“PROCURANDO DORY” NADA EM ÁGUAS CLARAS E FATURA US$ 136 MILHÕES.

por Wanda de Andrade.

A Disney dominou as bilheterias do fim de semana pela quinta vez em 2016. Procurando Dory quebrou vários recordes, incluindo o de maior bilheteria de abertura de um filme de animação. A outra estreia da semana, a comédia de ação Um Espião e Meio, estrelando Dwayne Johnson e Kevin Hart, não teve uma estreia tão espetacular, mas ficou um pouco acima da média do gênero.

13 anos após a estreia de Procurando Nemo (2003), sua continuação Procurando Dory faturou US$ 136,2 milhões em 4.305 salas. É o primeiro filme de animação a figurar entre as 20 maiores bilheterias de estreia, ficando na 18ª posição. Graças a ótimas críticas e às agradáveis lembranças do primeiro filme, vencedor do Oscar de animação daquele ano. Aliás já se especula se Ellen De Generis, que faz a voz de Dory no original, não deveria receber uma indicação.

Assim, graças às duas estreias, o céu do verão cinematográfico de 2016 clareou um pouco.

O primeiro mês e meio da temporada tinha desapontado – apesar de alguns grandes desempenhos, com a bilheterias anuais descendo ladeira abaixo. Os US$ 222 milhões totais faturados até agora estão US$ 15 milhões abaixo de 2015 à mesma altura.

O salvador das bilheterias 2016 foi Procurando Dory, que com menos concorrência, abriu 50% acima de Divertida Mente no ano passado. Um grande feito, principalmente num ano em que as continuações estão tendo um desempenho aquém do esperado.

As três estreias da semana passada, tiveram quedas significativas.

Embora filmes de terror costumem cair na 2ª semana, a perda de 61% de Invocação do Mal 2 foi bem maior do que os 47% perdidos pelo primeiro filme. Mesmo tendo custado US$ 90 milhões, o que é muito para um filme de terror. Truque de Mestre: O 2º Ato, que caiu 57%, também não acompanhou o desempenho do filme original, que perdeu 35% em sua segunda semana.

As más notícias sobre Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos só pioram. O filme perdeu 73%, e se chegar aos US$ 50 milhões será muito. Com custos de cerca de US$ 450 milhões seria de prejuízo certo se não fosse o sucesso no exterior. Deve chegar no máximo aos US$ 220 milhões em casa. As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras foi prejudicado por Procurando Dory (caiu 64% na 3ª semana), enquanto Alice Através do Espelho conseguiu se segurar (quem diria?), perdendo somente 36% apesar de sair de cartaz na metade das salas.

Capitão América: Guerra Civil ainda se mantém em cartaz, e já ultrapassou os US$ 400 milhões, embora seu status de maior bilheteria do ano esteja sendo ameaçado por Procurando Dory.

O próximo fim de semana poderá surpreender, pois Procurando Dory em seu segundo fim de semana, poderá não deixar a primeira posição. A não ser que tenha uma queda semelhante à de Toy Story 3, que caiu 46,2% em seu segundo fim de semana depois de estrear com US$ 110,3 milhões. Em se tratando de bilheterias, tudo é possível.

O lançamento mais importante da semana que vem será Independence Day: O Ressurgimento, que deve estrear em mais de 3.900 salas, sendo esperada uma bilheteria entre US$ 45 e 90 milhões.

Teremos ainda: o drama histórico Free State of Jones, com Matthew McConaughey, Águas Rasas, drama sobre surfistas às voltas com tubarões com Blake Lively, e The Neon Demon, que deve estrear em mais de 1.000 salas.

Vejamos os números da semana que passou.

 

As Top 10

  1. Procurando Dory (Procurando Dory/Buena Vista) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 78; Faturou: US$ 136.183.000 em 4.305 salas; MPS (média por sala): US$ 31.634; Totaliza: US$ 136.183.000

Esta continuação de um desenho já clássico veio antecipada por muito burburinho, por dezenas de milhões de acessos ao trailer no You Tube e de muita promoção feita por Ellen DeGeneres em seu programa de TV. Tinha que ser um enorme sucesso. Foi a terceira maior abertura do ano, atrás apenas de Capitão América: Guerra Civil e Batman vs. Superman: O Despertar da Justiça. E ambos eram destes filmes que explodem na primeira semana e depois não se sustentam, ao contrário de filmes para crianças que mantém salas cheias por muitas semanas.

A história gira em torno da busca de Dory por sua família, da qual se perdeu há muito tempo atrás. Acompanhada de Nemo e Marlin, Dory chega a uma marinha onde faz novos amigos. Comparando, Procurando Nemo estreou em 2003 com US$ 70 milhões (US$ 100 milhões ajustados pela inflação).

 

  1. Um Espião e Meio (Um Espião e Meio /Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 51; Faturou:

US$ 34.500.000 em 3.508 salas; MPS: US$ 9.835; Totaliza: US$ 34.500.000

Kevin Hart e Dwayne Johnson são astros de primeira grandeza. Comparando com outras comédias de ação recentes

Um Espião e Meio estreou 2% acima dos US$ 33,80 milhões faturados por O Durão, do ano passado, 18,6 % acima dos US$ 29,08 milhões faturados na estreia de A Espiã Que Sabia de Menos, mas mais de 39,5 % abaixo da estreia de Anjos da Lei 2. A produção conjunta da Warner e da Universal custou US$ 50 milhões.

 

  1. Invocação do Mal 2 (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 15.555.000 (-61%) em 3.356 salas (+13); MPS: US$ 4.635; Totaliza: US$ 71.730.086

Invocação do Mal 2, líder das bilheterias na semana passada, caiu para a 3ª posição depois de perder 61,5%, somando US$ 15,55 milhões. Caiu mais do que os 46,9% perdidos em 2013 pelo filme anterior. Totaliza US$ 71,73 milhões em 10 dias, que estão 14,5% atrás dos US$ 83,94 faturados em 10 dias pelo Invocação do Mal original, e 16,3% acima dos US$ 61,64 milhões arrecadados em no mesmo período por Annabelle.

 

  1. Truque de Mestre: O 2º Ato (Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 9.650.000 (-57%) em 3.232 salas (igual); MPS: US$ 2.986; Totaliza: US$ 41.363.000

Truque de Mestre: O 2º Ato caiu 56.8% faturando US$ 9,65 milhões, uma queda muito maior do que à sofrida no segundo fim de semana pelo filme anterior em 2013, que perdeu 35,1% em seu segundo fim de semana. Totaliza US$ 41,36 milhões em 10 dias, ou seja 32% menos do que os US$ 60,91 milhões faturados no mesmo período pelo filme anterior.

 

  1. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 6.520.000 (-73%) em 3.406 salas (+6); MPS: US$ 1.914; Totaliza: US$ 37.712.000

Warcraft faturou US$ 6,52 milhões no fim de semana, ou seja, uma queda de 73% em cima de uma bilheteria inicial já fraca. É a terceira pior queda no segundo fim de semana de um filme lançado em mais de 3.000 salas, atrás apenas de Cinquenta Tons de Cinza no ano passado e Sexta-Feira 13, de 2009.

 

  1. X-Men: Apocalipse (20th Century Fox) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 5.210.000 (-47%) em 2.632 salas (-953); MPS: US$ 1.979; Totaliza: US$ 146.058.000

X-Men: Apocalipse caiu no quarto fim de semana mais do que os filmes anteriores do Superman. Totaliza US$ 146,05 milhões em 24 dias, 29,1 % menos do que os US$ 206,25 milhões faturados em 24 dias por X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido e 9,9% menos do que os US$ 132,89 milhões arrecadados no mesmo período por X-Men: Primeira Classe.

 

  1. As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou:

US$ 5.200.000 (-64%) em 3.086 salas (-63); MPS: US$ 1.685; Totaliza: US$ 71.930.000

As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras perdeu 63,8 % da bilheteria da semana anterior e totaliza US$ 71,92 milhões em 17 dias, 50,5% menos do que As Tartarugas Ninja no verão de 2014.

 

  1. Como Eu Era Antes de Você (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.155.000 (-54%) em 2.645 salas (-117); MPS: US$ 1.571; Totaliza: US$ 46.356.000

A queda de 54% sofrida por Como Eu Era Antes de Você (a segunda de mais de 50%) é pouco comum para comédias românticas que receberam boas críticas. Totaliza US$ 46,35 milhões em 17 dias.

 

  1. Alice Através do Espelho (Buena Vista) – Está na 4ª semana e caiu da 8ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 3.615.000 (-36%) em 1.880 salas (-1.018); MPS: US$ 1.923; Totaliza: US$ 69.318.000

. Alice Através do Espelho caiu 35,9% totalizando US$ 69,31 milhões em 24 dias, incríveis 76,3% menos que Alice no País das Maravilhas.

 

  1. Capitão América: Guerra Civil (Buena Vista) – Está na 7ª semana e caiu da 9ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.296.000 (-47%) em 1.434 salas (-667); MPS: US$ 1.601; Totaliza: US$ 401.277.000

Capitão América: Guerra Civil faturou somente U$ 2,29 milhões no fim de semana, mas totaliza US$ 401,27 milhões em 45 dias, um pouco menos do que Vingadores: Era de Ultron, do ano passado, mas 60% mais do que Capitão América: Soldado Invernal (US$ 250.53 milhões) faturou no mesmo período.

 

As Independentes

Um grande número de títulos independentes está em exibição nos circuitos de arte (e em VOD), o que impede que algum filme se destaque.

Dentre as estreias, Clown só faturou US$ 27.000 em 100 salas com uma MPS de US$ 270. Seoul Searching arrecadou US$ 9.215 em um cinema e Range 15 faturou US$ 1.044 em uma única sala. A bilheteria de Gentleman não foi revelada por seus produtores, mas estúdios concorrentes dizem que o filme faturou US$ 500.000 em 126 salas.

No entanto, as continuações Love & Friendship (Roadside Attractions) e The Lobster (A24) seguem atraindo tanto público quanto filmes mais recentes como Maggie’s Plan (Sony Pictures Classics) e Weiner (IFC).

 

Tickled (Magnolia) – ESTREIA – Nota Metacritic: 77; esteve nos festivais de Sundance, São Francisco e Seattle 2016 Faturou: US$ 24.000 em 2 salas; MPS: US$ 12.000

Depois de despertar a atenção na mostra World Documentary em Sundance, esta produção dos jornalistas neozelandeses David Farrier e Dylan Reeve sobre uma estranha competição de “cutucadas” on line está chamando a atenção do público cibernético ou não. Quanto mais ele se aprofunda no assunto, mais resistência encontra por parte dos participantes desta história mais estranha do que ficção. Teve uma resposta acima da média nos cinemas Landmark de Nova York e Los Angeles. Abre para mais salas a partir da semana que vem.

 

Clown (Weinstein) – ESTREIA – Esteve no festival de Glascow 2015; Faturou: US$ 27 .000 em 100 salas; MPS: US$ 270

Disponível em VOD.

O filme de terror canadense está despertando algum interesse por causa de seu diretor Jon Watts, de Cop Car, que vai dirigir o próximo Spider-Man: Homecoming. Outro ponto de atração é o nome de Eli Roth assinando a produção. Mas seu futuro deverá se limitar à Netflix.

 

As melhores continuações são:

O Mestre dos Gênios (Genius/Roadside Attractions) faturou US$ 306.070 em 131 salas (+115); MPS: US$ 2.300; Totaliza US$  442 .620

Esta história sobre a relação entre o editor Max Perkins (Colin Firth) e o escritor Thomas Wolfe (Jude Law) abriu rapidamente para mais salas com resultados variados. Não está recebendo muito apoio da crítica, o que poderia ajudar com o público mais velho.

 

Love & Friendship (Roadside Attractions) – Está na 6ª semana e faturou US$ 797.040 em 497 salas (-329); Totaliza: US$ 10 .993 .000.

Perdeu muitas salas, mas esta produção do Amazon Studios deverá atingir os US$ 13 milhões ou mais.

 

The Lobster (A24) – Está na 6ª semana e faturou US$ 647.570 em 319 salas (-241); Totaliza US$ 6.690.000.

Apesar da perda de salas continua mostrando sua força.

 

Maggie’s Plan (Sony Pictures Classics) – Está na 5ª semana e faturou US$ 471 .417 em 335 salas (+24); Totaliza: US$

1 .806 .000

A última comédia de Greta Gerwig continua abrindo para mais salas, estando perto dos US$ 2,5 milhões.

 

As Internacionais

As principais bilheterias internacionais do fim de semana foram:

1 - Procurando Dory, que liderou também as bilheterias internacionais com cerca de US$ 50 milhões em 29 países, embora não tenha sido lançado nos maiores mercados como Japão, Brasil, Espanha, França, México e Alemanha. O filme faturou US$ 17,5 milhões na China, US$ 7,6 milhões na Austrália, US$ 3,5 milhões na Argentina, e US$ 3,4 milhões na Rússia, totalizando US$ 186,2 milhões globais.

 

2 - Invocação do Mal 2 faturou estimados US$ 41,9 milhões no exterior, uma queda de 18,9%, em 57 países. Já faturou US$ 116,2 milhões no exterior e US$ 187,93 milhões globais. Arrecadou US$ 16 milhões no México, US$ 9,2 milhões na Índia, US$ 8,6 milhões no Brasil, US$ 7,7 milhões na Coreia do Sul, US$ 6,7 milhões no Reino Unido e US$ 5,2 milhões na Austrália.

 

3 – Um Espião e Meio estreou com US$ 6,8 milhões em 24 países, totalizando US$ 41,3 globais.

 

4 – Truque de Mestre: O 2º Ato faturou US$ 15,8 milhões no mercado internacional, com uma queda de 25,5%, totalizando 25,45 milhões no fim de semana. Acumula US$ 49,7 milhões no mercado internacional e US$ 91,06 milhões globais, estando em cartaz em 55 países. Até o momento, faturou US$ 11,5 milhões na Rússia, US$ 5,6 milhões na Austrália, US$ 4.8 milhões em Taiwan, US$ 4,2 milhões no Brasil, e US$ 3 milhões em Hong Kong.

 

5 - Warcraft faturou US$ 41,2 milhões no exterior no fim de semana em 56 países, incluindo US$ 23,5 milhões na China, onde se tornou uma das maiores bilheterias do país nos últimos anos. Totaliza US$ 339,9 milhões no exterior e US$ 377,6 milhões globais, sendo uma das maiores bilheterias norte-americanas no exterior.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Procurando Dory $136.183.170 $136.183.170
2 Um Espião e Meio $34.500.000 $34.500.000
3 Invocação do Mal 2 $15.555.000 $71.730.086
4 Truque de Mestre: O 2º Ato $9.650.000 $41.362.529
5 Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos $6.519.785 $37.711.310
6 X-Men: Apocalipse $5.210.000 $146.057.836
7 As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras $5.200.000 $71.929.574
8 Como Eu Era Antes de Você $4.155.000 $46.355.854
9 Alice Através do Espelho $3.615.385 $69.318.309
10 Capitão América: Guerra Civil $2.296.207 $401.277.176
Fonte: Rentrak/Comscore