POWER RANGERS NÃO SEGURAM A BELA E A FERA.

por Wanda de Andrade.

A Bela e a Fera teve um fantástico fim de semana, faturando o suficiente para tornar a produção da Disney o quarto maior segundo fim de semana de todos os tempos, totalizando mais de US$ 315 milhões em somente 10 dias. Power Rangers estreou na 2ª posição, provando que o seriado dos anos noventa não foi esquecido pelos fãs, agora adultos. Entretanto, Vida não demonstrou muita energia e CHiPs chegou onde era esperado, não ficando entre as cinco maiores bilheterias. Mas tirando estas pequenas decepções, foi um grande fim de semana para as bilheterias, com as 12 mais da semana totalizando US$ 192,3 milhões, um aumento de 63% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado.

 

Com um faturamento de US$ 88,3 milhões, A Bela e a Fera manteve a primeira posição no ranking da semana e foi o filme que mais rapidamente chegou à marca dos US$ 315 milhões. Arrecadou US$ 119,2 milhões no mercado internacional totalizando US$ 690,3 milhões no exterior e é o quarto lançamento consecutivo dos Walt Disney Studios a ultrapassar os US$ 600 milhões globais, seguindo Doutor Estranho, Moana e Rogue One: Uma História Star Wars. A Bela e a Fera ajuda a Disney a atingir a bilheteria global de US$ 1,3 bilhão.

 

Power Rangers, que faturou US$ 40,5 milhões correspondeu às expectativas e os espectadores do dia da estreia também gostaram, já que deram nota A na pesquisa na saída dos cinemas, a grande maioria com menos de 18 anos.  Internacionalmente, Power Rangers estreou em 62 países faturando US$ 18,7 milhões totalizando US$ 59,2 milhões globais.

 

O thriller Vida, da Sony, ficou na 4ª posição depois de faturar US$ 12,6 milhões e não agradou muito já que os espectadores lhe deram nota C+ na pesquisa CinemaScore, o que não garante uma boa carreira.

 

Fechando as cinco mais Logan faturou US$ 10,1 milhões elevando sua bilheteria doméstica para mais de US$ 200 milhões. Internacionalmente o último episódio de Wolverine faturou US$ 12 milhões, totalizando US$ 565,5 milhões globais, ocupando a segunda posição global de 2017, atrás somente de A Bela e a Fera.

 

A outra adaptação da TV, CHiPs, não despertou muito interesse, pois faturou somente US$ 7,6 milhões em 2.464 salas.. O filme recebeu nota B- na pesquisa CinemaScore e vai ter dificuldades de chegar aos US$ 20 milhões.

 

Juntos A Bela e a Fera, Logan, Kong: A Ilha da Caveira e Saia deram enorme impulso às bilheterias 2017, egundo dados apurados pela comScore. A bilheteria de março chegou a US$ 1 bilhão pela primeira vez. Ainda faltando cinco dias para fechar o mês, já ultrapassou março de 2016, que faturou US$ 948,8 milhões.

 

Cinco filmes ente os oito primeiros perderam menos de 50% da bilheteria, com destaque para Saia, que caindo apenas 35% já se aproximando dos US$ 150 milhões. A Cabana perdeu somente 37% na oitava semana, devendo ultrapassar os US$ 60 milhões. Ótimo resultado para um filme religioso.

 

Kong: A Ilha da Caveira perdeu 48% no 3º fim de semana, mas já atingiu US$ 170 milhões em casa.

 

As top 10 da semana totalizaram US$ 189,8 milhões. 24,7% menos do que o fim de semana anterior, mas 63.9 % acima dos US$ 115,7 milhões do mesmo fim de semana do ano passado, quando Zootopia liderava pelo 3º fim de semana consecutivo, com US$ 37,1 milhões.

 

No próximo fim de semana chegam às telas a animação O Poderoso Chefinho (The Boss Baby), que estreou com US$ 16,2 milhões em cinco países, O Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell estrelando Scarlett Johansson e o independente The Zookeeper’s Wife em 450 salas. Vamos ver com se saem diante do inabalável A Bela e a Fera.

Em maio estreia Os Guardiôes da Galáxia 2 abrindo a temporada de verão.

 

 

As Top 10

 

  1. A Bela e a Fera (Disney) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 88.347.000 (-49%) em 4.210 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 20.985; Totaliza: US$ 316.953.000

A Bela e a Fera perdeu somente 49% da bilheteria do ótimo fim de semana de estreia na semana anterior. Está à frente da maior bilheteria do ano passado, Rogue One: Uma História Star Wars à mesma altura num período que incluía o Natal e o Ano Novo, devendo ultrapassar a bilheteria global do blockbuster, que faturou US$ 1.055.000.000. Nos EUA, deverá também ultrapassar os musicais líderes das bilheterias domésticas My Fair Lady e Amor, Sublime Amor em números atualizados pela inflação.

 

  1. Power Rangers (Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 44; Faturou: US$ 40.500.000 em 3.693 salas; MPS: US$ 10.967; Totaliza: US$ 40.500.000

Power Rangers custou US$ 100 milhões, assim, precisa continuar tendo um bom desempenho para se pagar e dar lucro. Enfrentando a concorrência de A Bela e a Fera tanto em casa como no exterior, o filme estreou com US$ 40,5 milhões em casa e US$ 18,7 milhões internacionais em 62 países, totalizando US$ 59,2 milhões globais. Deverá faturar alto no Japão, onde a série tem origem, mas onde só estreia em julho.

30% de seu público tinha menos de 18 anos, que deram nota A+ na pesquisa CinemaScore. 60% do público eram homens e 40% mulheres, das quais 50% tinham mais de 25 anos.

 

  1. Kong: A Ilha da Caveira (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 14.425.000 (-%) em 3.666 salas (-180); MPS: US$ 3.935; Totaliza: US$ 133.502.000

Ocupando a terceira posição no 3º fim de semana, Kong: A Ilha da Caveira, faturou US$ 14,4 milhões, perdendo 48%, da bilheteria. Totaliza US$ 133,5 milhões em casa e US$ 258,6 no exterior. Estreou na China com US$ 72,1 milhões totalizando US$ 93 milhões no fim de semana internacional. Totaliza US$ 392,1 milhões globais.

 

  1. Vida (Life (Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C-; Metacritic: 55; Faturou: US$ 12.600.000 em 3.146 salas; MPS:US$ 4.005. Totaliza: US$ 12.600.000

Vida é estrelado por Rebecca Ferguson, Ryan Reynolds e Jake Gyllenhaal como astronautas na estação espacial internacional ameaçados por por um ser extraterrestre. Faturou menos do que o esperado e ficou na 4ª posição apesar das boas criticas recebidas, tendo tido 67% de tomates frescos no Rotten Tomatoes.  Custou US$ 58 milhões e seu público é composto 55% por homens, com 57% deles com mais de 25 anos. Já estreou em 56 países e faturou US$ 16,1 milhões no mercado internacional.

Vida se recente da comparação de grandes filmes de ficção recentes como Gravidade, Perdido em Marte, A Chegada e Passageiros. Não teve críticas unânimes, mas o elenco deveria garantir uma bilheteria mais alta. Se mantiver o ritmo, não deverá recuperar o orçamento de US$ 58 milhões em casa, precisando do mercado intrnacional.

 

  1. Logan (20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 10.145.000 (-43%) em 3.163 salas (-524); MPS: US$ 3.207; Totaliza: US$ 201.456.000

Logan ultrapassou os US$ 200 milhões em quatro semanas de exibição. Faturou US$ 10,1 milhões, uma queda de 43%, mas já acumula US$ 565,5 milhões globais.

 

  1. Saia (Get Out /Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 8.681.000 (-35%) em 3.146 salas (-505); MPS: US$ 3.508; Totaliza: US$ 147.499.000

Saia teve boa sustentação, perdendo apenas 35% da bilheteria no 5º fim de semana. Faturou US$ 8,7 milhões totalizando US$ 147,5 milhões. Como custou somente US$ 4,5 milhões já está no lucro.

As previsões para a bilheteria de estreia estavam em torno de US$ 24 milhões, mas acabou ultrapassando as expectativas, faturando US$ US$ 34 milhões na estreia e US$ 28 milhões no segundo fim de semana.  Só caiu das cinco mais no último fim de semana, mesmo assim bateu a estreia de CHIPS.

 

  1. CHIPS (Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 28; Faturou: US$ 7.600.000 em 2.464 salas; MPS: US$ 3.084; Totaliza: US$ 7.600.000

Esta adaptação de uma série de TV fracassou e não conseguiu ultrapassar os US$ 7,6 milhões em 2.464 salas. A comédia da Warner recebeu críticas ruins e nota B- na pesquisa CinemaScore de um público que era composta 53 % por homens dos quais 68 % tinha mais de 25 anos. Estreou em 31 países com US$ 1,9 milhão, liderados pelo Reino Unido com US$ 248.000.

 

  1. A Cabana (Lionsgate) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 3.785.000 (-37%) em 2.334 salas (-495); MPS: US$ 1.624; Totaliza: US$ 49.072.000

A Cabana ficou na 8ª posição depois de faturar US$ 3,8 milhões em 2.330 cinemas, totalizando US$ 49,1 milhões em 24 dias. Perdeu somente 37% no quarto fim de semana, totalizando US$ 49,1 milhões.

 

  1. LEGO Batman: O Filme (Warner Bros.) – Está na 7ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.970.000 (-57%) em 1.368 salas (-1.097); MPS: US$ 1.203; Totaliza: US$ 170.841.000

LEGO Batman: O Filme ficou na 9ª posição depois de perder 57% da bilheteria faturando US$ 2 milhões em 1.608 salas, totalizando US$ 170,8 milhões em casa.

 

  1. The Belko Experiment (BH Tilt) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.807.000 (-56%) em 1.341 salas (igual); MPS: US$ 1.348; Totaliza: US$ 7.578.000

O filme de terror The Belko Experiment fechou as top 10 com US$ 1,8 milhão, uma queda de 56%, totalizando US$ 7,6 milhões.

 

As Independentes

 

A continuação T2 Trainspotting superou a estreia de Wilson, da Fox Searchlight, que decepcionou nas bilheterias independentes, onde o documentário sobre o trompetista de jazz Lee Morgan, I Called Him Morgan, foi o ponto alto do fim de semana em apenas uma sala.

 

Estreias

Wilson (Fox Searchlight) – Estreia – Recebeu nota 50 no Metacritic. Esteve no festival Sundance 2017 e faturou US$ 330.000 em 310 salas com uma MPS de US$ 1,065

Wilson não fez grande sucesso em Sundance e não deve resistir às más críticas recebidas. A adaptação romance gráfico de Daniel Clowes feita elo próprio autor inclui no elenco Woody Harrelson e Laura Dern. Lançado em 310 salas não deve conseguir chegar ao US$ 1 milhão.

 

I Called Him Morgan (Submarine Deluxe) – Estreia – Recebeu nota 89 no Metacritic. Esteve nos festivalis de Veneza, Telluride, Toronto e Nova York 2016. Faturou: US$ 14.154 em uma sala.

Recebeu ótimas críticas em Nova York, e estreia em Los Angeles no próximo fim de semana.

 

Slamma Jamma (River Rain) – Estreia – Recebeu nota 52 no Metacritic. Faturou US$ 1.687.000 em 502 salas com uma MPS de US$ 3.361

O filme religioso passado no ambiente esportivo de uma cadeia para afro-americanos agradou ao público fora do cinéfilo independente e acabou na 11ª posição entre as maiores bilheterias do fim de semana.

 

Continuações

T2 Trainspotting (Sony) – Está na 2ª semana e faturou US$ 380.000 em 59 salas (+54); MPS: US$ 6.440; Totaliza: US$ 613.000

O filme de Danny Boyle abriu para mais 59 salas e teve boa receptividade, subindo da 29ª para a 17ª posição. É o único filme independente recente capaz de atrair maiores atenções fora de seu público específico.

 

The Last Word (Bleecker Street) – Está na 4ª semana e faturou US$ 520.802 em 380 salas (+286), totalizando

US$ 971.866

Shirley Maclaine escreve seu próprio obituário neste filme que continua abrindo para mais salas e agradando ao público mais velho.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US$ ) (US$ )
1 A Bela e a Fera 88.347.000 316.952.887
2 Power Rangers 40.500.000 40.500.000
3 Kong: A Ilha da Caveira 14.425.000 133.502.238
4 Vida 12.600.000 12.600.000
5 Logan 10.145.000 201.455.596
6 Saia 8.681.010 147.499.045
7 CHIPS 7.600.000 7.600.000
8 A Cabana 3.785.000 49.072.044
9 LEGO Batman: O Filme 1.970.000 170.841.252
10 The Belko Experiment 1.807.025 7.577.590
Bilheterias Internacionais
Renda Renda
Semana Global Total
(US$ ) (US$ )
1 A Bela e a Fera 207.547.000 690.252.887
2 Kong: A Ilha da Caveira 107.425.000 392.102.238
3 Power Rangers 59.200.000 59.200.000
4 Vida 28.700.000 28.700.000
5 Logan 22.245.000 565.455.596
6 O Poderoso Chefinho 16.300.000 16.300.000
7 Saia 10.881.010 154.499.045
8 Chips 9.500.000 9.500.000
9 The Prison (Coreia do Sul) 8.290.000 8.430.000
10 Fragmentado 5.388.340 265.254.130