PORTO ALEGRE GANHA NOVO CINEMA DE RUA.

Na última quarta-feira (15), a capital gaúcha ganhou seu primeiro cinema de calçada inaugurado pós-era das salas em shopping centers. Trata-se do CineBancários – um presente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região para os gaúchos.

A sala é a ponta de lança do projeto ‘CineBancários: Uma janela para o Brasil’, que visa valorizar a produção cinematográfica gaúcha, nacional, do Mercosul e realizar ciclos especiais do cinema europeu.

A noite de abertura contou com sessão especial para convidados do filme “Onde Andará Dulce Veiga?”, do diretor paulista Guilherme de Almeida Prado, obra baseada no romance autobiográfico do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu com a presença do diretor, da atriz Julia Lemmertz e do ator Eriberto Leão.

A sala exibe logo na seqüência o ciclo Cinema e Trabalho, com 20 filmes realizados em diferentes países e épocas, formando um amplo painel ilustrando as inúmeras formas que o cinema tem encontrado para abordar o tema trabalho.

O ciclo possibilitará o contato não apenas com filmes clássicos, mas também com títulos de produção recente.

Na grade de programação gratuita, serão exibidos em DVD – restaurados digitalmente -, clássicos como “Barravento”, de Glauber Rocha; “Eles Não usam Black-Tie” e “ABC da Greve”, de Leon Hirszman; e ainda, “O Homem que virou Suco”, de João Batista de Andrade.

A mostra tem o apoio cultural da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, da Cinemateca Brasileira e do Espaço Tempo Glauber.

O CineBancários fica na Rua General Câmara, 424 (Rua da Ladeira) Tel.: (51) 2139-8000