pela crítica (nota Metacritic 52). A história da fuga de dois prisioneiros de uma prisão na ilha de Devil´s Iland, interpretada por Charlie Hunnam e Rami Malek, nos papeis que foram interpretados na versão original de 1973, por Dustin Hoffman e Steve McQueen, estreia no Brasil em outubro.

O techno-thriller estrelando John Cho, Buscando (Screem Gems)estreou em nove salas faturando US$ 360 mil, com uma MPS de US$ 40.000, a melhor do fim de semana. Abre na próxima semana para 1.100 cinemas e recebeu nota 73 na pesquisa Metacritic.

John Cho, faz sucesso tanto em blockbusters como Star Trek como em produções independentes como Columbus, brilha novamente neste thriller que narra a história da busca por uma criança desaparecida. Em buscas e seu computador, ele descobre quem sua filha realmente é. Abre para 1.100 salas na próxima sexta-feira.

Estreia da semana passada, The Wife (Sony Pictures Classics) faturou US$ 217,382 em 18 salas (+4) com uma MPS de US$ 12,077, totalizando US$ 380.112

O segundo fim de semana deste drama familiar passado na cerimônia de entrega o prêmio Nobel, está atraindo as atenções sobretudo por causa de Glenn Close, ausente das telas há bastante tempo. Sua bilheteria é semelhante à de Paris Pode Esperar à mesma altura. Sem outras estreias com o mesmo público alvo nos próximos meses, deverá chegar a uma bilheteria total maior do que aquele filme.

 

Bilheterias internacionais

A grande manchete das bilheterias internacionais foi Homem Formiga e a Vespa, da Disney/Marvel, que liderou as bilheterias do segmento com US$ 71,2 milhões, impulsionados pela estreia a China com US$ 68 milhões. China e Japão, onde estreia na semana que vem, são os últimos países a lançar o filme. Com uma bilheteria total de US$ 544 milhões, a continuação já ultrapassou o filme original, que fechou com US$ 519 milhões.

Podres de Ricos faturou US$ 6 milhões em 10 países, incluindo diversos países asiáticos como Singapura, onde a história se passa e faturou US$ 1,8 milhão. A melhor estreia de uma comédia romântica no país. Totaliza US$ 7,1 milhões internacionais e US$ 83,9 milhões globais.

Megatubarão faturou US$ 32,7 milhões no fim de semana em 65 territórios totalizando US$ 303,3 milhões no exterior e US$ 408.6 milhões globais, naturalmente liderados pela China com US$ 143 milhões.

Missão: Impossível – Efeito Fallout faturou mais US$ 13 milhões no mercado internacional em 61 países elevando seu total global para mais de US$ 538,7 milhões. Estreia a China no próximo fim de semana.

Christopher Robin fez US$ 35.1 milhões internacionais, totalizando US$ 112,7 milhões globais.