PÚBLICO VOLTA E BILHETERIAS INTERNACIONAIS ESTOURAM.

Por Wanda de Andrade.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros manteve a primeira posição faturando US$ 102 milhões no segundo fim de semana, com uma queda de somente 51%, bem menor do que a esperada. Divertida Mente superou as expectativas mais otimistas e faturou US$ 91milhões em 3.946 salas, a segunda maior estreia da Pixar, atrás somente de Toy Story 3, que fez US$ 110,3 milhões em 2010. As continuações também mostraram sua força e a única decepção da semana foi a estreia de Dope.

Mas ninguém, nem a Disney, ficou infeliz com a segunda posição de Divertida Mente. Impulsionado por ótimas críticas, foi a maior estreia de um filme original, isto é, sem ser uma franquia ou ma refilmagem, batendo Avatar, que estreou com US$ 77 milhões. Um ótimo resultado diante das expectativas de US$ 60 milhões projetadas pela própria Disney.

Grandes desempenhos, e a questão de primeira ou segunda posição foi irrelevante.

Diante dos resultados, a questão de Divertida Mente ser o primeiro filme da Pixar a não estrear na primeira posição não teve importância e muito menos de ter sido derrotado por um filme em seu segundo fim de semana. O que interessa muito mais é que Divertida Mente foi a maior bilheteria de uma segunda posição, ultrapassando O Dia Depois de Amanhã em mais de US$ 20 milhões. E que Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros foi o melhor segundo fim de semana de todos os tempos, atrás somente de Os Vingadores original.

A Espiã Que Sabia de Menos liderou as continuações, faturando US$ 10,5 milhões (-29%), mas a sustentação das outras continuações entre as Top 10 também foi muito boa. Terremoto: A Falha de San Andreas (-24%), Vingadores: Era de Ultron (-26%), Mad Max: A Estrada da Furia (-31%) corresponderam ao bom boca a boca recebido e, apesar da concorrência dos dois grandes sucessos em cartaz, ainda tiveram boas bilheterias.

Entre os lançamentos independentes, The Overnight faturou US$ 61.523 em três salas, com uma média por sala de US$ 20.507.

É muito comum, os comentários sobre bilheterias focarem mais nos números absolutos, se esquecendo da lucratividade. Este ano, já tivemos verdadeiros sucessos como Velozes e Furiosos 7 e decepções como Golpe Duplo e Chappie. Isto sem falar de Tomorrowland: Terra do Amanhã, que estreou na primeira posição, mas custou tanto que a Disney vai ter que lançar um prejuízo de US$ 140 milhões. Por esta lógica errada, filmes como Kingsman: The Secret Service, que faturou US$ 403,8 milhões com um orçamento de US$ 81 milhões, foram ofuscados por filmes como Cinqüenta Tons de Cinza, que estreou muito bem, e despencou rapidamente.

Uns dos números mais lembrados (inclusive por esta coluna) é a velocidade com que um filme atinge a marca dos US$ 100 milhões, ou ultrapassa a barreira dos US$ 200 milhões ou US$ 300 milhões, mas muitas vezes nos esquecemos de contextualizar estes números. A bilheteria de US$ 336 milhões arrecadada por Mad Max: A Estrada da Fúria é incontestável, mas nos esquecemos de dizer que a continuação custou US$ 150 milhões sem os custos de marketing.  O filme poderá dar lucro, o que ainda não aconteceu. Vale lembrar que os estúdios ficam com somente 50% da renda da bilheteria norte-americana e uma porcentagem variável da receita internacional.

A China por exemplo, é sempre lembrada como a tábua de salvação dos estúdios, mas numa apresentação recente a investidores, executivos da NATO (National Association of Theatre Owners), a associação dos exibidores cinematográficos, chamaram a atenção para o fato de que a maior parte da receita da bilheteria fica no país. Assim, se Hollywood faturou US$ 2,16 bilhões nas bilheterias chinesas em 2014, os estúdios ficaram com somente 25% da receita, o que significou mais ou menos US$ 540 milhões.

Assim, Divertida Mente pode não batido Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros nas bilheterias, mas ainda assim pode ser considerado um vencedor. Os dois filmes juntos faturaram sozinhos quase US$ 200 milhões e o fim de semana ficou 70% acima do mesmo fim de semana do ano passado.

Vejamos como foi isto.

 

As Top 10

 

  1. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Universal) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou

US$ 102 .019 .000 (-51%) em 4 .291 salas (+17); MPS (média por sala): US$ 23 .775; Acumula: US$ 398 .230 .000

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros continuou dominando as bilheterias mundiais, devendo ter ultrapassado os US$ 400 milhões em casa na segunda-feira. Somando os US$ 583,1milhões faturados no exterior, sua bilheteria global sobe para US$ 981,3 milhões.

Jurassic World faturou US$ 398,23 milhões em casa em apenas 10 dias, o que significa a maior bilheteria de todos os tempos neste período. Ou seja, US$ 25,16 milhões ou 7% à frente dos US$ 373,07 milhões faturados em 10 dias por Os Vingadores. 

O Mundo dos Dinossauros arrecadou US$ 11,3 milhões nos cinemas IMAX, que representaram 11,1% da bilheteria total.  As apresentações em 3D faturaram US$ 42 milhões que significaram 47% da bilheteria.

Na segunda-feira, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros deverá ter atingido US$ 1 bilhão nas bilheterias globais em 12 dias, o que o tornará o filme que mais rapidamente atingiu a marca. O recordista atual é Velozes e Furios 7.

No exterior, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros também manteve a primeira posição com US$ 160 milhões faturados no fim de semana.

 

  1. Divertida Mente (Inside Out /Buena Vista) ESTREIA – Nota Cinemascore: A; Criticwire:A ; Metacritic: 93; Faturou

US$ 91 .056 .000 em 3 .946 salas; MPS: US$ 23 .076; Acumula US$ 91 .056 .000

Divertida Mente foi a maior abertura de um filme original (isto é não é uma continuação nem uma refilmagem de um sucesso antigo), ficando na segunda posição. Aqui vale lembrar que Frozen também estreou na segunda posição e se tornou a maior bilheteria de animação da Disney com US$ 1,3 bilhão.

A animação por computador em 3D da Pixar recebeu 98% de críticas positivas apuradas pelo Rotten Tomatoes, o que o torna o filme mais bem avaliado do estúdio desde Toy Story 3, que acabou recebendo uma indicação para o Oscar de melhor filme.

Ajudado pelas ótimas críticas, por sua originalidade num verão dominado por continuações, pela escassez de filmes para a família, em especial por animações, e por uma ótima campanha de marketing, Divertida Mente, deverá se segurar muito bem nas próximas semanas até que a Universal lance Minions no dia 10 de julho.

Divertida Mente estreou internacionalmente em 37 países com US$ 41 milhões, totalizando US$ 132,1 milhões globais.

Seu público foi ligeiramente dominado por mulheres (56%), com famílias representando 71% da audiência. Menores de 12 anos significaram 38% do público total. Ao contrário de Jurassic World, que lotou as salas 3D, somente 28% da bilheteria de Divertida Mente vieram do formato.

Comparando com outras estreias da Pixar, as continuações Toy Story 3 foi a No. 1, seguida por Universidade Monstros (US$ 82.4 milhões). Entre os títulos originais Os Incríveis estreou com US$ 70,4 milhões, seguido de Procurando Nemo (US$ 70,3 milhões) e Up: Altas Aventuras (US$ 68,1 milhões).

 

  1. A Espiã Que Sabia de Menos (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou

US$ 10 .500 .000 (-33%) em 3 .558 salas (-157); MPS: US$ 2 .951; Acumula: US$ 74 .374 .000

A Espiã Que Sabia de Menos ficou numa distante terceira posição com US$ 10,50 milhões. Teve uma boa sustentação depois de perder somente 33% da bilheteria, e acumula uma bilheteria de US$ 74,37 milhões em 17 dias, que é inferior ao esperado. Está 21% atrás de Uma Ladra Sem Limites (US$ 93,62 milhões), também estrelado por Melissa McCarthy, nos mesmos 17 dias, em 2013.

 

  1. Terremoto: A Falha de San Andreas (Warner) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou

US$ 8.240.000 (-24%) em 3 .177 salas (-358); MPS: US$ 2.594; Acumula: US$ 132.229 .000

Terremoto: A Falha de San Andreas também teve boa sustentação faturando US$ 8,24 milhões. O filme catástrofe em 3D liderado por Dwayne Johnson perdeu somente 24% da bilheteria ajudado pelo Dia dos Pais. Continua a superar as expectativas com uma bilheteria doméstica total de US$ 132,23 milhões em 24 dias.

 

  1. Dope (Open Road) ESTREIA – Nota Cinemascore: A-; Criticwire: B+; Metacritic: 72; Faturou: US$ 6.018 .000 em 2.002 salas; MPS: US$ 3.006; Acumula: US$ 6.018 .000

Dope não correspondeu às expectativas. As ótimas críticas e o sucesso feito em Sundance não se transferiram para as bilheterias no fim de semana da estreia. O filme recebeu uma promissora nota A- no CinemaScore e ainda espera se recuperar do mau começo.

Faturou somente US$ 6 milhões em 2.002 salas, com uma MPS de US$ 3.006 em 2.002 salas. A metade das salas de Jurassic World (4.291) ou Divertida Mente, (3.948), que fizeram uma MPS de US$ 23.755 e US$ 23.175. Especialistas acreditam que Open Road tenha lançado Dope num circuito muito maior do que seria de se esperar para um filme independente, baseando-se nas semelhanças com Os Donos da Rua (Boys in the Hood), de 1991.

Mas o mau resultado pode ser explicado primeiramente pela concorrência. A distribuidora sabia o que estava enfrentando, mas quando dois únicos filmes faturam cerca de US$ 200 milhões no fim de semana sobra pouco para os outros. E ao contrário de Os Donos da Rua, Dope não tem nenhum nome conhecido no elenco. Os donos da rua eram Cuba Gooding Jr., Laurence Fishburne.  E por último, mas não menos importante:  diretor de Os Donos da Rua era o estreante John Singleton, então com 23 anos e Rick Famuyiwa, que está há 20 anos trabalhando no cinema, principalmente como roteirista, é desconhecido do grande público.

 

  1. Sobrenatural: Capítulo 3 (Focus) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 4.110 .000 (-44%) em 2 .553 salas (-461); MPS: US$ 1.610; Acumula: US$ 45.370 .000

 

  1. 7. A Escolha Perfeita 2 (Universal) – Está na 6ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 3.300 .000 (-48%) em 2.146 salas (-531); MPS: US$ 1.538; Acumula: US$ 177.500 .000

 

  1. Mad Max: A Estrada da Fúria (Warner) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.815.000 (-31%) em 1.424 salas (-810); MPS:: US$ 1.977; Acumula US$ 143.602.000

 

  1. Vingadores: Era de Ultron (Buena Vista) – Está na 8ª semana e caiu da 8ª para a 9ª colocação. Faturou:

US$ 2.723.000 (-26%) em 1.662 salas (-494); MPS: US$ 1.638; Acumula US$ 451.039.000

 

  1. Tomorrowland: Terra do Amanhã (Buena Vista) – Está na 5ª semana e caiu da 9ª para a 10ª colocação. Faturou:

US$ 2.009 .000 (-42%) em 1 .764 salas (-776); MPS: US$ 1.139; Acumula: US$ 87.696.000

 

As Independentes

O mercado de filmes independentes está sofrendo neste verão.

Num período em que as Top 10 estão em alta, o mercado independente está lutando para sobreviver devido à concorrência e à falta de títulos atraentes. Com exceção de Love and Mercy e I’ll See You in My Dreams os lançamentos independentes recentes estão tendo um mau desempenho. No último fim de semana, várias estreias incluíram seis filmes do festival de Sundance e cinco do festival de Toronto, muitos deles com ótimas críticas e boa publicidade. Destes, somente Overnight, da nova distribuidora The Orchard, poderá aumentar seu circuito com alguma perspectiva.  

Open Road optou por lançar Dope em circuito mais amplo e acabou mal 5ª colocação entre as Top 10 com uma bilheteria de pouco mais de US$ 6 milhões.

Na semana passada, Me and Earl and the Dying Girl, vencedor dos prêmios de crítica e público no último festival de Sundance estreou em 15 salas.  No último fim de semana abriu para 68 salas mas faturou somente US$ 351,678 com uma MPS de US$ 5,172. Totaliza somente US$ 645,090.

A maior estreia desta semana, The Overnight, recebeu nota B+ na pesquisa Criticwire: B+ e 65 na Metacritic. Esteve nos festivais de Sundance, South by Southwest, Tribeca, San Francisco e Seattle. Faturou US$ 61,523 em 3 salas; MPS: US$ 20,507. Abre para mais 40 cinemas na próxima semana e mais de 300 no fim de semana de 4 de julho.

No último fim de semana estreou também Sentimentos que Curam (Infinitely Polar Bear, Sony Pictures Classics), que tem estreia no Brasil prometida para 16 de julho pela Imagem. Recebeu nota B na pesquisa Criticwire e 66 na Metacritic. Esteve nos festivais de Sundance e Toronto 2014, e Los Angeles 2015. Faturou US$ 47.398 em 5 salas com uma MPS de US$ 9.480.

 

As Internacionais

Conforme previsto, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros chegou ao bilhão de dólares na bilheteria global na 2ª feira. E chegou lá em menos de duas semanas de exibição. Foi o filme que mais rapidamente ultrapassou a marca.

Em casa, o filme da Universal chegou aos US$ 400 milhões em 10 dias na 2ª feira, também um recorde. O recordista anterior, Os Vingadores, chegou lá em 14 dias.

No exterior, O Mundo dos Dinossauros também continua passando por cima dos concorrentes, totalizando US$ 584.4 milhões, incluindo US$ 161,7 milhões na China.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros é um dos 22 filmes a atingir a receita de US$ 1 bilhão na história do cinema, e o terceiro de 2015, ao lado de Velozes e Furiosos 7 (US$ 1,51 bilhão) e Os Vingadores: Era de Ultron (US$ 1,37 bilhão).

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros $102,018,525 $398,230,180
2 Divertida Mente $91,056,000 $91,056,000
3 A Espiã Que Sabia de Menos $10,500,000 $74,374,449
4 Terremoto: A Falha de San Andreas $8,240,000 $132,228,894
5 Dope $6,017,929 $6,017,929
6 Sobrenatural: Capítulo 3 $4,112,000 $45,370,448
7 A Escolha Perfeita 2 $3,294,110 $177,458,490
8 Mad Max: A Estrada da Furia $2,815,000 $143,601,829
9 Vingadores: Era de Ultron $2,723,000 $449,322,953
10 Tomorrowland: Terra do Amanhã $2,009,000 $87,696,300
Fonte: Rentrak