QUASE SESSENTÕES, ALVIN E OS ESQUILOS AINDA SÃO SUCESSO.

Por Celso Sabadin.

A garotada que já deixou quase 1 bilhão de dólares nas bilheterias de todo o mundo para ver os três primeiros filmes da série “Alvin e os Esquilos” provavelmente não faz ideia que a origem de todo este sucesso vem de muito longe, mais precisamente do Natal de 1958, quando o músico, ator e cantor Ross Bagdasarian (que às vezes assinava artisticamente com David Seville) compôs e gravou uma despretensiosa canção infantil natalina chamada “Chirstmas Don´t Be Late”.  A música, em si, não tinha nada de mais, mas virou mania nacional pelo fato de ter sido gravada com pequenos truques de estúdio que faziam com que a voz de Bagdasarian soasse como se fosse de pequenos animaizinhos. Nos créditos do disco constava o nome “The Chipmunks”, um fictício grupo musical que seria formado por… esquilos. A canção ganhou nada menos que três Grammys e estourou nas paradas de sucesso.

Não demorou muito para que os tais Chipmunks fossem transformados em desenho animado e ganhassem seu próprio show na TV americana CBS, em 1961. A repercussão, porém, foi decepcionante. Bagdasarian faleceu em 1972, mas seu filho Ross Jr. retomou a criação do pai em 1983, produzindo novas aventuras de Alvin e os esquilos, desta vez com exibição pela NBC. E desta vez com sucesso: a série durou oito temporadas, e ainda ganhou sobrevida sendo distribuída em VHS pela Buena Vista, mais tarde em DVD pela Paramount e Universal, e na TV através dos canais Cartoon Network e Nickelodeon.

A Bagdasarian Productions cuidou para que a franquia Alvin e os Esquilos nunca saísse do ar, fosse através de novos seriados ou de desenhos produzidos para a TV. Assim, quando seus personagens ganharam finalmente a tela grande, em 2007, através da Fox, o caminho para o sucesso já estava pavimentado há algumas décadas. Com animação de última geração, efeitos de primeira linha, canções de grande apelo junto ao público jovem e personagens dos mais carismáticos, o primeiro longa da série, com custo estimado pelo site Imdb em US$ 60 milhões, faturou o sêxtuplo desta quantia somente nos cinemas, sem contar os incontáveis lucros com licenciamento e subprodutos.

O segundo longa, de 2009, custou US$ 75 milhões, e também faturou o sêxtuplo, além de lançar As Esquiletes, versão feminina dos Esquilos, abrindo mais possibilidades para licenciamentos. Dois anos depois, a fórmula se repete, e mesmo com um filme bem inferior aos dois primeiros, o faturamento nas bilheterias mundiais é 4,5 vezes o investimento.

Agora, neste quarto longa da franquia, lançado mundialmente no último 18 de dezembro, o roteiro e a direção retomam o padrão de qualidade dos primeiros episódios, e o faturamento da primeira semana, apenas nas bilheterias dos EUA, chegou a US$ 40 milhões. Nada mau para o que começou como uma simples canção natalina de vozes dobradas e velocidade alterada.

Uma curiosidade final: Ross Bagdasarian nunca fez grande sucesso como ator, mas ele pode ser visto num dos filmes mais importantes da história: em “Janela Indiscreta”, onde faz o papel de um compositor, um dos vizinhos espionados por James Stewart.