PREMIADA COM GOYA, ANIMAÇÃO “MORTADELA & SALAMINHO” ESTREIA NO BRASIL DIA 15.

Dia 15 de setembro estreia nos cinemas a animação Mortadelo & Salaminho – em Missão Inacreditável, com exclusividade na Rede Cinépolis. Distribuído no Brasil pela Sato Company, o filme é dirigido por Javier Fesser e recebeu diversas indicações e premiações, incluindo dois prêmios Goya – o ‘Oscar espanhol’, nas categorias Melhor animação e Melhor roteiro adaptado.

A história dos atrapalhados agentes secretos foi criada pelo espanhol Francisco Ibáñez nos anos 1970. Desde então, os personagens estrelam histórias em quadrinhos e adaptações para o cinema que fazem grande sucesso na Espanha, Europa e em diversos países do mundo. Mortadelo & Salaminho – em Missão Inacreditável é o primeiro longa em 3D inspirado na dupla.

Uma atração especial da versão brasileira do filme é a dublagem. O humorista  e ex-apresentador do CQC, MARCO LUQUE dubla o atrapalhado Salaminho. Já Mortadelo recebe a voz de LUCAS SALLES , ex-companheiro de Luque no CQC e atualmente no Pânico da Band. A secretária Ofélia,  da agência secreta T.I.A é dublada por JACQUELINE SATO, atriz da novela Sol Nascente da Globo. Completando a equipe, o comediante e ator FELIPE RUGGERI dá voz ao vilão Jimmy – O Doidão. Com participação especial do cartunista EDSON ARAN.

No enredo de Mortadelo & Salaminho – Missão Improvável, a agência de espionagem T.I.A (paródia da CIA) é atacada pelo vilão Jimmy – O Doidão. O Superintendente Vicente , então convoca a seus melhores agentes secretos – MORTADELO E SALAMINHO.

 

O que a crítica achou:

 

“O filme é o melhor presente que Javier Fesser poderia ter dado a Francisco Ibañez, que viu seus personagens ganharem vida na tela grande com uma qualidade espantosa.”

Jesús Jiménez – RTVE – Rádio y Televisión Española.

 

“A mais deslumbrante, espetacular e divertida produção animada em 3D que eu vi no cinema espanhol.”

Luis Martinez – El Mundo.

 

“Um filme repleto de talento visual”.

Carlos Boyero – El País.

 

“Tudo é brilhante, tudo é Ibañez.

Rodriguez Marchante – Diário ABC.

 

“Para fãs realmente exigentes. (…) O melhor do filme é sua atenção psicótica pelos detalhes. E o pior é que ele nos deixa com fome imediata por mais produções iguais”.

Jordi Costa – Revista Fotogramas

 

“Seu roteiro, seu desenvolvimento narrativo e o frenesi da ação ostentam uma envergadura digna de Pixar”.

Jordi Battle Caminal – Diario la Vanguardia.

 

“A espetacular animação digital nós faz rodar, bater e pular como numa incessante montanha russa”.

Manuel Piñón – Cinemania

 

 

Prêmios

 

Prêmio Gaudí 2014:

Melhor filme de animação (vencedor)

 

Prêmios Goya 2014:

Melhor filme de animação (vencedor);

Melhor roteiro adaptado – Javier Fesser, Cristóbal Ruiz e Claro García (vencedor);

Melhor direção de arte – Víctor Monigote (indicado);

Melhor direção de produção – Luis Fernández Lago e Julián Larrauri (indicado);

Melhor canção original – Rafael Arnau (indicado);

Melhor som – Nicolas de Poulpiquet (vencedor).

 

Prêmio Forqué 2014:

Premio Especial EGEDA melhor longa documentário/animação (vencedor)

 

Prêmios Feroz 2014:

Melhor filme (indicado);

Melhor canção original – Rafael Arnau (indicado).

 

 

Enredo

 

Com o objetivo de se proteger do vilão Jimmy – O Doidão, o Superintendente Vicente, chefe da agência de inteligência TIA, acompanha a instalação de um novo cofre em seu escritório. Antes mesmo de acabar a montagem, Jimmy ataca o edifício e consegue levar o pesado cofre pela janela, escapando em um helicóptero junto com seus dois assistentes Billy e Bob (gêmeos siameses unidos pelo cóccix). O Super, como Vicente é chamado, solicita urgentemente os agentes com o maior nível de preparo da agência, contudo a TIA não possui nenhum agente deste tipo, então ele se vê obrigado a recorrer aos atrapalhados  Mortadelo e Salaminho.

A dupla não está com pressa para atender o chamado, até que uma assustadora notícia muda tudo: Trinca-Ossos, um criminoso gigante de três toneladas com um cérebro de 60 gramas, que Salaminho colocou na cadeia 15 anos antes, fugiu da prisão e quer sua vingança.

O Professor Bactério , cientista  que fornece aos seus agentes invenções exóticas, fez uma nova descoberta: a reversitiva, um composto que transforma as pessoas exatamente no oposto do que elas são. O objetivo do Professor Bactério e do Super é fazer Mortadelo e Salaminho se tornarem corajosos e inteligentes. É a única chance deles encontrarem e pararem Jimmy. O problema é que Trinca-Ossos recebe acidentalmente a injeção reversitiva e acaba ficando o oposto do que é: calmo e carinhoso. Trinca-Ossos confessa que ele é primo de Jimmy e sabe a localização do seu esconderijo secreto, mas apesar da boa vontade, a reversitiva está afetando a memória do grandão.

Mortadelo e Salaminho devem manter a atenção em Trinca-Ossos até que os efeitos da reversitiva acabem. Quando isto acontecer, há duas possibilidades:

  1. Ele vai recuperar a memória.
  2. Ele vai querer acabar com Salaminho.

Ao longo do caminho, os atrapalhados agentes tentam esconder Trinca-Ossos e enfrentam inesperadas situações: de uma aparição em programa de TV, tipo Big Brother no horário nobre à uma perseguição por terra e ar, incluindo uma ameaça de bomba nuclear.

Mas o que realmente importa é que, no final, graças à determinação e esforço heroico destes dois agentes, a missão irá falhar miseravelmente.

 

 

Personagens

 

MORTADELO é o personagem mais querido dos fãs devido a sua capacidade de se disfarçar de qualquer coisa. Esse truque do detetive que se disfarça foi usado nos quadrinhos pela primeira vez pelo Homem-Borracha (Plastic Man, de Jack Cole, em 1941) e retomado na década seguinte pelo  personagem iugoslavo Herlock Sholmes (publicado no Brasil pela Editora Vecchi em 1974) e também é uma temática recorrente do Inspetor Bugiganga. Alto, narigudo e careca, dá o nome aos gibis mas é na realidade o coadjuvante. O verdadeiro chefe da dupla é Salaminho, a quem sempre chama de “Chefe”.

 

SALAMINHO é o líder. Ambos moram juntos em um apartamento num prédio velho. São funcionários da T.I.A., uma organização semi-secreta que os convoca para as missões mais estapafúrdias. Salaminho dá as ordens, que são obedecidas sem pestanejar por Mortadelo, mas elas causam mais problemas do que resolvem. No filme suas preocupações maiores são  seu objeto de desejo, a bonitona Irma, uma das secretárias da T.I.A., e o vilão Trinca-Ossos, que fugiu da cadeia e quer se vingar dele.

 

SUPER é Vicente, o Supervisor da TIA e o chefe de Mortadelo e Salaminho. Ele é geralmente chamado de “Super”. Enquanto ele vive em esplendor, com bebidas caras e charutos cubanos, mantém os agentes da TIA com um orçamento extremamente apertado.

 

PROFESSOR BACTÉRIO também é personagem recorrente das aventuras de Mortadelo e Salaminho. Barbudo e careca, é um cientista que desenvolve invenções malucas. Elas funcionam mas não têm muita utilidade prática. A bola da vez é a Reversitiva, uma droga sintética que vira pelo avesso a personalidade de quem toma uma injeção.

 

OFÉLIA é a vaidosa secretária da T.I.A., objeto de piadas maldosas e piadas de duplo sentido por parte de todos.

 

IRMA é a secretária assistente do Super. Salaminho é apaixonado por ela, mas ela não está interessada. Irma desapareceu da série de quadrinhos depois de apenas 24 volumes, mas o último filme recuperou a personagem dando-lhe um importante papel ao lado de Salaminho.

 

JIMMY – O DOIDÃO é o vilão-mor do filme. É um alucinado especialista em bombas que quer fazer o prédio da T.I.A voar pelos ares a todo custo, e para isso usa um avião hiper-turbinado, ao estilo “Transformers”. Uma de suas características é seu jeito peculiar de falar, repetindo constantemente as frases.

 

TRINCA-OSSOS é um personagem grande e forte mas com pouca inteligência. Depois de 15 anos de prisão ele está preparado para sua vingança com Salaminho. Entretanto, as coisas tomam um rumo inesperado quando ele recebe sem querer uma injeção de reversitiva, que o deixa com uma mentalidade doce e infantil.

 

TRINI E MARI são os atrapalhados capangas de Jimmy. Eles são gêmeos siameses unidos pelo cóccix.

 

MIOPINHO entra na história sem querer e permanece até o fim. Como deficiente visual confunde Trinca-Ossos com um órfão e atrapalha tanto os agentes como os vilões.

 

 

O Diretor

 

Javier Fesser (nascido em Madri em 15 de fevereiro de 1964) é um premiado roteirista e diretor de cinema espanhol, conhecido por dirigir filmes como Mortadelo e Salaminho – Agentes Nada Secretos, O Milagre de P. Tinto e Um Caminho de Luz.

 

Prêmios e indicações de Javier Fesser:

Goya de melhor curta de ficção Aquel ritmillo (1995)

Indicado ao Goya de melhor diretor por O Milagre de P. Tinto (1999)

Indicação ao Oscar de melhor curta de ficção Binta y la Gran Ideia (2007)

Goya de melhor produtor de cinema por Um Caminho de Luz (2009)

Goya de melhor diretor por Um Caminho de Luz (2009)

Goya de melhor roteiro original por Um Caminho de Luz (2009)

Goya de melhor filme de animação Mortadelo e Salaminho 3D – Missão Inacreditável (2014)

Goya de melhor roteiro adaptado por Mortadelo e Salaminho 3D – Missão Inacreditável (2014)

Prêmio do público Conselho da Juventude da Hon. Ayto. De Alcalá de Henares por Bienvenidos (2015)

 

 

Javier Fesser – Notas do diretor

 

Usar animação computadorizada para um filme sobre as aventuras de Mortadelo e Salaminho (clássico presente há 3 gerações nas famílias espanholas) me permite manter-se fiel à essência e a filosofia dos personagens dos quadrinhos. Contudo, visualmente não estamos tentando traduzir literalmente a obra do artista, mas criar um novo conceito que nos permita tirar o máximo de vantagens das capacidades expressivas de cada personagem em sua exibição 3D. O uso do 3D também nos ajuda a recriar o rico e detalhado universo da obra de Francisco Ibañez.

 

Mortadelo e Salaminho 3D – Missão Inacreditável baseia-se inteiramente nos elementos essenciais do universo criado por Ibañez: um bandido terrível escapa da prisão e busca vingança; o criminoso mais procurado da TIA ameaça derrubar a organização; Supervisor Vicente confia a missão aos seus dois piores agentes e, inexplicavelmente, espera resultados; Professor Bactério surge com uma invenção inútil que só torna as coisas piores; Ófelia se ofende quando alguém sugere que ela pode estar um pouco acima do peso; Salaminho está deslumbrado com Irma, nova secretária de Vicente; o colapso da sede da TIA; algumas dezenas de disfarces de Mortadelo; perseguições em alta velocidade em uma scooter; e um cofre, a última moda em segurança da tecnologia: ele abre com um pequeno gancho na lateral porque … nenhum ladrão jamais poderia imaginar que seja tão fácil. Infalível.

 

Esta é uma história para todos, cem por cento Mortadelo e Salaminho, cem por cento fiel ao trabalho de Francisco Ibañez. Uma comédia de ação com um ritmo vertiginoso imitando o estilo do próprio mestre. Divertido, alegre e espetacular. Diversão para toda a família.

 

Javier Fesser

 

O início de tudo

 

Mortadelo & Salaminho é uma série de quadrinhos espanhola escrita por Francisco Ibáñez. Considerada um dos maiores sucessos do gênero na Espanha, a série também foi publicada em dezenas de países e traduzida para diversas línguas.

Tudo começou há quase 60 anos. Em 1957, Ibañez criou a dupla e ofereceu à Editora espanhola Bruguera, a mais importante de seu país, que estava à cata de mais personagens para abastecer suas revistas. O autor já era conhecido por outras criações, mas foram Mortadelo y Filemon que lhe abriram as portas da fama. Em 20 de janeiro de 1958 eles apareceram pela primeira vez em Pulgarcito, uma revista mix da Bruguera. As primeiras histórias eram piadinhas de uma página, e em vez de agentes secretos eles eram dois detetives à la Sherlock Holmes e Watson. O sucesso foi imediato e logo viraram o carro-chefe da editora, espalhando-se por outras revistas,

 

As histórias se expandiram de uma página para quatro ou seis e formavam mini-arcos dentro de histórias maiores, depois compiladas em álbuns de 48 páginas, imitando o formato de Asterix. Esta “fase madura” da dupla começou em 1969 com El Sulfato Atómico, primeiro álbum da coleção Ases del Humor, no qual eles se tornaram parte da T.I.A. (paródia da C.I.A e agentes da U.N.C.L.E.) e surgiram os demais personagens recorrentes: o chefão Super (abreviação de Superintendente Vicente) e o cientista maluco Dr. Bactério. A secretária Ofélia apareceu em 1978 para completar o elenco.

Na década de 1980 o formato definitivo já estava estabelecido e os gibis e álbuns faziam grande sucesso de vendas. Contudo Ibañez briga sério com a editora e perde seus personagens, que passaram a ser feitos por outros autores anônimos.  Foram muitas batalhas judiciais para recuperar os direitos. Ibañez continua produzindo a série até hoje e ainda não pensa em aposentadoria.

 

No Brasil

 

Mortadelo e Salaminho desembarcam no Brasil em 1969. A editora Cedibra lança os álbuns da coleção Ases do Humor, começando com O Sulfato Atômico, a primeira da nova fase. Foram 29 álbuns publicados até 1978. Além dos álbuns com as histórias completas, a Rio Gráfica lançou em janeiro de 1974 o gibi com historinhas curtas, complementadas com histórias soltas de Miopinho. Essas vinham todas dos gibis espanhóis. Inicialmente no formato original, passaram no ano seguinte para formatinho, acompanhando a tendência de redução de todas as revistas em quadrinhos brasileiras. O gibi teve vida mais longa que os álbuns: foram 91 edições até 1981. Hoje todas são itens de colecionador.  Mortadelo e Salaminho sumiram completamente da bancas por quinze anos e em 1996 a editora Manole fez uma tentativa lançando o álbum Terroristas, mas não deu continuidade.

Desaparecido das bancas, ainda tiveram uma sobrevida no Brasil através da série animada dos anos 1990, que passou sem muito alarde nas TVs aberta e por assinatura.

 

 

O Criador

 

Francisco Ibañez (Franciso Ibañez Talavera) nasceu em 1936, pouco antes de eclodir a revolução espanhola. Seu primeiro emprego foi como bancário, mas logo ele começou a vender seus desenhos para algumas revistas espanholas e aos 21 já sobrevivia exclusivamente de quadrinhos. Em 1957 passou a colaborar com a Bruguera usando o pseudônimo de Kito, para não entrar em conflito com seu outro cliente, a Editora Marco. Foi aí que ficou realmente famoso. Em janeiro de 1958 saiu a primeira HQ de Mortadelo y Filemón, agencia de informação na revista Pulgarcito. Logo Ibañez se tornou a estrela máxima da Bruguera, num casamento que comemorou bodas de prata até que as coisas começaram a azedar.

 

A Bruguera era uma tradicional editora popular espanhola. Existia desde 1910, quando se chamava El Gato Negro, nas em 1939 os donos a rebatizaram com o nome da família. Editava folhetins, revistas de piadas e principalmente gibis, que eram seu carro-chefe. Quando Ibañez entrou para o seu quadro de colaboradores, estavam em plena expansão e já eram lideres no mercado.  A editora fez fortunas com as HQs e tinha uma cota enorme de páginas para preencher. A chegada de Ibañez foi boa para ambos.

 

Logo ele se tornou o colaborador mais bem pago da Bruguera. Mas, nos anos 1980, a relação começou a se deteriorar, principalmente quando ele parou de receber em dia. Depois setenta anos firmes no mercado, aquele império editorial começou a ruir. Para começar, o mercado editorial estava em crise na espanha. Uma crise econômica  que começou em 1980 deu o pontapé inicial. A Bruguera teve problemas com algumas de suas filiais internacionais. A essa altura, a família Bruguera que deu nome à editora não restava mais ninguém. O fundador tinha morrido uns quarenta anos antes e os filhos se retirando do mercado. Começou a quebradeira e passaram a calotear fornecedores e artistas. Ibañez pulou fora, mas de mãos vazias: não pôde levar seus personagens consigo. A Bruguera simplesmente contratou artistas-fantasma para fazer as novas histórias e nem dava mais crédito a Ibañez. Este foi procurar trabalho em outras editoras e criou novos personagens.

 

Em 1987, o jogo virou. Para ficar de acordo com as legislações de outros países europeus, a Espanha criou uma lei regulamentando a propriedade intelectual, que devolvia os direitos a seus autores. Ibañez voltou a ser dono dos personagens, mas a marca do título continuava  pertencendo às Ediciones B (sucessora da falida Bruguera). E, embora não pudessem mais produzir novas histórias, continuava republicando as histórias apócrifas na cara-de-pau. Foram necessários mais alguns anos de batalhas judiciais para reverter isso. Somente em 1990 Ibañez recuperou os direitos totais. Os leitores, entretanto, ficaram um pouco alheios a essas escaramuças editoriais.

Ibañez é casado, tem duas filhas  e completou 80 anos este ano.  Ao longo da carreira produziu cerca de 180 histórias grandes e mais de mil histórias curtas de Mortadelo e Salaminho, e contando com os outros personagens produziu dezenas de milhares de páginas. ganhou vários prêmios.  Apesar da idade avançada continua em atividade. Ele ainda não pensa em aposentadoria, mas não se importa que seus personagens sejam continuados por outros artistas, desde que com sua autorização. Ele ainda guarda mágoa do tempo em que Mortadelo e Salaminho forram surrupiados pela Bruguera. “Felizmente, todos esses  fantasmas sumiram do mapa” – brinca ele.

 

A Distribuidora SATO COMPANY

 

Fundada em 1985 como distribuidora de filmes para homevideo, a Sato Company acompanhou a evolução do mercado e expandiu sua atuação para as áreas de licenciamento de produtos, shows, cinema, televisão, SVOD/VOD, além de também produzir conteúdo (filmes, séries, etc) e criar novos formatos de negócios.

Como distribuidora, é pioneira e referência em desenhos animados, live actions e produções japonesas como National Kid, Ultraman, Cybercop, entre muitos outros.

A Sato Company atua também como agregadora de conteúdos, sendo a 1ª agregadora Brasileira  da Netflix desde 2011, para quem seleciona filmes, séries e documentários nacionais e internacionais de produtoras independentes, além de representar produções brasileiras no mercado internacional.

Atualmente a Sato representa emissoras internacionais para o Brasil, como Telefe,  KBS, NTV (Nippon Television), entre outros.

 

 

Ficha técnica

 

Título no Brasil: Mortadelo & Salaminho 3D -em  Missão Inacreditável

Título original: Mortadelo y Filemón contra Jimmy el “Cachondo”

Ano: 2015

País: Espanha

Faixa etária: Livre

Idioma original: Espanhol

Gênero: Animação, comédia

Diretor: Javier Fesser

Roteiro: Javier Fesser, Claro García, Cristóbal Ruiz

Dublagem: Marco Luque, Lucas Salles, Jacqueline Sato, Felipe Ruggeri.

Diretores de produção: Luis Fernández Lago, Julian Larrauri

Produtores executivos: Enejo Gutierrez Sola, Oriel Sala-Patau

Diretor de arte: Jorge Blanco

Supervisor de produção: Ferran Piquer

Diretor de fotografia: Miguel Pablos

Música: Rafael Arnau

Montagem: Javier Fesser

Diretor de animação: Javier Abad

Diretor artístico: Victor Monigote

Supervisor de efeitos especiais: Javier Romero

Distribuição: Sato Company

 

 

Serviço

Estreia 15 de setembro

Mortadelo & Salaminho – Missão Inacreditável

www.mortadeloesalaminho3d.com.br

Facebook/Mortadelo&Salaminho

Ingressos e horários: www.cinépolis.com.br