PRESENCIAL, VIRTUAL E GENIAL: É TUDO VERDADE E É TUDO DE GRAÇA.

Serão 72 filmes de 34 países.

O diretor-fundador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, Amir Labaki, apresentou na manhã desta terça-feira, 28 de março, a programação da 28ª edição do festival em coletiva de imprensa no Itaú Cultural em São Paulo. O É Tudo Verdade 2023 volta a acontecer plenamente de forma presencial entre 13 e 23 de abril, simultaneamente em seis salas em São Paulo e em três salas no Rio de Janeiro, com entrada franca.

O festival exibirá um total de 72 produções entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming.

O documentário americano “Subject” (2022), de Jennifer Tiexiera e Camilla Hall, terá sua pré-estreia nacional na sessão de abertura em São Paulo para convidados no dia 12 de abril na Cinemateca Brasileira. A abertura para convidados no Estação NET Botafogo exibirá em estreia mundial “1968 – Um Ano na Vida” (2023), de Eduardo Escorel.

Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem. Neste ano, a cerimônia de premiação acontece às 18h do sábado, 22 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais em ambas as cidades no dia 23.

 

“Ao lado da belíssima safra de filmes, o grande marco desta 28ª edição é o retorno pleno do festival às salas de cinema”, celebra Amir Labaki, diretor-fundador do É Tudo Verdade. “Festivais de cinema são atividades essencialmente presenciais, eventos coletivos de encontro entre realizadores e público, de descobertas e redescobertas, de emoções e reflexões públicas. Estávamos todos com saudades”.

 

Neste ano, o circuito de exibição em São Paulo apresenta o Cine Marquise, a Cinemateca Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito), o Sesc 24 de Maio, o Instituto Moreira Salles e o Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem no Estação NET Botafogo e Estação NET Rio (duas salas).

 

O programa do É Tudo Verdade 2023 estrutura-se em Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais e de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais e nas mostras não-competitivas Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos É Tudo Verdade.

 

O festival homenageia em ciclos especiais o cinema de Humberto Mauro (1897-1983), com a exibição de dez de seus filmes e dois documentários sobre esse pioneiro da produção brasileira, e a Jean-Luc Godard (1930-2022), com a apresentação dos oito episódios da série “História(s) do Cinema” (1987-1998). A Homenagem a Humberto Mauro tem curadoria dos especialistas Sheila Schvarzman e Eduardo Morettin. A Homenagem a Jean-Luc Godard conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

 

A Sessão Especial Sabesp apresenta a estreia no festival do documentário “Lixo Fora de Lugar” (Matter Out of Place), do cineasta austríaco Nikolaus Geyrhalter, vencedor do Pardo Verde no Festival de Locarno de 2022.

 

Nos dias 13 e 14 de abril acontece a 20ª edição da Conferência Internacional do Documentário, em correalização com a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Informações sobre a programação e inscrições serão divulgadas na primeira semana de abril.

 

De 17 a 23 de abril, o Sesc Digital vai exibir em streaming dois filmes da mostra Foco Latino-Americano: “Beleza Silenciosa”, de Jasmin Mara López, e “Hot Club de Montevideo”, de Maximiliano Contenti. A programação streaming apresenta no Itaú Cultural Play, entre 24 e 30 de abril, sete dos curtas-metragens da competição brasileira.

 

Entre as atividades paralelas, destaca-se o Ciclo de Palestras “O Arquivo no Documentário”, a ser realizado nos dias 17 e 18 de abril no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF Sesc). No dia 16, apresentamos em parceria com a Spcine, no Centro Cultural São Paulo, uma Masterclass com o cineasta Cristiano Burlan, que estreia entre as Projeções Especiais do festival seu novo documentário, “Antunes Filho, Do Coração para o Olho”.

 

 

Confira abaixo o programa do É Tudo Verdade 2023:

 

Sessões de Abertura

 

Dia 12, São Paulo

 

Subject

Direção: Jennifer Tiexiera, Camilla Hall

EUA, 93’, 2022

 

Subject explora a mudança na vida de uma série de participantes de documentários famosos como A Escada, Basquete Blues, Os Irmãos Lobo, Na Captura dos Friedmans e A Praça Tahir, causada após a experiência de terem sido retratados na tela. Essas antigas estrelas dos documentários revelam os altos e baixos da experiência, assim como a realidade de ter sua vida cotidiana colocada sob um microscópio.

 

Dia 13, Rio de Janeiro

 

1968 — Um Ano na Vida

Direção: Eduardo Escorel

Brasil, 91’, 2023

 

Fatos da vida em 1968, alguns lembrados, outros esquecidos. Baseado no diário Lost, de Silvia Escorel, e comentado pela autora em voz off por meio da carta original escrita 54 anos depois, dirigida a seu irmão um ano e meio mais jovem.

  

 

 

Filmes em Competição

Nesta edição, serão doze longas e média-metragens internacionais e sete brasileiros que fazem suas estreias nas telas brasileiras com exibições em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de nove curtas nacionais e sete internacionais.

 

Competição Brasileira — Longas e Médias-Metragens 

 

171

Direção: Rodrigo Siqueira

Brasil, 95’, 2023

 

Seis pessoas cumprem pena por motivos diferentes, mas são identificadas nas cadeias como autênticos “171”, um tipo que pode usar sua habilidade com as palavras para aplicar um golpe ou manipular as pessoas pelo prazer de enganar. 

 

Amanhã

Direção: Marcos Pimentel

Brasil, 106’, 2023

 

Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. Assim como as vidas de três crianças de realidades diferentes em Belo Horizonte que haviam se encontrado 20 anos antes.

 

O Contato

Direção: Vicente Ferraz 

Brasil, 84’, 2023

 

O filme acompanha as travessias feitas por personagens que transitam entre suas aldeias e a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira, captando um universo de trocas multiétnicas nessa região de extrema beleza, mas hoje ameaçada pelo narco-garimpo.

 

Incompatível com a Vida

Direção: Eliza Capai

Brasil, 92’, 2023

 

A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. 

 

 

Morcego Negro

Direção: Chaim Litewski E Cleisson Vidal

Brasil, 135’, 2023

 

Documentário histórico-biográfico sobre PC Farias, tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello que esteve diretamente envolvido no processo que culminou com seu impeachment, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. 

 

Nada Sobre meu Pai

Direção: Susanna Lira

Brasil, 93’, 2023

 

A busca da diretora Susanna Lira pela história de seu pai, que ela nunca conheceu: um jovem guerrilheiro equatoriano, que veio para o Brasil lutar contra a ditadura militar na década de 1970.

 

Santino

Direção: Cao Guimarães

Brasil, 88’, 2022

 

O documentário acompanha o cotidiano de Santino e sua família na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. Além de ser um defensor incansável do meio ambiente, Santino une o mundo espiritual e a natureza a seu ativismo político.

 

Competição Internacional — Longas e Médias-Metragens 

 

Casa Silenciosa (Khaneye Khamoosh)

Direção: Farnaz Jourabchian e Mohammad Reza Jourabchian

Irã, Canadá, França, Filipinas, Catar, 100′, 2022

 

Casa Silenciosa conta a história de três gerações de uma família iraniana que vive numa casa centenária em Teerã. Narra a evolução da família durante 40 anos, da Revolução Islâmica de 1979 até hoje. 

 

O Caso Padilla (El Caso Padilla)

Direção: Pavel Giroud

Espanha, Cuba, 87’, 2022

  

Pela primeira vez o processo de autocrítica do poeta Heberto Padilla, preso em 1971 em Cuba, é mostrado ao público neste filme que abre uma janela para o passado e, dessa maneira, ajuda-nos a compreender melhor a crise que Cuba atravessa atualmente.

 

 

 

Confiança Total (Total Trust)

Direção: Jialing Zhang

Alemanha, Países Baixos,, 97′, 2023

 

A transparência total pode fazer com que as pessoas se tornem cidadãos melhores? Confiança Total explora as mudanças de comportamentos sociais causadas pela vigilância digital na China e a luta das pessoas contra o abuso do poder estatal.

 

Despertar de Aurora (Aurora’s Sunrise)

Direção:  Inna Sahakyan 

Armênia, Alemanha, Lituânia, 96’, 2022

 

Despertar de Aurora revela a história esquecida de uma sobrevivente do genocídio armênio, que consegue fugir para Nova York e participa de um dos primeiros blockbusters de Hollywood, o “Leilão das Almas”, de 1919.

 

Um Espião Compassivo (A Compassionate Spy)

Direção: Steve James

EUA, Reino Unido, 101’, 2022

 

A história de Ted Hall, recrutado em 1944 como o mais jovem físico do Projeto Manhattan, que, preocupado que um monopólio norte-americano sobre a bomba nuclear, decide passar informações-chave sobre a construção da bomba para a União Soviética.

  

Front do Leste (Shidniy Front)

Direção: Vitaly Mansky e Yevhen Titarenko

Letônia, Ucrânia, República Tcheca, EUA, 98′, 2023

 

O filme conta a história de um grupo de jovens voluntários no batalhão de primeiros socorros no front ucraniano, que durante seis meses experimentam drama, desespero, medo, ódio, amargura, amor, sem perder a fé na vitória.

 

Godard Cinema (Godard Seul le Cinéma)

Direção: Cyril Leuthy

França, 110’, 2022

 

Jean-Luc Godard é o cinema, sua quintessência. Ao longo de sua carreira, ele dirigiu mais de 140 filmes. Esse retrato quer nos levar além dos clichês de um mito que às vezes se torna caricatural para encontrar um homem mais sentimental do que parece, um homem que vive sua arte, e às vezes é superado por ela.

 

 

Little Richard — Eu Sou Tudo (Little Richard — I Am Everything)

Direção: Lisa Cortez

EUA, 98’, 2023

 

A história das origens negras e queer do rock, detonando o embranquecimento da música pop americana para revelar o inovador Richard Penniman. Através de arquivos e performances que nos levam ao complicado mundo interior de Richard, o filme conta a história do ícone com suas reviravoltas e contradições. 

 

Não-Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović (Non-Aligned: Scenes from the Labudović Reels)

Direção: Milla Turajlić

Sérvia, França, Croácia, Montenegro, Catar, 100’, 2022

 

Pelos materiais inéditos filmados em 35mm por Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito, o filme percorre o nascimento do movimento Non-Aligned, examinando como um projeto global de emancipação política foi constituído pela imagem cinematográfica. 

 

Pianoforte

Direção: Jakub Piątek

Polônia, 91’, 2023

 

A lendária Competição Internacional Chopin de Piano acontece a cada cinco anos em Varsóvia, na Polônia. Pianoforte segue um grupo de jovens músicos de todas as partes do mundo que se preparam desde crianças para essa oportunidade que ocorre apenas uma vez na vida.

 

Rezando pelo Armagedom (Praying for Armageddon)

Direção: Tonje Hessen Schei

Noruega, 90’, 2022

 

A infiltração de evangélicos norte-americanos na máquina política nunca foi tão forte. Não apenas eles ameaçam a democracia dos Estados Unidos, como a influência substancial desse grupo sobre a política externa tem como alvo dar início à Batalha do Juízo Final no Oriente Médio.

 

Still: A Michael J. Fox Movie

Direção: Davis Guggenheim

EUA, 95′ 2022

 

O filme conta como um garoto baixinho sai de uma base do exército canadense para alcançar o estrelato na Hollywood dos anos 1980. E mostra pela primeira vez sua jornada privada, incluindo os anos que seguiram seu diagnóstico com mal de Parkinson aos 29 anos. 

 

 

Competição Brasileira — Curtas-Metragens

Aos Mortos, Um Lugar para Habitar 

Direção: Victor Costa Lopes

Brasil, 7’, 2023

 

Examinar arquivos é remontar o remanescente, em um ritual de ressurreição da vida.

 

Bambambã 

Direção: Andréa França

Brasil, 12’, 2022

 

Bambambã retoma fragmentos do filme Terra Encantada (1923) que mostram a Exposição internacional do Centenário da Independência, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1922. 

 

Cama Vazia

Direção: Fábio Rogério, Jean-Claude Bernardet

Brasil, 5’, 2023

 

A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.

 

Ferro’s Bar

Direção: Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros

Brasil, 24’, 2022

 

A partir de relatos de lésbicas frequentadoras do Ferro’s Bar, aborda-se um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980: o “Levante do Ferro’s Bar”. 

 

O Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio 

Direção: Carlos Adriano

Brasil, 26’, 2023

 

Cinepoema onde realidades distantes se aproximam: imagens de povos indígenas brasileiros em 1917 e 1922 e em manifestações antifascistas de 2022; imagens da causa palestina em 1948 e em 2022; tiros contra o relógio disparados por revolucionários franceses em 1830 e flechas contra o relógio disparadas por indígenas brasileiros em 2000.

 

 

Mãri hi – A Árvore do Sonho

Direção: Morzaniel Ɨramari

Brasil, 17’, 2023

 

Quando as flores da árvore Mãri desabrocham, surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

 

Retratos de Piratininga

Direção: André Manfrim

Brasil, 17’, 2023

 

A região do centro velho de São Paulo é povoada por estátuas e monumentos empenhados em fazer lembrar a história religiosa da cidade. O que esses corpos nos contam sobre o passado e sobre o presente?

 

Todavia Sinto

Direção: Evelyn Santos

Brasil, 9’, 2022

 

Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez.

Um corpo imerso que agora se transforma.

 

Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ

Direção: Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá
Brasil, 25’, 2022

 

Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um cantor de rap remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e da cultura e o protagonismo político.

 

Competição Internacional: Curtas-Metragens

 

Carta a um Porco (Letter to a Pig)

Direção: Tal Kantor

França, Israel, 17’, 2022

 

Um sobrevivente do holocausto lê uma carta que escreveu ao porco que salvou a sua vida. Uma jovem estudante ouve seu testemunho na aula e cai em um sonho conturbado em que ela confronta questões de identidade, trauma coletivo e os extremos da natureza humana.

 

Florestas (Forêts)

Direção: Simon Plouffe

Canadá, 16’, 2022

 

Pinheiros brancos submersos pela reserva de uma hidroelétrica no território Innu se transformam em chamas. Essa exploração entre água e fogo ilustra a emergência climática atual através de múltiplas histórias sobre o relacionamento entre uma comunidade e suas terras.

 

Folhas de K. (Hojas de K.)

Direção: Gloria Carrion

Nicarágua, Costa Rica Nicarágua, Costa Rica

18’, 2022

 

Em 2018, a polícia da Nicarágua reprimiu brutalmente protestos organizados pelos estudantes do Ensino Médio. K., uma jovem de 17 anos que foi presa, reconta os horrores de seu tempo na cadeia.

 

Uma História do Mundo Segundo a Getty Images (A History of the World According to Getty Images)

Direção: Richard Misek

Reino Unido, Noruega, 18’, 2022

 

Um comentário apaixonado sobre como os arquivos de imagens comerciais  influenciam o que vemos. Um filme que faz uma pequena, mas direta resistência à privatização do passado pela Getty Images.

 

Jogando Óleo na Fervura (Pouring Water on Troubled Oil)

Direção: Nariman Massoumi

Reino Unido, 26’, 2023

 

Em 1951, a Anglo-Iranian Oil Company decidiu produzir um filme para promover suas atividades no Irã. Eles contrataram o poeta Dylan Thomas. Esse documentário poético segue a viagem de Thomas, captando seu encontro com o país e sua gente enquanto acontece uma convulsão política pela nacionalização do petróleo.

 

Mal Trabalhando (Hardly Working)

Direção: Total Refusal

Áustria, 21’, 2022

 

O filme ilumina personagens que normalmente estão no fundo dos videogames: NPCs. São máquinas de Sísifo, cujas rotinas laborais e padrões de atividades, assim como bugs, pintam uma analogia vívida com o trabalho no capitalismo.

 

 

Paraíso da Soneca (Powernapper’s Paradise)

Direção: Samir Arabzadeh

Suécia, 15’, 2022

 

O contador caiu no sono em sua mesa. O garçom dorme atrás da caixa registradora. O guarda está sonhando, dormindo em sua cadeira fora do banco. O Paraíso da Soneca explora a vida e as pessoas nas Filipinas, onde parece ser tranquilo dormir no trabalho.

 

Ptitsa

Direção: Alina Maksimenko

Polônia, Ucrânia, 30’, 2022

 

Ambientada durante a pandemia, a história acontece na casa de duas artistas: uma mãe, professora de piano, e sua filha adulta, uma pintora. Um retrato íntimo de uma separação entre mãe e filha, explorado de diferentes perspectivas.

  

Todas as Coisas que Você Deixa para Trás(All the Things You Leave Behind)

Direção: Chanasorn Chaikitiporn

Tailândia, 18’, 2022

 

Chanasorn Chaikitiporn é um aspirante a cineasta e artista visual interessado em práticas artísticas e em explorar a história da Tailândia. Ao combinar narrativas de ficção ao gênero do documentário ensaístico, ele investiga imagens encontradas e de arquivo, além de documentos sigilosos tornados públicos.

 

 

Mostras Não Competitivas

 

Programas Especiais

 

Antunes Filho, do Coração para o Olho

Direção: Cristiano Burlan

Brasil, 74’, 2022

 

O filme mergulha nas incursões de Antunes Filho pelo audiovisual, passando por seus teleteatros e pelo filme Compasso de Espera. Nesse trânsito de linguagens, compreendemos as motivações e reflexões criativas desse fazedor de teatro e cinéfilo.

 

Lowndes County e o Caminho para o Poder Negro (Lowndes County And The Road to Black Power)

Direção: Sam Pollard E Geeta Gandbhir

EUA, 90’, 2022

 

A aprovação da Lei dos Direitos de Voto, em 1965, representou o auge do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Em nenhum outro lugar essa batalha é mais bem resumida do que em Lowndes County, Alabama, uma cidade com uma história terrível de terrorismo racial. 

 

Sessão Especial Sabesp: Lixo Fora de Lugar (Matter Out of Place)

Direção: Nikolaus Geyrhalter

Áustria, 106′, 2022

 

Lixo Fora de Lugar é um filme sobre dejetos que se espalham pelo mundo, nos mais remotos cantos do planeta. Nikolaus Geyrhalter segue os rastros de nosso lixo ao redor do mundo e lança luz em relação à luta infinita das pessoas para ter controle sobre uma vasta quantidade de lixo.

 

Três Minutos — Uma Duração (Three Minutes — A Lengthening)

Direção: Bianca Stigter

Países Baixos, 69’, 2021

 

Um ensaio sobre história e memória. Os três minutos de uma filmagem feita por David Kurtz em 1938 são as únicas imagens em movimento que restaram dos habitantes judeus de Nasielsk antes do Holocausto. Esses preciosos minutos são examinados momento a momento para desvendar as histórias humanas escondidas no celulóide.

 

Vire Cada Página: As Aventuras de Robert Caro e Robert Gottlieb (Turn Every Page: The Adventures of Robert Caro and Robert Gottlieb)

Direção: Lizzie Gottlieb

EUA, 112’ 2022

 

O filme explora o relacionamento de cinquenta anos entre duas lendas literárias, o escritor Robert Caro e seu editor de longa data, Robert Gottlieb. Agora com 86 anos, Caro está trabalhando para completar o volume final de sua obra-prima, Os Anos de Lyndon Johnson; Gottlieb, 91, espera para editá-lo. 

 

 

O Estado das Coisas

 

Os Corredores do Poder (The Corridors of Power)

Direção: Dror Moreh

França, Alemanha, EUA, Israel, 135′, 2022

 

O diretor indicado ao Oscar, Dror Moreh, (The Gatekeepers) retorna com uma análise detalhada da política externa dos Estados Unidos nos últimos 40 anos. Neste documentário, que traz entrevistas com mais de 30 pesos-pesados ​​da política, incluindo Henry Kissinger, Hillary Clinton, Madeleine Albright e Condoleezza Rice.

 

Favela do Papa

Direção: Marco Antônio Pereira

Brasil, 76’, 2022

 

O filme mostra o movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção na década de 1970. A vitória popular, após três anos de luta, foi coroada com a visita do Papa João Paulo II à favela, em 1980.

 

A História Natural da Destruição (The Natural History of Destruction)

Direção: Sergei Loznitsa

Alemanha, Países Baixos, Lituânia, 112’, 2022

 

Inspirado no livro de W.G. Sebald e baseado em imagens de arquivo da Segunda Guerra Mundial, o filme coloca a questão: é aceitável moralmente usar a população civil como meio de guerra? A questão continua tão atual hoje como era há 80 anos, e sua urgência se manifesta tragicamente nos acontecimentos políticos atuais.

 

Liberdade em Chamas (Freedom on Fire)

Direção: Evgeny Afineevsky

Reino Unido, EUA, Ucrânia, 114′, 2022

 

Este filme complementa o documentário indicado ao Oscar, Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom e explora porque um dia de felicidade na praça Maidan, de Kiev, instigou uma guerra que durou quase uma década.


 

Merkel

Direção: Eva Weber

Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, 95’, 2022

 

Durante anos, Angela Merkel, primeira Chanceler da Alemanha, foi a mais poderosa líder europeia. Ainda assim ela permanece um enigma. O filme cria um retrato rico, partindo de sua criação na Alemanha Oriental comunista até a sua rápida ascensão na política. 

 

Música para Pombos Negros (Music for Black Pigeons)

Direção:  Jorgen Leth, Andreas Koefoed

Dinamarca, 92’, 2022

 

Atravessando a América do Norte, a Europa e o Japão, Jørgen Leth e Andreas Koefoed acompanharam o compositor dinamarquês Jakob Bro, por 14 anos, testemunhando seus encontros musicais.

 

Rua Aurora — Refúgio de Todos os Mundos

Direção: Camilo Cavalcante

Brasil, 96’, 2023

 

Na cidade de São Paulo, o filme acompanha pessoas de mundos diferentes que habitam uma mesma rua, no centro esquecido da metrópole, onde a vida pulsa de forma latente e se reconstrói a cada dia.

 

Foco Latino-Americano

 

Amando Martha (Amando a Martha)

Direção:  Daniela López Osorio

Colômbia. Argentina, 74’, 2022

 

Tendo se libertado da violência doméstica, sofrida durante 39 anos de casamento com seu ex-marido Armando, Martha diz à sua neta, Daniela, que está começando sua carreira de cineasta para fazer um filme, a partir das memórias pessoais, em que ela narra seu passado doloroso. 

 

Beleza Silenciosa (Belleza Silenciosa)

Direção: Jasmín Mara López

EUA, México, Malta, 88′, 2022

 

Um documentário pessoal que segue a diretora Jasmin López no processo de curar o abuso sexual que sofreu quando criança nas mãos de seu avô, Gilberto, há quase trinta anos. Ao compartilhar seu trauma, Jasmin descobre que gerações de crianças em sua família foram vítimas do mesmo abuso. 

 

 

Hot Club de Montevideo

Direção: Maximiliano Contenti

Uruguai, 90’, 2022

 

A trajetória do Hot Club de Montevideo, a instituição de jazz mais antiga da América Latina, que sobrevive até hoje. A narrativa é construída a partir dos depoimentos, das anedotas, das histórias de vida e da reunião de muitos de seus membros mais antigos.

 

Clássicos É Tudo Verdade

 

O Prisioneiro da Grade de Ferro (auto-retratos)

Direção: Paulo Sacramento

Brasil, 123’, 2003

 

Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo, que foi a maior prisão da América Latina, detentos aprenderam a usar câmeras de vídeo. Durante sete meses, documentaram seu cotidiano atrás das grades, marcado por superlotação das celas, tráfico de drogas, rezas, brigas e solidão.

 

Cine-Guerrilhas: Cenas dos Rolos de Labudović (Ciné-Guerrillas: Scenes from the Labudović Reels)

Direção: Mila Turajlić

Sérvia, França, 94’, 2022

 

Uma viagem ao início do projeto Terceiro Mundo, baseado em rolos inéditos de Stevan Labudović, cinegrafista do presidente iugoslavo Tito. Cine-Guerrilhas mergulha na batalha midiática que ocorreu durante a guerra pela independência na Argélia, em que o cinema foi usado como arma política contra o colonialismo.

 

Confissões de um Cinema em Formação

Direção: Eugenio Puppo

Brasil, 76’, 2022

 

O surgimento de alguns dos primeiros cursos de cinema no Brasil e o papel deles no desenvolvimento do cinema nacional. Com materiais de arquivo e histórias de professores e alunos, o documentário apresenta iniciativas que buscam formar  novas gerações de realizadores.

 

Americano: Uma Odisseia a 1947 (American: An Odyssey to 1947)

Direção: Danny Wu

Canadá, 102’, 2022

 

No começo dos anos 1940, o diretor Orson Welles está vivendo uma ascensão meteórica em Hollywood. Quando a Segunda Guerra Mundial eclode, um garoto estadunidense faz uma visita ao exterior e um soldado estadunidense se alista no exército.

 

Homenagem a Humberto Mauro

 

Um Apólogo

Direção: Humberto Mauro 

Brasil, 10’, 1939

 

Uma costureira conversa com a patroa sobre os detalhes do modelo do vestido a ser confeccionado. Enquanto isso, dentro da caixa de costura, a agulha e a linha iniciam uma discussão sobre a importância de cada uma. Realizado por ocasião do centenário de nascimento de Machado de Assis, o filme é uma adaptação de seu célebre conto.

 

Cantos de Trabalho

Direção Humberto Mauro 

Brasil, 9’, 1955

 

Parte da série Brasilianas, apresenta três cantos de trabalho oriundos de diferentes regiões do país: o canto de pilão, praticado nas regiões Central e Nordeste; o canto do barqueiro, do Rio Jequitinhonha; e o canto de pedra, realizado em vários estados.

 

Carro de Bois

Direção Humberto Mauro

Brasil, 10’, 1974 

 

Praticamente superado pelas modernas técnicas, o carro-de-bois ainda fazia parte das paisagens do sertão nos anos 1970, alcançando onde o caminhão não vai, numa mistura de utilidade e poesia, transportando o mais variado tipo de carga. O filme mostra como ele é feito, e o artesão que o fabrica.

 

O Cysne

Direção Humberto Mauro 

Brasil, 3’, 1936 

 

A bailarina Vera Grabinska executa coreografia de Pierre Michailowsky para a peça Le Cygne, de Camille Saint-Saëns, junto à fonte artificial no recinto da Feira Internacional de Amostras do Rio de Janeiro. Os movimentos da dança se alternam com imagens de cisnes na água.

 

Engenhos e Usinas

Direção Humberto Mauro 

Brasil, 8’, 1955

 

Parte da série Brasilianas, mostra aspectos dos antigos engenhos de açúcar ao som de Engenho Novo e Coco Peneruê.

  

Henrique Oswald

Direção Humberto Mauro

Brasil, 7’, 1942

 

Vistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Florença ilustram dados biográficos do pianista, compositor e diplomata brasileiro Henrique Oswald. Suas obras são enumeradas, enquanto partituras são folheadas. Tendo ao fundo o retrato de Oswald, um solista executa sua música.

 

O João de Barro

Direção Humberto Mauro 

Brasil, 20’, 1956

 

Em um ambiente rural, mulheres com crianças observam os ninhos de diversas aves, entre elas o joão-de-barro. Mostra as etapas da construção de um ninho e informações sobre o próprio joão-de-barro: a sua origem, o seu habitat, a descrição física e os seus hábitos.

 

Lagoa Santa

Direção Humberto Mauro 

Brasil, 12’, 1940

 

O filme documenta as descobertas do paleontólogo dinamarquês Peter Lund. Mostra a paisagem da região de Lagoa Santa (MG), os homens, as casas e os animais. E também algumas das cavernas de onde Lund coletou os restos de animais e seres humanos pré-históricos. 

 

 

Manhã na Roça: O Carro de Bois

Direção Humberto Mauro 

Brasil, 8’, 1956

 

Parte da série Brasilianas, mostra aspectos do trabalho na roça: meninos conduzem o gado para pastagem, trabalhador opera arado de tração animal, homem retira leite de vaca e mulher alimenta as galinhas. Na fazenda, diferentes espécies de animais convivem, e o carro de boi é conduzido por um carreiro.

 

Victoria Regia

Direção Humberto Mauro 

Brasil 8’, 1937

Detalhes da planta vitória-régia: sua estrutura, seu habitat natural, seu nome e sua história.

 

Mauro, Humberto

Direção: David Neves

Brasil, 21’, 1975

 

O cotidiano do cineasta em sua casa em Volta Grande, Minas Gerais, e em seu escritório no antigo Instituto Nacional de Cinema, que depois se tornou a Embrafilme. Além de um depoimento do diretor, são também entrevistados os cineastas Alex Viany e Glauber Rocha, que falam da importância de Humberto Mauro no cinema brasileiro.

 

Humberto Mauro, Cinema É Cachoeira

Direção: André Di Mauro 

Brasil, 90’, 2018   

 

O tributo a Humberto Mauro mostra sua vida através dos filmes. Apresenta uma narrativa cujo fio condutor é uma entrevista gravada nos anos 1960, onde Mauro manda mensagens para o futuro. O documentário expõe as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes a seu pioneirismo.

 

 

Homenagem a Jean-Luc Godard

 

História(s) do Cinema (Histoire(s) du Cinéma)

Direção: Jean-Luc Godard 

França, Suíça

 

Episódio 1

Todas as Histórias (Toutes les Histoires)

51′, 1987

 

“Para Mary Meerson e para Monica Tegelaar.”

Godard traça a história do cinema americano quase cronologicamente, desde os primórdios de Hollywood, passando pela era de ouro dos produtores, até seu declínio.

  

Episódio 2

Uma Só História (Une Histoire Seule)

42′, 1989

 

“Para John Cassavetes e para Glauber Rocha.”
Godard aborda o cinema como herdeiro da fotografia e do impressionismo, e está particularmente interessado pela luz.

 

Episódio 3

Apenas Cinema  (Seul le Cinéma)

26′, 1997

 

“Para Armand J. Cauliez e para Santiago Alvarez.”
Godard compara as diferentes histórias da literatura, da pintura e do cinema. Tenta mostrar a particularidade da sétima arte e explicar seu poder.

 

Episódio 4

Beleza Fatal (Fatale Beauté)

28′, 1997

 

“Para Michèle Firk e para Nicole Ladmiral.”
Godard se interessa pelas relações que existem no cinema entre a morte e a beleza, Eros e Thanatos. Para ele, isso se explica principalmente pelo fato de que o cinema sempre envolveu homens filmando mulheres.

 

Episódio 5

A Moeda do Absoluto (La Monnaie de L’Absolu)

27′, 1998

 

“Para Gianni Amico e para James Agee.”
Dando continuidade ao primeiro episódio, Godard continua a sua reflexão entre o cinema e a história. Ele descreve aqui como o cinema pode ser o lugar de uma posição política com o exemplo do neorrealismo italiano e também do documentário.

 

Episódio 6

Uma Nova Onda (Une Vague Nouvelle)

27′, 1998

 

“Para Frederic C. Froeschel e para Nahum Kleiman.”
Godard relembra o movimento Nouvelle Vague, do qual era um dos expoentes, e como esse movimento inscreveu o cinema na história das artes. Ele evoca o Langlois Cinema Museum e sua própria relação com a Cinemateca Francesa.

 

Episódio 7

O Controle do Universo (Le Contrôle de L`Univers)

27′, 1998

 

“Para Michel Delahaye e para Jean Domarchi.”

Esta parte questiona o poder. Segundo Godard, o homem é o criador tanto da beleza quanto do terror. Para sustentar seu argumento, ele homenageia Alfred Hitchcock e o poder de seu cinema no imaginário coletivo.

 

Episódio 8

Os Signos entre Nós (Les Signes parmi Nous)

38′, 1998

 

“Para Anne-Marie Miéville e para mim mesmo.”

Para fechar as suas histórias do cinema, Godard foca no próprio sentido do cinema. Em seguida, retoma todos os temas dos episódios anteriores e faz um balanço do cinema da época, considerado pelo diretor como “em declínio”.


Serviço

 

28º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários

Salas:

São Paulo:

Cine Marquise (Av. Paulista, 2073)

Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207)

IMS Paulista (Avenida Paulista, 2.424)

Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109)

SPCine – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000)

 

Rio de Janeiro:

Estação NET Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88)

Estação NET Rio (R. Voluntários da Pátria, 35)