PROJETO CINE TELA BRASIL AGORA NO IBIRAPUERA, EM S.PAULO

O Cine Tela Brasil, primeira sala itinerante de cinema e que exibe gratuitamente há quatro anos filmes brasileiros para público de baixa renda, inaugura na próxima segunda-feira (19), às 14h, no Parque do Ibirapuera (SP), a sua segunda sala. Para marcar o início da nova fase, as duas unidades itinerantes serão armadas lado a lado e receberão alunos de escolas da rede pública para quatro sessões, seguidas de debate com os realizadores Laís Bodanzky (foto) e Luiz Bolognesi e os atores dos filmes em cartaz: Laura Cardoso (Fica Comigo esta Noite), Bruno Garcia (Saneamento Básico), Eunice Baía e Daniel Munduruku (Tainá 2).

Após o lançamento, a primeira sala segue para Jundiaí e a segunda para Diadema. Com programação até abril de 2009, as duas salas de cinema itinerante do Cine Tela Brasil irão percorrer 64 cidades.

“Dizer que o brasileiro não quer assistir a filmes nacionais é uma ilusão. O Cine Tela Brasil é prova disso. Alcançamos uma taxa de ocupação de 86,5%, a maior do País, exibindo filmes brasileiros na primeira sala do projeto, com 225 lugares”, afirma Luiz Bolognesi, roteirista, que ao lado da diretora Laís Bodanzky, criou o Cine Tela Brasil.

Com a primeira unidade itinerante, mais de 140 cidades foram visitadas. Boa parte delas não possui uma única sala de cinema. Em cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro já foram realizadas mais de 1.700 sessões e exibidos 54 longas-metragens nacionais para um público que ultrapassa 330 mil espectadores.

As salas do Cine Tela Brasil são equipadas com material de última geração, ar condicionado, projeção cinemascope e som stereo surround.

Além de exibir filmes, há quase um ano, o Cine Tela Brasil passou a realizar oficinas que oferecem a grupos de jovens de baixa renda a oportunidade de realizar seu primeiro filme e exibi-lo na tela da sala itinerante para sua comunidade. Com duração de um mês, todos os passos da produção de um curta-metragem (da idéia à exibição na sala escura) são apresentados aos jovens, cujos trabalhos inaugurais conquistaram espaços em importantes festivais de curtas-metragens no Brasil, como o Kinoforum e a Mostra Paulista do Audiovisual. Beto Brant, João Moreira Salles, Cao Hamburguer, Marina Person e Paulo Betti estiveram presentes nas aulas e transmitiram aos alunos o entusiasmo pela profissão, além de valiosas dicas profissionais. “A verdadeira revolução reside em dar ferramentas a quem deseja se comunicar. Os trabalhos produzidos nas Oficinas Itinerantes de Vídeo mostram que os jovens de baixa renda do Brasil têm muito a dizer”, afirma Bolognesi.

Então anote:
Cine Tela Brasil – sessões inaugurais
Loca: Parque do Ibirapuera (no Bolsão do Museu Afro, entrada de pedestres pelo portão 10).
Data: segunda-feira (19.05)
Horário das sessões e filmes:
às 10h – Sala 1 – Turma da Mônica / Sala 2 – Tainá 2
às 14h30 – Sala 1 – Fica comigo esta noite / Sala 2 – Saneamento Básico.
Entrada gratuita.