“QUERÔ” GANHA 14o. FESTIVAL DE CUIABÁ

Em cerimônia realizada na noite de ontem (30) foram anunciados os vencedores do 14º FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO DE CUIABÁ.
“Querô” (foto), de Carlos Cortez, foi o grande vencedor do evento, acumulando os prêmios de melhor longa-metragem, direção, roteiro (também assinado por Cortez), ator (Maxwell Nascimento), direção de arte (Fred Pinto) e produção (Débora Ivanov e Caio e Fabiano Gullane).
Tainá Müller foi eleita melhor atriz por “Cão Sem Dono” (de Beto Brant e Renato Ciasca), enquanto que os prêmios de fotografia e trilha sonora foram respectivamente para Lauro Escorel, por “Batismo de Sangue” e para os músicos gaúchos Flu e Matheus Walter, por “Wood & Stock – Sexo Orégano e Rock’n’Roll”.
No FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO DE CUIABÁ todas as premiações para longas-metragens são escolhidas pelo público presente ao evento.

Os demais prêmios foram:

* melhor curta-metragem (júri oficial e júri popular) – “Vida Maria”, de Márcio Ramos (CE);
* melhor vídeo (júri oficial e júri popular) – “Vai Indo Que Eu Já Vou”, de Rubem Barros e Marcelo Perez (SP);
* melhor curta-metragem matogrossense – “Parabéns Vítor”, de Leonardo Sant’Ana;
* melhor videoclipe matogrossense: “Cachaça” (grupo Vanguart), de Paulinho Caruso, pelo júri oficial, e “”Sem Você Não Viverei”, de Rodrigo Fernandes e Evandro Birello, pelo júri popular;
* melhor interpretação em curta-metragem – Cláudio Jaborandy, por “Dia de Folga” (André Cavalheira, DF);
* melhor roteiro em curta-metragem – Carlos Eduardo Nogueira e Ruggero Ruschioni, por “Yansan” (Carlos E. Nogueira, SP);
* melhor Desenho de Som e trilha Sonorta – Fernando Basso, por “Paralelos” (de Alexandre Basso, MT/BA);
*prêmio especial do júri – “Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba” (Thomas Farkas e Ricardo Dias, SP).

Iniciado em 24 de maio, o FESTIVAL DE CUIABÁ promoveu uma homenagem ao cineasta Andréa Tonacci com a exibição de “Bang Bang” (1970) e “Blá Blá Blá” (1968).

O seminário “Movimentos”, o projeto “Cinema Paradiso” (exibição de filmes em instituições sociais e espaços onde os indivíduos encontram-se impossibilitados de freqüentar uma sala de cinema) e o “Cinema Escola” também fizeram parte da programação do Festival.

Nesta edição, foram ainda apresentados os novos ADECINES – Agentes para o Desenvolvimento do Cinema nas Escolas, que terão a missão de inserir o cinema e o vídeo no cotidiano de suas escolas e comunidades.

Importante fator de estímulo à cena audiovisual matogrossense, o FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO DE CUIABÁ tem como um de seus principais objetivos fazer uma reflexão acerca dos movimentos crítico-teóricos do cinema brasileiro e sua inserção no tecido sócio-cultural do país.