PROCURANDO DORY AFOGA TARZAN E SPIELBERG.

 Por Wanda de Andrade.

Procurando Dory dominou o fim de semana mais importante do cinema norte-americano, o do feriado do Dia da Independência. Superou as três estreias e não cedeu a primeira posição.

Faturou estimados US$ 41,9 milhões de sexta a domingo e ultrapassou os US$ 50 milhões ao fim do fim de semana prolongado. Totaliza US$ 372 milhões devendo ter chegado aos US$ 380 milhões depois do feriado de 4 de julho, quando já deverá ter ultrapassado o filme anterior, Procurando Nemo, como a quinta maior bilheteria de um filme de animação de todos os tempos.

Liderando as estreias, a aventura A Lenda de Tarzan faturou US$ 38,1 milhões depois de atrair um bom público apesar das críticas ruins. Fez a ótima média por sala de US$ 10.709 em 3.561 salas, mas como seu custo de produção foi alto (US$ 180 milhões) vai precisar de faturar muito no exterior.

Surpreendendo a todos, o desastre da semana foi O Bom Gigante Amigo, de Steven Spielberg para a Disney, que custou US$ 140 milhões. A adaptação da popular história do gigante solitário que faz amizade com uma menina órfã, recebeu ótimas críticas, mas não conseguiu superar o charme de Dory. Faturou apenas US$ 19,6 milhões em três dias e largou na 4ª posição. Deverá ser um dos grandes fracassos do verão e da carreira de Spielberg, e os veículos especializados já se perguntam se o conhecido diretor está perdendo sua capacidade de atrair multidões depois de uma década fazendo somente dramas históricos e filmes para adultos como Lincoln e Ponte dos Espiões.

Num verão no qual continuações como Alice Através do Espelhos e X-Men: Apocalipse não deram o retorno esperado, o terceiro filme da série Uma Noite de Crime se saiu muito bem.

Uma Noite de Crime 3 teve uma ótima estreia faturando US$ 30,8 milhões em três dias, sendo esperados US$ 35 milhões ao fim do fim de semana prolongado. Mais do que os US$ 29,8 milhões arrecadados por Uma Noite de Crime: Anarquia há dois anos. Como foi feito por apenas US$ 10 milhões e obteve a maior nota Cinmascore da série, pode-se apostar que um quarto episódio está a caminho.

Independence Day: O Ressurgimento em seu segundo fim de semana perdeu 60% da bilheteria e faturou US$ 16,5 mihões. Totaliza US$ 72,7 milhões e sua bilheteria final, projetada entre US$ 110 e 120 mlhões, deverá corresponder a menos da metade da do filme anterior, de 1996, apesar dos ingressos estarem muito mais caros.

As outras continuações tiveram um desempenho compatível com um mercado tão saturado.

No circuito independente, Swiss Army Man, com elogiadíssima atuação de Daniel Radcliffe, abriu de três para 636 salas, faturando US$ 1,4 milhões.

A soma das 10 maiores bilheterias ficou em US$ 179,3 milhões, 41% acima do mesmo fim de semna do ano passado quando Divertida Mente liderou as bilheterias com US$ 29,8 milhões em seu terceiro fim de semana. E 55% acima do mesmo fim de semana de 2014, quando Transformers: Era da Extinção liderou com US$ 37,1 milhões.

No próximo fim de semana estreiam Pets: A Vida Secreta dos Bichos em mais de 4.100 salas, e Os Caça-Noivas, com Zac Efron, Anna Kendrick, Adam DeVine e Aubrey Plaza. Pets já estreou em dois países totalizando US$ 29,6 milhões.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. Procurando Dory (Buena Vista) – Está na 3ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 41.901.000 (-43%) em 4.305 salas (no change); MPS (média or sala): US$ 9.733; Totaliza: US$ 372.250.000

Procurando Dory contiuou liderando as bilheterias norte-americanas pelo terceiro fim de semana consecutivo depois de perder somente 42,6% da bilheteria da semana anterior, o que não é pouca coisa, considerando-se que O Bom Gigante Amigo e a lenda de Tarzan são filmes de grandes orçamentos produzidos para dominar o verão.

Com US$ 372.25 milhões faturados em 17 dias, o filme da Pixar ultrapassou os US$ 356,46 milhões totais de Divertida Mente. Está também 28,7 % à frente dos US$ 289,10 milhões faturados nos mesmos 17 dias por Toy Story 3, de 2010 e 94,3 % à frente dos US$ 191,48 milhões faturados no mesmo tempo por Procurando Nemo. Ao final do fim de semna de quatro dias chegou a US$ 50,2 milhões.

 

  1. A Lenda de Tarzan (The Legend of Tarzan/Warner Bros.) ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 43; Faturou: US$ 38.135.000 em 4.068 salas; MPS: US$ 10.709.000; Totaliza: US$ 38.135.000

A Lenda de Tarzan estreou na 2ª posição com US$ 38,1 milhões em três dias e estimados US$ 44 milhões até 2ª feira. São resultados acima das expectativas, mas ainda assim problemáticos devido ao custo de US$ 180 milhões, que somados ao investimento em marketing pode chegar aos US$ 300 milhões. Seu público está dividido igualmente entre homens e mulheres e 10% da bilheteria vieram das salas IMAX. Anota A- na pesquisa CinemaScore permite antever vida longa. Felizmente o mecado internacional está ajudando.

 

  1. Uma Noite de Crime 3 (The Purge: Election Year /Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 55; Faturou: US$ 30.870.000 em 2.796 salas; MPS: US$ 11.041; Totaliza: US$ 30.870.000

Uma Noite de Crime 3 estreou com US$ 30,9 milhões devendo ter chegado aos US$ 34 milhões ao fim de quatro dias. O que foi um ótimo retorno para um investimento de somente US$ 10 milhões. Mais um sucesso do verão para a produtora Blumhouse, a pequena produtora de Sobrenatural e Atividade Paranormal.  Os dois filmes anteriores da série Uma Noite de Crime e Uma Noite de Crime: Anarquia estrearam com US$ 34,1 milhões e US$ 29,8 milhões, respectivamente.

James DeMonaco, que dirigiu os filmes anteriores, retornou neste terceiro filme, que conta a história de uma candidata à presidência (Elizabeth Mitchell) que defende o fim de uma noite sem lei nem ordem permitida legalmente. Certamente o filme se beneficiou da disputa entre Donald Trump e Hillary Clinton à Casa Branca. A nota B+ na CinemaScore é a mais alta da série, e 53% do público eram mulheres, com 65% do público tendo menos de 25 anos, o que é típico de um filme de terror.

 

  1. O Bom Gigante Amigo (The BFG (Buena Vista) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 66; Faturou: US$ 9.585.000 em 3.357 salas; MPS: US$ 5.834; Totaliza: US$ 19.585.000

Apesar das ótimas críticas recebidas e da nota A- na pesquisa Cinemascore, O Bom Gigante Amigo, dirigido por Steven Spielberg, só conseguiu estrear na 4ª posição. É o primeiro filme do diretor para a Disney.

O filme é baseado no popular livro de Roald Dahl sobre um gigante canibal (Mark Rylance) que começa a se humanizar depois que conhece uma órfã (Ruby Barnhill). Famílias compuseram o grosso da audiência (60 %), embora o público feminino fosse ligeiramente maior (54%) do que o de Tarzan.

Faturou US$ 19,58 milhões em três dias, esperando-se uma bilheteria entre US$ 23-24 milhões ao fim de quatro dias.

A sorte de O Bom Gigante Amigo vai ser decidida no mercado internacional, onde o filme só estreou em dois países – Austrália (US$ 2 milhões) e Rússia (US$ 1.9 milhões), sem liderar em nenhum dos dois.

Alguns analistas areditam que o filme irá fechar em torno dos US$ 60 milhões em casa. O que seria o pior resultado de um filme de Spielberg desde Munique, de 2005.

 

  1. Independence Day: Resurgence (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 5ª colocação. Faturou:

US$ 16.500.000 (-60%) em 4.091 salas (+23); MPS: US$ 4.033; Totaliza: US$ 72.657.000

Independence Day: O Ressurgimento não foi ajudado pelo feriado do Dia da Independência, pois teve uma queda de bilheteria da ordem de 59,8 %, faturando US$ 16,5 milhões em três dias, ficando na 5ª posição. Acumula US$ 72,65 milhões em 10 dias, isto é 46,3% atrás dos US$ 135,37 milhões faturados pelo filme original em 1996, quando o preço médio do ingresso valia menos do que a metade do que hoje. A Fox está projetando uma bilheteria de US$ 20,12 milhões ao fim do feriado.

 

  1. Um Espião e Meio – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 12.330.000 (-32%) em 3.166 salas (-342); MPS: $3.895; Totaliza: US$ 91.767.000

Um Espião e Meio continuou tendo uma boa sustentação com uma queda de apenas 32%, faturando US$ 12.3 milhões em três dias, totalizando US$ 91,8 milhões em 17 dias. No exterior, a comédia de ação faturou US$ 13,8 milhões totalizando US$ 30,3 milhões internacionais e US$ 122,1 milhões globais.

 

  1. Águas Rasas (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 9.000 (-46%) em 2.962 salas (igual); MPS: US$ 3.038; Totaliza: US$ 35.252.000

Águas Rasas também se sustentou bem faturando US$ 9 milhões em três dias, esperando-se que tenha chegado a US$ 10,7 milhões depois do feriado.

 

  1. Free State of Jones (STX) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.134.000 (-45%) em 2.781 salas (-34); MPS: US$ 1.487; Totaliza: US$ 15.200.000

O drama sobre a Guerra Civil norte-americana caiu 45,4% faturando somente US$ 4,13 milhões na 2ª semana, totalizando US$ 15,19 milhões em 10 dias.

 

  1. Invocação do Mal 2 – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.850.000 (-50%) em 2.008 salas (-1.025); MPS: US$ 1.917; Totaliza: US$ 95.284.000

Invocação do Mal 2 faturou US$ 3,85 milhões totalizando US$ 95,28 milhões em 24 dias. O que significa 19,8% mais do que os US$ 79,50 milhões faturados em 24 dias por Annabelle e 21% abaixo dos US$ 120,67 milhões faturados pelo filme original nos mesmos 24 dias, em 2013.

 

  1. Truque de Mestre: O 2º Ato – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.950.000 (-47%) em 1.788 salas (-957); MPS: US$ 1.650; Totaliza: US$ 58.689.000

Perdeu 47,2% da bilheteria e faturou somente US$ 2,95 milhões, totalizando US$ 58,68 milhões em 24 dias, ficando 37,8% atrás dos US$ 94,45 milhões faturados no mesmo período pelo filme original.

 

As Independentes

O fim de semana do Dia da Independência nos EUA não é um bom período para o cinema independente. O público adulto mais abastado viaja, mas os cinemas de arte precisam continuar faturando e bons filmes são lançados assim mesmo.

Entre as melhores estreias Agnus Dei (Les Innocents), filme franco polonês que estreia no Brasil no dia 28 de julho, interrompeu a tendência de fracasso de bilheteria dos filmes legendados. O segundo melhor desempenho foi o documentário sobre autismo Life, Animated (The Orchard), que fez sucesso no último festival de Sundance, mas abriu um pouco abaixo de outros documentários recentes. Abrindo para mais salas Nosso Fiel Traidor (Our Kind of Traitor), o último thriller inspirado num livro de John le Carré, não se saiu tão bem quanto O Homem Mais Procurado, também inspirado em Le Carré.

Swiss Army Man, estreia da semana passada com uma brilhante atuação de Daniel Radcliff, abriu para mais salas, mas não repetiu o sucesso do circuito reduzido.

 

Estreias

Nosso Fiel Traidor (Our Kind of Traitor/Roadside Attractions) – Nota Metacritic: 57; Faturou US$ 1.001.000 em 373 salas; MPS: US$ 2.684

Desde O Espião Que Veio do Frio, os romances policiais de John Le Carré foram adaptados com sucesso, e continuam atraindo público em VOD e TVs a cabo. Embora tenha ficado na 12ª posição entre as bilheterias da semana, com uma MPS maior do que a de Swiss Army Man, a história de civis ingleses enfrentando a máfia russa, não recebeu críticas tão elogiosas como O Homem Mais Procurado, e sentiu da falta de Philip Seymour Hoffman liderando o elenco.A bilheteria de estreia ficou 40% abaixo do filme anterior.

 

Agnus Dei (The Innocents/Music Box) – Nota Metacritic: 76; Esteve nos festivais de Los Angeles, Sundance e São Francisco 2016. Faturou US$ 31.500 em 3 salas; MPS: US$ 10.500

Sua MPS ficou atrás apenas da de O Abraço da Serpente (US$ 17.000) em 2016, e anteriormente à de outro sucesso polonês, vencedor do Oscar de filme estrangeiro, Ida (US$ 18.000), também passado num convento. Dirigido pela francesa Anne Fontaine, o filme se passa nos meses que seguiram a Segunda Guerra Mundial, quando freiras de um convento na Polonia têm que lidar com o trauma dos estrupros cometidos pelas forças de libetação russas. A bilheteria subiu 61% de sexta para sábado.

 

Life, Animated” (The Orchard) – Nota Metacritic: 75; esteve nos festivais de Sundance, Tribeca e São Francisco 2016

Faturou US$ 26.547 em 3 salas; MPS: US$ 8.849

Documentário sobre um menino autista que começa a se comunicar como mundo inspirado pelos personagens animados da Disney. Recebeu críticas favoráveis e teve um aumento de público a ordem de 71% entre sexta e sábado.

 

Continuações

Swiss Army Man (A24) – Faturou US$ 1.448.000 em 636 salas (+633); MPS: US$ 2.276; Totaliza: US$ 1.602.000

Depois de uma ótima estreia, esta comédia que brilhou em Sundance ainda continuou em alta. Mas embora tenha atraído um público jovem e tenha feito sucesso nas mídias sociais, o resultado deste fim de semana prolongado não foi o esperado, embora tenha liderado o circuito limitado (entre 100 e 999 salas) e ficado muito à frente de Neon Demon, mas sua MPS foi fraca.

 

Neon Demon (Broad Green).- Faturou US$ 134.558 em 185 salas (-598); MPS: US$ 727; Totaliza: US$ 1.096.000

 

Love & Friendship (Roadside Attractions) – Está na 8ª semana e faturou US$ 410.830 em 185 salas (-96); Totaliza: US$ 12.556.000

A adaptação do romance de Jane Austen continua sua boa carreira e até aumentou a MPS na 8ª semana.

 

The Lobster (A24) – também está na 8ª semana e faturou US$ 344.280 em 151 salas (-59); Totaliza: US$ 7.966.000

Este sucesso inesperado continua se sustentando bem e já se aproxima dos US$ 8 milhões de bilheteria.

 

Maggie’s Plan (Sony Pictures Classics) – Está na 7ª semana e faturou US$ 241.549 em 158 salas (-45); Totaliza US$ 2.632.000

 

As Internacionais

Independence Day: O Ressurgimento faturou US$ 40,2 milhões em 64 países, com uma queda de 60,5%.  Totaliza US$ 177 milhões nas bilheterias internacionais e US$ 249,71 milhões globais. Arrecadou US$ 66,4 milhões na China, US$ 13,4 milhões no Reino Unido e US$ 11,5 milhões no México.

 

Procurando Dory faturou US$ 34,4 milhões em 40 países. Uma queda de 7%. Totaliza US$ 166 milhões no exterior e US$ 538,2 milhões globais. Suas aiores bilheterias foram: US$ 36,2 milhões na China, US$ 22,6 milhões na Austrália, US$ 10,4 milhões na Argentina e US$ 10,3 milhões na França.

 

As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras faturou US$ 30,5 milhões em 59 países, totalizando US$ 109,2 milhões internacionais e US$ 188,7 milhões globais

 

Era do Gelo: O Big Bang (Ice Age: Collision Course) estreou em apenas 7 páises faturando US$ 20,0 milhões no exterior antes da estreia nos EUA na semana que vem. Faturou US$ 8,6 milhões no México, US$ 5,9 milhões na Alemanha e US$ 2,9 milhões na Austrália,

 

A Lenda de Tarzan faturou US$ 18,8 milhões em 40 países, totalizando US$ 56,93 milhões globais.

 

Invocação do Mal 2 faturou US$ 13,1 milhões em 60 países, uma queda de 31,9%. Totaliza US$ 178,8 milhões no exterior e US$ 274 milhões globais.

 

Alice Através do Espelho acrescentou US$ 5,4 milhões faturados em 16 países, com uma alta de  71,4%. Totaliza US$ 183,7 milhões no exterior e US$ 259,3 milhões globais.

 

O Bom Gigante Amigo também decepcionou no exterior, onde faturou apenas US$ 3,9 milhões.

 

Uma Noite de Crime 3 faturou US$ 130.000 em 5 países, totalizando US$ 130.000 internacionais e US$ 30,9 milhões globais.

 

Warcraft estreou muito mal no Japão onde abriu com somente US$ 273.000. A adaptação do videogame da Playstation está praticamente encerrando sua carreira mundial, tendo arrecadado US$ 422,1 milhões globais, dos quais US$ 220,1 milhões foram arrecadados na China, mas ainda não está garantido que sairá do vermelho.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Procurando Dory $41.900.542 $372.250.144
2 A Lenda de Tarzan $38.135.000 $38.135.000
3 Uma Noite de Crime 3 $30.867.840 $30.867.840
4 O Bom Gigante Amigo $19.584.969 $19.584.969
5 Independence Day: O Ressurgimento $16.500.000 $72.657.073
6 Um Espião e Meio $12.330.000 $91.767.074
7 Águas Rasas $9.000.000 $35.251.647
8 Free State Of Jones $4.134.000 $15.199.711
9 Invocação do Mal 2 $3.850.000 $95.283.538
10 Truque de Mestre: O 2º Ato $2.950.000 $58.689.445
Fonte: Rentrak/Comscore